O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaRepintura e duvidas sobre tinta
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

47 mensagens
jonas caruso
GL Member
GL Member
Mensagens: 88
Registrado em: 12 Set 2014, 14:45
Nome Completo: jonas caruso
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Repintura e duvidas sobre tinta

por jonas caruso » 19 Nov 2014, 23:57

Oi pessoal.
São duas perguntas:
1º- Alguém sabe dizer que tipo de tinta(metálica,perolizada) seria a do meu vecão. Fiquei na duvida porque na parte interna do porta malas esta descrito cinza pontal, no entanto o código é GM82. Não encontrei este código em nenhuma loja da internet, apenas o GM2000, que é descrita como metálica.
O problema é que vi em um site que a Cinza Pontal GM82 seria perolizada,ai fiquei com a pulga atrás da orelha. Como a pintura ta horrível, é difícil dizer se é metálica ou perolizada. Além do mais, quando olho na parte interna das portas, onde o sol e salitro do mar não atacaram a pintura, ela tem um reflexo cheio de pontinhos brilhosos que parece ser perolizado mesmo. Pra não fazer lambança gostaria da opniao dos entendidos, ou uma forma de descobrir.

2º- Gostaria de dicas de como saber se o profissional(raros que são hj em dia) é experiente em pintura. Tipo, que perguntas posso fazer pra ele não achar que sou bobo :15: , ja que sou leigo nessa área. Vi em outro tópico do CV que às vezes eles pintam mas economizam no verniz, o que diminui a vida útil da tinta fazendo agente precisar pintar novamente em pouco tempo, sem falar que eles economizam né?!!!! :47:
Se alguem souber um bom local no Rio pra indicar tbm ajuda.
Sds.
Vá de Vectra!
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por Almeidão » 20 Nov 2014, 07:56

Realmente os profissionais deste ramo são bem prostituidos, podendo trocar os produtos que voce comprou por outro mais barato ou dizer que comprou o mais caro.

No meu eu dei uma geral há um ano, porém sempre compro os produtos a usar e participo de tudo. Sobre a tinta é importante sim, mas o mais importante é o Verniz. Na minha cidade os que todos usam custa algo de R$ 30,00, o bom custa 80. Voce acha que eles usam este de 80? Nunca, mas eu compro somente dele e como participo da pintura, eles usam realmente o que eu compro porque faço isto sempre acompanhando o trabalho.

Como eu disse que participo, então eu desmonto todo meu carro tirando fora os parachoques, faróes, pestanas, borrachões, vidrinhos traseiros, borra por cima do parabrisas, maçanetas, em fim desmonto tudo. Assim não fica aquela beirada de tinta que se mover a borracha vai aparecer ou se tiver que trocar uma maçaneta e ja vir diferene não encaixar em cima. Isto não sei se ele fará, más é a parte principal de uma boa pintura A DESMONTAGEM. Bem, como eu sei que eles não sabem nada ou pouco neste assunto, au mesmo desmonto e monto sem faltar ou sobrar um parafuso.

Alguns não gosta que voce fica ali perto, aliás onde vou tem um que faz polimento e diz que se o dono tiver perto ele não puli. Eu fui claro com ele. POR MIM VOCE MORRE DE FOME, porque já está expondo que é um péssimo profissional e para que o dono não fique perto, seria preciso uma sala de espera com TV e cafézinho e isto lá não tem.

Sds
Imagem

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por serginho_vectra A » 20 Nov 2014, 08:59

Almeidão escreveu:Realmente os profissionais deste ramo são bem prostituidos, podendo trocar os produtos que voce comprou por outro mais barato ou dizer que comprou o mais caro.

No meu eu dei uma geral há um ano, porém sempre compro os produtos a usar e participo de tudo. Sobre a tinta é importante sim, mas o mais importante é o Verniz. Na minha cidade os que todos usam custa algo de R$ 30,00, o bom custa 80. Voce acha que eles usam este de 80? Nunca, mas eu compro somente dele e como participo da pintura, eles usam realmente o que eu compro porque faço isto sempre acompanhando o trabalho.

Como eu disse que participo, então eu desmonto todo meu carro tirando fora os parachoques, faróes, pestanas, borrachões, vidrinhos traseiros, borra por cima do parabrisas, maçanetas, em fim desmonto tudo. Assim não fica aquela beirada de tinta que se mover a borracha vai aparecer ou se tiver que trocar uma maçaneta e ja vir diferene não encaixar em cima. Isto não sei se ele fará, más é a parte principal de uma boa pintura A DESMONTAGEM. Bem, como eu sei que eles não sabem nada ou pouco neste assunto, au mesmo desmonto e monto sem faltar ou sobrar um parafuso.

Alguns não gosta que voce fica ali perto, aliás onde vou tem um que faz polimento e diz que se o dono tiver perto ele não puli. Eu fui claro com ele. POR MIM VOCE MORRE DE FOME, porque já está expondo que é um péssimo profissional e para que o dono não fique perto, seria preciso uma sala de espera com TV e cafézinho e isto lá não tem.

Sds



Almeidão falou tudo, e digo mais a remontagem tambem é importante, depois de pegar o carro ainda tive que reapertar e remontar quase tudo em casa, esses funileiros fazem tudo com má vontade...
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por Almeidão » 20 Nov 2014, 17:44

serginho_vectra A escreveu:
Almeidão escreveu:Realmente os profissionais deste ramo são bem prostituidos, podendo trocar os produtos que voce comprou por outro mais barato ou dizer que comprou o mais caro.

No meu eu dei uma geral há um ano, porém sempre compro os produtos a usar e participo de tudo. Sobre a tinta é importante sim, mas o mais importante é o Verniz. Na minha cidade os que todos usam custa algo de R$ 30,00, o bom custa 80. Voce acha que eles usam este de 80? Nunca, mas eu compro somente dele e como participo da pintura, eles usam realmente o que eu compro porque faço isto sempre acompanhando o trabalho.

Como eu disse que participo, então eu desmonto todo meu carro tirando fora os parachoques, faróes, pestanas, borrachões, vidrinhos traseiros, borra por cima do parabrisas, maçanetas, em fim desmonto tudo. Assim não fica aquela beirada de tinta que se mover a borracha vai aparecer ou se tiver que trocar uma maçaneta e ja vir diferene não encaixar em cima. Isto não sei se ele fará, más é a parte principal de uma boa pintura A DESMONTAGEM. Bem, como eu sei que eles não sabem nada ou pouco neste assunto, au mesmo desmonto e monto sem faltar ou sobrar um parafuso.

Alguns não gosta que voce fica ali perto, aliás onde vou tem um que faz polimento e diz que se o dono tiver perto ele não puli. Eu fui claro com ele. POR MIM VOCE MORRE DE FOME, porque já está expondo que é um péssimo profissional e para que o dono não fique perto, seria preciso uma sala de espera com TV e cafézinho e isto lá não tem.

Sds



Almeidão falou tudo, e digo mais a remontagem tambem é importante, depois de pegar o carro ainda tive que reapertar e remontar quase tudo em casa, esses funileiros fazem tudo com má vontade...


Eu jamais deixo alguem se aproximar do meu carro ou da minha filha com uma simples chave de fendas, por nada eu faço é tudo.

Conto uma pra voce como estes cara são, comprei um par de farol no ML, na verdade uma merda de farol, mas os danados eram lindos, aliás são lindos e estão nele até hoje, modelo 2000 pra frente, bem isto não foi difícil usando minha cabeça troquei todos os ajustes dele e ficarom perfeito. Coloquei no meu carro e eles ficarom um pouquinho para fora, tipo passando a mão no para-lamas topava com aquela voltinha. Levei em um amigo lanterneiro (funileiro) para ter uma idéia, olha que é meu amigo.

- Isto é fácil disse ele e meteu a mão por baixo e e se eu não empurro ele, ele iria arastar o para-lamas para fora. Dei foi um belo de um sermão nele dizendo lhe que queria uma idéia, não uma cagada.
Dois dias depois, soltei os parafusos dele e simplesmnete coloquei nada mais que uma arruela entre o parafuso e os para-lamas. Pronto ficou igual novo quando sai da loja.
Para eles, isto é perca de tempo, para mim se puxar os para-lamas seria um pesadelo.
Imagem

jonas caruso
GL Member
GL Member
Mensagens: 88
Registrado em: 12 Set 2014, 14:45
Nome Completo: jonas caruso
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por jonas caruso » 21 Nov 2014, 17:12

É...deu até um frio no estomago pessoal. Essas coisas acontecem mesmo. Recentemente fui trocar as molas e o cara quase discutiu comigo que não fazia diferença a posição do macaco. Foi coisa de um segundo, virei as costas e quando escutei o estalo virei e percebi que a posição do macaco era totalmente fora do indicado.
Já pensou o vectra com aquele peso todo sendo suspenso errado?!! Ai se amassa alguma coisa eu dou uns supapos naquele cara...oi a mer**!!!!

Pelas dicas eu ja to desistindo antes de começar...tipo pela idade dele pense nas borrachas ressecadas, presilhas que vao precisar trocar, frisos dos vidros...da muito medo de ter prejuizo, ou pior, não encontrar pra reposição. Fora que sou leigo nessa parte de montagem e desmontagem...como vou saber se ta tudo certinho?

To entre a cruz e a espada...deixar ele bonito e brilhante outra vez correndo o risco de fazer besteira ou deixar como ta(queimaduras horrendas) e garantir o resto !

E eu achando que o problema era só achar a tinta certa........
Vá de Vectra!
Imagem

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por serginho_vectra A » 24 Nov 2014, 19:13

Procure ver outros trabalhos do funileiro pra saber a opinião dos donos. Questão de peças quebrarem elas podem quebrar até em casa, o meu é bem mais antigo (95) e não quebrou nada, questão de encaixes é só ter um pouco de "sensibilidade" e verificar se tudo esta bem preso e encaixado, bem tranquilo de fazer. Vale a pena o risco, a pintura boa da outra vida ao carro, eu tinha medo mas gostei, estou satisfeito, não 100% até pq não foi feita pelo OVERHAULIN kkkk mas estou muito feliz, adoro meu vectrão, e não é um risquinho aqui e ali que vai mudar isso...


abraço
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por Almeidão » 24 Nov 2014, 19:27

OVERHAULIN seria ótimo kakkakak. Bem, se tem problema tem que fazer, infelizmente nem todo mundo tem a capacidade que outros tem, mas se o cara desmontar estas parte que eu disse para pintar, já está bom.

Só uma correção, eu disse que jamais deixo se aproximar do meu carro e da minha filha. CORRIGINDO. Do meu carro e do carro da minha filha kakkakakakka. Ela é livre e pode voar para onde quiser
Imagem

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por serginho_vectra A » 24 Nov 2014, 21:33

Almeidão escreveu:OVERHAULIN seria ótimo kakkakak. Bem, se tem problema tem que fazer, infelizmente nem todo mundo tem a capacidade que outros tem, mas se o cara desmontar estas parte que eu disse para pintar, já está bom.

Só uma correção, eu disse que jamais deixo se aproximar do meu carro e da minha filha. CORRIGINDO. Do meu carro e do carro da minha filha kakkakakakka. Ela é livre e pode voar para onde quiser



Meu pai que me falou isso, esses dias tava chateado pq não ficou 100%, ai ele me falou "tambem vc fez uma pintura de mil e poucos reais e quer que fique igual OVERHAULIN??, Paga caro ninguem quer neh?? Põe esse carro pra rodar muleque..."

kkkk ri muito, sábias palavras...

é isso aí tem que por na pista kkk

abraço galera
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

jonas caruso
GL Member
GL Member
Mensagens: 88
Registrado em: 12 Set 2014, 14:45
Nome Completo: jonas caruso
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por jonas caruso » 26 Nov 2014, 04:16

É...tomei coragem. Vou buscar um bom "profissional" e colar nele na hora do serviço...quer dizer com uma distancia segura né? :6:

Agora ...mil e pouco e seu pai considerou um serviço barato...quanto ficaria o "profissional"? :2:
Alias dentro de uma pintura aceitável qual seria o valor "justo" a se pagar? So pra ter uma ideia.

E obrigado pelas dicas e incentivos.
Assim que eu achar o prafissional e pintar tiro umas fotinhas e posto pro pessoal dar o voto.
Vá de Vectra!
Imagem

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por serginho_vectra A » 26 Nov 2014, 06:22

haahh, tem que colar mesmo

Então aqui em SP mil e pouco eles cobram só pra olhar seu carro. Em todas as oficinas tops as pinturas ficavam na casa dos 3K até 3,5K, eu paguei 1800 com um colega aqui do meu pai, com direito a pintar as rodas e por dentro do porta-malas, não foi mal negócio, até pq sou professor e o salário não é dos melhores kkk, pelo menos enquanto no começo de carreira... Mas pode ver as fotos na minha garagem que não ficou ruim não, é que sou muito detalhista mesmo, mas pro condutor comum esta perfeito...


Abraço
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por Alcir Andreoni » 26 Nov 2014, 16:01

serginho_vectra A escreveu:haahh, tem que colar mesmo

Então aqui em SP mil e pouco eles cobram só pra olhar seu carro. Em todas as oficinas tops as pinturas ficavam na casa dos 3K até 3,5K, eu paguei 1800 com um colega aqui do meu pai, com direito a pintar as rodas e por dentro do porta-malas, não foi mal negócio, até pq sou professor e o salário não é dos melhores kkk, pelo menos enquanto no começo de carreira... Mas pode ver as fotos na minha garagem que não ficou ruim não, é que sou muito detalhista mesmo, mas pro condutor comum esta perfeito...


Abraço

Concordo!

Cada peça fica em R$ 300,00, ou seja, R$ 300,00 por cada porta, R$ 300,00 por cada paralama e assim por diante! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por larussosan » 26 Nov 2014, 17:30

Alcir Andreoni escreveu:
serginho_vectra A escreveu:haahh, tem que colar mesmo

Então aqui em SP mil e pouco eles cobram só pra olhar seu carro. Em todas as oficinas tops as pinturas ficavam na casa dos 3K até 3,5K, eu paguei 1800 com um colega aqui do meu pai, com direito a pintar as rodas e por dentro do porta-malas, não foi mal negócio, até pq sou professor e o salário não é dos melhores kkk, pelo menos enquanto no começo de carreira... Mas pode ver as fotos na minha garagem que não ficou ruim não, é que sou muito detalhista mesmo, mas pro condutor comum esta perfeito...


Abraço

Concordo!

Cada peça fica em R$ 300,00, ou seja, R$ 300,00 por cada porta, R$ 300,00 por cada paralama e assim por diante! :88:


2x :88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

jonas caruso
GL Member
GL Member
Mensagens: 88
Registrado em: 12 Set 2014, 14:45
Nome Completo: jonas caruso
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por jonas caruso » 27 Nov 2014, 01:22

3k R$...Ai todo mundo aqui em casa me chama de chato quando encostam no carro. :9:
Esses dias paro o carro na porta da avó e logo aparecem os primos pra bater um papo...blz.
Fui dentro de casa e qndo volto ta cheio de periguetes de calça jeans, aquelas cheias de botoes e presilhas metalicas :61: :61: se recostando no carro prum lado e pro outro arranhando tudo...quase pirei na hora :56: : - Vaza dai! Olho pra tras e recebo um olhar daqueles da vovó :15: , tipo, "a casa é minha, aqui eu dito as regras e voce não ta sendo humilde", como se eu fosse esnobe por isso.
Deixei pra lá na hora porque afinal de contas ela ja esta bem idosa, mas depois chamei a veia e mostrei o estrago na lateral do carro.
Qual a reação dela?! Deu de ombros :62: Kkkkk....e eu na inocencia achando que ela ia concordar comigo :40:
Pergunta se as malditas voa contribuir com a pintura do carro?!
Pra elas qualquer golzinho é carrão da balada...fico put* com isso.
Depois agente não visita e não sabem o "por que?".
Vá de Vectra!
Imagem

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por serginho_vectra A » 27 Nov 2014, 07:35

jonas caruso escreveu:3k R$...Ai todo mundo aqui em casa me chama de chato quando encostam no carro. :9:
Esses dias paro o carro na porta da avó e logo aparecem os primos pra bater um papo...blz.
Fui dentro de casa e qndo volto ta cheio de periguetes de calça jeans, aquelas cheias de botoes e presilhas metalicas :61: :61: se recostando no carro prum lado e pro outro arranhando tudo...quase pirei na hora :56: : - Vaza dai! Olho pra tras e recebo um olhar daqueles da vovó :15: , tipo, "a casa é minha, aqui eu dito as regras e voce não ta sendo humilde", como se eu fosse esnobe por isso.
Deixei pra lá na hora porque afinal de contas ela ja esta bem idosa, mas depois chamei a veia e mostrei o estrago na lateral do carro.
Qual a reação dela?! Deu de ombros :62: Kkkkk....e eu na inocencia achando que ela ia concordar comigo :40:
Pergunta se as malditas voa contribuir com a pintura do carro?!
Pra elas qualquer golzinho é carrão da balada...fico put* com isso.
Depois agente não visita e não sabem o "por que?".



haha aqui é a mesma coisa, mando desencostar na hora, nem ligo se achar ruim
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por Ju_Bueno » 27 Nov 2014, 08:00

Sabe que minha vontade é pintar o carro todo tb, pois está precisando - mas acho q vai ficar $ó na vontade me$mo...
Mas aí penso: "Do jeito que sou chato, se o carro estiver com pintura nova e me vem as circunstâncias desfavoráveis - tais como estas mencionadas por vcs, ou eu infarto ou morro de desgosto..."
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por rgapski » 27 Nov 2014, 08:26

Jonas,

Tenho um pouquinho de experiencia com funilaria, pintura e polimento...
Vou te dar umas dicas pra ninguem te passar a perna! Até porque, funilaria é tudo ou nada, ou mata o carro, ou valoriza mais do que quando era novo!

Sobre a tinta:

Não se preocupe com o código da tinta...
A cor do teu carro é a mesma do meu: Cinza Pontal.
Essa cor é metálica (contem sólidos metálicos misturados à tinta).
A diferença entre a pintura metálica e a perolizada não esta na tinta, mas sim na aplicação, pois a perolizada é feita em camadas de diversas tonalidades (coisa que só se vê em carros de luxo), por isso tem o nome "perolizada", pois em tese é feita como uma perola: camada sobre camada.
Tinta metálica com camada de verniz não tem nada de perolizado... Isso é coisa de funileiro das antigas que estava acostumado a usar tinta PU (tinta e verniz em um único componente).

A cor cinza pontal é feita com base poliéster e depois de aplicada, fica fosca, sendo necessário aplicação de verniz (preferencialmente alto sólidos) para proteção e brilho. Pelo menos 3 camadas são recomendáveis, posto que a primeira praticamente se perde na hora do acabamento (lixamento + polimento).

Se você for até uma loja de tintas e simplesmente pedir um cinza pontal GM, a tonalidade nunca será a mesma que esta no seu carro.
Isso se deve ao fato de que, cada lote de tinta que sai da fábrica, contem uma concentração diferente de sólidos, que só é possível acertar através de um colorímetro.
Em suma: não deixe seu carro na mão de funileiro que não trabalha com sistema de colorimetria, pois as chances do teu carro ficar com peças de tons diferentes é muito grande.
Tinta automotiva é coisa chata de se trabalhar, e exige muita técnica e principalmente experiencia pra que a coisa fique boa.

Escolhendo a oficina:

Fundamental: não economize. Prefira esperar pra fazer o serviço do que fazer em lugar meia-boca.
Serviço de funilaria e pintura é uma arte. Quadros de artistas bons custam mais caros que quadros de artistas ruins.

As coisas que só uma boa oficina de funilaria e pintura tem:

1) Laboratório de cores:
É o lugar onde a oficina tem a capacidade de analisar com precisão qual a tonalidade da cor do seu carro, concentração de sólidos, espessura, etc...
No laboratório de cores, em geral retiram uma pequena peça do seu carro, como por exemplo a tampa do tanque de combustível, analisam a espessura da tinta, tonalidade de cor (mistura de tons), concentração de sólidos (cores metálicas), entre outros detalhes técnicos imprescindíveis à boa execução do serviço.
A partir dessa análise é possível fazer um orçamento primário, pois consegue-se saber qual o material e quantidade necessária para a execução do trabalho.

2) Setores:
Uma boa oficina faz cada trabalho em um lugar específico.
Quando um carro dá entrada, ele precisa ser bem lavado para que se inicie a execução do serviço, portanto, precisa ter uma área própria para lavagem. Se não tiver, provavelmente o serviço de lavagem é terceirizado. Sem problemas por aqui.

Depois de limpo, a desmontagem é feita em local próprio para isso, onde não haja nuvem de poeira de tinta.

Quando desmontado, as peças podem ser trabalhadas com massa, solda, etc.
A sujeira desse serviço, não pode, e nem deve, chegar perto da área onde se trabalha com a pintura e/ou secagem.

Depois da peça trabalhada, ela vai para o setor de pintura.
O ideal é uma cabine pressurizada e climatizada. Antigamente isso era muito caro, mas com a queda do dólar e modernização do setor, não é mais novidade e não é raro achar uma oficina que possua o equipamento.
Essa cabine trabalha com pressão positiva e baixa umidade relativa do ar, que facilita a aplicação da tinta, reduz o nivel do overspray e acelera a secagem.
Depois de pintada, a peça seca dentro da estufa, e depois, em um local limpo e isolado com paineis aquecedores.

Por fim, deve haver um local para acabamento final, que consiste em uma boa lavagem, e um polimento inicial (normalmente só com massa base d'agua).
Essa parte também pode ser terceirizada, sem problemas.

3) Ferramental:
Uma boa oficina, tem boas ferramentas.
Empresas que usam o sistema PPG ou Basf são as melhores. Prefira as que trabalham com tinta base d'agua.
Se for assim, pode confiar que a pintura será bem executada.
Esses "sistemas" consistem em aplicação de produtos específicos para cada fase, onde não existem chances de por exemplo, um solvente não reagir bem com determinada tinta.
Aplicação de produtos de diferentes marcas podem causar reações adversas, como bolhas, manchas, fosqueados, etc...

4) Porfólio:
Empresas boas fazem questão de exibir seus serviços e vivem cheias de carros.
Basta pedir para o atendente lhe mostrar alguns serviços executados.
Premiações e recomendações também são sempre bem vindas.
Por fim, lembre-se: empresas boas investem em qualificação de seus funcionários e fazem questão de exibir isso aos clientes.
Normalmente, oficinas que investem em aperfeiçoamento técnico exibem certificados e diplomas nas paredes...

Bom, as dicas estão dadas! Agora é só zerar o vecão!

Se você for pintar o vectra todinho, pode reservar uns 3~4 mil pelo menos, que é o preço de um serviço bem executado em uma oficina capacitada e com ferramental adequado.
Existem bons funileiros e pintores "artesanais" sim e que cobram um preço menor, dado a menor estrutura e qualificação técnica, mas encontrá-los esta cada vez mais raro, e as chances de dar problema são maiores.

Opinião minha: já que vai gastar, gasta uma vez só... economizar não vale o aborrecimento e tempo perdido...
Lembrando o que disse acima: funilaria é tudo ou nada, ou mata o carro, ou valoriza mais do que quando era novo!

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por larussosan » 27 Nov 2014, 08:36

rgapski escreveu:Jonas,

Tenho um pouquinho de experiencia com funilaria, pintura e polimento...



Quanto modéstia.... :40:

Abs!! :88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por Alcir Andreoni » 27 Nov 2014, 09:26

larussosan escreveu:
rgapski escreveu:Jonas,

Tenho um pouquinho de experiencia com funilaria, pintura e polimento...



Quanto modéstia.... :40:

Abs!! :88:

O cara é o mago da repintura e polimento e vem dizer que tem só um pouquinho de experiência? :9:

Fala sério! :38:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por larussosan » 27 Nov 2014, 09:48

Alcir Andreoni escreveu:
larussosan escreveu:
rgapski escreveu:Jonas,

Tenho um pouquinho de experiencia com funilaria, pintura e polimento...



Quanto modéstia.... :40:

Abs!! :88:

O cara é o mago da repintura e polimento e vem dizer que tem só um pouquinho de experiência? :9:

Fala sério! :38:


É isso ai... :105: :105:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Repintura e duvidas sobre tinta

por rgapski » 27 Nov 2014, 09:57

Alcir Andreoni escreveu:O cara é o mago da repintura e polimento e vem dizer que tem só um pouquinho de experiência? :9:

Fala sério! :38:


Quem me dera! Se fosse tudo isso, eu tava feliz (e com o bolso cheio) :6: :11:
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

47 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 168 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.