O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaDicas para testar o ar condicionado
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

41 mensagens
victor
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 23 Out 2013, 18:46
Nome Completo: victor henrique
Cidade: santo andre
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dicas para testar o ar condicionado

por victor » 01 Dez 2015, 20:13

Está e a peça que estou me referindo [img]http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/12/01/9066321216.jpg[/img][/url] [/img]

felipe97augusto
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 30 Nov 2015, 09:58
Nome Completo: Felipe Augusto
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dicas para testar o ar condicionado

por felipe97augusto » 03 Dez 2015, 08:53

Gostei muito da dica do teste. Chegando em casa vou dar uma olhadinha no meu, se ele tem 2 fios normal ou se tem 4 que nem algumas pessoas aqui estão falando.

Espero que eu consiga fazer o teste, e colocar pra funcionar, porque o verão ta ai né! Hehehe É nóis!

victor
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 23 Out 2013, 18:46
Nome Completo: victor henrique
Cidade: santo andre
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dicas para testar o ar condicionado

por victor » 03 Dez 2015, 10:44

Olá felipe97augusto , se vc conseguir fazer o teste coloca aqui no clube para ajudar.

Agradeço desde já.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Dicas para testar o ar condicionado

por Almeidão » 03 Dez 2015, 13:00

victor escreveu:Olá almeidao, tenho sim no pressostato tem 4 fios ligados nele, porém o meu ar condicionado não veio de fábrica eu o coloquei em 2000. Mas se o original são 2 poderia me falar qual eu poderia ligar para testar, se eu conectar errado pode queimar algum módulo? E se eu retirar aquela peça vazara o gás ?? Está è a peça que me refiro http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM

Agradeço desde já.


Não vaza, Voce precisará duas chaves de boca para tirar, isto porque o cano é muito frágil, colo uma chave no cano e outra na peça para desenroscar la. Se ele não é original, eu não posso te ajudar de longe para testar, vai que o cara ligou do jeito dele e ai seira arriscado, o correto é rocar a peça e rezar para ser ela e 99% dos caso é ela, só não é ela se houver falta de gás. Ao soltar esta peça ó perde um pouquinho de gas, quase nada por se tratar de um bico igual usado em Pneus, ao recolocar, muita atenção no anel de borracha se está no local correto, é ele que veda ok?

Só uma dica mais para quem tem esta peça somente no carro e nela consta os 4 fios. Eu testaria, não acredito que afete o módulo, mas não testaria fazendo um jump direto, ligaria a chave e colocaria um fio em um conetor do lado fêmea e o outro encostaria rápido. Se armar a ventoinha, seria este o da ventoinha, então os outros dois serão do compressor. Com certeza voce olhando a tomada os dois de um lado é de um e os outros dois é do outro. Não é um na ponta e outro na outra.

Sds
Imagem

felipe97augusto
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 30 Nov 2015, 09:58
Nome Completo: Felipe Augusto
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dicas para testar o ar condicionado

por felipe97augusto » 07 Dez 2015, 09:41

victor escreveu:Olá felipe97augusto , se vc conseguir fazer o teste coloca aqui no clube para ajudar.

Agradeço desde já.

Cara, fiz o teste que o Almeidão recomendou.

Fiz do seguinte modo.

Liguei o carro, liguei o botão do ar, e fiz o jump. Meu amigo mecânico olhou por baixo do carro pra mim se o compressor ligava, e ele disse que ligou. E assim que fiz o jump, a ventoinha do carro começou a funcionar, fiz com um clips, veio mó bafão quente na minha cara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas o importante é que funcionou. Mas antes de tudo isso, testei o gás pelo cano mais fino, localizado atrás do farol do passageiro. Saiu gás, mas não foi muito. Foi fraquinho, ele mostrou pra mim em um outro carro que tinha lá na oficina, e saiu com uma pressão muito forte.

Ele me disse que não acredita que seja vazamento, porque se fosse não teria gás nenhum. Falou que pode ser o seguinte, como o ex dono disse que não ligava muito pra ar condicionado, que nem usava direito porque aumenta consumo e tudo mais, por falta de uso mesmo, acabou dando passagem de gás. Ele disse que tem que usar de vez em quando e tal, então falou que provavelmente seja apenas falta de gás e o compressor não está armando.

Vou providenciar um teste pra ver se não tem vazamento nenhum mesmo, mandar encher o gás, e caso não funcione, provavelmente é o pressostato.

Mas sendo o pressostato ou não, eu tenho que encher o gás, pois vi que apesar de ter, a pressão está muito pouca.

Abraços!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Dicas para testar o ar condicionado

por Almeidão » 07 Dez 2015, 11:14

Ok, ao colocar o gás o pressostato irá funcionar caso ele esteja bom. Para o pessoal que quer testar se tem gás, muito cuidado, vá sempre na válvula que parece com uma válvula de pneu, a outra é uma bolinha preta e mole se colocar algo ali vai furar e os caras gostam de vender ela, dá um lucro danado,
Imagem

anthrax581
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Nov 2015, 10:05
Nome Completo: adavilson oliveira
Cidade: esteio
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Comfort 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dicas para testar o ar condicionado

por anthrax581 » 14 Fev 2016, 11:23

ola pessoal meu vectra 97 parou de funcionar ar de um dia para o outro lendo no forum resolvi tentar resolver o problema comecei pelo gas.tinha bastante pressao entao fui ao pressostato. acionava a ventoinha mas ligava comprenssor.fui ao fusiveis todos inteiros.entao fui para partes dos reles.todos bons.porem notei que mesmo fazendo direta no rele o comprenssor bnao acionava.foi ai que resovi parti para comprenssor.para minha surpresa quando fiz direta ele ligou.resolvi testar com os componentes ligado. liguei motor,acionei ventilador nivel 3,liuei o botao do ar e fui la na frente para ligar os fios do comprenssor direto na bateria.e para minha surpresa quando eu encostei o neutro na bateria o compressor acionou.foi so entao que eu descobri que era falta de aterreamento comprenssor.puxei um terra direto e ficou 10.fica a dica.espero ter ajudado alguem que tenha um problema semelhante.se eu fosse a uma oficina de cara.conserteza os mecanicos diriam que era comprenssor.

saulo daniel
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Fev 2016, 19:01
Nome Completo: cleverson ortega
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Dicas para testar o ar condicionado

por saulo daniel » 14 Mar 2016, 04:00

Williams escreveu:Fuente del Mensaje Desculpa desenterrar o tópico pessoal, mas gostei muito dos testes, apenas me falta uma dúvida.

O ar-condicionado tem gás, passou no primeiro teste, esborrifou gás e com bastante força. Só que no ir para os pressostatos, eu encontrei os dois, porém pra mim quase pareceram no mesmo tamanho, mas tem um que o "conector" parece ser maior. Só que eu não consigo tirar ele de jeito nenhum, e não queria forçar pra não quebrar nada, como tira essa tal trava?

Nando98
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Mar 2016, 21:38
Nome Completo: Fernando Darago
Cidade: Toledo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Dicas para testar o ar condicionado

por Nando98 » 30 Mar 2016, 22:57

Preciso da opinião de alguém entendido do assunto ar-condicionado, o ar digital do meu GLS 98 não tava armando o compressor, aparentemente tá tudo ok...vi as dicas para testar o sistema e apertei o ventil e saiu com pressão, então fui até o pressostato e fiz o jumper liguei o carro e o ar no auto, funcionou perfeitamente, gelou e talz deixei ligado por cerca de 5 minutos e tudo normal não perdeu rendimento da temperatura e ta gelando até bem, desliguei o carro tirei o jumper e pluguei no pressostato novamente, uns minutos depois sai com o carro é resolvi ligar o ar pra ver oq acontece e pra minha surpresa o compressor ligou e ta gelando normal, a minha dúvida é se eu fico usando o ar normalmente sem correr risco de estragar algo já que está tudo ligado originalmente ou levo pra fazer uma revisão.

Helder2015
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Jan 2016, 06:28
Nome Completo: Helder.da.silva souza
Cidade: Taguatinga
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Dicas para testar o ar condicionado

por Helder2015 » 14 Nov 2016, 10:33

Ives escreveu:Fuente del Mensaje deveria ter fusiveis ali sim.....de uma olhada na foto abaixo (internet) onde aparecem os fusiveis

Imagem

o rele bem da esquerda seria o q aciona o compressor e o fusivel ao lado deve deve ser o da polia...o estranho que os dois fusiveis verdes protegem os ventiladores, deveria ter para operar os dois estagios dos ventiladores, a nao ser que eliminaram os fusiveis, ai pode ter soltado alguma emenda do fio que vai pro compressor.....

Galera podem me ajudar o meu compressor não ta armando testei com multímetro no fuzivel e não ta chegando energia na caixinha preta próximo a bateria os ventiladores funcionam normalmente

F15xande
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Nov 2016, 21:46
Nome Completo: Luciano Alexandre Corrêa Brum
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Dicas para testar o ar condicionado

por F15xande » 25 Nov 2016, 22:51

Nando98 escreveu:Fuente del Mensaje Preciso da opinião de alguém entendido do assunto ar-condicionado, o ar digital do meu GLS 98 não tava armando o compressor, aparentemente tá tudo ok...vi as dicas para testar o sistema e apertei o ventil e saiu com pressão, então fui até o pressostato e fiz o jumper liguei o carro e o ar no auto, funcionou perfeitamente, gelou e talz deixei ligado por cerca de 5 minutos e tudo normal não perdeu rendimento da temperatura e ta gelando até bem, desliguei o carro tirei o jumper e pluguei no pressostato novamente, uns minutos depois sai com o carro é resolvi ligar o ar pra ver oq acontece e pra minha surpresa o compressor ligou e ta gelando normal, a minha dúvida é se eu fico usando o ar normalmente sem correr risco de estragar algo já que está tudo ligado originalmente ou levo pra fazer uma revisão.

Amigo provavelmente está havendo mal contato no pressostato. Compra em qualquer auto peças um limpa contato, retira o engate do pressostato e borrifa nos pinos macho e fêmea. As vezes parou por uma simples sujeira. Espero ter ajudado. Abs

F15xande
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Nov 2016, 21:46
Nome Completo: Luciano Alexandre Corrêa Brum
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Dicas para testar o ar condicionado

por F15xande » 25 Nov 2016, 22:55

Helder2015 escreveu:Fuente del Mensaje
Ives escreveu:Fuente del Mensaje deveria ter fusiveis ali sim.....de uma olhada na foto abaixo (internet) onde aparecem os fusiveis

Imagem

o rele bem da esquerda seria o q aciona o compressor e o fusivel ao lado deve deve ser o da polia...o estranho que os dois fusiveis verdes protegem os ventiladores, deveria ter para operar os dois estagios dos ventiladores, a nao ser que eliminaram os fusiveis, ai pode ter soltado alguma emenda do fio que vai pro compressor.....

Galera podem me ajudar o meu compressor não ta armando testei com multímetro no fuzivel e não ta chegando energia na caixinha preta próximo a bateria os ventiladores funcionam normalmente

Amigo. É difícil falar longe do carro. Mas pode ser que retiraram o fusível ao lado desse de cor ambar. Pode ser algum desses fusíveis rompidos, de forma que é difícil de visualizar. teste com o multímetro a continuidade dos fusíveis para ter certeza que estão bons. Senão resolver ai na caixa de fusíveis interna e vê se os fusíveis estão íntegros. Se nada disso funcionar comece a vistoriar o chicote, para ver se tem algum fio rompido. Pode tentar uma direta no compressor também para ver se está funcionando. Depois posta se foi resolvido. Espero ter ajudado. Abs

AlessandroPatricia
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Dez 2014, 07:42
Nome Completo: Alessandro
Cidade: Ponte Nova
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Dicas para testar o ar condicionado

por AlessandroPatricia » 18 Fev 2017, 08:21

Bom dia Pessoal

Ontem finalmente ressuscitei o ar de meu Vectra 97, onde levei a uma oficina especializada em ar.

O sistema de ar condicionado está funcionando normalmente, armando o compressor pelo botão e gelando que é uma maravilha, porem a parte elétrica não ficou legal.

O ventilador de maior rotação não esta armando quando a pressão do compressor está alta, tentaram identificar mais pelo fato do cara não ter muito conhecimento elétrico ficou sem resolver está questão.

Alquem poderia dar alguma dica do que posso fazer?

Pq segundo o técnico me disse, dentro da cidade não é viável eu ligar o ar por poder forçar muito o compressor. Procede esta afirmação??

Desde já agradeço,

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Dicas para testar o ar condicionado

por Ju_Bueno » 18 Fev 2017, 16:19

Alessandro, veja nos dois tópicos dos links abaixo algumas informações sobre o pressostato de alta:
viewtopic.php?f=45&t=10337&p=145672&hilit=pressostato+alta#p145672

viewtopic.php?f=39&t=13605&p=160207&hilit=pressostato+de+alta#p160207

E esse negócio de que usar na cidade vai forçar o compressor, nada a ver esse técnico! Vc vai sentir o motor do carro um pouco mais pesado (pelo menos em baixas rotações) por estar girando tb o compressor do ar, e isso vai aumentar um pouquinho o consumo.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

soar 230213+
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Mar 2018, 08:48
Nome Completo: Rafael Soares dos Santos
Cidade: Barra Mansa
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 41

Dicas para testar o ar condicionado

por soar 230213+ » 14 Abr 2021, 09:33

Bom dia , boa tarde ou noite
Preciso de uma ajuda do grupo,tenho um Vectra gls 2.0 8v 1997 com ar condicionado.
Porém foi batido de frente, na lanternagem,o pessoal saiu cortando os fios da frente do carro.
Aí o antigo dono que me passou o carro,não me passou sobre o ocorrido, o Eletro ventilador só funciona com alta rotação,verifiquei pq tinha alguns fios cortados e outros ligados em caixa com 3 fusíveis e 1 relé e em outra caixa de relés contendo 6 relés.
Minha dúvida seria isso, é original ou foi adaptado? Porque tenho o programa do simplo e pelo ano e modelo,esse Vectra tem só 4 relés e 3 fusíveis na caixa de relés na frente da bateria.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dicas para testar o ar condicionado

por Almeidão » 14 Abr 2021, 11:28

O correto ali são 4 relês, mas tem espaço para adaptação e talvez fizeram isto, acredito também que tenha alguns carros com 5 mas não saberia dizer o que este quinto faz, para o sistema de arrefecimento e ar condicionado são 4, sendo 3 relês auxiliares. O primeiro para armar o primeiro estágio, o segundo para habilitar o pós chave do segundo estágio (este segundo é diferente com 5 terminais), o terceiro para armar o segundo estágio e o quarto é o relê do ar condicionado. Considero a contagem da esquerda para direita do carro. Lembro a você que as duas ventoinhas sempre estão iguais, param juntas, primeiro estágio juntas e segundo estágio juntas, se não for habilitado o primeiro estágio, entra o segundo porem somente com uma ventoinha, a interna. E quando o sistema está perfeito o segundo estágio não entra nunca se o ar estiver desligado. O relê do ar faz armar as ventoinhas no primeiro estagio quando liga o ar e faz compensar a marcha lenta, na verdade faz mais de uma função e eu nem sei quais são ao certo o que faz no geral este 4º relê.
Imagem

grahhhh
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 24 Set 2019, 08:42
Nome Completo: Cristian Grach
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 31

Dicas para testar o ar condicionado

por grahhhh » 25 Set 2023, 19:26

Rapazeada, to aqui ressuscitando o post, porque to com uma dúvida, e não faço idéia de o porquê é diferente.
Então, mês passado resolvi dar uma carga de gás no carro, depois de muito tempo sem ar condicionado, porque ia viajar, o cara da oficina de ar condicionado falou que por estar tanto tempo sem usar era no máximo uma semana pra aparecer vazamentos e o ar parar de novo, ja imaginava, mas como ia viajar se aguentasse 1 semana tava ótimo, demos a carga o ar trincou, fui viajar, em momentos precisava desligar o ar por estar frio demais, com temperatura externa de 32ºC. HSAHASHASHASHSA
enfim, voltando pra casa, 750 km depois o ar parou, pensei, la se foi o gás mas cumpriu o papel no caminho, 2 dias depois gelou de novo, do mesmo modo que gelou após a carga.
E depois disso funciona quando quer.
Testei ligar o compressou direto, Gela 100%
Testei relé do compressor, 100%
Fui testar o pressostato, mas no meu carro não tem 2 sensores, apenas 1 de 3 fios. até vi um vídeo mostrando como testar usando um potenciômetro de 100k mas não vi diferença, existe outra maneira de testar o chicote e o sensor? Alguem saberia me dizer onde aqueles fios vão? Gostaria de testar a continuidade deles pra ter certeza que os fios não estão em curto ou coisa do tipo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dicas para testar o ar condicionado

por Almeidão » 26 Set 2023, 12:08

grahhhh escreveu:Fuente del Mensaje Rapazeada, to aqui ressuscitando o post, porque to com uma dúvida, e não faço idéia de o porquê é diferente.
Então, mês passado resolvi dar uma carga de gás no carro, depois de muito tempo sem ar condicionado, porque ia viajar, o cara da oficina de ar condicionado falou que por estar tanto tempo sem usar era no máximo uma semana pra aparecer vazamentos e o ar parar de novo, ja imaginava, mas como ia viajar se aguentasse 1 semana tava ótimo, demos a carga o ar trincou, fui viajar, em momentos precisava desligar o ar por estar frio demais, com temperatura externa de 32ºC. HSAHASHASHASHSA
enfim, voltando pra casa, 750 km depois o ar parou, pensei, la se foi o gás mas cumpriu o papel no caminho, 2 dias depois gelou de novo, do mesmo modo que gelou após a carga.
E depois disso funciona quando quer.
Testei ligar o compressou direto, Gela 100%
Testei relé do compressor, 100%
Fui testar o pressostato, mas no meu carro não tem 2 sensores, apenas 1 de 3 fios. até vi um vídeo mostrando como testar usando um potenciômetro de 100k mas não vi diferença, existe outra maneira de testar o chicote e o sensor? Alguem saberia me dizer onde aqueles fios vão? Gostaria de testar a continuidade deles pra ter certeza que os fios não estão em curto ou coisa do tipo.


Estes fios do pressostato unico acredito que um seria para as ventoinhas do segundo estágio caso a pressão do gás tiver alta, e acredito que um venha direto da central, apenas acredito sem certeza. O Vectra ao usar o máximo de poténcia para uma ultrapassagem o compressor se desliga, um destes fios pode ser para esta função e se for eu acredito que venha da central, teria que olhar o esquema elétrico para ter certeza.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dicas para testar o ar condicionado

por chirola » 26 Set 2023, 12:44

na teoria tem um presostato de alta e um de baixa , o de alta liga o segundo estagio da ventoinha imagino que vai para a caixa de reles , o de baixa deveria evitar o compressor ligar se não temcarga de gas .
como testar ele , não sei mais vou falar como eu fiz ou como faria com poucas ferramentas.
ele liga o segundo estagio cuando o sistema de ar chega a 250psi cuando teste no meu carro ligue os manometros na tubulação de ar condicionado e espere a preção chegar perto 250psi ligou o segundo estagio com 240psi se não me engano ( foi faz tempo ) , como testaria sem manometros , imagino que tentaria identificar os fios do plug e colocaria um multimetro no que aciona o rele para ver se depois de um tempinho ligado o ar ele tem sinal .
o presostato funciona como uma cebolinha de oleo com preção da sinal sem preção o circuito fica aberto , me corrijam se eu to errado

grahhhh
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 24 Set 2019, 08:42
Nome Completo: Cristian Grach
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 31

Dicas para testar o ar condicionado

por grahhhh » 29 Set 2023, 17:56

Então, andei pesquisando sobre, uns meses atras comprei um segundo vectra (97) pra retirada de peças (por 1500 ter um carro inteiro pra tirar reposição foi uma pechincha kkkkkk), e pensei, se estragar qualquer coisa tenho de onde tirar, porém a parte de arrefecimento e ventoinhas do 97 é beem diferente, o meu é um 98 e não tem cebolão, não tem os 2 pressostatos do ar condicionado (alta e baixa), tem tudo é controlado pelo módulo. Porém eu não quero ter que comprar um sensor novo sem nescessidade, ja fiz isso uma vez com o sensor de rotação e no fim não precisava ter comprado era apenas o conector que tava com problema.
Esse "transdutor" trabalha com sinal PWM (um sinal digital) alimentando as informações pro módulo, que controla tudo, desde armar as ventoinhas, até compressor e tudo mais, no meu conhecimento esse tipo de sistema só era aplicado pros vectras de 2001/2002 pra frente, meu primo tem um 2000 que ainda usa o sistema eletromecânico de cebolão e pressostato de alta e baixa.
Ai a minha dúvida era como testar o sensor em sí pra eliminar ele da equação e procurar outro motivo pra não armar o compressor, ou trocar ele mesmo.

41 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 139 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.