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rgapski
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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por rgapski » 22 Mai 2014, 13:48

Alcir Andreoni escreveu:Você acabou de estourar minha bola! :62:

Estive pesquisando alguns casos em que eles fazem o remap no chip original, somente reprogramação.

Não tinha pensando que poderia mexer na curva de torque e o torque, que passaria para 18,1kg vir mais tarde!

Valeu pela aula. :88:


Alcir,

Tem gente que vai discordar de mim, dizendo que chip vale à pena, etc... Pode até ser que valha, mas eu não acredito.
Tudo que te disse é baseado nas minhas experiências anteriores.

Quando eu era "kadetteiro", gostava de dar umas aceleradas por ai...
A minha primeira tentativa de ganhar uns "Pôneis" foi remapear chip e não deu resultado prático. Era um 2.0 MPFI.
Foi feito na gasolina e nada. Depois chegamos a passar para álcool com aumento considerável do ponto e nada.
O que houve foi uma alteração na dirigibilidade. Em baixa rpm ficou manso e em alta "explosivo", mas não mudou tempo de 0-100, por exemplo.

Até a levei pro dinamômetro pra tentar reaver o que eu gastei, pois não senti diferença alguma de potencia/torque. Na época deu uns 98cv e uns 16kg de torque na roda, e considerando as perdas, ficou proximo da potencia declarada pela fabrica.
Se ganhou uma merreca de cv e uns gramas de torque, foi muito, e talvez o ganho foi mais devido à troca de alguns componentes como velas, cabos, filtros...

Depois dessa ilusão de chip, resolvi fazer uma preparação aspro de verdade.
Aumentei a cilindrada pra 2.2, comando nervoso e coletor 4x1 s/ catalisador e c/ escape 2,5 com apenas um abafador do tipo absorsivo (famoso jk) no final.
Eu não me recordo os valores exatos, mais sem remapeamento, com motor todo quadrado de acerto, já deu de cara uns 120 e tantos cavalos e uns 19kg de torque.
Com o remapeamento, eu ganhei mais uns 30cv e quase 3kg de torque, fora que a dirigibilidade em baixa ficou 1000x melhor!
Mas isso aconteceu porque o motor tinha potencial de melhora, o que não acho que seja o caso dos originais, que já são regulados para se obter praticamente o máximo de potencia sem prejudicar a dirigibilidade e durabilidade.

Abs!
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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Alcir Andreoni » 22 Mai 2014, 13:57

rgapski escreveu:Alcir,

Tem gente que vai discordar de mim, dizendo que chip vale à pena, etc... Pode até ser que valha, mas eu não acredito.
Tudo que te disse é baseado nas minhas experiências anteriores.

Quando eu era "kadetteiro", gostava de dar umas aceleradas por ai...
A minha primeira tentativa de ganhar uns "Pôneis" foi remapear chip e não deu resultado prático. Era um 2.0 MPFI.
Foi feito na gasolina e nada. Depois chegamos a passar para álcool com aumento considerável do ponto e nada.
O que houve foi uma alteração na dirigibilidade. Em baixa rpm ficou manso e em alta "explosivo", mas não mudou tempo de 0-100, por exemplo.

Até a levei pro dinamômetro pra tentar reaver o que eu gastei, pois não senti diferença alguma de potencia/torque. Na época deu uns 98cv e uns 16kg de torque na roda, e considerando as perdas, ficou proximo da potencia declarada pela fabrica.
Se ganhou uma merreca de cv e uns gramas de torque, foi muito, e talvez o ganho foi mais devido à troca de alguns componentes como velas, cabos, filtros...

Depois dessa ilusão de chip, resolvi fazer uma preparação aspro de verdade.
Aumentei a cilindrada pra 2.2, comando nervoso e coletor 4x1 s/ catalisador e c/ escape 2,5 com apenas um abafador do tipo absorsivo (famoso jk) no final.
Eu não me recordo os valores exatos, mais sem remapeamento, com motor todo quadrado de acerto, já deu de cara uns 120 e tantos cavalos e uns 19kg de torque.
Com o remapeamento, eu ganhei mais uns 30cv e quase 3kg de torque, fora que a dirigibilidade em baixa ficou 1000x melhor!
Mas isso aconteceu porque o motor tinha potencial de melhora, o que não acho que seja o caso dos originais, que já são regulados para se obter praticamente o máximo de potencia sem prejudicar a dirigibilidade e durabilidade.

Abs!

É!

O negócio é deixar o Cobalt com seus 108cv quietinho! :88:
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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Thiago Menezes » 23 Mai 2014, 07:23

Ta pensando em mexer no Cobalt tiozão? Quer ficar um tiozão mais descolado do mundo? :38:
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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Alcir Andreoni » 23 Mai 2014, 07:28

thiago.onacto escreveu:Ta pensando em mexer no Cobalt tiozão? Quer ficar um tiozão mais descolado do mundo? :38:

Depois da troca de ideias com o Rapha acabei desistindo!!! :52:
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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Last_Warrior » 25 Mai 2014, 02:11

Bem, o que posso dizer... Gosto é muito pessoal.

Mas, em se tratando do 16v, além de ter praticamente o mesmo torque em baixa do 8v, é mais potente e com uma faixa de utilização maior. Além disso, mais econômico.

A manutenção é maior sim, mas com o consumo ela "se paga".

Mas o mais importante é achar um zeradão...
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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Thiago Menezes » 26 Mai 2014, 08:05

Last_Warrior escreveu:Bem, o que posso dizer... Gosto é muito pessoal.

Mas, em se tratando do 16v, além de ter praticamente o mesmo torque em baixa do 8v, é mais potente e com uma faixa de utilização maior. Além disso, mais econômico.

A manutenção é maior sim, mas com o consumo ela "se paga".

Mas o mais importante é achar um zeradão...


Por isso fiquei quase 4 meses procurando um que realmente valesse a pena, até porque tenho um certo preconceito de pegar um carro bem rodado com câmbio automático.
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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Diego Viana » 05 Ago 2014, 11:56

Boa tarde amigos,estou pegando um Vectra CD 94 2.0 8v,mas tem que fazer retifica no motor e o virabrequim não se aproveita mais,compensaria e seria viável aumentar para 2.2 ou ate mesmo 2.4? pretendo montar um carro um pouco mais forte q original, e já queria deixar o miolo do motor reforçado,qualquer dica e ajuda será muito bem vinda.

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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por rgapski » 05 Ago 2014, 12:10

Diego Viana escreveu:Boa tarde amigos,estou pegando um Vectra CD 94 2.0 8v,mas tem que fazer retifica no motor e o virabrequim não se aproveita mais,compensaria e seria viável aumentar para 2.2 ou ate mesmo 2.4? pretendo montar um carro um pouco mais forte q original, e já queria deixar o miolo do motor reforçado,qualquer dica e ajuda será muito bem vinda.


Diego,

Até onde eu sei, o bloco dos 2.2 e 2.4 são maiores que dos 1.8 e 2.0.
Eu tive um kadett 2.0 que transformei em 2.2, e na época precisei trocar o bloco.
Acabei partindo pro motor inteiro 2.2, que ainda era possível abrir para 2.4...

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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Ricardo Pinto » 05 Ago 2014, 16:36

So uma duvida...

Se vão gastar quase ou um pouco mais de 5mil para mexer em um 2.0, porque não comprar logo um motor 2.4 16v e por no lugar ??? Se tiver a nota fisca depois é so regularizar...

Ja passei por isto com um Passat Pointer na decada de 90, me pediram uma grana alta para montar um 1.8 Aspirado super e eu fui la e em dois anos de bancada montei, andei 7 anos de aspro... depois que enjoei peguei um 2.0 com cabeçote rebaixado e coloquei no lugar, claro que andava menos que o Aspro, mas andava muito mais do que qualquer 1.8 e 2.0 normal :) por um quarto do custo que tive no Aspirado Super...

Sei la acho mais pratico nestes casos partir para um motor maior que caiba na caixa...

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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Diego Viana » 05 Ago 2014, 16:41

Eu até queria partir pra um 2.4 16v completo,mas não to achando,e no meu caso vou gastar uns 3500 por enquanto

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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por rgapski » 05 Ago 2014, 16:45

Ricardo Pinto escreveu:So uma duvida...

Se vão gastar quase ou um pouco mais de 5mil para mexer em um 2.0, porque não comprar logo um motor 2.4 16v e por no lugar ??? Se tiver a nota fisca depois é so regularizar...

Ja passei por isto com um Passat Pointer na decada de 90, me pediram uma grana alta para montar um 1.8 Aspirado super e eu fui la e em dois anos de bancada montei, andei 7 anos de aspro... depois que enjoei peguei um 2.0 com cabeçote rebaixado e coloquei no lugar, claro que andava menos que o Aspro, mas andava muito mais do que qualquer 1.8 e 2.0 normal :) por um quarto do custo que tive no Aspirado Super...

Sei la acho mais pratico nestes casos partir para um motor maior que caiba na caixa...

[ ]´s


Concordo plenamente com o Ricardo!
Tanto que foi isso que fiz no kadett.

Meu kadett começou a fumaçar e precisava de uma retífica, e como eu queria algo com uns 130 pocotós, mas sem perder torque, fiquei encucado com motor 2.2...
Fui ver pra fazer o meu 2.0 pra 2.2, e vi que não valia a pena, pois o bloco era diferente, ia ter que mudar vira, biela, pistão...
Comprei um 2.2 8v do vectra, completinho, com nota e regularizei.
Ficou bom, bonito e barato.

O meu erro foi querer mais, e mais, e mais...
Ai gastei um p*ta grana e fiquei com um carro bem forte, mas de péssima dirigibilidade.

Insisti no erro e ainda tentei um kadett 1.8 turbo, que não tive $$ pra terminar o projeto de acordo.

Hoje, no meu carro, só aumentaria a cilindrada porque é fácil e já tenho cabeçote 16v, mas não faria isso à esmo.
Eu esperaria o motor pedir uma boa retifica para gastar com isso.
Pro meu gosto, nada substitui a cilindrada...

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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Dracarys » 20 Jan 2015, 20:39

rgapski escreveu:Melk,

Talvez dê até pra tirar mais cavalos do celeiro... Mas ai começa afetar a dirigibilidade e o consumo...

Eu tive um Kadett 2.2 8v com preparação aspro que devia dar mais de 180cv fácil. O carro era um canhão pra andar!
Só que a dirigibilidade do carro era terrível. O motor só "limpava" acima dos 3.800 rpm.
Tanto que eu nem usava mais o carro no dia-a-dia por causa disso. Ele simplesmente não tinha agilidade. Muitas vezes precisava enfiar uma primeira e dar uma esticada pro carro manter o ritmo.
O consumo era uma tragédia... Acelerando ou não, era sempre 4 km/l no álcool... rs
Eu curti na época, mas hoje não montaria outro aspro, ainda mais num sedã pesado como o vectra.

Não estou preocupado com quantos cavalos ficará ao final, mas sim quanto terei de torque e quando ele aparecerá...
Queria algo por volta de uns 30~35kg de torque @ 3.000 rpm, o que deve trazer uns 230cv, podendo variar pra mais ou pra menos, conforme o fluxo da turbina permitir, até porque não pretendo passar de 6.000 rpm e não vou por intercooler.

Abs!


rgapski pode confirmar por favor se você usou o pistão do 2.2 no 2.0?

Pergunto pois no meu Vectra 94 8v está original 2.0. Porém por cagada de outro mecânico montou invertido os pistões, e chegou a fazer um pequena valeta no pistão. E agora pra trocar, surgiu a possibilidade de colocar os pistões do 2.2. Fui na retifica com o mecânico, e vimos, o 2.0 com o 2.2 é idêntico.

Será que "casa" realmente esse pistão mais novo no do ano 94?

Obrigado,

rgapski
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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por rgapski » 20 Jan 2015, 21:50

Pistao do 2.0 e 2.2 são iguais, de mesmo diâmetro (86mm no std, s.n.m.e.).

Abs.
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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Dracarys » 20 Jan 2015, 22:09

rgapski escreveu:Pistao do 2.0 e 2.2 são iguais, de mesmo diâmetro (86mm no std, s.n.m.e.).

Abs.


Opa, beleza então. E a altura em relação ao bloco ficaria mesma? Não iria perder alguma coisa em taxa também?

Em AP (falando de AP em Forum GM :38: ) já ouvi de cortarem o bloco pra nivelar quando troca o pistão assim.

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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por rgapski » 20 Jan 2015, 22:36

Mesma altura tbm... o que muda eh biela e curso do vira, por isso o bloco 2.2 eh mais alto.

O 2.4 que muda pistão, biela e vira.

Abs.
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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Dracarys » 20 Jan 2015, 22:46

rgapski escreveu:Mesma altura tbm... o que muda eh biela e curso do vira, por isso o bloco 2.2 eh mais alto.

O 2.4 que muda pistão, biela e vira.

Abs.


Obrigado! Me salvou de gastar 900 reais nos pistões do 2.0. :88:

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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por edgarhenriquedf » 22 Jan 2015, 11:23

Boa tarde,

Sou um novo proprietário de Vectra CD 2.2 16v.
Me disseram que fiz um mau negócio adquirindo esse carro que Eu considero uma máquina...mas então, oq realmente quero saber é sobre manutenção de trocas de óleo, em quantos kms devo fazer a troca, qual melhor óleo e etc...o ex dono comprou o carro e fez alguns reparos...motor dele é sequinho, isoladinho...então, alguém pode me ajudar????
Abrax.
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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Arquiteto » 22 Jan 2015, 22:07

vc vai achar estas informações bem detalhadas no manual do seu carro

pode baixar nesta seção ....

download.php

:88:

edgarhenriquedf escreveu:Boa tarde,

Sou um novo proprietário de Vectra CD 2.2 16v.
Me disseram que fiz um mau negócio adquirindo esse carro que Eu considero uma máquina...mas então, oq realmente quero saber é sobre manutenção de trocas de óleo, em quantos kms devo fazer a troca, qual melhor óleo e etc...o ex dono comprou o carro e fez alguns reparos...motor dele é sequinho, isoladinho...então, alguém pode me ajudar????
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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Thiago Menezes » 23 Jan 2015, 10:09

Caso queira informações mais ''discutidas'' fora do manual use a barra de pesquisa sobre seus questionamentos temos tópicos abertos falando sobre todos os suas dúvidas... :88:
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Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Bacholsky » 02 Fev 2015, 01:24

Rgapski... Já aumentou a cilindrada do teu 2.2 16V pra 2.4 16v?
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