O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétricaadaptador GNV
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

42 mensagens
sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

adaptador GNV

por sergiodoo » 22 Set 2014, 21:56

Fala galera, to com uma duvida.. Meu carro esta meio fraco, li em topicos sobre filtros de ar q a admissao de ar é muito importante para o fator potencia. pois bem, meu carro tem um adaptador para o bico gnv q reduz muito a entrada de ar. Entao me digam, isso pode estar prejudicando a performance na gasolina????
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: adaptador GNV

por Thiago Menezes » 22 Set 2014, 22:45

Tem uma foto do adaptador para eu ver onde ele se encontra?

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: adaptador GNV

por Adriano cruz » 23 Set 2014, 06:48

sergiodoo escreveu:Fala galera, to com uma duvida.. Meu carro esta meio fraco, li em topicos sobre filtros de ar q a admissao de ar é muito importante para o fator potencia. pois bem, meu carro tem um adaptador para o bico gnv q reduz muito a entrada de ar. Entao me digam, isso pode estar prejudicando a performance na gasolina????


Com certeza atrapalha e muito a entrada de ar na TBI porque fique estrangulada a entrada de ar para que o motor possa sugar bem o GNV. Parece que esse seu kit é um das primeiras gerações que fica parecendo um carburador. No GNV beleza, mas na gasolina :62:. Acho que o seu se parece com esse :
Imagem
Para você não ter esse problema eu te recomendo usar o KIT injetado da geração 5. :88:
Editado pela última vez por Adriano cruz em 23 Set 2014, 16:04, em um total de 1 vez.

zackspeed
GL Member
GL Member
Mensagens: 88
Registrado em: 22 Jan 2014, 09:03
Nome Completo: Elyerton Marques
Cidade: fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: adaptador GNV

por zackspeed » 23 Set 2014, 06:56

Realmente ... o raciocínio faz sentido!
Tenho um no gnv e acredito que tenhamos trabalho em relacionar "Potência X Economia".

Vamos as opiniões...

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: adaptador GNV

por sergiodoo » 23 Set 2014, 07:39

Exatamente a peça da foto. Leio muito no forum e por vezes quando vou mexer no carro me deparo com essas coisas. Li ontem mesmo um topico sobre esse gnv g5. ja me interessei, mas por hora vou deixar como esta, vou apenas desbastar essa peça por dentro, para facilitar a entrada de ar, pois ja comprei um filtro esportivo intake. (acho q se escreve assim).

OBS: reparem q alem da passagem ser pequena, o bico do gnv ainda fecha mais ainda o buraco.
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: adaptador GNV

por Alcir Andreoni » 23 Set 2014, 08:43

sergiodoo escreveu:...vou apenas desbastar essa peça por dentro, para facilitar a entrada de ar...

Será que você vai fazer uma boa coisa? :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

zackspeed
GL Member
GL Member
Mensagens: 88
Registrado em: 22 Jan 2014, 09:03
Nome Completo: Elyerton Marques
Cidade: fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: adaptador GNV

por zackspeed » 23 Set 2014, 09:09

Pode subir o consumo do GNV. Em teoria o redutor vai ter que equilibrar a mistura.

Observa se vai mudar a autonomia e posta pra galera.

abraxxx

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: adaptador GNV

por Thiago Menezes » 23 Set 2014, 09:21

sergiodoo escreveu:Exatamente a peça da foto. Leio muito no forum e por vezes quando vou mexer no carro me deparo com essas coisas. Li ontem mesmo um topico sobre esse gnv g5. ja me interessei, mas por hora vou deixar como esta, vou apenas desbastar essa peça por dentro, para facilitar a entrada de ar, pois ja comprei um filtro esportivo intake. (acho q se escreve assim).

OBS: reparem q alem da passagem ser pequena, o bico do gnv ainda fecha mais ainda o buraco.


Sergio não sou a favor de alteração em algum equipamento instalado no carro, isso pode comprometer outras coisas não só a potência como sua própria segurança.

É melhor você levar seu carro em uma oficina credenciada pelo inmetro e pedir para eles darem uma olhada, lá sim eles iram ter todos os equipamentos adequados e poderão fazer testes após o processo.

Abraços!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

WACD97
GL Member
GL Member
Mensagens: 109
Registrado em: 08 Jul 2013, 17:36
Nome Completo: WILSON DE ALMEIDA
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2009/2010
Idade: 67

Re: adaptador GNV

por WACD97 » 23 Set 2014, 11:29

sergiodoo escreveu:" vou apenas desbastar essa peça por dentro, para facilitar a entrada de ar, pois ja comprei um filtro esportivo intake. (acho q se escreve assim)."

OBS: reparem q alem da passagem ser pequena, o bico do gnv ainda fecha mais ainda o buraco.

NÃO FAÇA ISSO DE JEITO NENHUM!!!! Se desbastar o centro do mesclador, seu carro vai admitir mais ar e desbalancear a mistura "Gas/Ar" e começara a dar estouros no filtro de ar(Backfire).

BrunoTeles
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 24 Out 2013, 22:44
Nome Completo: Bruno Antonio Gonçalves Teles
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: adaptador GNV

por BrunoTeles » 05 Out 2014, 21:14

Boa noite, realmente não da para abrir sem mexer no acerto... Vc pode ter um problema maior, os back fires. Leve em uma oficina especializada. Uma coisa que melhor são mescladores colocados próximo a caixa de ar, onde vai o filtro. Quanto a gasolina o meu tb é gnv e tem hora que da vontade de tirar tudo e deixar na gasolina, mas lembro que cheguei a gastar r$ 550,00 para ir trabalhar no mês... Aí deixo assim... :62:
Bruno Teles

Vectra CD 98, Teto + Couro + Air-Bag + TC + ABS... Top d+

Acesse minha garagem...

http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=4865

Imagem

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: adaptador GNV

por sergiodoo » 09 Out 2014, 12:12

Já conversei com umsinstalador da lucrigas, em Petrópolis, e realmente não se pode mexer no diâmetro do mesclador. Essa semana andei somente na gasolina, e não senti tanta diferença no consumo não, pois no gnv, tenho q encher aquela porcaria toda hr. Mas agora acendeu a luz da injeção... :13:
Estou bolando um sistema para q quando eu jogar na gasolina o carro feche a entrada de ar do mesclador e utilize uma alternativa, toda aberta.
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

BrunoTeles
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 24 Out 2013, 22:44
Nome Completo: Bruno Antonio Gonçalves Teles
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: adaptador GNV

por BrunoTeles » 09 Out 2014, 12:23

Boa tarde,

Também já pensei nisso, fazer um desvio de fluxo... Ou quando estiver no gnv ele fique numa posição favorável para uso gnv, quando estiver na gasolina o misturador fique de uma forma que não interfira muito no fluxo de ar.

Quanto ao carro, o meu é 16v, então para andar legal vc precisa encher o motor e como tem a restrição no volume de ar fica um pouco xoxo perto dos 4000 rpm, parece que falta força.
Bruno Teles

Vectra CD 98, Teto + Couro + Air-Bag + TC + ABS... Top d+

Acesse minha garagem...

http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=4865

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: adaptador GNV

por Almeidão » 09 Out 2014, 13:00

Não é difícil desenvolver uma peça para alterar o caminho fechando para Gas e Abrindo para gasolina, mas não é nada barato considerando que eu fiz uma valvula de ar quente em 2009 e ela custou para mim quase R$ 500 reais, isto não seria tão barato para ser tão eficiente quão é a válvula.

Eu não coloco gás no meu de jeito nenhum, mas se tivesse eu mudaria isto já que com certeza fére a entrada de ar quando é gasolina e fére muito e eu não aceitaria isto no meu carro. Lembrando que existe uma quantidade de oxigenio para ser misturado com a gasolina para queimar, se a quantidade for menor, a queima será menor e consequentemente o carro será mais fraco.

Sobre gastar gasolina, eu não gastei em um determinado período eu gasto todos os meses R$ 540,00 só para ir e voltar do trabalho.

Sds
Imagem

BrunoTeles
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 24 Out 2013, 22:44
Nome Completo: Bruno Antonio Gonçalves Teles
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: adaptador GNV

por BrunoTeles » 09 Out 2014, 13:29

Na época coloquei pois como o carro tava financiado, ficou meio puxado... Se fosse hoje tb não colocaria... Mas agora que já está não vou tirar. Tenho dele há mais de 6 anos...

Quero ver se consigo melhorar isso...
Bruno Teles

Vectra CD 98, Teto + Couro + Air-Bag + TC + ABS... Top d+

Acesse minha garagem...

http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=4865

Imagem

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: adaptador GNV

por sergiodoo » 09 Out 2014, 14:32

Fala galera boa.. Na vdd já estou finalizando a montagem dos novos dutos de entrada de ar. O desvio de ar para quando em gasosa será feito por uma borboleta eletrônica, destas utilizadas para pôr no escapamento, ( não sei por foto, quem souber q peça é posta aí), porém a peça ainda não chegou, impossibilitando a soldagem final dos tubos em inox.
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

BrunoTeles
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 24 Out 2013, 22:44
Nome Completo: Bruno Antonio Gonçalves Teles
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: adaptador GNV

por BrunoTeles » 09 Out 2014, 19:04

Almeidão esqueci de mencionar, gastei r$ 510,00 com a gasolina a r$ 2,29... Se fosse hoje ia para +- r$ 625,00...
Bruno Teles

Vectra CD 98, Teto + Couro + Air-Bag + TC + ABS... Top d+

Acesse minha garagem...

http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=4865

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: adaptador GNV

por Almeidão » 10 Out 2014, 07:35

Pois é amigo, eu acho um absurdo ter que gastar este valor por mês para trabalhar e infelizmente não tenho e muitos não tem saida. O problema de alternar o combustível é que sem contar com o prejuiso que o motor possa sofrer ou podemos imaginar que ele não sofra nada, no momneto que alternamos fica bem mais barato, logo os governantes sentem faltam desta receita a qual diminuem a possibilidade de roubos deles e não demora muito e aumentam o valor do que voce esteja alternando, e pior que isto para manter uma diferença, aumentam a gasolina também, ai dá a impressão para nós que ficou tudo como está, mas na verdade encontrarom um álibi para aumentar tudo, tipo o alcool que era bem mais barato que a gasolina em todo o paìs e hoje onde moro a diferença é irrisória.

Olha como eles encontram soluções e nos jogam muitos em contra nós mesmos, hoje se eu reclamo da gasolina, logo vem um daqueles eleitores da família de Fidel Castro e pergunta: Porque voce não compra um Gol mil? Com coisa que eu tendo um Gol mil a gasolina pode ser cara que não tem problema.

Esqueçamos isto e vamos esperar o trabalho do nosso amigo porque eu gosto muitos destas mudanças as quais favorecem as mudanças de um sistema. Aliás eu quando li isto imaginei na hora um corpo de borboleta e não sei a idéia dele, mas imaginei assim. Furar esta borboleta, óbvio que teria que ser 2 furos um em cima e um embaixo para alcançar o mesmo volume de ar no gás quando fechada, e logo quando aberta seria gasolina e não teria tipo uma bifurcação e sim seria no meio da entrada de ar. Ou até mesmo, encontrar o ponto perfeito dela meia fechada para gás e lógico quando aberta na gasolina. Agora achar o ponto perfeito de entrada como gás, não tenho a mínima idéia como faria, mas faria.
Imagem

BrunoTeles
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 24 Out 2013, 22:44
Nome Completo: Bruno Antonio Gonçalves Teles
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: adaptador GNV

por BrunoTeles » 10 Out 2014, 07:54

Verdade... Tem horas que da vontade de mudar de país, pq esse ta foda... Mas vamos lá, eu acho que essa mudança precisaria de um filtro esportivo para não alterar a mangueira de ar da tbi...

Vamos aguardar as fotos...
Bruno Teles

Vectra CD 98, Teto + Couro + Air-Bag + TC + ABS... Top d+

Acesse minha garagem...

http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=4865

Imagem

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: adaptador GNV

por sergiodoo » 22 Out 2014, 21:47

Galera, projeto parado, a peça está demorando muito a chegar, já estou pensando em por uma borboleta mecanica mesmo, como almeidao citou. O filtro esportivo já chegou, mas a tal peça, nada ainda.
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: adaptador GNV

por Kaduskate » 23 Out 2014, 11:55

Meu carro a mangueira do GNV entra direto no tubo de ar... Não tem aquela peça branca, o mesclador... E não tenho problemas com potencia não....

Outra coisa?
Seu carro tem emulador de bico, variador de avanço e emulador de sonda?
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

42 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 106 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.