O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaSistema de Ventilação funciona quando quer.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

12 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Sistema de Ventilação funciona quando quer.

por Williams » 16 Mar 2014, 18:53

Olá pessoal, estou com um problema chato no Vectra GLS 1997, o sistema de ventilação do nada para de funcionar e só liga quando quer. A principio comecei a achar que era mal contato, mas acredito que não, porque as vezes no ligar e desligar a chave a ventilação entra. Isso acontece pra todas as velocidades. Quando ele resolve parar, para todas.

Só que o problema fica mais confuso, eu já percebi que isso acontece principalmente quando está quente, tipo quando o carro fica no sol. Ou a temperatura está alta. Mas basta anoitecer ou ele ficar em uma sombra que a ventilação liga.

já chequei o fusível, e os 3 relés, na caixa de fusíveis embaixo do volante, coloquei os três e tirei os mesmos, nada mudou. Não sei se tem algum que comande os ventiladores lá na caixa que fica a frente da bateria.

Alguém tem alguma idéia?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Sistema de Ventilação funciona quando quer.

por Almeidão » 17 Mar 2014, 08:11

Tem um relê na caixa de fusivel embaixo do volante do Vectra B que se for tirado não funciona o ventilador interno e se voce tirou ele e o ventilador continuou funcionando então já há mudanças no seu carro.
O simples tirar o relê ndo local e recolocar pode voltar a funcionar e logo parar. O correto é limpar o alojamento dele com limpa cotato e ne passar uma fina camada de graxa, bem fina mesmo.

Bem, no seu caso, parece ser a resistencia do ventilador, checa isto ela fica no motor dele e para chegar lá, precisa desmontar esta parte plástica atrás do motor e l[ogico para tirar ela começa tirando os limpadores.

Ao tirar a caixa que fica em cima do ventilador, a fita dupla face perde a aderencia, então tenhas uma em mãos para recolocar antes de montar esta peça.
Imagem

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Sistema de Ventilação funciona quando quer.

por achagas » 18 Mar 2014, 13:01

willian boa tarde. Olha só o meu estava assim mesmo, funcionava muito bem mas, do nada, ele parava e depois voltava simplesmente andando com o carro, as vezes só quando eu desligava o ventilador e ligava novamente e as vezes, só quando eu desligava o carro. descobri que o problema estava na tomada do relê dentro do habitáculo, aquele que controla as velocidades, ocorreu que devido ao aquecimento a tomada derreteu e chegou a afetar a solda dos pinos na placa, o pino de contato que fica soldado, balançava na placa, o que causava mais aquecimento. bem, na retirada da tomada uma parte dela quebrou porque estava muito derretida e por isso, colada. tirei tudo e refiz a solda dos pinos na placa, encaixei a tomada devolta no lugar e coloquei silicone de alta temperatura isolando todos os fios remontei e nunca mais tive o problema. estou a procura de uma tomada dessa nova mas tá dificil de encontrar.

meu conselho é que antes de qualquer coisa, faça um teste simples: deixe o ventilador funcionando até ele parar, quando parar, mexa na tomada desse relê. se voltar a funcionar vc saberá que é exatamente a mesma coisa.

vc pode verificar onde fica neste atalho aqui em baixo:
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... ?f=49&t=75
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Sistema de Ventilação funciona quando quer.

por Almeidão » 18 Mar 2014, 15:25

achagas escreveu:willian boa tarde. Olha só o meu estava assim mesmo, funcionava muito bem mas, do nada, ele parava e depois voltava simplesmente andando com o carro, as vezes só quando eu desligava o ventilador e ligava novamente e as vezes, só quando eu desligava o carro. descobri que o problema estava na tomada do relê dentro do habitáculo, aquele que controla as velocidades, ocorreu que devido ao aquecimento a tomada derreteu e chegou a afetar a solda dos pinos na placa, o pino de contato que fica soldado, balançava na placa, o que causava mais aquecimento. bem, na retirada da tomada uma parte dela quebrou porque estava muito derretida e por isso, colada. tirei tudo e refiz a solda dos pinos na placa, encaixei a tomada devolta no lugar e coloquei silicone de alta temperatura isolando todos os fios remontei e nunca mais tive o problema. estou a procura de uma tomada dessa nova mas tá dificil de encontrar.

meu conselho é que antes de qualquer coisa, faça um teste simples: deixe o ventilador funcionando até ele parar, quando parar, mexa na tomada desse relê. se voltar a funcionar vc saberá que é exatamente a mesma coisa.

vc pode verificar onde fica neste atalho aqui em baixo:
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... ?f=49&t=75


Realmente esta é uma possibilidade mas ele comenta que checou ali e não achou nada de errado e quando há algo de errado ali o relê simplesmente não sai ele precisa ser arrancado porque cola tudo. Este é o motivo que as laminas devem ser lubrificadas para melhor dar passagem na eletricidade, porem carros com problemas no ar e que o segundo estágio da ventoinha está sempre armando ou mantem mais armado que desarmado, com certeza vei derreter este local mecionado sendo ele bem tratado ou não. Recente colou um meu porque o gas estava com pressão demais e o segundo estágio ficava ligado direto.
Imagem

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Sistema de Ventilação funciona quando quer.

por achagas » 18 Mar 2014, 15:49

Oi Almeidão. eu ví que ele fala que achava que era mal contato, mas, que não acreditava ser devido aos sintomas, logo, entendi que ele não verificou se era mal contato, somado claro, ao fato de ser exatamente, sem tirar nem por, o que acontecia comigo. vc disse que teve um problema recente da tomada ter colado devido a ter ficado com o segundo estágio ligado direto pela pressão em excesso. no caso do meu, não sei dizer porque isso aconteceu, ele não fica com o segundo estágio ligado direto, a pressão do sistema está normal. agora sou eu quem faz a manutenção do meu sistema de ar condicionado. agora, se o meu não fica com o segundo estágio direto, porque será que derreteu? não estou vendo nenhum problema eletrico no carro. eu já estava achando que isso era um problema crônico do vectra que aparece de acordo com o uso.
aproveito para informar a todos os que quiserem que tenho uma apostila do curso de refrigeração automotiva do Senai que ensina fundamentos, utilizaão do manifold, testes, e forma de reparo do sistema.se alguém quiser é só pedir.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Sistema de Ventilação funciona quando quer.

por Almeidão » 18 Mar 2014, 16:04

achagas escreveu:Oi Almeidão. eu ví que ele fala que achava que era mal contato, mas, que não acreditava ser devido aos sintomas, logo, entendi que ele não verificou se era mal contato, somado claro, ao fato de ser exatamente, sem tirar nem por, o que acontecia comigo. vc disse que teve um problema recente da tomada ter colado devido a ter ficado com o segundo estágio ligado direto pela pressão em excesso. no caso do meu, não sei dizer porque isso aconteceu, ele não fica com o segundo estágio ligado direto, a pressão do sistema está normal. agora sou eu quem faz a manutenção do meu sistema de ar condicionado. agora, se o meu não fica com o segundo estágio direto, porque será que derreteu? não estou vendo nenhum problema eletrico no carro. eu já estava achando que isso era um problema crônico do vectra que aparece de acordo com o uso.
aproveito para informar a todos os que quiserem que tenho uma apostila do curso de refrigeração automotiva do Senai que ensina fundamentos, utilizaão do manifold, testes, e forma de reparo do sistema.se alguém quiser é só pedir.


Com certeza vai ter muita gente pendindo esta apostila sua hehehhe.

Bem, há outra possibilidade do segundo estágio ficar ligando direto é quando o cebolão estraga, ai ele entra e não desliga mais, leva a temperatura lá embaixo e muitos acham isto até bom sem saber que está ferrando outra coisa.

Há casos de simplesmente derreter alí por não está com os contactos limpos, ou seja com o tempo ele vai se separando por uma camada de zinabre as vezes até invisivel e isto acontece com fusíveis também, aliás tempos atrás se falavsam em fusíveis encantado e este termo veio porque algo que não estava funcionando, logo tirava se o fusível fora e ao recolocar ele voltava a funsionar. A explicação é simples, deu um zinabre ou um mal contato ao tirar e recolocar ele automaticamente será lixado entre as paredes do local onde ele entra.

Acredito que esta última foi o que aconteceu contigo, e eu sempre digo que a melhor proteção para relês e fusíveis é usar uma fina camada de graxa nos contatos. Não é borrar de graxa, nada disto basta algo bem fino quase imperceptivel. Eu uso graxa branca, não que ela seja melhor é que eu gosto dela. atrás da bateria tem uns fusíveis grandes e muita vezes ao tentar dar a partida, parece ser problema de arranque, na verdade uma graxinha ali e Adeus problemas.

Lembrando que mesmo com graxa ou qualquer outra proteção, se a ventoinha ficar armada direto no segundo estágio, com certeza a proteção será pouco para isto porque ali será muita energia concentrada neste relê.

Outra coisa, o relê a usar ali tem que ser no minimo 40 amp. Se bem que de amperagem mais alta, os terminais são grandes e não entra ali. Mas que um de 70 seria bem melhor, seria.
Imagem

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Sistema de Ventilação funciona quando quer.

por achagas » 19 Mar 2014, 10:53

eh, Almeidão, agora vc me deixou encucado. será que tem alguma coisa de errada na eletrica e eu não to percebendo? normalmente agente so mexe ali quando tem problema. depois que fiz o reparo não verifiquei mais. vou fazer uma nova verificação pra ver se os fios estão esquentando muito.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

eton torres
GL Member
GL Member
Mensagens: 70
Registrado em: 27 Nov 2013, 11:55
Nome Completo: elton torres da silva
Cidade: vale do paraiso
Estado: Rondônia
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Sistema de Ventilação funciona quando quer.

por eton torres » 20 Mar 2014, 09:28

bom pessoal so queria tirar uma duvida ,eu vectra 97 esta com o motor quase tudo novo que fiz o motor todinho ,so que e assim a ventuinha do radiador demora demais para desligar depois k desligo o carro .e como ja e um carro com um pouco idade a barulho nao e silencioso e alto e me imcomoda,ja me disseram que isso e bom ,mas quero saber de vcs .

lucasps10077
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Mai 2017, 14:39
Nome Completo: lucas pereira da silva
Cidade: coromandel
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Sistema de Ventilação funciona quando quer.

por lucasps10077 » 23 Set 2017, 11:42

No meu caso ele funcionava so quando queria, o defeito era as buchas do motor do ventilador

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sistema de Ventilação funciona quando quer.

por Almeidão » 18 Ago 2021, 12:34

Aqui é o seguinte termina um problema começa outro kakakak. Agora deu de não piscar a luz do painel quando ligo a seta e só depois que acendo o farol. Posso apagar o farol em seguida, desligar o carro e religar que não piscará ali no painel, ao desligar o carro a noite, pela manhã volta ao normal, mas basta acender o farol que já não piscará ali no painel outra vez. Já começo a pensa forte em um Honda Civic kakakakak
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sistema de Ventilação funciona quando quer.

por chirola » 18 Ago 2021, 13:38

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Aqui é o seguinte termina um problema começa outro kakakak. Agora deu de não piscar a luz do painel quando ligo a seta e só depois que acendo o farol. Posso apagar o farol em seguida, desligar o carro e religar que não piscará ali no painel, ao desligar o carro a noite, pela manhã volta ao normal, mas basta acender o farol que já não piscará ali no painel outra vez. Já começo a pensa forte em um Honda Civic kakakakak

srrsrsrsrsrs tem vez que da saudades da eletrica do fusca tinha 2 reles e uns 8\10fusiveis ......
a maioria dos problemas eletricos que eu teve no vectra foi mal contato , e so desplugar limpar e ligar denovo resolveo , o meu drama novo sao os vidros eletricos , eles funcionam so que nao uso dificilmente abro a janela e se abrir e so uma fresta para entrar um pouco de ar e ficam meio emperrados .
o motor da ventilaçao esta fraco deveria desmontar e limpar as escovas dele e os contatos mais para chegar nele tem que desmontar e da um pouco de preguisa entao vai asimmesmo ate sentir falta do vento mais forte .
ate pensei no civic tambem mais o bolso nao da srsrsrsrrsrsrsr.
tambem pensei em um corsa e aproveitar o motor do vectra aqui legaliza tudo sem importar a cilindrada ou potença se pasa a vistoria da controlar (vistoria tecnica vehicular ,que aqui e todo ano )nao tem problema ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sistema de Ventilação funciona quando quer.

por Almeidão » 18 Ago 2021, 16:02

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Aqui é o seguinte termina um problema começa outro kakakak. Agora deu de não piscar a luz do painel quando ligo a seta e só depois que acendo o farol. Posso apagar o farol em seguida, desligar o carro e religar que não piscará ali no painel, ao desligar o carro a noite, pela manhã volta ao normal, mas basta acender o farol que já não piscará ali no painel outra vez. Já começo a pensa forte em um Honda Civic kakakakak

srrsrsrsrsrs tem vez que da saudades da eletrica do fusca tinha 2 reles e uns 8\10fusiveis ......
a maioria dos problemas eletricos que eu teve no vectra foi mal contato , e so desplugar limpar e ligar denovo resolveo , o meu drama novo sao os vidros eletricos , eles funcionam so que nao uso dificilmente abro a janela e se abrir e so uma fresta para entrar um pouco de ar e ficam meio emperrados .
o motor da ventilaçao esta fraco deveria desmontar e limpar as escovas dele e os contatos mais para chegar nele tem que desmontar e da um pouco de preguisa entao vai asimmesmo ate sentir falta do vento mais forte .
ate pensei no civic tambem mais o bolso nao da srsrsrsrrsrsrsr.
tambem pensei em um corsa e aproveitar o motor do vectra aqui legaliza tudo sem importar a cilindrada ou potença se pasa a vistoria da controlar (vistoria tecnica vehicular ,que aqui e todo ano )nao tem problema ,


Kakkaka, um Corsa 2.0 deve ser algo escandaloso, Ridículo de bom. Mas o corsa tem uns fusíveis a mais também, já mexi em um com a tomada da ventoinha queimada e deu um pouco de trabalho para acertar tudo. No meu caso, vou começar esta semana ressoldando a placa multitimer, espero que seja isto o problema. É bom mexer nisto, mas quando acumula problema é dose
Imagem

12 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: brandele e 254 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.