O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaExiste algum fio especial à prova de gasolina?
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

10 mensagens   •   Página 1 de 1
luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Existe algum fio especial à prova de gasolina?

por luizhbh » 09 Ago 2014, 16:23

Compadres, ainda tenho meu Vectra A, e ele tava dando um defeito intermitente que estava me enlouquecendo!! !

Inicialmente achei que pudesse ser o sensor de rotação. Mas ONTEM descobri a MERLDA gambiarrada que me aprontaram ! !
Um eletricista PORCO em que levei meu carro numa emergência há alguns anos, pelo fato dos fios que conectam a bomba de combustível estarem soldados em vez de conectados e essa solda se partiu, imobilizando o carro, simplesmente REFEZ a solda... em vez fazer os fios com os conectores adequados. E sem me falar isso. Só disse que arrumou e pronto.

Ontem saí com ele pra lavar e abastecer, e novamente ele parou comigo. Testa daqui e dali, desmontei a bomba do tanque, e tava lá o fio solto de novo!! Refiz a solda provisoriamente só pra trazer o carro de volta pra casa.

Vou procurar alguém de loja de som pra refazer esses conectores, pois cada vez mais vejo que os auto elétricos aqui de BH, pelo menos os da região centro sul, são porcos e gambiarreiros. Acho que o povo que mexe com som tem a mao mais leve pra mexer com fio pequeno e delicado. Então gostaria de saber se existe algum fio que seja mais adequado pra ficar imerso na gasolina ou se os utilizados em sonorização servem.

Digo isso, pois notei que os fios que estão lá na bomba, estão com o isolamento meio ressecado. E ficam endurecidos, com chance de lascar. Como vou partir pra um serviço mais limpo, vou olhar até o cabo utilizado! ! !

Valeu! !
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Existe algum fio especial à prova de gasolina?

por Almeidão » 09 Ago 2014, 21:02

Amigo, este fio realmente é mais difícil de soltar, isto porque ele é diferente ou seja é tipo aço, mas com um soldador mais potente ele solda bem e a potencia que digo é de 70 Watt. Um de 40, voce pode esquecer que não solda.

Qualquer solda com este tipo de fio e o fio da lambda também é assim, voce precisa envolver uma unidade de um fio. Explico como. Imaginamos que vamos cortar ele e emendar, óbvio voce estanha um lado e o outro e logo encosta um no outro um cm e coloca o soldador em cima e ele vai soldar, mas não fica garantido. Então voce precisa pegar uma unidade de um fio e enrolar ai em cima bem justo, colocar a pasta e logo soldar tudo outra vez e para isolar eu sempre uso isolador Termo contrátil, este isolador é colocado antes de soltar, ele é um tubinho e logo coloca em cima da solda sobrando um pedaço cada lado e aqueça ele por inteiro que ele fechará apertando o fio e a solda, eu aqueço com isqueiro mesmo, mas pode ser com um assoprador. Até agora ainda não sei o que voce quer fazer, mas está ai uma explicação de boa solda.

INDEPENDENTE disto tudo que escrevi, existem este cabo separado mpara vender e se sua bomba tem este fio nela com uma tomada, a opção de solda é esta que comentei acima.

Não esqueça, 70 Watts e é difícil ter um deste em uma eletronica. Cabo verde, veja um hol to que fiz transformando a grade do Vectra que ali eu uso um de 70W.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Existe algum fio especial à prova de gasolina?

por luizhbh » 10 Ago 2014, 02:38

Eu embolei na historia e não deixei claro o objetivo.

Eu quero é acabar com o serviço porcão que fizeram.

Em vez de usar fios com solda vou mandar fazer os conectores adequados na pra ligar a bomba à flange.

O COMO FAZER as ligações e etc.. eu sei, eu quero é saber se existe algum fio que seja especialmente encapado para ficar mergulhado na gasolina, e em caso positivo, qual marca ou onde acho...
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Existe algum fio especial à prova de gasolina?

por Almeidão » 10 Ago 2014, 15:07

Veja neste link que vem uma bomba e um cabo, este cabo vende separado. Onde achar é que eu não sei, aqui na minha cidade tinha uma loja que vendia, porem o cara mudou e já não sei onde voce encontra. Tem boma que este cabo é soldado nela, neste caso, melhor comprar uma bomba nova e já vem tudo junto e não precisa ser necessariamente igual a sua. Aliás faz tempo que troquei a minha que era grandona por uma destas mais nova.


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-nova-_JM
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Existe algum fio especial à prova de gasolina?

por luizhbh » 12 Ago 2014, 15:30

É... pelo jeito o fio usado é o comum mesmo..
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Existe algum fio especial à prova de gasolina?

por Last_Warrior » 13 Ago 2014, 22:02

Então no caso do Omega a própria flange da bomba tem os fios da bomba soldados em contato com a gasolina e não dá problema, o que aconteceu foi que provavelmente a solda foi mal feita!!
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Existe algum fio especial à prova de gasolina?

por Almeidão » 14 Ago 2014, 09:51

Eu concordo contigo, ali qualquer fio dá certo mas devemos entender como funciona os consertos e eu considero tudo que faço como uma arte de valor e soldar é uma delas. Explico para ele que qualquer tipo de solda, não importa se é eletronico ou solda pesada a temperatura deve ser elevada para o mesmo grau as duas peças a serem unidas. Neste caso o fio vai se fundir com a peça onde ele vai ser grudado, só que o fio é facil elevar a temperatura com outro fio já em um outro contato qualquer não é igual e para isto que disse que se usar soldador de 30 reais não consegue nunca, ou consegue colar ele mal colado e logo soltará, precisa ser um de 70W e não todos tem um destes.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Existe algum fio especial à prova de gasolina?

por luizhbh » 14 Ago 2014, 19:23

Ô paizim do céu, faz meus amigos aqui lerem e entenderem que eu NÃO QUERO soldar, e sim refazer os conectores ! !
E que minha pergunta é sobre fio resistente ao combustível e não sobre solda, que eu sei e percebi que foi mal feita ! !
Só isso que te peço !! ! :13: Hahahahahahhaah!!
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Existe algum fio especial à prova de gasolina?

por Last_Warrior » 16 Ago 2014, 10:27

Se quer 100% de certeza do fio resistente, vai ter que pegar de uma bomba velha. Talvez a capa seja diferente, mas não posso confirmar. Eu não colocaria um fio comum lá dentro.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Existe algum fio especial à prova de gasolina?

por Almeidão » 17 Ago 2014, 19:36

luizhbh escreveu:Ô paizim do céu, faz meus amigos aqui lerem e entenderem que eu NÃO QUERO soldar, e sim refazer os conectores ! !
E que minha pergunta é sobre fio resistente ao combustível e não sobre solda, que eu sei e percebi que foi mal feita ! !
Só isso que te peço !! ! :13: Hahahahahahhaah!!


Papai do céu lhe atende seu pedido através de mim e por sonho ele me disse a lhe dizer parar comprar outra bomba completa, tampa de tanque e cabos novos, assim não terás nada de solda e com certeza um ótimo e perfeito conserto.

Amém
Imagem

10 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 137 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.