O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétricaescapamento esportivo x perda de potencia
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

37 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 10 Fev 2014, 23:05

e aew amigos, gente meu carro estava com um furo no escapamento no intermediário, então optei por tirá-lo fora e colocar tubo direto e no final um cano esportivo TURBÃO, veriqfiquei naum sei ae condiz mas acho q o carro perdeu potencia, parece q não ta desenvolvendo como antes, condiz isso ou é coisa da minha cabeça MSM...

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 10 Fev 2014, 23:07

meu carro é um 2.2 16v,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por Almeidão » 11 Fev 2014, 07:49

Se voce não tirou o catalizador, não acredito que este seja o problema. Mas se o catalizador estiver fora pode mudar alguma coisa não só em potencia como em consumo também.
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por rgapski » 11 Fev 2014, 08:36

Marcus,

Como o Almeidão bem disse: se não tirou o catalizador, não tem porque perder potencia.
O catalisador cria uma restrição no sistema de escape, o que gera contrapressão dos gases, o que favorece o torque em baixa rotação e facilita a leitura dos gases pela sonda lambda.

Uma coisa que é psicológica é que, quando o carro fica mais barulhento, dá impressão de desempenho menor mesmo, pois a "pegada" do carro não acompanha o barulho que faz... rs

Agora, se realmente houve uma queda brusca de desempenho, existe a possibilidade de que, na troca dos canos, tenha ocorrido danos ao catalisador.
O catalisador é composto por uma espécie de filtro feito de cerâmica e metais nobres. Se ele quebra, descola, ou derrete, pode causar um entupimento da saída.

Para verificar se isso de fato ocorreu, precisa tirar o catalisador e chacoalhá-lo, se fizer barulho, a cerâmica quebrou/descolou.
O outro teste é colocar o catalisador contra a luz. Se passar luz para o outro lado, esta OK, se não, houve derretimento da cerâmica.

Veja que isso é um pouco difícil de ocorrer, mas não impossível.

Se ele estiver ruim, não tire ele fora!
Procure colocar outro catalisador, porém de alto fluxo, que ajuda a ganhar potencia e ainda faz a sua parte para emitir menos poluentes.
Tirar o catalisador e substituir por um cano reto, ou um abafador, vai, inevitavelmente, gerar falhas na leitura da sonda. É possível rodar sem ele, mas é necessário afinar o carro com um novo remapeamento do sistema de injeção.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 12 Fev 2014, 05:02

entendi, MT obrigado pelas informações, vo tentar fazer esse teste, e assim qua so a perda de potencia isso sim não parece ser psicológico, consegui reparar isso nas subidas e no tempo q o carro consegue atingir alta velocidade, e como isso e feito, antes o carro parecia andar mais solto, ele estava. mais lento... enfim alguem q conheça o desempenho de um 2.2 16V puder da uma volta para verificar pra mim ficaria agradecido....

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 12 Fev 2014, 05:05

to achando ele um carro fraco pra 2.2 e ainda mais um 16V....

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por José Leal » 12 Fev 2014, 08:01

O problema dos 16V é que o torque máximo aparece em rotações altas +4000RPM. Aliado ao câmbio XXL (double extra longo), fica parecendo que o carro é morto mesmo.

Sobre escapamento, mexer nele não tem nada de psicológico. Quando futriquei no meu motor, tinha deixado somente o primário original. Da casca do catalisador para trás, era tudo de 2,5 pol., e no final, um abafador inox. Realmente a curva de torque foi lá para cima, o motor precisava girar mais para atingir o pico de torque. Mas ficou mais divertido andar nele.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 12 Fev 2014, 11:17

entendi, pow vou fikr profissional em vectraa com as expliçoes d vcs, eu tava ate pensando em ir em uma retifica pra verificar a saúde do motor, medir compressão, admissão e saída de ar, pow no gnv ele ta batendo uns 140, depois disso demora a desenvolver, pena no RJ não ter mt pista pa gente pisar e testar o carro, pow o marcador marca 260, eu queria conseguir levar ele a 220 ai eu jaa ficaria feliz, MaS na atual realidade nem sei se ele chega a 180, antes de eu instalar o turbão ele chegava a 160 facil agora e um custo, queria verificar isso com algum especialista q não fosse picareta... ver o q eu terei de fazer pra melhorar e resolver aparentemente esse problema... e nas subidas ele era um jato MSM com o intermediário furado depois q arranque e botei direto o diâmetro no sei qual é e instalei esse bendito esportivo ele perdeu potencia.... quero meu 2.2 de volta... :-( :-( snif.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por Alcir Andreoni » 12 Fev 2014, 12:41

marcusbatera1 escreveu:entendi, pow vou fikr profissional em vectraa com as expliçoes d vcs, eu tava ate pensando em ir em uma retifica pra verificar a saúde do motor, medir compressão, admissão e saída de ar, pow no gnv ele ta batendo uns 140, depois disso demora a desenvolver, pena no RJ não ter mt pista pa gente pisar e testar o carro, pow o marcador marca 260, eu queria conseguir levar ele a 220 ai eu jaa ficaria feliz, MaS na atual realidade nem sei se ele chega a 180, antes de eu instalar o turbão ele chegava a 160 facil agora e um custo, queria verificar isso com algum especialista q não fosse picareta... ver o q eu terei de fazer pra melhorar e resolver aparentemente esse problema... e nas subidas ele era um jato MSM com o intermediário furado depois q arranque e botei direto o diâmetro no sei qual é e instalei esse bendito esportivo ele perdeu potencia.... quero meu 2.2 de volta... :-( :-( snif.

Tira o GNV!!! :52:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 12 Fev 2014, 14:14

na gasolina naum ta MT diferente não....

Avatar do usuário
Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Mensagens: 1093
Registrado em: 07 Abr 2013, 13:46
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por Ricardo Pinto » 12 Fev 2014, 14:17

marcusbatera1 escreveu:e aew amigos, gente meu carro estava com um furo no escapamento no intermediário, então optei por tirá-lo fora e colocar tubo direto e no final um cano esportivo TURBÃO, veriqfiquei naum sei ae condiz mas acho q o carro perdeu potencia, parece q não ta desenvolvendo como antes, condiz isso ou é coisa da minha cabeça MSM...


"SE" vc tirou o catalizador, e não colocou nada la alem do tubo direto, vc descomprimiu o motor e sim tera perda de potencia.

Eu não uso catalizador, mas uso um "JK" no lugar, uso o intermediário original e um outro "JK" na ponteira

Os gases de exaustão passavam com uma velocidade melhor por todo o sistema mas sem descomprimir muito o motor, meu consumo não aumentou, pelo contrario gasto mais com o catalisador instalado para os dias de inspeção veicular do que sem ele... Então eu opto em colocar o catalisador so neste dia, pois meu carro reclama pra cacete com ele instalado, parece que tem uma ancora no carro :)

Seja direito como esta tudo instalado, se tirar um componente tem que por outro equivalente, ou prejudica o rendimento.

[ ]´s

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por Alcir Andreoni » 12 Fev 2014, 20:12

Ricardo Pinto escreveu:
marcusbatera1 escreveu:e aew amigos, gente meu carro estava com um furo no escapamento no intermediário, então optei por tirá-lo fora e colocar tubo direto e no final um cano esportivo TURBÃO, veriqfiquei naum sei ae condiz mas acho q o carro perdeu potencia, parece q não ta desenvolvendo como antes, condiz isso ou é coisa da minha cabeça MSM...


"SE" vc tirou o catalizador, e não colocou nada la alem do tubo direto, vc descomprimiu o motor e sim tera perda de potencia.

Eu não uso catalizador, mas uso um "JK" no lugar, uso o intermediário original e um outro "JK" na ponteira

Os gases de exaustão passavam com uma velocidade melhor por todo o sistema mas sem descomprimir muito o motor, meu consumo não aumentou, pelo contrario gasto mais com o catalisador instalado para os dias de inspeção veicular do que sem ele... Então eu opto em colocar o catalisador so neste dia, pois meu carro reclama pra cacete com ele instalado, parece que tem uma ancora no carro :)

Seja direito como esta tudo instalado, se tirar um componente tem que por outro equivalente, ou prejudica o rendimento.

[ ]´s

Nada como uma aula com quem entende...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 12 Fev 2014, 22:10

não rwtirei o catalisador nao, apenas o intermediario pois estava furado, ai arranquei ele fora, mais pra frente colocarei um intermediário pra ver se resolve....

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 17 Fev 2014, 06:32

um pequeno detalhe q eu não mencionei, foi q 2 dias antes eu troquei a correia dentada e do alternador e já tinha reparado q o carro havia ficado fraco mas so testifiquei MSM depois pois peguei a estrada e pisei firme, e vai q o carro tava uma tartaruga...

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por rgapski » 17 Fev 2014, 08:20

marcusbatera1 escreveu:um pequeno detalhe q eu não mencionei, foi q 2 dias antes eu troquei a correia dentada e do alternador e já tinha reparado q o carro havia ficado fraco mas so testifiquei MSM depois pois peguei a estrada e pisei firme, e vai q o carro tava uma tartaruga...


Ahh tah... Agora ficou mais facil! rs

Então provavelmente sua correia esta fora do ponto!
Peça para verificarem novamente.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 17 Fev 2014, 15:10

sabe me dizer a forma correta q se coloca tem algum link onde eu possa ver como se poe? to aguniado com esse 2.2 parecendo 1.0....

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 17 Fev 2014, 15:51

ate minha tipo 1.6 tava melhor...

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por rgapski » 17 Fev 2014, 15:54

marcusbatera1 escreveu:sabe me dizer a forma correta q se coloca tem algum link onde eu possa ver como se poe? to aguniado com esse 2.2 parecendo 1.0....


Marcus,

Pra colocar no ponto, tem que alinhar as marcações abaixo.

Imagem

Importante usar uma ferramenta especifica para travar os comandos, pois na hora de apertar o esticador, uma pode girar mais que a outra.

Imagem

Depois de instalada a correia e ajustado o tensionador, dê umas 3 voltas no virabrequim pra ver se não saiu do ponto.
Não tem muito mistério.
O que acontece é que, na hora de apertar o esticador, ela anda um dente pra frente ou pra trás, ai causa desordem... rs

Quando se troca a correia, verifica-se também se não há desgaste nas "cupilhas", que são aqueles pinos de ferro que servem para travar as engrenagens.
Com o tempo elas afinam e causam folga. Isso é difícil acontecer, mas não impossível, por isso deve-se verificar.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por Alcir Andreoni » 17 Fev 2014, 16:07

Rapha,

Você está se superando!!!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por rgapski » 17 Fev 2014, 16:16

Alcir Andreoni escreveu:Rapha,

Você está se superando!!!


Temos que ajudar, pô! :6:

Coloquei os desenhos aqui porque acontece muito de trocarem a correia sem travar os comandos.
Ai quando aperta o esticador, um dos comando das válvulas acaba voltando 1 dente.

Fora que quando isso acontece, sempre tem aquele mexânico que acha que o scanner resolve tudo!
Ai pimba: plugou o scanner começar acusar erro no sensor de fase... Ai cobra do cliente um sensor e não resolve nada...

Já vi gente vender o carro por causa de correia fora do ponto que mexânico não sabia resolver... kkkkk

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

37 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 193 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.