Arquiteto escreveu:
vejo varios comentarios sobre mecanicas e oficinas ... mas alerto que e importante
salientar que e temerário se fazer indicações sem ter passado por experiência real
com prestadores de serviço ...isto serve pra todos nos ...
X2, certa vez, muitos e muitos anos atras, tinha uma oficina de renome aqui em Poa, especializada em regulagem de carburadores, saia em todos os jornais da época propaganda, tinha inclusive propagandas com depoimentos de clientes que tinham ido lá e o carburador tinha ficado afinadíssimo, melhor ajuste que o de fábrica (quem teve carro carburado sabe como era complicado acertar o ponto), daí nós aqui em casa com um Chevette DL com uns 20 e poucos mil kms na época (isso em 1992) um carro cheio de birra, principalmente no inverno, sempre meio que tremendo, gastão, etc...enchi o saco do meu pai pra largar lá , disse pra ele largar lá que depois eu ía lá acompanhar o serviço, foi o que fiz, meu pai deixou lá e foi pro serviço dele, fui lá pela tarde (ainda não tinham mexido nele pois a oficina estava cheia) e eu todo contente, o cara começou a mexer no Chevette e perguntei pra ele, vai ficar bom ?, ele me fala, vai andar parelho com Monza (na época um ícone, ou melhor, até hoje né) .
Mexeu aqui, mexeu ali, e ele me olha e diz, bah magrão (eu na época né, rsrsrs....) teu problema não é só carburador, tem que mexer na regulagem das válvulas, e eu disse, tem que abrir o motor ?, mas meu pai não vai deixar, e ele me fala, fica frio, quando teu pai ver que vcs. ganharam outro carro nem vai se preocupar com preço
Resultado, abriu sem eu nem mesmo dizer que sim, eram 19hs e ainda tava futricando no carro cheio da moral, parecia que sabia mais que todos os engenheiros da GM !!!, precisava ver como o cara falava, chamava até o pessoal das concessionárias de burros e incompetentes, me lembro até hoje dessa cena, e eu todo feliz, pensei que fosse sair dali com um Chevette 4.1/S V6 ,etc...
Sete e meia da noite, o carro ficou pronto, liguei pro meu pai, ele apareceu lá e teve quase um infarte quando viu a conta, já me olhou atravessado, o caminho inteiro fiquei ouvindo meu pai falar do rombo na conta, isso para uma simples regulagem de carburador que na época era mais ou menos o que seria uns 100,00 reais hoje, mas saíu algo como uns 500,00 reais
Como era sexta feira largamos o carro na garagem e tinhamos viagem marcada pro interior noutro dia, ficariamos no aniversário do meu tio no interior e voltariamos no domingo a noite, foi a pior viagem que fizemos até hoje, caminho inteiro carro falhando, sem força, gastando horrores, quase um tanque para coisa de 150 kms !!!
Na volta não conseguimos andar nem 20 kms, paramos num posto de gasolina pra ligar (não tinha celular ainda) pro meu tio vir socorrer a gente, o carro tava andando 2 metros e afogava, levamos o Chevette aos trancos pra casa do meu tio, domingo a noite, noutro dia meu pai perdeu o serviço, perdi minha aula, sabem onde o carro foi parar ?,, isso mesmo, na concessionária GM da cidade onde meu tio mora, ele já conhecia os técnicos de lá (tinha um Omega na época) largou o Chevette pra nós, os caras da GM riram da nossa cara, tudo errado no Chevette, correia dentada mexida fora do ponto, carro fora do ponto, velas erradas (tinha sido trocada) filtro da gasolina invertido, válvulas estranguladas, etc...saiu uma banana de dinheiro pra por em ordem, sorte que meu tio falou com os caras da concessionária pra aliviar a barra, meu pai queria meu fígado e o rim do cara dessa tal oficina.
Sei que depois faliram, depois de um bom tempo de charlatanismo e propaganda enganosa, depois desse episodio nunca mais aqui em casa fizemos nada fora de concessionária, e nunca mais tivemos qualquer problema, é mais caro ? sim, é totalmente confiável ?, não, mas tem garantia, tem onde dar bronca, onde recorrer.
Depois disso fiquei com medo desses caras que se dizem super entendidos, sabem tudo, etc...não digo o ADG em sí, me parece que ele tem conhecimento, porém mesmo com a propaganda dele e com a aparente experiência dele eu não sei se largaria o carro lá, sei lá, sabem aquele ditado, quando a esmola é demais o pobre desconfia, posso e espero estar enganado em relação a algumas oficinas, mas tô que nem gato escaldado agora.
Abraços
Janderson