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Manutenção, Mecânica & ElétricaFoto da correia dentada - qual o nível de desgaste?
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diego rodrigues
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Foto da correia dentada - qual o nível de desgaste?

por diego rodrigues » 27 Abr 2014, 18:48

Olha eu de novo nas dúvidas com o Vecão... rsrs!!

É fato que vou trocar o kit correia + tensionador + roletes em breve, mas como não tenho muita experiência com desgaste de correia (tive um Opala 4.1 e um Omega 4.1, que não usam correia dentada, e os demais que tive nem cheguei a trocar as mesmas - GTI 94 e Monza 94).

O motor foi feito, ainda com o antigo dono, e ainda está na garantia. Vou até procurar falar com ele pra saber exatamente o que foi trocado e se ele tem nota.

Só saber a opinião quanto ao estado atual mesmo, por curiosidade.

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se der pra avaliar, claro. :47:

valeu!
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Re: Foto da correia dentada - qual o nível de desgaste?

por Arquiteto » 27 Abr 2014, 18:54

pelas fotos ta dificil acertar ... vo deixar pro almeidão

diego rodrigues
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Re: Foto da correia dentada - qual o nível de desgaste?

por diego rodrigues » 27 Abr 2014, 19:09

na segunda foto, olhando os 2 dentes da esquerda percebe-se que o preenchimento do dente da correia está casando perfeitamente com o dente da engrenagem. eu chutaria que é zerada, com menos de 5 mil. hehe!

o que me deixa na dúvida, pois não sei se a nova é assim, são os fios aparentes na lateral da correia.

abrindo a foto lá no Google, onde é possível dar zoom dá pra ver bem melhor.

https://plus.google.com/u/0/photos/+Die ... 3062662052
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Re: Foto da correia dentada - qual o nível de desgaste?

por Almeidão » 27 Abr 2014, 19:20

Amigo, correia dentada voce não conseque analizar ela por foto ou até mesmo ao vivo e ao contrário que muitos pensam, ela não quebra, na verdade solta uns dentes e ai já era porque este espaço de dente quebrado que se chegar na polia embaixo já não gira mais.

Correia dentada é por Kilometro rodado, 50 mil já está muito bom para trocar, embora eu troque antes e todas as vezes que comprarem um carro usado, não acredite no dono anterior. Troque ela e começa a marcar para não errar na próxima troca.
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Re: Foto da correia dentada - qual o nível de desgaste?

por corsa turbo » 28 Abr 2014, 07:43

Bom dia.
Eu tenho vasta experiencia com correias, tanto na oficina como agora trabalhando com frotas.
Correia dentada solta os dentes e tambem arrebentam... muita das vezes não se trata de negligencia de manutenção/troca, mas sim de contaminação por material abrasivo como pó de minério. Aqui nas proximidades de BH é corriqueiro e deve-se antecipar a troca da correia dentada.
Ao contrário do amigo citou acima, eu tenho outro entendimento e correia dentada dá sim para visualizar desgaste, por foto e principalmente pessoalmente, mas as fotos acima não estão nitidas o bastante para avaliação precisa. Mas como foi falado, o melhor é executar a troca e ai sim acompanhar para futuras intervenções.
Lembrando que está é minha opnião, e se citei é porque tenho fonte para isso!
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Re: Foto da correia dentada - qual o nível de desgaste?

por diego rodrigues » 28 Abr 2014, 08:36

valeu pelas opiniões e esclarecimentos de vocês!

eu vou trocar sim, a foto era mais pra saber se já está muito usada ou meia vida.
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Re: Foto da correia dentada - qual o nível de desgaste?

por Ives » 28 Abr 2014, 08:43

diego rodrigues escreveu:na segunda foto, olhando os 2 dentes da esquerda percebe-se que o preenchimento do dente da correia está casando perfeitamente com o dente da engrenagem. eu chutaria que é zerada, com menos de 5 mil. hehe!

o que me deixa na dúvida, pois não sei se a nova é assim, são os fios aparentes na lateral da correia.

abrindo a foto lá no Google, onde é possível dar zoom dá pra ver bem melhor.

https://plus.google.com/u/0/photos/+Die ... 3062662052


Eh normal aparecer o fio trançado na lateral das correias.....comprava varias correias automotivas diariamente e em varias era comum aparecer....creio q seja consequencia do processo construtivo e corte da mesma....
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Re: Foto da correia dentada - qual o nível de desgaste?

por Ricardo Crispim » 28 Abr 2014, 09:46

Com relação ao fio trançado, é normal, ele pode ou não aparecer. É como o Ives disse acima, faz parte do processo de fabricação.

Analisar a correia dentada pelo aspecto visual pode enganar bastante, a não se que ela esteja tão ruim e desgastada que dê para perceber ao olhar para ela. Todas as que troquei ao longo de minha vida estavam na casa dos 30 ou 40 mil Km e quando saiam do carro pareciam novas..

Forte abraço!!!!!!!!!!

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Re: Foto da correia dentada - qual o nível de desgaste?

por Almeidão » 28 Abr 2014, 17:47

Ricardo Crispim escreveu:Com relação ao fio trançado, é normal, ele pode ou não aparecer. É como o Ives disse acima, faz parte do processo de fabricação.

Analisar a correia dentada pelo aspecto visual pode enganar bastante, a não se que ela esteja tão ruim e desgastada que dê para perceber ao olhar para ela. Todas as que troquei ao longo de minha vida estavam na casa dos 30 ou 40 mil Km e quando saiam do carro pareciam novas..

Forte abraço!!!!!!!!!!


Ricardo Crispim, pior não é isto. Dá um trabalhão para chegar nela e logo examinar la e ser responsálvel pelo valor de um trabalho de um cabeçote por uma simples frase - Não troque a, está boa e aguenta ainda 10.000 km ou mais etc.

Para mim fica muito mais fácil esta frase. Já chegamos nela, troque a e deixe o problema para o fabricante.

Lógico que a responsabilidade que o mecanico tem assumir que pode ela aguentar ou não é totalmente falsa porque ningume assume nada na hora de pagar. E as minhas que eu troco são parecidas a estas suas e por este motivo eu a corto antes de jogar fora para evitar ser usada por outros e visualmente com 40 mil muda pouco de uma nova.
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Re: Foto da correia dentada - qual o nível de desgaste?

por Thiago Menezes » 29 Abr 2014, 08:38

Acabei de responder um tópico de um membro querendo saber como trocar correia dentada, bomba d'água e por aí vai...

Como eu disse lá vou dizer aqui, comprou o carro se não sabe o histórico do mesmo tem que trocar de forma PREVENTIVA as vezes a correia tem uma aparência de está novo ainda mas é como o Almeidão disse, no olhometro ainda mais por foto não vai conseguir mesmo identificar. Correia dentada é algo muito barato e que causa danos catastróficos ao motor se perdendo um de seus dentes então porque ariscar? chegou por volta dos 45 a 50 mil troque esse papo de vai pode rodar que ela aguenta mais não sei quantos mil km é colocar sua conta em risco por causa de achismo, já vi correia dentada passar de 60 mil mas já vi correia ir pro tombo menos que isso eu penso que não se deve ariscar por pouca coisa ainda mais por algo barato.
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Re: Foto da correia dentada - qual o nível de desgaste?

por diego rodrigues » 29 Abr 2014, 21:07

Calma, galera.

Não vou arriscar nada. Até falei que irei trocar. Será semana que vem, quando eu receber o salário. Rsrsrsrs!

Postei por curiosidade. Não tô com dúvida se troco ou não baseado na foto. Tranquilo?

O recomendado é trocar assim que adquire o carro, sei disso. Sei o estrago que uma quebra de correia acarreta. ;-)

Valeu pelas informações!
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Re: Foto da correia dentada - qual o nível de desgaste?

por Thiago Menezes » 29 Abr 2014, 21:38

:88: então boa sorte, poste o resultado aqui depois! Abraços
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Re: Foto da correia dentada - qual o nível de desgaste?

por diego rodrigues » 29 Abr 2014, 22:29

Firmeza. estou com várias coisas pra trocar na fila.

Correia, tensor e guias. Sensor de temperatura da injeção (o do painel eu já troquei). Sonda lambda. Óleo do CA. Tem um toc toc na suspensão traseira. Junta do coletor de escapamento (tem um sopro ali quando frio, saca? Bem pouco). Trocar o reservatório do radiador ou testar se o sensor ainda presta (está sem o plug conectado. Está jumpeado). Trocar o sensor de nível de combustível.

Que me lembre é isso. Kkk!
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Re: Foto da correia dentada - qual o nível de desgaste?

por Thiago Menezes » 29 Abr 2014, 22:43

diego rodrigues escreveu:Firmeza. estou com várias coisas pra trocar na fila.

Correia, tensor e guias. Sensor de temperatura da injeção (o do painel eu já troquei). Sonda lambda. Óleo do CA. Tem um toc toc na suspensão traseira. Junta do coletor de escapamento (tem um sopro ali quando frio, saca? Bem pouco). Trocar o reservatório do radiador ou testar se o sensor ainda presta (está sem o plug conectado. Está jumpeado). Trocar o sensor de nível de combustível.

Que me lembre é isso. Kkk!


Então tem bastante coisa para você brincar e se divertir com o vecao :38:
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