O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaDicas para testar o ar condicionado
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

41 mensagens
Xexeuvcd
GL Member
GL Member
Mensagens: 50
Registrado em: 09 Abr 2013, 14:07
Nome Completo: Emerson Fernandes
Cidade: Goiania
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Dicas para testar o ar condicionado

por Xexeuvcd » 23 Abr 2013, 13:07

Galera queria algumas dicas para testa o AC do Vectra ele parou de funcionar e nem tenho ideia do que pode ser.
como saber se e somente o gás?
Vectra CD 2.0 16V 141CV 96/97 Prata Huet
CB/TC/ABS/Air Bag Duplo/Teto Solar/TF Orig+Comandos no Volante.
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: AC Dicas para testar.

por Ives » 23 Abr 2013, 14:12

alguns testes rapidos.....

primeiro é retirar as duas tampinhas pretas q tem em dois canos de aluminio logo atras ao farol do passageiro.....existe um cano grosso, e um mais fino.....retire as tampinhas pretas, e vc vera q existe um "ventil" tipo de bicicleta...usando uma chave ou outro, pressione rapidamente no cano fino.... vc vera o gas sair se tiver pressao (nao se preocupe, o q sai sao graminhas durante um teste rapido, q nao altera o rendimento)....soh nao fique segurando :P eh soh ate ver o esguicho.....

esse teste é pra ver se existe algum gas.....nao quer dizer q tenha quantidade necessaria pra funcionar.....entao se tiver gas, entao teste o pressostato de baixa.....se vc olhar por cima entre o motor e o radiador, verá la embaixo novamente dois canos de aluminio.....no cano fino terá dois pressostatos, um grande e um pequeno......retire o conector do pressostato grande (tem q tirar uma travinha de ferro para poder retirar o conector, simples de identificar) e entao use um fio ou clips e faça um curto nos pinos q tem cabo chegando nele (tem 4 pinos, mas soh usa 2 pinos no chicote)....faça o teste rapido (coisa de 5 segundos) apenas para comprovar q o compressor esta ligando

se o compressor ligar, podem ser duas coisas.......falta de gas (pouca pressao, ai tem q buscar reparo para identificar onde vazou) ou falha do pressostato (precisa substituir)...... se tiver gas (primeiro teste) e curto-circuitando ligar, acompanhe o rendimento do ar condicionado, se vc achar normal, é provavel q seja apenas falha no pressostato, mas se o rendimento cair bastante, é pq tem pouco gas no sistema, e dai é melhor nao utilizar ate identificar o vazamento e repor a carga de gas....

caso tenha gas, e curtocircuitando nao ligar o sistema, ai pode ser relés/fusiveis ou bobina do compressor queimada....
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Re: AC Dicas para testar.

por Paty1521 » 25 Abr 2013, 15:23

Ives e fera!!! :38:
Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: AC Dicas para testar.

por Williams » 31 Dez 2013, 22:26

Desculpa desenterrar o tópico pessoal, mas gostei muito dos testes, apenas me falta uma dúvida.

O ar-condicionado tem gás, passou no primeiro teste, esborrifou gás e com bastante força. Só que no ir para os pressostatos, eu encontrei os dois, porém pra mim quase pareceram no mesmo tamanho, mas tem um que o "conector" parece ser maior. Só que eu não consigo tirar ele de jeito nenhum, e não queria forçar pra não quebrar nada, como tira essa tal trava?

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: AC Dicas para testar.

por Ives » 01 Jan 2014, 14:24

a trava do conector eletrico?? é bem facil, soh alavancar ela com chave de fenda....nao deve precisar muita força, com jeito sai ate na mao....

quanto ao tamanho, um é duplo (maior) e tem conector com 4 pinos, enquanto o outro é menor (2 pinos)....o 2 pinos é para ativar o segundo estagio do ventilador, e o de 4 pinos é pra proteger quanto a excesso e falta de gas....no 4 pinos entram apenas 2 fios, tente jumpear eles e ver se o sistema volta a funcionar....como tem gas, deve voltar a gelar, se isso ocorrer e vc ver que o sistema esta gelando normal, bastara substituir o pressostato....custa cerca de 50 reais a peça.....pra trocar basta desrosquear rapido, ela tem valvula schrader na conexao, o que impedira vazar o gas....pode vazar pouca coisa apenas conforme vai desrosqueando ate a valvula fechar, mas é insignificante, nao eh necessario recarga nem nada.....e dai rosquear novamente a nova peça...... peça junto com o pressostato o anel "O-ring" novo, ele vai dentro para garantir a vedação apos instalar o pressostato....vc vai ver isso no pressostato antigo, mas nao é recomendado reaproveitar pois pode nao vedar corretamente por ja estar amassada/ressecada, e nao custa nem 1 real normalmente.....
Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: AC Dicas para testar.

por Williams » 01 Jan 2014, 18:40

Ives escreveu:a trava do conector eletrico?? é bem facil, soh alavancar ela com chave de fenda....nao deve precisar muita força, com jeito sai ate na mao....

quanto ao tamanho, um é duplo (maior) e tem conector com 4 pinos, enquanto o outro é menor (2 pinos)....o 2 pinos é para ativar o segundo estagio do ventilador, e o de 4 pinos é pra proteger quanto a excesso e falta de gas....no 4 pinos entram apenas 2 fios, tente jumpear eles e ver se o sistema volta a funcionar....como tem gas, deve voltar a gelar, se isso ocorrer e vc ver que o sistema esta gelando normal, bastara substituir o pressostato....custa cerca de 50 reais a peça.....pra trocar basta desrosquear rapido, ela tem valvula schrader na conexao, o que impedira vazar o gas....pode vazar pouca coisa apenas conforme vai desrosqueando ate a valvula fechar, mas é insignificante, nao eh necessario recarga nem nada.....e dai rosquear novamente a nova peça...... peça junto com o pressostato o anel "O-ring" novo, ele vai dentro para garantir a vedação apos instalar o pressostato....vc vai ver isso no pressostato antigo, mas nao é recomendado reaproveitar pois pode nao vedar corretamente por ja estar amassada/ressecada, e nao custa nem 1 real normalmente.....


Levei uma tunda pra conseguir tirar o conector mas consegui. õ/

Só que tem mais problemas, o conector maior do meu tem 4 fios que vão pra ele, é um conector "quadrado" o outro é retangular, acredito que esse deva ser o 2º estágio correto? Tentei tirá-lo pra ter certeza, mas negócio era mais valente pra sair do que o primeiro e aparentemente nele, eu não vi nenhuma trava D:

Nesse o conector quadrado lembra tipo um relé, só que nele claramente da pra ver que vão 4 fios, agora fiquei na dúvida, qual eu devo jumpear. A não ser que seja o conector retangular, mas acho que não, porque bateu na descrição o conector é maior, tem a travinha e tudo mais.

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: AC Dicas para testar.

por Williams » 02 Jan 2014, 12:15

Não consegui entender o pressostato, resolvi fazer diferente, peguei os fios do compressor e liguei direto na bateria... haha'

Funcionou que é um beleza, mas não quer dizer que não surgiram novos problemas, primeiramente, o compressor tá fazendo barulho, o barulho é muito semelhante quando você abre a tampa do óleo do motor com ele ligado. Um barulho meio grave, meio feio, deve ser o famoso roncando que vocês tanto falam. KKKK

Sem falar que sinto o motor pesar bastante na hora que aciono ele, da uma boa caída na lenta e depois o motor corrige a rotação, e ele volta ao normal e o barulho diminui, fica bem mais baixo. No momento que o compressor liga, o ar gela na hora, não satisfatoriamente, provavelmente porque o gás é pouco, deve ser por isso que o compressor não liga por boa vontade.

Já ouvi muito falar que barulho no compressor do Vectra pode ser tanta coisa, e muitas vezes até normal. Alguma idéia?

Avatar do usuário
QuackMastter
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jul 2013, 09:39
Nome Completo: Maicon Miglioranza
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: AC Dicas para testar.

por QuackMastter » 02 Jan 2014, 15:24

relé - fusíveis...
eu fiquei meio ano com o desembaçador de vidro traseiro sem funcionar só por causa de um fusível, ficava sempre pensando que era uma trilha queimada do vidro...

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: AC Dicas para testar.

por Williams » 02 Jan 2014, 18:07

QuackMastter escreveu:relé - fusíveis...
eu fiquei meio ano com o desembaçador de vidro traseiro sem funcionar só por causa de um fusível, ficava sempre pensando que era uma trilha queimada do vidro...


Estou começando achar que é fusível, relé ou o pressostato, hoje tomei coragem e deixei o compressor ligado na bateria, e andei com ele por um bom tempo... Pessoal o negócio tá gelando muito bem. Não andei em outros Vectras com ar ligado, mas o que ele ta gelando é mais do que o suficiente pra mim.

Como faço para testas os fusíveis, relés do ar? Tenho que jumpear o pressostato tb, pra ver se não é ele, mas não sei quem ligar com quem, já que são 4 fios no mesmo conector...

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: AC Dicas para testar.

por Ives » 02 Jan 2014, 20:32

tem 4 fios chegando no conector mesmo?? o meu aqui o conector é 4 pinos, mas soh tem fio em 2 dos 4 pinos...dai bastava jumpear esses dois q funcionava e gelava na hora.....

realmente é provavel q o pressostato esteja desligando errado.....foi exatamente isso aconteceu com o meu algum tempo atras....foi soh trocar o bichinho e sair pro abraço......q ele é uma mola calibrada, com o tempo deve perder a força e desliga mais facil do q deveria.....
Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: AC Dicas para testar.

por Williams » 02 Jan 2014, 21:27

Ives escreveu:tem 4 fios chegando no conector mesmo?? o meu aqui o conector é 4 pinos, mas soh tem fio em 2 dos 4 pinos...dai bastava jumpear esses dois q funcionava e gelava na hora.....

realmente é provavel q o pressostato esteja desligando errado.....foi exatamente isso aconteceu com o meu algum tempo atras....foi soh trocar o bichinho e sair pro abraço......q ele é uma mola calibrada, com o tempo deve perder a força e desliga mais facil do q deveria.....


Sim, tem 4 fios, o cara da mecânica, falou que um é o negativo, um é o positivo, um manda sinal pra injeção e outro pra quando mete o acelerador lá na lata, pro compressor desligar,se procede, eu não sei, mas foi isso que ele falou, pra jumpear esse tem que pegar o positivo com o negativo, porém entre todos eu não sei qual é, só com aquelas lampadas teste.

Será que não pode ser um simples fusível? Ou algo do gênero, porque na caixa de relés do ar, que fica perto da bateria uma caixinha comprida, ela é cheia de capas de relé, não tem nenhum fusível, nenhum aparente pelo menos. Como eu disse o ar gela legal, só que o compressor só liga direto com a bateria, deixei de tal forma que ele só liga se apertar o botão dentro do carro. Posso deixar o fio da bateria ligado infinitamente ali, que o compressor só liga quando acionado dentro do carro. E assim, funciona normal, mas não quero andar com gambiarra.

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: AC Dicas para testar.

por Ives » 04 Jan 2014, 17:00

deveria ter fusiveis ali sim.....de uma olhada na foto abaixo (internet) onde aparecem os fusiveis

Imagem

o rele bem da esquerda seria o q aciona o compressor e o fusivel ao lado deve deve ser o da polia...o estranho que os dois fusiveis verdes protegem os ventiladores, deveria ter para operar os dois estagios dos ventiladores, a nao ser que eliminaram os fusiveis, ai pode ter soltado alguma emenda do fio que vai pro compressor.....
Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: AC Dicas para testar.

por Williams » 04 Jan 2014, 21:11

Então Ives, problemas apareceram... A caixa do meu, é cheia de relés, como pode se ver na foto, não tem nem espaço pra fusível, bem diferente do que o da tua foto, aproveitei tirei todos os relés e coloquei de novo, o do compressor chegava tá emperrado. E tudo ficou da mesma maneira, nem sei mais o que fazer com isso. KKKK

Não repara no pó do cofre do motor, não tem como manter nada limpo com a poeira que tem por aqui. KKKK

Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: AC Dicas para testar.

por Last_Warrior » 06 Jan 2014, 03:56

Se o gás está baixo, o sistema é protegido para não acionar o compressor, afinal se tem pouco gás, obviamente tem pouco óleo circulando e pode danificar o compressor.

Vá numa loja decente de ar condicionado, peça para fazer um diagnóstico, provavelmente vai ter que "pagar" um carga de gás nova pra ver se o sistema funciona direito...

Se for só o gás baixo, ele vai retirar o gás que restou, fazer vácuo, colocar óleo e abastecer com a quantia certa de gás, ao ligar o ar condicionado, vai fazer um pouco de barulho mas logo que lubrificar o compressor o barulho vai diminuir.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: AC Dicas para testar.

por Williams » 06 Jan 2014, 19:07

Last_Warrior escreveu:Se o gás está baixo, o sistema é protegido para não acionar o compressor, afinal se tem pouco gás, obviamente tem pouco óleo circulando e pode danificar o compressor.

Vá numa loja decente de ar condicionado, peça para fazer um diagnóstico, provavelmente vai ter que "pagar" um carga de gás nova pra ver se o sistema funciona direito...

Se for só o gás baixo, ele vai retirar o gás que restou, fazer vácuo, colocar óleo e abastecer com a quantia certa de gás, ao ligar o ar condicionado, vai fazer um pouco de barulho mas logo que lubrificar o compressor o barulho vai diminuir.


Ok, aproveitando o tópico é normal o Vectra roubar tanta potência do Vectra? Eu noto que sempre que eu ligo o ar-condicionado o motor da uma "baixada" no RPM, como se tivesse que fazer força pra tocar o compressor, eu sinto uma boa perda de potência dele, digamos que estou andando a 80 Km/h e ligo o ar, sinto o motor pesar na hora. Como se tivesse com o carro carregado, se estou acelerando em uma marcha baixa, tipo 1º ou 2º se percebe mais ainda. Percebi também que o motor começou a fazer barulhos diferentes, tipo motor batendo, mas não vem do motor, vem dos lados, acho que até do compressor, só que faz com ele desligado.

Me falaram que nem se nota perda de potência no Vectra ao ligar o ar-condicionado, então penso que quem sabe o compressor esteja pesado, e com isso sobrecarregar o sistema, quem sabe até danificar o motor, sei lá se é possível, mas né...

blue label
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:34
Nome Completo: Willian Miranda
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: AC Dicas para testar.

por blue label » 29 Dez 2014, 16:50

Ives escreveu:alguns testes rapidos.....

primeiro é retirar as duas tampinhas pretas q tem em dois canos de aluminio logo atras ao farol do passageiro.....existe um cano grosso, e um mais fino.....retire as tampinhas pretas, e vc vera q existe um "ventil" tipo de bicicleta...usando uma chave ou outro, pressione rapidamente no cano fino.... vc vera o gas sair se tiver pressao (nao se preocupe, o q sai sao graminhas durante um teste rapido, q nao altera o rendimento)....soh nao fique segurando :P eh soh ate ver o esguicho.....

esse teste é pra ver se existe algum gas.....nao quer dizer q tenha quantidade necessaria pra funcionar.....entao se tiver gas, entao teste o pressostato de baixa.....se vc olhar por cima entre o motor e o radiador, verá la embaixo novamente dois canos de aluminio.....no cano fino terá dois pressostatos, um grande e um pequeno......retire o conector do pressostato grande (tem q tirar uma travinha de ferro para poder retirar o conector, simples de identificar) e entao use um fio ou clips e faça um curto nos pinos q tem cabo chegando nele (tem 4 pinos, mas soh usa 2 pinos no chicote)....faça o teste rapido (coisa de 5 segundos) apenas para comprovar q o compressor esta ligando

se o compressor ligar, podem ser duas coisas.......falta de gas (pouca pressao, ai tem q buscar reparo para identificar onde vazou) ou falha do pressostato (precisa substituir)...... se tiver gas (primeiro teste) e curto-circuitando ligar, acompanhe o rendimento do ar condicionado, se vc achar normal, é provavel q seja apenas falha no pressostato, mas se o rendimento cair bastante, é pq tem pouco gas no sistema, e dai é melhor nao utilizar ate identificar o vazamento e repor a carga de gas....

caso tenha gas, e curtocircuitando nao ligar o sistema, ai pode ser relés/fusiveis ou bobina do compressor queimada....

Complementando ai Ives

Nos digital e com sensor de pressão, então não tem os dois pressostatos, (dai não sei como jumpear pra testar
a bobina do compressor você pode testar ela pelo fio se tem sinal ou não, com aquelas canetas de teste

o meu merdou a bobina, to trocando ela, mas no Vectra tem que descer tudo pra trocar, no astra e mais fácil, troca no lugar

outro fator que vi e a cor do óleo, se ele tiver escuro deve ter azia ai, ate o cheiro muda (cheira a podre)

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 28 Dez 2013, 18:04
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: AC Dicas para testar.

por renatovisk » 29 Dez 2014, 23:48

blue label escreveu:
Ives escreveu:alguns testes rapidos.....

primeiro é retirar as duas tampinhas pretas q tem em dois canos de aluminio logo atras ao farol do passageiro.....existe um cano grosso, e um mais fino.....retire as tampinhas pretas, e vc vera q existe um "ventil" tipo de bicicleta...usando uma chave ou outro, pressione rapidamente no cano fino.... vc vera o gas sair se tiver pressao (nao se preocupe, o q sai sao graminhas durante um teste rapido, q nao altera o rendimento)....soh nao fique segurando :P eh soh ate ver o esguicho.....

esse teste é pra ver se existe algum gas.....nao quer dizer q tenha quantidade necessaria pra funcionar.....entao se tiver gas, entao teste o pressostato de baixa.....se vc olhar por cima entre o motor e o radiador, verá la embaixo novamente dois canos de aluminio.....no cano fino terá dois pressostatos, um grande e um pequeno......retire o conector do pressostato grande (tem q tirar uma travinha de ferro para poder retirar o conector, simples de identificar) e entao use um fio ou clips e faça um curto nos pinos q tem cabo chegando nele (tem 4 pinos, mas soh usa 2 pinos no chicote)....faça o teste rapido (coisa de 5 segundos) apenas para comprovar q o compressor esta ligando

se o compressor ligar, podem ser duas coisas.......falta de gas (pouca pressao, ai tem q buscar reparo para identificar onde vazou) ou falha do pressostato (precisa substituir)...... se tiver gas (primeiro teste) e curto-circuitando ligar, acompanhe o rendimento do ar condicionado, se vc achar normal, é provavel q seja apenas falha no pressostato, mas se o rendimento cair bastante, é pq tem pouco gas no sistema, e dai é melhor nao utilizar ate identificar o vazamento e repor a carga de gas....

caso tenha gas, e curtocircuitando nao ligar o sistema, ai pode ser relés/fusiveis ou bobina do compressor queimada....

Complementando ai Ives

Nos digital e com sensor de pressão, então não tem os dois pressostatos, (dai não sei como jumpear pra testar
a bobina do compressor você pode testar ela pelo fio se tem sinal ou não, com aquelas canetas de teste

o meu merdou a bobina, to trocando ela, mas no Vectra tem que descer tudo pra trocar, no astra e mais fácil, troca no lugar

outro fator que vi e a cor do óleo, se ele tiver escuro deve ter azia ai, ate o cheiro muda (cheira a podre)


Somente acontece isto com o óleo quando o sistema trabalha com umidade. A reação do óleo do compressor + R134a + umidade resulta em acidez dentro do circuito, o que ataca tubulações, podendo ocasionar vazamentos, pode comprometer a lubrificação do compressor, fora o cheiro ruim como vc comentou.

victor
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 23 Out 2013, 18:46
Nome Completo: victor henrique
Cidade: santo andre
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: AC Dicas para testar.

por victor » 30 Nov 2015, 19:35

Olá pessoal, o meu Vectra gl 97 esta com um problema no pressostato ,eu gostaria de saber qual os fios que eu deveria ligar para que o compressor ligasse, o pressostato do meu Vectra tem 4 fios gostaria que se pudesse falar qual ligar e não a cor do fio pois o ar não é original de fabrica. Se poder mandar uma foto.

Agradeço desde já.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: AC Dicas para testar.

por Almeidão » 01 Dez 2015, 14:43

victor escreveu:Olá pessoal, o meu Vectra gl 97 esta com um problema no pressostato ,eu gostaria de saber qual os fios que eu deveria ligar para que o compressor ligasse, o pressostato do meu Vectra tem 4 fios gostaria que se pudesse falar qual ligar e não a cor do fio pois o ar não é original de fabrica. Se poder mandar uma foto.

Agradeço desde já.


Você tem certeza que é 4 fios? Normalmente o 97 são 2 apesar que o pressostato tem 4, porem usa se somente 2.
Imagem

victor
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 23 Out 2013, 18:46
Nome Completo: victor henrique
Cidade: santo andre
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dicas para testar o ar condicionado

por victor » 01 Dez 2015, 19:43

Olá almeidao, tenho sim no pressostato tem 4 fios ligados nele, porém o meu ar condicionado não veio de fábrica eu o coloquei em 2000. Mas se o original são 2 poderia me falar qual eu poderia ligar para testar, se eu conectar errado pode queimar algum módulo? E se eu retirar aquela peça vazara o gás ?? Está è a peça que me refiro http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM

Agradeço desde já.
Editado pela última vez por victor em 01 Dez 2015, 20:19, em um total de 1 vez.

41 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 226 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.