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Manutenção, Mecânica & ElétricaMotor parado a muito tempo quais etapas para funcionamento?
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rxhxtx
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Motor parado a muito tempo quais etapas para funcionamento?

por rxhxtx » 22 Set 2014, 10:13

Fala rapaziada..


Meu Vectra está parado a quase 2 anos... quero liga-lo novamente, agora que estou com uma condição financeira melhor... ja paguei os impostos e multas atrasas e tudo mais... agora so falta ligar o bicho...

mas para isso sei que é uma seção...

então queria uma ajuda ai de alguem que entenda mais que eu para ver se estou esquecendo de alguma coisa para não ferrar meu motor que estava intacto quando eu precisei deixa-lo encostado...

vamos lá..

- Trocar o oleo
- Esgotar a gasolina
- Trocas as velas
- Verificar as bombas
- Trocar a bateria
- Girar ele só no arranque antes de por combustível

dai meter a gasolina e ligar...

depois de ligado que eu preciso fazer o check-up completo

freios
bicos
etc...


estou errando ou esquecendo de alguma coisa... ou essas coisas ja sao suficientes??


Abraço!

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Thiago Menezes
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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Thiago Menezes » 22 Set 2014, 10:21

Já que seu carro é automático seria bom já programar as trocas do óleo do cambio também fazendo a primeira antes de dar a primeira partida, já esgota os 3 litros do bujão e completa pela vareta, depois da primeira partida rode uns 100 km +/- e faça mais umas 2 ou 3 trocas.
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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Alcir Andreoni » 22 Set 2014, 10:43

Eu não giraria o motor pelo arranque, faria isso na mão, pela roda! :47:
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Almeidão
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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Almeidão » 22 Set 2014, 12:43

Alcir Andreoni escreveu:Eu não giraria o motor pelo arranque, faria isso na mão, pela roda! :47:


Exatamente Alcir, levantar um lado com a marcha engatada e girar com as mãos, porem antes disto pelos buracos onde colocam as velas, despejar uma boa quantidade de WD em cada uma e não estragaria nada se colocar um pouquinho de óleo tipo de máquina que é bem fino também.
Com certeza os tuchos irão bater, deixar funcionando um tempo sem acelerar bruscamente até eles pararem. Se não bater, ótimo.

Então sobre sua informação 2 x

Sds
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Luiz Antunes
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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Luiz Antunes » 22 Set 2014, 17:57

O carro é automático , só depois de 60 km /h é que se tem pressão no cambio ! :13:

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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Alcir Andreoni » 22 Set 2014, 18:49

Luiz, dá para fazer assim, pois é assim que se confere o ponto do motor e posição do.esticador da correia dentada

É nóis, no Tapatalk...
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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Thiago Menezes » 22 Set 2014, 22:03

Tem esse problema, como ele é automático pra girar as rodas o carro precisa está ligado e engatado em d, se bem que,vai ser bem rápido e uma única vez só ne!

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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por bruno2000 » 22 Set 2014, 22:54

2 anos parados!??

Poderia postar uma foto do carro 'guardado'? Fiquei curioso
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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Rodrigo-Vectra » 23 Set 2014, 01:09

luiz antunes escreveu:O carro é automático , só depois de 60 km /h é que se tem pressão no cambio ! :13:



nem assim . já tentei dar tranco a mais de 100 depois que o motor apagou de vez... enquanto o motor tem giro ainda fazendo pressão de oleo no cambio . ok o motor até liga no tranco ... depois que apagou por completo ( perdeu pressão do oleo do cambio) pode jogar qualquer marcha. nao ira ligar! nao ira pegar no tranco . nao ira fazer nada... testado na pratica!

Alcir Andreoni escreveu:Luiz, dá para fazer assim, pois é assim que se confere o ponto do motor e posição do.esticador da correia dentada

É nóis, no Tapatalk...

não de carro automatico!

Thiago Menezes escreveu:Tem esse problema, como ele é automático pra girar as rodas o carro precisa está ligado e engatado em d, se bem que,vai ser bem rápido e uma única vez só ne!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2

estão falando do carro parado . oque nao ira fazer a menor diferença !!!!

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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Alcir Andreoni » 23 Set 2014, 07:16

Rodrigo-Vectra escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Luiz, dá para fazer assim, pois é assim que se confere o ponto do motor e posição do.esticador da correia dentada

É nóis, no Tapatalk...

não de carro automatico!


Tenho que discordar de você!

Sempre acompanho a manutenção do meu carro e é dessa forma que se confere se o esticador está na posição correta ou se o ponto está correto... :52:
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Almeidão
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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Almeidão » 23 Set 2014, 09:06

Eu acabo com a discução com um soquete estria 17mm na polia do Girabrequim, pode está livre e é só girar aí para frente que tudo irão se mover. Só lembrando que assim os tuchos irão descarregar caso ainda estejam carregados que para mim seria uma surpresa.
Cabo de força saindo para fora do para-lamas para facilitar no giro e sempre sentido horário.
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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Thiago Menezes » 23 Set 2014, 09:25

Rodrigo-Vectra escreveu:
estão falando do carro parado . oque nao ira fazer a menor diferença !!!!


Mas é dele parado mesmo que estou falando, o cambio só é lubrificado quando o motor está funcionando caso contrário qualquer giro na rodada não vai está ''protegido'' pela lubrificação.
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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Rodrigo-Vectra » 23 Set 2014, 09:28

Almeidão escreveu:Eu acabo com a discução com um soquete estria 17mm na polia do Girabrequim, pode está livre e é só girar aí para frente que tudo irão se mover. Só lembrando que assim os tuchos irão descarregar caso ainda estejam carregados que para mim seria uma surpresa.
Cabo de força saindo para fora do para-lamas para facilitar no giro e sempre sentido horário.

E se tiver uma boa parafusadeira ou furadeira. Aí sim.....pois o que todos esquecem que por ser automático o câmbio não tem contato direto com motor pode girar quantas vezes quiser as rodas que o motor não irá nem ser mexer

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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Thiago Menezes » 23 Set 2014, 09:48

Rodrigo me desculpe mais não concordo com o que você disse,

O câmbio tem total relação com as rodas sim, tanto que o balanceamento de um carro automático é diferente de um manual, precisasse retirar a roda do lugar e fazer fora.
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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Alcir Andreoni » 23 Set 2014, 10:07

Almeidão escreveu:Eu acabo com a discução com um soquete estria 17mm na polia do Girabrequim, pode está livre e é só girar aí para frente que tudo irão se mover. Só lembrando que assim os tuchos irão descarregar caso ainda estejam carregados que para mim seria uma surpresa.
Cabo de força saindo para fora do para-lamas para facilitar no giro e sempre sentido horário.

Boa Almeidão!

Tinha me esquecido dessa ferramenta.

E sim, descarrega os tuchos!
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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Luiz Antunes » 23 Set 2014, 10:34

Pessoal , por favor , façam uma pesquisada na Net e entendam como funciona um cambio automático .

Sem motor funcionando, não tem pressão óleo no cambio e nem no conversor de torque , portanto não existe acoplamento com as rodas .

Se quiserem girar um motor de carro auto , façam pelo virabrequim !!!

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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Alcir Andreoni » 23 Set 2014, 10:43

luiz antunes escreveu:Pessoal , por favor , façam uma pesquisada na Net e entendam como funciona um cambio automático .

Sem motor funcionando, não tem pressão óleo no cambio e nem no conversor de torque , portanto não existe acoplamento com as rodas .

Se quiserem girar um motor de carro auto , façam pelo virabrequim !!!

Foi o que o Almeidão sugeriu! :88:
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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Thiago Menezes » 23 Set 2014, 10:54

Trouxe mais informação do próprio tópico que eu criei:

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... 6&start=30

Reparem nesse comentário tirado direto do manual:

"Veículos com transmissão automática não podem ser rebocados com as rodas dianteiras em contato com o solo. Transportar o veículo girando as rodas dianteiras causará graves danos na transmissão que não serão cobertos pela garantia."

Continuo com a tese que tem relação sim as rodas!

Forte abraço!
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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por renatovisk » 24 Set 2014, 19:04

Thiago Menezes escreveu:Trouxe mais informação do próprio tópico que eu criei:

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... 6&start=30

Reparem nesse comentário tirado direto do manual:

"Veículos com transmissão automática não podem ser rebocados com as rodas dianteiras em contato com o solo. Transportar o veículo girando as rodas dianteiras causará graves danos na transmissão que não serão cobertos pela garantia."

Continuo com a tese que tem relação sim as rodas!

Forte abraço!


Tudo tem um porém... Só botar em "N" que pode ser rebocado sim, acredito eu.

Com o Câmbio em qualquer outra posição, acredito também que o estrago é irreversível no cambio.

Abraços.

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Re: Motor parado a muito tempo - ETAPAS

por Thiago Menezes » 24 Set 2014, 21:23

renatovisk escreveu:
Thiago Menezes escreveu:Trouxe mais informação do próprio tópico que eu criei:

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... 6&start=30

Reparem nesse comentário tirado direto do manual:

"Veículos com transmissão automática não podem ser rebocados com as rodas dianteiras em contato com o solo. Transportar o veículo girando as rodas dianteiras causará graves danos na transmissão que não serão cobertos pela garantia."

Continuo com a tese que tem relação sim as rodas!

Forte abraço!


Tudo tem um porém... Só botar em "N" que pode ser rebocado sim, acredito eu.

Com o Câmbio em qualquer outra posição, acredito também que o estrago é irreversível no cambio.

Abraços.


Amigo isso é uma questão de interpretação, está bem claro acima que para ''tracionar'' as rodas só com o câmbio em funcionamento do contrário pode trazer sérios danos ao câmbio, caso ele esteja em N é a mesma coisa que ponto morto, sem funcionamento do carro não a circulação de óleo no câmbio e se não a circulação de óleo no câmbio já sabe o que vai acontecer....Caso o carro esteja ligado em ''N'' vai ocorrer circulação de óleo no câmbio, porém continuará sem tracionamento no eixo dianteiro.

O ''N'' tem a função especificamente de parada prolongada, caso pegue um congestionamento de tempo duradouro, para não precisar ficar com o pé no freio por exemplo durante trinta minutos, dessa forma você posiciona o câmbio em ''N'' o ''N'' não foi feito para andar como uma banguela do câmbio manual.

Abraços!
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