O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétrica| Dúvida - Rolamento Alternador Vs Tensor da Correia
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

14 mensagens   •   Página 1 de 1
Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

| Dúvida - Rolamento Alternador Vs Tensor da Correia

por Alez » 16 Mai 2014, 14:36

Senhores, já efetuei manutenção 2x no alternador e foram trocados todos os rolamentos e também o regulador de voltagem foi substituído por um genuíno GM.

Sintoma:

Durante a primeira partida pela manhã faz-se um barulho de rolamento ou tensor (eis a dúvida), durante 3 minutos um pouco mais e depois para.

Será que é tensor da correia poly-v ou estou dando azar com os rolamentos do alternador?

Foram utilizados rolamentos VTO na primeira vez e agora foram trocados por FAG no alternador.

Vi o procedimento de troca ser feito e inclusive o eletricista testou antes de montar na minha frente.

Recentemente a correia poly-v foi trocada mas o tensor dela não. Será esse meu problema?

Como diferencia roncado de tensor de roncado de rolamento do alternador já que fica próximos?

Mais essa agora... Haha!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: | Dúvida - Rolamento Alternador Vs Tensor da Correia

por Thiago Menezes » 16 Mai 2014, 14:43

Eu particularmente só uso SKF e INA!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: | Dúvida - Rolamento Alternador Vs Tensor da Correia

por Alcir Andreoni » 16 Mai 2014, 14:56

Eu prefiro FAG e SKF, mas você tem certeza de que é rolamento?

Não seria a própria correia?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: | Dúvida - Rolamento Alternador Vs Tensor da Correia

por rgapski » 16 Mai 2014, 15:00

Alez,

Pra saber onde ronca, basta usar um estetoscópio automotivo.

Sem olhar e procurar o barulho, eu olharia a polia do tensor da correia de serviço (poly-v).
Em 2 anos, tive problemas com essa peça por 4 vezes!

Quando o carro ficava dias parado, assim que dava partida, essa polia dava uma "miada", parecia um gato tomando um pisão no rabo!

Detalhe: a primeira vez que troquei foi logo que peguei o carro, pois roncava baixinho, e como era original do carro (2001) resolvi trocar por outra original (comprada no balcão da ccs).
Depois de 1 mes voltou a gemer, depois com 3 meses e a terceira com um ano (fora da garantia).
Comprei a ultima na accioly, pois era R$50 mais barato. Esta lá desde novembro e nada de barulho até agora.

No mercado paralelo acho que vende só a polia + rolamento.
Se for de marca boa (skf ou ina), acho que vale a pena arriscar a troca somente da polia.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Dúvida - Rolamento Alternador Vs Tensor da Correia

por Alez » 16 Mai 2014, 15:01

Alcir Andreoni escreveu:Eu prefiro FAG e SKF, mas você tem certeza de que é rolamento?

Não seria a própria correia?


A coreia poly-v é nova. Aproveitei e troquei ela quando fiz o cabeçote já que tava tudo desmontado.

Não troquei o tensor porque meses antes do cabeçote fritar tinha trocado o tensor.

Será que durou menos o tensor?

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Dúvida - Rolamento Alternador Vs Tensor da Correia

por Alez » 16 Mai 2014, 15:04

Gapski, não sei se expliquei direito mas tem pouco tempo que a correia poly-v foi trocada. E o tensor alguns meses atrás.

O tensor da correia dentada dá pra ouvir o barulho também?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: | Dúvida - Rolamento Alternador Vs Tensor da Correia

por Alcir Andreoni » 16 Mai 2014, 15:05

Faz um teste.

Jogue WD40 na correia antes da partida. Se não fizer barulho, bingo!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Dúvida - Rolamento Alternador Vs Tensor da Correia

por Alez » 16 Mai 2014, 15:07

Meu WD-40 acabou.

Mas vou providenciar a compra de um e efetuar o teste antes de partir para a troca.

Depois de fazer o teste. Se for a correia troco ela ou o tensor ou os dois?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: | Dúvida - Rolamento Alternador Vs Tensor da Correia

por Alcir Andreoni » 16 Mai 2014, 22:39

Eu trocaram só a correia. Os tensionadores duram bem...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: | Dúvida - Rolamento Alternador Vs Tensor da Correia

por Kaduskate » 17 Mai 2014, 09:16

Amigo nao li tudo mas vou falar ou e aconteceu comigo:

Exatamente isso assobiava e depois parava como se esquentasse e parava o assobio, achei que poderia ser correia frouxa, fui ao mecanico e me disseram ser o tencionador resolvi deixar rolar... Um belo dia ele berrou de vez tomei um susto achei que a dentada tinha arrepentado, e senti um cheiro de plastico queimado, derretido...

Levei ao eletrisita e o rolamento do alternador tinha travado e comeu a capa que centraliza ele...

Ia gastar uma grana atoa na oficina...
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Dúvida - Rolamento Alternador Vs Tensor da Correia

por Alez » 17 Mai 2014, 09:53

Kaduskate escreveu:Amigo nao li tudo mas vou falar ou e aconteceu comigo:

Exatamente isso assobiava e depois parava como se esquentasse e parava o assobio, achei que poderia ser correia frouxa, fui ao mecanico e me disseram ser o tencionador resolvi deixar rolar... Um belo dia ele berrou de vez tomei um susto achei que a dentada tinha arrepentado, e senti um cheiro de plastico queimado, derretido...

Levei ao eletrisita e o rolamento do alternador tinha travado e comeu a capa que centraliza ele...

Ia gastar uma grana atoa na oficina...


Será que o alternador empenou?

Já troquei rolamentos 2x do alternador e até o regulador de voltagem genuino GM. Os rolamentos são FAG.

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: | Dúvida - Rolamento Alternador Vs Tensor da Correia

por Kaduskate » 18 Mai 2014, 09:33

nao to achando a foto pq batei no meu cel que roubaram...
Mas por dentro o induzido aquela peça que tem o cobre enrrolado, quando o cara desmontou e me mostrou ele estava comido por dentro, como se estivesse arrastando, diz o cara que queimou devido agua, ou alternador molhado, mas pensando melhor e analisando as imagens, eu acho que tinha que queimar mesmo devido o primeiro problema e nao pela agua como disse eles...

vou ver se a foto esta no backup do google
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: | Dúvida - Rolamento Alternador Vs Tensor da Correia

por Kaduskate » 18 Mai 2014, 13:35

Imagem

Ta ai a foto como eu disse...

O cara que mexeu disse que meu alternador queimou por ter batido água desde quando eu comprei o carro ,posso dizer mais de dois anos eu lavo motor, um dia antes eu lavei o motor liguei o caro e tal no dia seguinte a luz da bateria nao apagou...

E hj pela foto acho que o problema nao foi esse e sim o primeiro defeito que deu dele ter travado o rolamento e ter ficado descentralizado pq... Se fosse pela agua acho que ele nao teria dado tempo de dar esse desgaste... E o desgaste veio de quando andei com rolamento trancado ate o eletricista.
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: | Dúvida - Rolamento Alternador Vs Tensor da Correia

por Last_Warrior » 21 Mai 2014, 17:55

Já passei por isso uma vez e acredite, a correia nova que me venderam estava ressecada... Agora eu só compro correia no balcão e peço para o vendedor me trazer uma bem nova, falo rindo para o vendedor mas falo sério!! Deu pra entender??

Procure barulho no rolamento do tensor também.

Sobre marca, todos os rolamentos FAG, INA, SKF, Timkem, NSK, Koyo são de primeira linha. O resto não garanto...

Sobre as polias, a Nytron tem surpreendido positivamente com produtos de alta qualidade. Fica aí a dica.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

14 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 434 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.