por rgapski »
23 Abr 2013, 16:41
Eu sou maniaco por limpeza do meus carros/motos.
Não gosto muito de levar em lavajato. Prefiro por a mão na massa.
Vou postar meu arsenal atual:
Lavagem/Limpeza externa.
1) Shampoo Perol "Golf" (com cera);
É bem concentrado. Com um litro (R$ 13) dá pra lavar o carro umas 15 vezes.
De todos que já usei, este é o único shampoo com cera que deixa uma camada de cera.
2) APC Perol Flotador "Citrus";
Limpador multiuso. Utilizo diluído em metade de água para limpeza pesada de rodas, motor e caixas.
Rende bem e serve pra limpar dentro do carro.
3) Luva de microfibra (tem no tópico do meu carro);
Ótima aquisição. Recomendo!
Limpa todos os cantinhos dos emblemas e não risca a pintura, fora o fato de armazenar bastante sabão.
4) Esponja de limpeza perola (para rodas e caixa de rodas);
Para não estragar a luva, uso a esponja (bem macia por sinal) nas partes baixas e rodas.
5) Silicone marca "H", tubo de 500ml.
Silicone pastoso. Uso nos pneus. Não fica "melado" e repele agua e sujeira.
Passo um pouquinho na esponja e espalho até ficar preto.
Para quem não gosta de pneu melado e com cara de novo, assim como eu, é ótima pedida.
Limpeza Interna.
1) 8 Panos de microfibra, sendo 2 grandes (para secar o carro/vidros e 6 pequenos para limpeza interna).
Custam barato, duram muito, são faceis de lavar, não riscam a pintura e servem para retirar ceras/polidores.
2) APC perol diluido em 1:10 / 1:5, dependendo da sujeira. Atualmente uso em 1:10 porque já esta bem limpo por dentro.
3) Protetor UV da pérola. Custa 3,50 e rende muito (tem no tópico do meu carro).
Passo em tudo que é plastico//borracha interna. Não fica escorregando, nem melado.
O brilho é igual do natural shine da meguiars. Deixa os plasticos e borrachas com cara de novo.
Uso com aplicador redondo de espuma que custa baratinho.
4) Espuma Tuff-stuff da STP.
Limpa muito bem qualquer tipo de tecido. Uso nos tetos e veludos das portas.
Cada tubo custa 15 conto e dá pra fazer o carro 2 vezes.
Ceras/Polidores.
1) Clay-bar 3m
Uso para descontaminar a pintura (tirar pixe, overspray, etc)
Dura uma vida se a pintura for cuidada. Faço a cada 3 meses, sempre antes de encerar.
2) Autobrilho 3m.
Não vivo sem isso. Ele retira pequenos micro riscos (swirls) e puxa um brilho muito bom na pintura.
É ótimo de usar com maquina e boina de espuma suave, mas da pra aplicar manualmente, embora seja cansativo.
Uso depois de passar a clay-bar para chamar o brilho e tirar pequenos riscos.
3) Cera Perola Megawax.
Tem gente que mete o pau, mas eu gosto.
Lavo o carro uma/duas vezes por mês. Dura tranquilamente 3 meses, que é o período em que faço todo o processo de proteção. Tem ótima repelência à água e sujeira.
Tem que ter a manha para aplicar. Ela seca rápido e fica dura de tirar.
Eu deixo curar 5/10 minutos, depois passo um pano de microfibra.
Depois de feito o carro todo, eu uso um borrifador com agua pura e outra microfibra para retirar possíveis excessos.
Dá um brilho e reflexo muito bom (da pra conferir nas fotos do meu carro).
Upgrades
Comprei uma politriz e em breve vou comprar todo o sistema da lincoln (polidores, lustradores, plc e boinas).
Vi o trabalho feito com esses produtos e o resultado é sensacional.
O plc é ótimo protetor de pintura e promove a aderência da cera.
Dicas
Antes de fazer a descontaminação do carro, eu lavo o carro com detergente neutro (de cozinha mesmo), usando meio frasco para um balde de 15L, misturando junto uns 100Ml de APC da Perol para remover a cera antiga e facilitar a remoção de tudo que estiver colado na pintura.
Essa lavagem tira toda a proteção da pintura, portanto, só faço se for descontaminar e encerar o carro.
Acho importante fazer isso, pois aplicar cera nova sobre cera velha pode reduzir o brilho da pintura.
Isso já aconteceu com um carro que tive. Eu vivia encerando, mas uma hora o carro perdeu o brilho, embora não houvessem riscos superficiais.
Resolvi lavar com solupam para retirar a cera velha.
(Não façam isso, pois o solupam é agressivo demais. Eu não sabia na época).
Como não deixei agir muito tempo, não chegou a estragar a pintura, mas a remoção da cera velha deu vida à pintura do meu carro. Não foi necessário polimento.
Abs!