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Manutenção, Mecânica & ElétricaTrocando correia dentada
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Kaduskate
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Trocando correia dentada

por Kaduskate » 28 Abr 2014, 19:32

Alquem tem fotos de passo a passo da troca da correia dentada, esticador, bomba dágua... Essas coisas
Kadu
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Thiago Menezes
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Re: Trocando correia dentada

por Thiago Menezes » 29 Abr 2014, 08:31

Procure o Almeidão ele vai te dar boas dicas sobre esse assunto.

Mas na minha humilde opinião, mão de obra para trocar isso tudo fica bem tranquila além da garantia da oficina não vejo muito lógica de se aventurar nesse tipo de situação.
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Almeidão
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Re: Trocando correia dentada

por Almeidão » 29 Abr 2014, 08:48

Realmente, apesar que eu acho ser fácil fazer isto, na verdade não é tão fácil assim e é um serviço arriscado para quem não tem experiencia mecanica.

Eu tenho algumas fotos, estava preparando um how to e desisti, se quiser passo por e.mail. Somente do meu carro que é 8V. 16 é bem mais complicado.
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ErickRS
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Re: Trocando correia dentada

por ErickRS » 29 Abr 2014, 12:46

Não é tão simples assim, após a troca tem que colocar o motor no ponto aconselho a levar em um mecânico, abraço!

rgapski
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Re: Trocando correia dentada

por rgapski » 29 Abr 2014, 12:58

Kadu,

Não se aventure nesse tipo de serviço!
Não é uma coisa difícil, mas exige ferramental adequado.

Se ainda assim você quiser trocar, vai precisar comprar a ferramenta de travamento dos comandos de válvulas.

Tem gente que faz marca com tinta, acerta "na mão", etc.
NÃO FAÇA ISSO JAMAIS! Nunca dá certo...
Se desse pra fazer assim, não existiria a ferramenta adequada...

Abs!

Editando:
Vi agora que seu carro é 8v...
Os 8v é facil de trocar! Só preste atenção, pois tem um macete para o correto alinhamento, já que as marcas das capas costuma não ser muito condizente com o ponto correto.
O Almeidão já criou um tópico à respeito!

Abs!
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zau
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Re: Trocando correia dentada

por zau » 29 Abr 2014, 13:13

rgapski escreveu:Kadu,
Tem gente que faz marca com tinta, acerta "na mão", etc.
NÃO FAÇA ISSO JAMAIS! Nunca dá certo...
Se desse pra fazer assim, não existiria a ferramenta adequada...
Abs!


Não precisa fazer marca de tinta, a própria montadora já deixa as marcas na capa da correia e engrenagens.
O procedimento da própria GM não indica o uso de ferramenta para travar nada, essa ferramenta é uma adequação que algumas fabricantes de ferramentas fazem, nada mais que um pedaço de metal serrilhado de um lado e de outro para encaixar nos comandos, coisa inventada por terceiros não pela GM.
Para o dono do post, se vc quer trocar é pq gosta de mecanica e não por economia, vá em frente e faça, na pior das hipoteses vai ter que chamar um mecanico na sua casa para resolver para vc e vai pagar um pouco mais caro por isso contudo terá vivido a experiência que muitos tem medo de passar.
Sobre ferramentas, se vc tiver um KIT básico ai na sua casa não vai ter problemas na troca, só tem uma ferramenta que encaixa no buracos das engrenagens de comando para ajudar a gira-las um pouco afim de facilitar o encaixe da dentada, maaaaassss, dá para fazer sem ela tb.
Compra umas cervejas e prepara uma tarde para fazer isso, vai se divertir bem.
Sobre o manual, tem aos montes na internet, em algumas marcas de correia tem até dentro da caixa, segue um link de exemplo abaixo.

http://mecanicacaseira.blogspot.com.br/ ... 0-16v.html

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rgapski
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Re: Trocando correia dentada

por rgapski » 29 Abr 2014, 14:20

zau escreveu:Não precisa fazer marca de tinta, a própria montadora já deixa as marcas na capa da correia e engrenagens.
O procedimento da própria GM não indica o uso de ferramenta para travar nada, essa ferramenta é uma adequação que algumas fabricantes de ferramentas fazem, nada mais que um pedaço de metal serrilhado de um lado e de outro para encaixar nos comandos, coisa inventada por terceiros não pela GM.
Para o dono do post, se vc quer trocar é pq gosta de mecanica e não por economia, vá em frente e faça, na pior das hipoteses vai ter que chamar um mecanico na sua casa para resolver para vc e vai pagar um pouco mais caro por isso contudo terá vivido a experiência que muitos tem medo de passar.
Sobre ferramentas, se vc tiver um KIT básico ai na sua casa não vai ter problemas na troca, só tem uma ferramenta que encaixa no buracos das engrenagens de comando para ajudar a gira-las um pouco afim de facilitar o encaixe da dentada, maaaaassss, dá para fazer sem ela tb.
Compra umas cervejas e prepara uma tarde para fazer isso, vai se divertir bem.
Sobre o manual, tem aos montes na internet, em algumas marcas de correia tem até dentro da caixa, segue um link de exemplo abaixo.

http://mecanicacaseira.blogspot.com.br/ ... 0-16v.html

Att.:
ZAU


Zau,

Procure se informar mais, principalmente com relação a literatura técnica, pois novamente você esta fazendo recomendações que não são adequadas, o que pode acabar induzindo algum user aqui a fazer besteira.

Uma lidinha aqui no fórum já da pra ver muita gente reclamando que mandou trocar a correia e o carro voltou fora do ponto... Isso é culpa de mecânico incompetente que acha que sabe de tudo e já viu de tudo nessa vida.
Ai quem paga o pato é o dono do carro que não entende do assunto, que alias, nem deveria mesmo, pois isso é obrigação do mecânico (que ganha para isso).

A ferramente para travar comando existe, e foi FEITA/DESENVOLVIDA PELA PRÓPRIA GM.
O que acontece é que empresas com a RAVEN, entre outras, fazerem cópias para baratear o custo e a facilidade de aquisição por oficinas mecânicas multimarcas.

A propósito, segue abaixo um trecho retirado do manual técnico fornecido pela GM.

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Estudar um pouquinho não faz mal à ninguém. Aqui no fórum temos discussões altamente técnicas que valem a leitura.

Lembre-se que o nosso conhecimento é como um copo. Achar que ele já esta cheio é um grande engano...
Fica a dica!

Abs!
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Thiago Menezes
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Re: Trocando correia dentada

por Thiago Menezes » 29 Abr 2014, 15:56

Perfeita sua colocação Raphael, matou a cobra e mostrou o pau! :88:

Na minha humilde opinião passar informação para outra pessoa sem ter certeza de como é feito é PERIGOSO.

O fórum está aí pra isso, temos membros antigos que migraram do antigo fórum que possuem vasta experiência tanto na parte teórica quando na parte manual. Nós devemos sim dar nossas opiniões sempre mas não esquecendo de saber o que está orientando ao outro a fazer.

Torno a repetir, economia boba deixar de levar o carro ao mecânico para fazer isso mão de obra barata pra trocar esses itens e você tem a garantia do serviço.

Lembrando e chamando bem atenção que se der algo na montagem ao ficar fora do ponto os estragos podem ser catastróficos.

Abraços.
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Almeidão
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Re: Trocando correia dentada

por Almeidão » 30 Abr 2014, 13:12

Não seria de um 8 valvula a pergunta? Assim eu entendi.

Esta correia 16 V seria fácil trocar se um dos comandos não fosse louco, e sem travar eu acredito que eu consiga mas com certeza não, somente acredito. Outra coisa que eu pensei, tirar os separadores da correia, colocar a correia no lugar e depois colocar o separador. Não seria mais fácil? Com certeza precisaria contar os dentes da polia superioa até a inferior e depois colocar igual. (ISTO SERIA UMA IDÉIA, JÁ INFORMEI QUE NÃO ABRI UM 16 V PARA OLHAR), só vejo o desenho apesar que acho desenho algo perigoso.

Com certeza o desenho do 8 valvula está explicando errado e eu acho estes desenhos perigosos demais e colocar um dente fora do ponto não é ainda totalmente desesperador, mas dois ou mais já é risco de quebra.
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Re: Trocando correia dentada

por diego rodrigues » 09 Mai 2014, 22:43

Rgapski, issas imagens aí são de um programa ou arquivo PDF?

Tem isso (manual de serviços?) disponibilizado em algum lugar?

Valeu!

EDITANDO! já achei!!! :)

https://www.reparadorchevrolet.com.br/Default.aspx

fazendo o download. :)
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Re: Trocando correia dentada

por Roberto Terra » 21 Fev 2015, 20:04

Boa noite, pessoal! Tudo bem?
Sou novo no fórum, mas já utilizei vários how to para mexer no meu vectra. Gostaria que me mandassem por email as fotos do passo a passo da troca da correia dentada do vectra 8v gls 2.2...desde já agradeço a colaboração de todos...obrigado! rbt.terra@gmail

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Re: Trocando correia dentada

por Alcir Andreoni » 21 Fev 2015, 20:15

É só procurar no fórum que tem até desenho de como colocar no ponto...
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Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
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Re: Trocando correia dentada

por Almeidão » 22 Fev 2015, 12:09

Amigo, se você nunca fez, peça alguem para fazer por ti, isto não é tão simples assim. As vezes falamos que é fácil porque normalmente discutimos com pessoas que sabem fazer. Mas te dou uma dica, dá uma olhada neste tópico abaixo, leia bem e se você achar que consegue, mão a obra e se achar que deve pedir alguém para fazer para você, leva este desenho e diga que você quer o ponto igual está no desenho. Se ele tiver assim, que permaneça assim, se não tiver que seja acertado para isto. Com certeza, só de manter ele no ponto já será um ótimo negócio.

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