O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétricaconsumo elevado oleo motor
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

19 mensagens   •   Página 1 de 1
jaime rafael
GL Member
GL Member
Mensagens: 74
Registrado em: 04 Nov 2014, 19:16
Nome Completo: jaime rafael jahnn
Cidade: inhacora
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

consumo elevado oleo motor

por jaime rafael » 06 Dez 2014, 19:24

Ola pessoal to precisando tirar uma duvida, comprei meu vectra gls 2.2 ano 2000 faz 1 mes e poukinho,quando fui ver o oleo nem tava tocando na vareta,e como ja ia trocar o oleo mesmo fiz de uma vez achando ser normal,coloquei 4 litros de oleo e o oleo foi ate o maximo da vareta,e agora nao deu nem um mes depois rodei apenas 500 km e ja ta abaixo do nivel denovo,OBS o vecao ta com 148000 km e nao sei se foi mexido no motor.
E agora a duvida é normal isso ou tem algum problema e qual pode ser ele,e ainda se for problema aquela garantia que dao em revenda de usados de 3 meses de motor e caixa posso cobrar do vendedor?
agradeco desde ja a ajuda de vcs
forte abraco!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: consumo elevado oleo motor

por Arquiteto » 06 Dez 2014, 20:06

então

este óleo não evaporou ...

ou vazou ou foi queimado junto com o combustível

acho que deve levar a um mecânico de confiança para analisar o

estado do motor ... se houver suspeita de algo errado

corra atrás da revenda sim ... ou a bomba pode estourar na sua mão

jaime rafael
GL Member
GL Member
Mensagens: 74
Registrado em: 04 Nov 2014, 19:16
Nome Completo: jaime rafael jahnn
Cidade: inhacora
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: consumo elevado oleo motor

por jaime rafael » 06 Dez 2014, 20:16

bom vazando nao esta,o motor ta seco nao tem sinal de vazamento e nem no chao da garagem nao tem nada,
mas uma duvida se tiver sendo queimado com o combustivel o carro nao deveria fumacear?

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: consumo elevado oleo motor

por Arquiteto » 06 Dez 2014, 20:40

pelo retrovisor e difícil perceber e ainda assim nesta situação ja estaria em fase terminal ...

so andando atras de vc pra ver a fumaça ... e fica mais nítido quando cai o giro

depois de uma esticada

mais facil analisar o residuo que fica na ponteira do escape ...

jaime rafael
GL Member
GL Member
Mensagens: 74
Registrado em: 04 Nov 2014, 19:16
Nome Completo: jaime rafael jahnn
Cidade: inhacora
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: consumo elevado oleo motor

por jaime rafael » 06 Dez 2014, 21:16

bom entao em uma oficina o mecanico consegue verificar isso mesmo sendo invisivel ao olho digamos assim?

jaime rafael
GL Member
GL Member
Mensagens: 74
Registrado em: 04 Nov 2014, 19:16
Nome Completo: jaime rafael jahnn
Cidade: inhacora
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: consumo elevado oleo motor

por jaime rafael » 06 Dez 2014, 22:24

tenho mais algumas duvidas e agradeco se alguem me esclarecer
se tiver queimando oleo com o combustivel o que tem que fazer no motor?quem que fazer todo o motor ou nao?
148000km é bastante pro vectra 2.2 8v?e depois que fizer o que tem que fazer no motor ele fica perfeito ou nao sera a mesma coisa?porque por aqui nao querem muito carro com motor feito,nao sei muito sobre isso e se tiver alguem que entende pra me ajudar agradeco.
forte abraco a todos
Mais uma coisa como o amigo tinha dito de fumacao ao esticar ele,nao sei se vale mas hoje dei uma voltinha e quando cheguei em casa dei umas esticadas ate 6000 giros e ele fumaceou muito e teve cheiro parece de moto dois tempos.
acho que ta indo pro pau hehehhe

RodrigoCampuss
GL Member
GL Member
Mensagens: 53
Registrado em: 07 Jun 2014, 18:45
Nome Completo: Rodrigo Campos
Cidade: Caldas Novas
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: consumo elevado oleo motor

por RodrigoCampuss » 07 Dez 2014, 13:05

Quando começa a queimar óleo a primeira coisa que o mecânico vai fazer é retirar o cilindro e analisar as folgas dos anéis dos pistões na camisa. geralmente a folga é ocasionada pela quantidade de KM rodados do carro e seu antigo dono (vai saber se o cara não dava pau né? outra coisa que que ocasiona a folga é sujeira no óleo, pode ser areia :2: (sim, com um filtro de ar ruim muitas impurezas podem entrar no motor :102: ) ou fuligem gerada dos desgastes das peças internas.

Como tem apenas 1 mês que comprou o Vectra leve-o na revendedora em que comprou o mesmo e peça garantia
Por lei é obrigado a dar uma garantia de 3 meses :13:

se puder acompanhar o serviço do motor faça isso, pois hoje em dia não da pra confiar em algumas revendas de semi-novos e usados! :103:

Boa Sorte :88:
Vectra CD 2.0 Azul Strauss 1994


"Sempre me perguntam quantos KM/L meu carro faz, mas nunca perguntaram quantos KM/H ele já atingiu!"

Vectra corre na veia rapaz!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: consumo elevado oleo motor

por Almeidão » 08 Dez 2014, 12:29

148 mil é muito pouco Km para um Vectra quando bem cuidado, e ao mesmo tempo se ele for malcuidado, 100 mil já é uma eternidade. Neste caso é difícil saber ou informar algo.

Possa ser que seja somente cabeçote, para acertar precisaria tirar fora e levar a uma retífica para fazer o trabalho e em hipótese nenhuma deixe o mexanico ou o retificador te convencer a plainar lo. Trocar retentor, se necessário for trocar algumas válvulas e as guias.

Bem, pode ser anéis gastos também, mas eu ainda apostaria somente no cabeçote pela kilometragem que o Vectra seu tem.
Imagem

Avatar do usuário
G001290
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 23 Dez 2014, 16:43
Nome Completo: Fabio Nascimento
Cidade: Saõ Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: consumo elevado oleo motor

por G001290 » 08 Mar 2015, 13:49

Amigo para óleo baixar no motor, ou é vazamento ou ele está sendo queimado. Vc disse no começo que rodou 500km e ele está abaixo do nível. Este consumo pode ser normal. O manual do vectra, pelo menos o do 2.4, diz que é normal baixar 0,8 litros de óleo a cada 1000km rodados (veja essa informação no manual do seu carro). Acho um pouco demais pela minha experiência com motores. Um valor aceitável eu diiria 0,5 litros para cada 1000km. Para vc saber quanto baixou, rode 500 ou 1000, puxe a vareta e vá completando o óleo de 100 em 100 ou 200 em 200 ml até atingir nível máximo na vareta. Coloque um pouco (100 ou 200ml), espere uns 10min, meça o nível e vá fazendo isso até atingir nível máximo e aí vc saberá quanto tá seu nível de consumo de óleo.
Se estiver acima do aceitável 0,8 litros para cada 1000km (0,8l / 1000km para o meu carro) rodados o consumo está além do aceitável. Nesse caso, como o motor não está vazando como vc mesmo disse, então esse óleo está sendo queimado. Para ele ser queimado, ou está passando pelos retentores de válvulas ou pelos guias de válvulas ou passando pelos anéis de pistão. Ambas as passagens darão acesso ao óleo à câmara de combustão. Para saber se é um ou outro, o motor deve ser aberto e examinado. Eu começaria pelos retentores de válvulas e guias de válvulas. São fáceis de trocar, baratos (em comparação ao serviço de fazer o motor) e não precisa tirar o motor do cofre (os guias de válvulas são mais difíceis de desgastar normalmente o problema está nos retentores). Na desmontagem do cabeçote, verifique se os cilindros não estão riscados. Se estiverem aí o motor tem que ser feito. Caso isso não resolva (a troca de guias e retentores de válvulas), aí não tem jeito, terá que abrir o motor e verificar se o cilindro não está riscado (como já disse e se tiver riscado tem que fazer o motor) e também como está a folga entre cilindros e pistões, se os cilindros não estão ovalizados e o desgaste de anéis. Se a folga entre cilindros e pistões estiverem normais, os cilindros não ovalizados e pistões em boas condições e os anéis desgastados basta brunir os cilindros e trocar anéis. Caso haja danos nos cilindros (ou ainda apenas em um deles) ou pistões ou riscos nos cilindros (ou ainda em apenas um deles) ou cilindro ovalizado ou desgastado além do limite aceitável terá que fazer o motor. Quanto à questão do motor feito ficar bom, se foi feito num mecânico bom, com peças originais e a retífica numa oficina boa, o motor fica novo como se tivesse saído de fábrica. O problema é que a maior parte dos mecânicos, não são mecânicos e as retíficas fazem o serviço de qualquer maneira sem obedecer as folgas originais de projeto.

Caso queira mais detalhes sobre como se faz um motor, cuidados e procedimentos, mande um email para mim (marconirelou@gmail.com) que te passo. Sou mecânico por formação e auto mecânico por hobby.

Avatar do usuário
Giovan3
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 291
Registrado em: 16 Set 2014, 14:23
Nome Completo: Giovane Cunha
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: consumo elevado oleo motor

por Giovan3 » 08 Mar 2015, 19:13

jaime rafael escreveu:tenho mais algumas duvidas e agradeco se alguem me esclarecer
se tiver queimando oleo com o combustivel o que tem que fazer no motor?quem que fazer todo o motor ou nao?
148000km é bastante pro vectra 2.2 8v?e depois que fizer o que tem que fazer no motor ele fica perfeito ou nao sera a mesma coisa?porque por aqui nao querem muito carro com motor feito,nao sei muito sobre isso e se tiver alguem que entende pra me ajudar agradeco.
forte abraco a todos
Mais uma coisa como o amigo tinha dito de fumacao ao esticar ele,nao sei se vale mas hoje dei uma voltinha e quando cheguei em casa dei umas esticadas ate 6000 giros e ele fumaceou muito e teve cheiro parece de moto dois tempos.
acho que ta indo pro pau hehehhe


Também apostaria no cabeçote, passei por uma situação parecida com o Espero. O Óleo estava baixando e ele estava fumaceando, mais diferente do que você falou a fumaça não tinha cheiro, e támbem não saia no sentido de "espiral". Eu optei por fazer o motor todo, mais somente com a retífica do cabeçote provavelmente ja bastaria para acabar com o consumo do óleo.
Mais eu acho bem interessante levar pra avaliar, o jeito de solucionar isso é abrir o motor e ver o que encontra. Como você comprou o carro a pouco tempo, e támbem como já foi citado acima, 148000 pode ser muito pouco ou muita eternidade para um Vectra, depende do uso do dono anterior.
Corre atrás da garantia e vê o que é possível fazer.

Abs!
Imagem
"Faith is what move us on"
Garagem: viewtopic.php?f=71&t=7289

Avatar do usuário
danylo.neves
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Jul 2015, 13:47
Cidade:

carro baixando óleo constantemente

por danylo.neves » 31 Jul 2015, 16:13

Ola boa tarde
tenho um vectra ano 1996/97

ele esta com 290.000 km

troco o óleo e quando olho a vareta de medição em questão de poucos km rodado já esta baixo.

o carro não tem nenhum vazamento,
a duvida é o seguinte isso é normal?
tem algum óleo especifico que vcs me indicam?

desde já muito grato por qual quer ajuda

Roberto Lucas
GL Member
GL Member
Mensagens: 56
Registrado em: 14 Jul 2015, 22:57
Nome Completo: ROBERTO LUCAS CARLOS DA SILVA
Cidade: RIO LARGO
Estado: Alagoas
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: carro baixando óleo constantemente

por Roberto Lucas » 31 Jul 2015, 16:29

danylo.neves escreveu:Ola boa tarde
tenho um vectra ano 1996/97

ele esta com 290.000 km

troco o óleo e quando olho a vareta de medição em questão de poucos km rodado já esta baixo.

o carro não tem nenhum vazamento,
a duvida é o seguinte isso é normal?
tem algum óleo especifico que vcs me indicam?

desde já muito grato por qual quer ajuda


Passa o dedo na saída do silencioso e veja se tem resto óleo.. (se tiver isso é sério!!)

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: carro baixando óleo constantemente

por Alcir Andreoni » 31 Jul 2015, 16:34

danylo.neves escreveu:Ola boa tarde
tenho um vectra ano 1996/97

ele esta com 290.000 km

troco o óleo e quando olho a vareta de medição em questão de poucos km rodado já esta baixo.

o carro não tem nenhum vazamento,
a duvida é o seguinte isso é normal?
tem algum óleo especifico que vcs me indicam?

desde já muito grato por qual quer ajuda

Vai ficar baixo mesmo, pois não é assim que se mede o óleo! :52:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: carro baixando óleo constantemente

por Rafael Mogli » 01 Ago 2015, 11:41

Alcir falou tudo ai.
Vc ta esperando o oleo descer pra depois medir?

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: carro baixando óleo constantemente

por JoãodoValle » 01 Ago 2015, 13:53

Acho que o amigo quis dizer que ele troca o oleo ta tudo certo com a medida, depois de alguns km ele confere denovo e marca abaixo.

Roberto Lucas
GL Member
GL Member
Mensagens: 56
Registrado em: 14 Jul 2015, 22:57
Nome Completo: ROBERTO LUCAS CARLOS DA SILVA
Cidade: RIO LARGO
Estado: Alagoas
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: carro baixando óleo constantemente

por Roberto Lucas » 01 Ago 2015, 20:14

JoãodoValle escreveu:Acho que o amigo quis dizer que ele troca o oleo ta tudo certo com a medida, depois de alguns km ele confere denovo e marca abaixo.


Isso msm João...rsrsrs

o amigo quis dizer que troca o óleo certinho, o carro não apresenta vazamentos mas, vive baixando óleo..

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: carro baixando óleo constantemente

por Mantenedor » 02 Ago 2015, 21:31

Qual óleo e especificação está usando?

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Paulo Biscassi
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Set 2016, 07:39
Nome Completo: Paulo Sérgio Biscassi
Cidade: Guaíra
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Nível do óleo do motor baixando.

por Paulo Biscassi » 27 Jan 2017, 07:01

Bom dia
Eu tenho um Vectra Elite 2.4 16V e ele tem um problema que não consigo resolver o óleo do motor esta baixando e não tem vazamento e nem borra de óleo saindo no escapamento. Agora gostaria de saber se alguém já passou por isso e se conseguiu resolver esse problema?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

consumo elevado oleo motor

por Ju_Bueno » 27 Jan 2017, 07:36

Paulo, sua mensagem foi movida para este tópico já existente que trata do assunto. Recomendo a leitura dele todo que poderá ser de ajuda. Se ainda tiver alguma dúvida, pode continuar postando aqui, ok?
Abs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

19 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 180 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.