O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMecanicos X Proprietarios exigentes
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

9 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
jose isaias santos
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 25 Abr 2013, 22:33
Nome Completo: Jose isaias dos Santos
Cidade: varginha
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mecanicos X Proprietarios exigentes

por jose isaias santos » 09 Mai 2014, 09:01

Ola bom dia a todos, a ideia do topico é discutir a posicao dos mecanicos e suas acoes em nossos carros, a maioria de nos nao tem dominio total dos nossos carros, e ficamos a merce da opiniao do profissionais do mercado(MULTIMARCAS), como quem usa o carro é que sabe quando alguma coisa esta diferente mas falta o todo conhecimento para definir o que é, ai pesquisamos e nos organizamos em forma da familia CLUBE, para nao ficar-mos muito por fora. A questao é seria melhor se houvesse um profissional exclusivo para cada marca e este profissional tivesse uma bagagem de teoria de ENGENHARIA MECANICA e uma vasta experiencia FUNCIONAL + Ferramental 100% compativel? O valor dos servicos seria diferente (mais caro)? A confianca aumentaria ? Nos (BRASIL e todas as marcas de carro) estamos preparados intelectualmente e financeiramente para esta nova realidade? Deixem suas opinioes.
Obs: EM TEMPO EU DEIXO MEU AGRADECIMENTO A TODOS INTEGRANTES DO CLUBE QUE NOS PRESENTEIAM COM DICAS E SOLUCOES PARA NOSSOS PROBLEMAS. OBRIGADO

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Mecanicos X Proprietarios exigentes

por Alcir Andreoni » 09 Mai 2014, 09:27

Exigir que um mecânico bom tenha experiência em Engenharia Mecânica, em minha pobre opinião é perda de tempo.

Os Engenheiros fazem de tudo para que os carros sejam reparados apenas nas CSS, o que encarece para nós mortais.

Já os mecânicos bons, fazem de tudo para se adaptarem às novas realidades, porém está tão difícil achar profissionais assim!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Mecanicos X Proprietarios exigentes

por Thiago Menezes » 09 Mai 2014, 09:32

Alcir Andreoni escreveu:Exigir que um mecânico bom tenha experiência em Engenharia Mecânica, em minha pobre opinião é perda de tempo.

Os Engenheiros fazem de tudo para que os carros sejam reparados apenas nas CSS, o que encarece para nós mortais.

Já os mecânicos bons, fazem de tudo para se adaptarem às novas realidades, porém está tão difícil achar profissionais assim!


x2 ser formado em engenharia mecânica não é sinônimo de ser um ótimo mecânico, meu amigo por exemplo formou em engenharia mecânica e não sabia nada de mecânica hahahahahah, acho válido o mesmo fazer um curso de engenharia automotiva ou curso aí tudo bem ele vai aprender teoricamente tudo sobre a mecânica automobilística.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Mecanicos X Proprietarios exigentes

por rgapski » 09 Mai 2014, 10:05

José,

Interessante isso que você trouxe.

O primeiro problema, ao meu ver, é aquela coisa cultural de "levar vantagem em tudo".
Aqui começa o primeiro problema que temos com mecânico...
Quem nunca levou um carro pra trocar uma pastilha e teve a suspensão inteira condenada?! Ou comprou uma peça por 3x o preço normal?!
A primeira coisa que falta é: honestidade.
Essa cultura da malandragem ta enraizada na cultura brasileira, e reflete em todos os setores.

Se temos um mecânico honesto, podemos acabar encarando um ignorante.
Ignorante no sentido técnico.
Tem mecânico (até mesmo usuários de veículos) que se recusam a receber as novas tecnologias.
É o caso daquele mecânico que, por ser velho, acha que já sabe e viu de tudo.
E tem dono de carro que também não quer saber de atualizar, e, por exemplo, ainda manda lavar o carro por baixo e dar banho com óleo de mamona (nem sei se isso ainda existe! rs).
Como diria o ditado: "o diabo não é esperto porque é velho; é esperto porque é o diabo".

Se o mecânico é honesto e não é ignorante, entra a questão do preço.
Há um ditado muito interessante que os gringos utilizam muito: "You get what you pay for", ou seja, você tem o que você paga.
Se um mecânico trabalha com honestidade e investe em ferramental e cursos, obviamente ele tem que ter um retorno disso, ai entra o $$$.
Isso vale para qualquer área. Advogado, Médico, Engenheiro... Quem é bom, cobra por isso.

Portanto, não adianta querer economizar com mecânico.
É igual médico. O atendimento no Einstein é melhor que no SUS... Só que entre estes existe um abismo em relação ao que se paga.

Eu utilizo mecânicos que cobram uma mão de obra considerada por muitos como "cara", mas eu tenho certeza que eles sabem o que estão fazendo e tem material pra trabalhar.
Mas a maioria prefere pagar barato e depois reclamam do carro.
No final das contas, não acaba saindo caro, pois levo o carro ao mecânico uma vez por ano, enquanto alguns levam todo mês...

Eu tive um peugeot 206 1.6 16v, aquele que todo mundo critica.
Ocorre que ele nunca me deixou na mão, inclusive, foi um dos melhores carros que tive no quesito confiabilidade.
Rodei mais de 100 mil km com ele em menos de 3 anos! E vendi impecável.
O carro continua com um amigo que cuida tão bem quanto eu. Já ultrapassou a barreira dos 200 mil km e continua perfeito.

São poucos mecânicos bons, sabe porque? Porque são poucas pessoas que estão dispostas a pagar por isso.
90% das pessoas só encosta o carro quando ele não anda, e ainda não quer gastar muito.
Já vi gente andando com o motor fazendo barulho de gato no cio e não ta nem ai... Vai andando até onde chegar.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Mecanicos X Proprietarios exigentes

por Almeidão » 09 Mai 2014, 12:05

Existem realmente proprietário muito exigente e eu sou um deles por isto me tornei mecanico. Mecanico de verdade, não estes mecanicos de limpeza de TBI.

Há uma diferença muito grande entre um proprietário exigente e um mecanico comum. Quando se tem um ótimo mecanico, a exigencia do dono será atendida e lógicamente o preço do exigente ao exigido será maior.

Ha outra diferença entre mecanio que quer fazer o serviço e o proprietário querer fazer meia sola, ai o prejuizo será dos dois.

Há diferença entre mecanico que se impõe a trocar algo que realmente não está bom apesar de estar funcionando e há aquele que por tentar ganhar algo mais deixa de trocar tal peça e correndo o risco de pôr todo o trabalho a perder por causa de ninharia.

Há mecanicos que roubam a cada carro em sua oficina 2 litros de gasolina, isto representa 6 reais e as vezes por ter que fazer rápido causa umprejuizo maior porque pode montar errado o tanque, principalmente estes que abrem em cima igual ao do Vectra. Mas para ele este 6 reais vale a gasolina do dia.

Há outros que tira uma peça sua, te faz comprar uma nova e logo vende esta usada para outro como nova e este lucro dele é em dobro, o pior que o prejuizo seu é em dobro por isto.

Estes são alguns tipos de mecanicos que conheço e seja pelo menos exigente e exija de volta as peças velhas quando trocadas. Leve a embora e tente destruir la antes de jogar fora.
Principalmente rolamentos
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Mecanicos X Proprietarios exigentes

por Alcir Andreoni » 09 Mai 2014, 12:12

Vamos no português mesmo?

Quem procura preço, não encontra qualidade!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Mecanicos X Proprietarios exigentes

por Thiago Menezes » 09 Mai 2014, 13:22

Almeidão escreveu:Existem realmente proprietário muito exigente e eu sou um deles por isto me tornei mecanico. Mecanico de verdade, não estes mecanicos de limpeza de TBI.

Há uma diferença muito grande entre um proprietário exigente e um mecanico comum. Quando se tem um ótimo mecanico, a exigencia do dono será atendida e lógicamente o preço do exigente ao exigido será maior.

Ha outra diferença entre mecanio que quer fazer o serviço e o proprietário querer fazer meia sola, ai o prejuizo será dos dois.

Há diferença entre mecanico que se impõe a trocar algo que realmente não está bom apesar de estar funcionando e há aquele que por tentar ganhar algo mais deixa de trocar tal peça e correndo o risco de pôr todo o trabalho a perder por causa de ninharia.

Há mecanicos que roubam a cada carro em sua oficina 2 litros de gasolina, isto representa 6 reais e as vezes por ter que fazer rápido causa umprejuizo maior porque pode montar errado o tanque, principalmente estes que abrem em cima igual ao do Vectra. Mas para ele este 6 reais vale a gasolina do dia.

Há outros que tira uma peça sua, te faz comprar uma nova e logo vende esta usada para outro como nova e este lucro dele é em dobro, o pior que o prejuizo seu é em dobro por isto.

Estes são alguns tipos de mecanicos que conheço e seja pelo menos exigente e exija de volta as peças velhas quando trocadas. Leve a embora e tente destruir la antes de jogar fora.
Principalmente rolamentos


Exatamente por isso que eu não ligo para cara feia de ajudante ou mecânico se eu levar o carro em algum lugar pode ter certeza que até folga no meu serviço vou pedir e vou acompanhar de perto tudo a cada momento, sem falar que gosto de levar as peças e também peço para me devolver tudo que foi trocado.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
jose isaias santos
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 25 Abr 2013, 22:33
Nome Completo: Jose isaias dos Santos
Cidade: varginha
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mecanicos X Proprietarios exigentes

por jose isaias santos » 12 Mai 2014, 09:15

Ola bom dia pessoal! O duro é ver que infelizmente, os profissionais em geral(nao necessariamente mecanicos) estao com um formacao cada vez pior, mas a falha nao é deles pois de uns tempos para ca, nossa intrucao foi caindo de qualidade, e aqueles primeiros formados (EMPURRADOS) se tornam os professores de HOJE, muitos profissionais buscam somente STATUS e DINHEIRO, fazendo com que fiquemos dando cabeçadas de um lado para o outro sem resolver e AUMENTADO O STRESS, e nao ha como evitar 100% estes profissionais pois eles estao contaminado todo o mercado, seja que area for.
No caso dos carros e seus mecanicos, vc ja tiveram alguma divergencia com seus mecanicos de confianca? Ja constaram que ele estava errado? Mas nao mudaram de oficina porque todo mundo pode errar! A confianca no mencanico acaba virando a AMIZADE (pois viramos clientes cativos e quase nao crimaos caso coo o valor cobrado), nesta situacao como fica o Ditado popular " AMIZADE É AMIZADE, NEGOCIOS SAO A PARTE"?
Vemos relatos no cube de verdadeiros assaltos a nossos carros, mecanicos gananciosos e aproveitadores, mas muitos sao a primeira vez usam os servicos da oficina, que foi recomenda por alguem, e por acaso nos tambem fomos por recomendacao e pesquisa, e QUEM DE NOS NAO FICA APREENSSIVO EM SABER SE ESTA TUDO CERTO?
A discusao é interessante, pois sabemos que a mudanca (evolucao) anda a passos de tartaruga, mas se nao contaminar-mos as pessoas para que se cobre mais qualidade pelos servicos oferecidos os profissionais de mentirinha vao sempre participar do mercado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Mecanicos X Proprietarios exigentes

por Almeidão » 12 Mai 2014, 12:28

Na verdade nosso país não nos dá chance de ser educado como deveriamos, mas nunca é tarde para buscar esta educação e acho que esta história de que não tivemos como estudar porque papai não pagava já é furada, porque tem gente começando a estudar com 40 anos e com 46 já trabalhando em que se formou. Muitos sabem tudo de um celular, então deveria ter um tempo de estudar com os computadores e se encher de informações e que pelo menos 30% seriam úteis e assim esqueceriam um pouco a mecanica do fusca ao mexer com um Véctra.

Já não vejo tantas oficinas na minha cidade como antes, isto quer dizer que não demora e tudo será feito nas concessionárias.

Sds
Imagem

9 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 439 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.