O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétrica| Manutenção Arrefecimento + Cabeçote Queimado [Resenha]
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

104 mensagens
Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

| Manutenção Arrefecimento + Cabeçote Queimado [Resenha]

por Alez » 04 Abr 2014, 22:55

Senhores, aconteceu uma comigo hoje que é digna de um mistério.

Na parte da manha efetuei toda a limpeza do sistema de arrefecimento e foi feita a troca das 2 laterais do radiador sendo que uma delas apresentava um vazamento bem no pé daquela mangueira que vem da termostática... e foi adicionado 2 litros de aditivo concentrado + 4 de água destilada/desmineralizada.

Da outra vez eu tinha usado o aditivo recomendado pelo Almeidão da Havoline.

Dessa vez não achei e usei este.

Imagem

Optei pelo uso dele por não encontrar o Havoline e por ser bem concentrado. Então, sai da oficina e rodei uns 150km ida e volta em uma pequena viagem só observando a temperatura o tempo todo e correu tudo bem.

Cheguei na casa da noiva a noite e encostei o carro, que esfriou normal, nenhum aviso no MID, nada. Quando fui embora agora a pouco o carro deu um estralo estranho e fumaçou (fumaça branca - achei que fosse pelo frio) pelo escapamento baixando drasticamente o nível do liquido de arrefecimento e acusando no MID. Parei o carro imediatamente e completei antes mesmo de sair da garagem da casa da noiva, como moro perto fui pra casa no sapatinho e quando cheguei em casa como tá escuro não deu pra checar se misturou água e óleo mas percebi que baixou muito o líquido de arrefecimento...

Imagem

Logo após terminar o serviço tava assim o reservatório, limpinho.

Digo que é um mistério porque o carro toda vida usou aditivo. E não tem 2 anos desde a última troca + limpeza.

:52:

Será que me ferrei muito.

Esse aditivo é bom?

:15:

O vendedor me garantiu que é a Bardahl que faz ele.
Editado pela última vez por Alez em 09 Abr 2014, 21:06, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca!

por Arquiteto » 04 Abr 2014, 23:10

mas pra onde a agua foi ...

viu algum sinal de aditivo/agua no chão

pode ter sido a junta ou alguma mangueira ...quem sabe ate a recém trocada caixa do radiador

eu tenho pra min que mesmo com todo cuidado de aditivo, radiador limpo ventoinha 100%

vai chegar uma hora que a bendita junta vai pro saco quer queira ou não

por isto defendo a troca dela preventivamente apos um certa idade do carro

fica muito mais barato tirar uma e por outra sem stress com retifica

e tudo mais que envolve quando ela resolver da pau ...

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca!

por Alez » 04 Abr 2014, 23:26

A agua foi embora pelo escapamento... fumaça branca no escape.

Isso que achei estranho... essa junta ja foi trocada uma vez.

Recentemente o carro fez 140mil rodados.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca!

por Arquiteto » 04 Abr 2014, 23:37

eh pode não ser a junta mas vai ser dificil não ser cabeçote

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca!

por Alez » 05 Abr 2014, 00:10

Nao tem nenhum sinal de vazamento arquiteto e não acusou nada nas luzes do painel nem do MID.

Nada além do nível líquido arrefecimento.

Como pode ser cabeçote?

Os selos do bloco estão zerados.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca + Oportunidade DVD

por Alez » 05 Abr 2014, 08:34

Realmente Senhores.

Junta do Cabeçote Queimada. R$ 1.000,00 zão.

Devido eu ter gasto muito com viagens de férias no mês de março.

Pergunto se alguém tem interesse em pagar R$ 800,00 no meu DVD AVHP6350BT com nota fiscal e pouco uso.

Pra se ter idéia levei 6 meses pra instalar no carro depois da compra do mesmo.

Imagem

Existe uma lenda que os final 50 não são boa compra por ser importado mas o meu não tive qualquer problema no uso.

Suporta até SD 32gb e lê vídeos em AVI salvos no SD.

O meu é idêntico a este anúncio.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... baixei-_JM

E paguei praticamente esse valor nele 1 ano e meio atrás. U$ 560,00

E digo, na nota fiscal o aparelho tem pouco mais de 1 ano e meio de uso mas instalado mesmo nem 1 ano e praticamente não vi DVD nele... salvava os vídeos em SD e pronto.

Acompanha caixa, manual, microfone bluetooth (pra colar novamente precisa de fita dupla face) + nota fiscal de compra do Paraguai (foi retirado lá por um amigo que viajou na época).

:62:

Segue descrição do player.

Auto-DVD Player Pioneer AVH- P6350BT vem com tela LCD de 7 polegadas, sistemas de cores NTSC, PAL, PAL-M e SECAM, além de entrada USB e slot para cartão de memória SD. Compatível com iPod e iPhone, tem potência de 200W e dispõe de conexões auxiliar e A/V. Reproduz arquivos em AAC, DivX, DVD, JPEG, MP3 e WMA.

Descrição:
Suporte para uma variedade de dispositivos de reprodução. MP3/WMA/AAC reprodução de ambos os arquivoss de música e vídeo ainda JPEG DivX, AVI a partir de DVD / CD, dispositivo USB, cartão de memória SD e um leitor de iPod / iPhone. Acessórios periféricos como o sintonizador de TV para assistir televisão de forma clara, Multi-Channel Processador equipamentos de processamento de sinal. Com tudo isso você pode ainda criar uma experiência incrivel de som surround.

Especificações:
Mosfet 50 Watts X 4
Display de LCD por matriz ativa TFT largura de 7" (16:9) QVGA
Luz traseira LED com 112 cores de RGB para iluminação de botões
PAL / PAL-M/ NTSC / SECAM
Capacidade de reprodução de DVD-R / DVD-RW / CD-R / CD-RW / Divx / MP3 / WMA / AAC / JPEG
Conexão direta para USB 2.0 (velocidade total)
Conexão direta para audio e video de iPod
Aux-In (Audio / Video)
Decodificador de Dolby Digital / Linear PCM Decoder integrado (DTS Digital Out)
BlueTooth
2 Pre-saidas Hi Volt RCA
Controle de IP-Bus
EEQ
Entradas e Saidas de Audio / Video
Entrada direta para câmera traseira (não inclui câmera)
Controle Remoto

Observação: Frete por conta do comprador. Quaisquer dúvidas, mande um MP.

Peço desculpas aos moderadores mas devido a urgência preciso vender este player até segunda-feira dia 07.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca + Oportunidade DVD

por Arquiteto » 05 Abr 2014, 10:48

Alez,

vc pode repetir o anuncio na area de peças e acessorios pra dar mais visibilidade ...

:88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca + Oportunidade DVD

por Almeidão » 05 Abr 2014, 10:51

Infelizmene eu não gosto de DVD no carro, mas com certeza tem algo errado no seu carro e pode ser esta caixa que voce trocou no radiador e eu sempre digo que não em jeito se esxtragar ali, só trocando o maldito mesmo, porque se estragou o plástico, neste caso acho que o aluminio do radiador é ainda mais frágil que ele e já está entupidaço. Precisas olhar tambem os sensores que armam a ventoinha se é o correto e também a termostática, caso contrário é acertar e queimar outra vez.

Sobre a junta ser trocada com prevenção não será necessário porque se tiver usando um bom aditivo e a temperatura não passar dos 90º no painel, ela não estraga mesmo. Mas vamos e convenhamos, um carro com 100 mil km rodado, já é hora de fazer o cabeçote, trocar os retentores e retificar as válvulas e se fizerem isto já irão trocar a junta por obrigação. Só não deve fazer este trabalho os carros que gastam a cada 5 mil km, menos que meio litro de óleo. E podem ter certerza que quem faz este trabalho bem feito, o retorno volta logo em forma de economia de gasolina, porque ao misturar óleo o carro bebe bem mais que o normal e vai carbonizando tudo internamente.
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca + Oportunidade DVD

por Alcir Andreoni » 05 Abr 2014, 13:04

Que dó Alez!!!

Irmão, tenha fé que vai dar tudo certo!!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca + Oportunidade DVD

por Ives » 05 Abr 2014, 14:12

Alez escreveu:
Imagem

Logo após terminar o serviço tava assim o reservatório, limpinho.



curiosidade...o nivel do reservatorio da foto acima era com o carro a frio??? pois o nivel esta bem alto, e o correto a frio seria o nivel ali na metade do reservatorio..... poderia um nivel de agua em excesso, junto com uma tampa de reservatorio com defeito, aumentar a pressao a ponto de estourar uma junta de cabeçote??? nao sou expert na coisa, mas vendo a foto me ocorreu que poderia ter ocorrido algo assim....
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca + Oportunidade DVD

por Alez » 05 Abr 2014, 20:00

Almeidão escreveu:Infelizmene eu não gosto de DVD no carro, mas com certeza tem algo errado no seu carro e pode ser esta caixa que voce trocou no radiador e eu sempre digo que não em jeito se esxtragar ali, só trocando o maldito mesmo, porque se estragou o plástico, neste caso acho que o aluminio do radiador é ainda mais frágil que ele e já está entupidaço. Precisas olhar tambem os sensores que armam a ventoinha se é o correto e também a termostática, caso contrário é acertar e queimar outra vez.

Sobre a junta ser trocada com prevenção não será necessário porque se tiver usando um bom aditivo e a temperatura não passar dos 90º no painel, ela não estraga mesmo. Mas vamos e convenhamos, um carro com 100 mil km rodado, já é hora de fazer o cabeçote, trocar os retentores e retificar as válvulas e se fizerem isto já irão trocar a junta por obrigação. Só não deve fazer este trabalho os carros que gastam a cada 5 mil km, menos que meio litro de óleo. E podem ter certerza que quem faz este trabalho bem feito, o retorno volta logo em forma de economia de gasolina, porque ao misturar óleo o carro bebe bem mais que o normal e vai carbonizando tudo internamente.


Esse teu post me deixou mais encucado.

O cara que arrumou o radiador é profissional no ramo e a loja dele só conserta radiador e quando desmontou me assegurou que não precisava trocar o radiador completo.

Estou quase certo que foi coincidência ter estragado isso logo em seguida ao trato no sistema de arrefecimento.

Duas semanas atrás fiz uma viagem exigindo bem do carro. Pode ser que ai esteja a conclusão já que recentemente completou 140mil km rodados e ainda tem várias peças originais de fábrica ainda, inclusive o cabeçote.

Estava em dúvida se foi por conta do aditivo muito forte mas passei hoje nele novamente e realmente não teve nenhuma falha no serviço dele. Fez tudo com critério e eu acompanhei.

Na hora de re-montar tomou o cuidado de retirar a entrada de ar tanto pelo senso de temperatura ao lado da termostática quanto pela mangueira de retorno ao reservatório de expansão.

Usamos o aditivo citado + agua destilada/desmineralizada. Será que foi o uso dessa água?

Utilizamos uma da marca Super RAD.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca + Oportunidade DVD

por Alez » 05 Abr 2014, 20:06

Ives escreveu:
Alez escreveu:
Imagem

Logo após terminar o serviço tava assim o reservatório, limpinho.



curiosidade...o nivel do reservatorio da foto acima era com o carro a frio??? pois o nivel esta bem alto, e o correto a frio seria o nivel ali na metade do reservatorio..... poderia um nivel de agua em excesso, junto com uma tampa de reservatorio com defeito, aumentar a pressao a ponto de estourar uma junta de cabeçote??? nao sou expert na coisa, mas vendo a foto me ocorreu que poderia ter ocorrido algo assim....


Nessa foto ai tava quente e eu tava tomando essa gelada ai.

Abri justamente porque ele me recomendou observar o nível após chegar em casa do passeio de 150km que fiz logo em seguida a manutenção e quando esfriou estava 1 dedo acima da marca.

Por isso estou achando estranho o que aconteceu.

Acho que foi coincidência ter acontecido logo em seguida ao conserto do radiador porque acompanhei o serviço do mesmo e vi que foi feito com critério e bem feito.

Testamos o carro, observando temperatura e esperamos ventoinha disparar 3x tudo como manda o script.

:52:

Ele desconfiou de uma coisa que eu sempre achei estranho mas não tinha dado muita bola porque aqui mesmo no fórum me disseram que era normal...

Uma água que pingava no escapamento quando eu ligava ele na primeira partida do dia - isso já acontecia há algum tempo.

Ainda estou tentando entender.

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca + Oportunidade DVD

por Adriano cruz » 05 Abr 2014, 22:31

Na dúvida é melhor colocar um aditivo aprovado pelo INMETRO : PETROBRAS,HAVOLINE,PARAFLU ou qualquer outro que é encontrado nas concessionárias COLLANT UP, ACDELCO, G12 ou etc.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca + Oportunidade DVD

por Alez » 05 Abr 2014, 23:20

Adriano cruz escreveu:Na dúvida é melhor colocar um aditivo aprovado pelo INMETRO : PETROBRAS,HAVOLINE,PARAFLU ou qualquer outro que é encontrado nas concessionárias COLLANT UP, ACDELCO, G12 ou etc.


Ja vou de Acdelco na proxima.

Aproveito para perguntar: Quantos litros de aditivo coloco?

Devo usar agua da torneira ou desmineralizada?

Devo trocar o radiador?

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca + Oportunidade DVD

por Ives » 06 Abr 2014, 06:49

agua de torneira nao é das melhores opções.....tem muita quimica na agua, e ela conduz eletricidade, e ela em movimento dentro acaba fazendo eletroerosão...apesar de bem lento, com o tempo vai corroendo por dentro o bloco....

a agua ideal é a DEIONIZADA.....a desmineralizada já eh boa, visto que ela passa por um processo para remover sais e outros minerais que poderiam encrustar dentro do motor, podendo bloquear a circulação da agua....a agua deionizada, alem de removerem minerais, passa por um processo adicional para remover ions, o que acaba reduzindo consideravelmente a capacidade de condução de eletricidade, logo reduz ou impede a eletroerosão, garantindo uma vida longa ao sistema de refrigeração...esse tipo de agua pode ser encontrada em farmacias....

o q eu te sugiro?? compra direto o havoline XLC long life pre-diluido (embalagem preta/tampa laranja).....esse ja vem pronto pre-diluido na proporção de 50% de aditivo e 50% de agua deionizada......ai nao precisa estressar em misturar, e ja vem com a agua adequada....
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca + Oportunidade DVD

por Alez » 06 Abr 2014, 07:53

Ives, aqui na minha cidade eu não encontro mais esse aditivo havoline.

E se for comprar pela net vai demorar chegar.

Amanhã o carro vai para o reparo.

Outra dúvida, caso o preço dessa junta genuína GM seja impraticável, qual devo comprar?

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca + Oportunidade DVD

por Adriano cruz » 06 Abr 2014, 09:25

É melhor demorar do que colocar um produto ruim. Procura em grandes redes de supermercado pra ver se encontra. Eu uso esse da embalagem preta que já é pré-diluído com água deionizada. Uma dica: quando coloquei eu sabia que no bloco e radiador querendo ou não, fica líquido velho, então eu fiz alguns enxágues com HAVOLINE XLC 50/50 PRONTO PRA USO pra ficar 100% perfeito sem qualquer vestígio de contaminação de cloro ou sais minerais. Pode sair um pouco caro mais se você quer benefícios à longo prazo como "eu" vai sair barato e pode rodar 5 anos ou 250.000 km sem trocar. O que eu posso afirmar pra você com 100% de certeza por experiência própria é que o ponteiro de temperatura nunca mais chegou em 90 graus, e isso aqui no calor do NORDESTE, ele vai no máximo em 88 graus e já cai.
Dá uma olhada nisso por favor pra você comprovar do que eu estou falando:
http://www.cepsa.com/stfls/CepsaPt/O%20 ... 090511.pdf

Quanto a junta o código GM é : 90466321 ou 93363560 e custa 53,94 na rede autorizada.
Ou você pode comprar Junta SABÓ que é nessa faixa de R$ 50,00.

Beleza ? Espero ter ajudado de alguma forma.
PS.: Dá uma olhada no link que eu coloquei. :88:

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca + Oportunidade DVD

por Ricardo Crispim » 06 Abr 2014, 11:07

Certamente o problema no seu carro não foi provocado por esse aditivo que você colocou, embora pelo valor que já vi ser cobrado por ele (em média menos de R$ 10,00), deve ser uma porcaria...
Devem ser observadas várias outras variantes como já foi falado anteriomente pelos nossos amigos que entendem bem da parte mecânica.
Tem um monte de aditivo no mercado, inclusive de marcas famosas que não vale nem um real, aliás quando se compra um aditivo desses você está pagando apenas pela água deionizada que vem nele. Aí, convenhamos que uma água, só por estar com um corante rosa por R$ 6,00 a 10,00 está bem cara...
Uma coisa que deve ficar clara para todos é que a cor rosa ou vermelha não garante em nada que seja um aditivo orgãnico ou muito menos de boa qualidade, mas como grande parte das montadoras utilizam aditivo dessa cor, os enganadores se aproveitam.
Só para você terem uma idéia, a nossa querida e problemática Petrobrás lançou no mercado um aditivo orgânico, este aqui:

Imagem

Legal, não é mesmo?
Curioso, fui ler o encarte (abaixo)

Imagem

Para os leigos no assunto, ou seja, maioria da população que não tem a obrigação de saber o que essas normas que são descritas na embalagem e folder querem dizer, é um produto confiável, boa marca, orgânico, etc...

Para quem trabalha e conhece isso como eu, pura enrolação..
Na embalagem, uma das poucas coisas que está escrito e é sério, é quando denomina o produto como fluido. Pois é, quando vocês lerem fluido é porque o produto é pronto para uso, já diluído. Isso é louvável, já que a maioria dos fabricantes omitem essa informação.
O resto é pura embromação, mas quando nos deparamos com a informação que atende à norma NBR 13705 A, ferrou tudo, pois essa norma diz:

"Veículos rodoviários automotores — Aditivos para arrefecimento de motor endotérmico, tipo inorgânico A e B, concentrados — Requisitos e métodos de ensaio"

http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=87504

Vejam que a norma é para aditivos inorgânicos e concentrados e o produto é diluído.

A norma que rege os orgânicos é a NBR 15297

http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=000371

Então, como o post está longo, deixo a dica para voc~es quando forem comprar aditivo para sistema de arrefecimento, procurem dar uma lida no rótulo. E atentem se estiver escrito que atende ao item de corrosão da norma tal. Se estiver escrito isso, fuja, pois será só um anticorrosivo. Tem de estar escrito que atende à norma ABNT NBR 15297 (orgânico) ou 13705 (inorgânico)

Que presta de verdade, Havoline, Bardahl ou Paraflu (que parece que deixou de ser fabricado com esse nome e eu acho que é Petronas ), o da total(utilizao nos carros franceses) e o STP Celsius (só esse da STP serve).

Forte abraço!!!!!!!!!!!

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca + Oportunidade DVD

por JoãodoValle » 06 Abr 2014, 11:21

Alez, procura em postos Shell o Bardall Rad cool. Encontra muito fácil nesses postos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: | Manutenção Arrefecimento - Zinca + Oportunidade DVD

por Almeidão » 06 Abr 2014, 14:23

Se voce não tem como esperar um aditivo por internet ou não consegue comprar um da Bardhal ou Wurth organico na sua cidade, usee agfua pura uns dias atreé que ele chegue.

Mas respondendo sua duvida lá atrás, voce deve ter percebido que não perguntei como ficou a temperatura do seu carro depois do conserto do radiador eu simplesmente fui catedrático em informar que esta peça não tem conserto e isto venho comentando há anos e o pior de tudo que as vezes o conserto não é barato e por menos R$ 500,00 voce consegue um Radiador Visconde novo que é muito bom, identico a um originaal e é original em vários carros.

Sempre comento que a temperatura normal é entr 82 a 87º no painel com ar desligado, se é maior ou menor no motor é outra coisa mas para nós quem manda é o painel e nunca fica lá em cima nos 87 estourando 90, ele vai lá e volta estando na cidade e isto sempre que esteja com o ar desligado e se necessário for fica um dia inteiro assim. Já com o ar ligado ele não passa de 92 graus e oxila entre 92 e baixando nos 85º e não se espante se ele ficar mais vezes nos 90º, ISTO COM O AR LIGADO.

Se ao consertar o radiador, Termostática correta, boomba dágua nova e Cebolão correto e ele fica diferente disto acima, hummm. Problema.

Vai por mim amigo, comece do zero e com um radiador novo, termostática 82º um cebolão 760MTE e um dos aditivos que informo acima se voce não achar o Havoline. Aquantidade é 3 litros para o Vectra.

Sobre a côr, o Ricardo Crispim já disse, não tem nada a ver côr e qualidade, afinal não é o produto que tem a côr, é a côr que é colocado no produto.
Imagem

104 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 167 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.