O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaAditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

30 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Thiago Menezes » 04 Jan 2015, 21:25

Leonardo Vale escreveu:O Radiex posso acrescentar água em média quanto?Para Vectra 2000 cd 16 v 2.2 não achei outra marca tem algum problema??

O problema é bem simples amigo como eu disse anteriormente, vai está colocando um aditivo não credenciado pelo inmetro!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Leonardo Vale
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 467
Registrado em: 25 Jun 2014, 18:11
Nome Completo: Leonardo Vale dos Santos Ferreira
Cidade: Candeias
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e PolímerosMe

por Leonardo Vale » 10 Jan 2015, 23:12

Men, conseguir trocar pelo Ac Delco da GM vou botar original para ficar garantido de verdade vlw pela dica m :7: uito grato. :88:
Técnico em Manutenção Automotiva

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por lugier » 11 Jan 2015, 01:53

Pedro Josino escreveu:
lugier escreveu:
Pedro Josino escreveu:Por quanto tempo esses aditivos a base de polímeros se mantém eficiente no sistema de arrefecimento?

Apenas por curiosidade no manual do Cruze se recomenda 30% de aditivo e 70% de água. Lembro que no Vectra era entre 35% e 50% de aditivo.



Segundo a Radiex, o R1922 deles tem durabilidade de 1 ano. Também existe o R1952, com durabilidade de 2 anos, Agora já não saberia lhe dizer se existe um Polímeros Long Life que dure 5 anos, pelo menos eu nunca vi.


Sim, os carros mais novos estão vindo com uma concentração mais baixa, ajustado ao nosso clima quente.


Porque eu vi o Diego Velocímetros falando que os aditivos a base de etilenoglicol fazem as mangueiras ressecarem e o reservatório queimar.

Acredito que se isso acontecer é pelo longo período usando o mesmo aditivo, a exemplo dos Long Life. Meu Vectra Expression 2008/2009 ficou até 2013 com o aditivo original, sem ter necessitado completar nada em todo seu tempo conosco e as mangueiras eram como novas e o reservatório amarelou por fora.

Substituindo o aditivo com um ou dois anos como é o caso do polímeros, acredito que isso não deva acontecer.

O aditivo em polímeros é mais eficiente que o em etilenoglicol ou isso se refere apenas a redução da concentração do percentual de aditivo em relação a água?


Acredito não que não seja verdade sobre o tempo de uso, digo isso pela minha experiência. Eu limpei todo o meu sistema usando flushing, troquei o reservatório de expansão, usando água desmineralizada e aditivo o reservatório deu e mesmo assim já começou ficar com um tom mais queimado em poucos meses de uso. Acredito que isso seja uma característica do material usado no reservatório. Pessoalmente, achei isso horrível e considero uma falha de projeto, mesmo usado tudo Original GM.

Agora sobre o polímeros não amarelar, isso não saberia lhe dizer. E sobre o etilenoglicol causar o amarelamento do reservatório, isso é novidade para mim.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Thiago Menezes » 11 Jan 2015, 15:26

Leonardo Vale escreveu:Men, conseguir trocar pelo Ac Delco da GM vou botar original para ficar garantido de verdade vlw pela dica m :7: uito grato. :88:



Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
sapo_joe
GL Member
GL Member
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Jun 2014, 14:47
Nome Completo: Victor
Cidade: Minas Gerais
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por sapo_joe » 14 Jan 2015, 21:26

Coincidentemente, essa semana fiz uma limpeza completa no sistema de arrefecimento de meu Vectra (tive que esgotar a água pra trocar um o'ring da bomba hidráulica) e então pedi pra aproveitarem e darem uma geral.

Mudei o tipo de aditivo (de etilenoglicol para o orgânico) e todo o sistema foi lavado e limpo. O orgânico dura mais tempo, pelas informações que tive.

O carro está rodando mais frio agora (provavelmente por causa da limpeza das galerias e do radiador) e eu gostei muito dos resultados! Fim de semana vou viajar mais e ver como se comporta.
---------------------------------------------------------------------------------
Vectra GLS 2.0 96/97, Prata Rodin.
viewtopic.php?f=70&t=12856
Opala Comodoro SL/E 4.1 91, Vermelho Ciprus.
(fotos em breve)

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por lugier » 14 Jan 2015, 23:22

sapo_joe escreveu:Coincidentemente, essa semana fiz uma limpeza completa no sistema de arrefecimento de meu Vectra (tive que esgotar a água pra trocar um o'ring da bomba hidráulica) e então pedi pra aproveitarem e darem uma geral.

Mudei o tipo de aditivo (de etilenoglicol para o orgânico) e todo o sistema foi lavado e limpo. O orgânico dura mais tempo, pelas informações que tive.

O carro está rodando mais frio agora (provavelmente por causa da limpeza das galerias e do radiador) e eu gostei muito dos resultados! Fim de semana vou viajar mais e ver como se comporta.


Eu troquei a bomba d`água inteira, é barato e vale a pena. Só uma dúvida, você saiu do Sintético para o Orgânico? pois o etilenoglicol é orgânico, você deve ter se confundido ali.
Imagem

itamar_73
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Jan 2022, 08:45
Nome Completo: Itamar Dias Pereira
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por itamar_73 » 15 Mai 2022, 18:35

Boa noite,

Sou novo por aqui mas teria algum problema o uso do Aditivo Rosa Concentrado Orgânico Long Life Kobe no Vectra GLS 95 com ar?
Adquiri esse carro a pouco tempo e quero trocar a água do radiador dele por um conteúdo bom.
O Acdelco está uma paulada.

Grato,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Almeidão » 16 Mai 2022, 07:42

itamar_73 escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite,

Sou novo por aqui mas teria algum problema o uso do Aditivo Rosa Concentrado Orgânico Long Life Kobe no Vectra GLS 95 com ar?
Adquiri esse carro a pouco tempo e quero trocar a água do radiador dele por um conteúdo bom.
O Acdelco está uma paulada.

Grato,


Não tenho a minima ideia de como é este aditivo ou qualquer outro que não seja o Havoline extended Life CONCENTRADO, uma coisa é certa os bons nao são nada baratos e meu carro também não se deu bem com aditivo AC Delco isto há 20 anos atrás e algo pode ter mudado de lá para cá.
1 - Koube entrou com alguns produtos bons, mas não sou um que usa deles para falar sobre esta marca.
2 - Aditivo existem 2 de cada marca, um CONCENTRADO mais caro que voce usa 2,5 litros para o Vectra embora se usar 2 acaba resolvendo e se usar 3 não atrapalha em nada e eu uso 3 e tem a garantia de 5 anos e eu troco a cada 2 anos e se for preciso completar uso agua.
3 - Aditivo da mesma marca PRONTO PARA USO é mais barato, mas voce precisa usar para o seu carro 7 litros, algo impossivel porque voce não consegue tirar toda a agua de dentro, o máximo que sai são 4 litros.
4 - Os aditivos originais tipo AC Delco são sempre concentrados.
5 - Um bom aditivo fica barato com o tempo, ele protege por 5 anos, um mau aditivo pode estragar seu radiador ou o sistema com 6 meses.
6 - Eu não sei comentar sobre outra marca, porque sofri muito com várias delas. Para eu dar uma resposta confiável eu teria que usar no meu carro e comentar sobre o produto, mas se der errado estraga meu radiador e eu não posso ficar estragando radiadores só para dizer que marca A ou B seja boa ou não. Este é o motivo que comento somente sobre uma marca que uso há 20 anos sem ganhar um centavo e eles já eram para receber algo kakakakakaka

Um detalhe: é um produto fácil de ser falsificado e piratear marcas, existem vários testes em internet, mas são testes rápidos e não posso confiar nestes testes porque só acredito vendo e mesmo assim este que comentei ganha nos testes.

Tem uns que se encantam com a cor, olhar o reservatório colorido, cuidado com isto, a tinta não protege o radiador.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Ju_Bueno » 16 Mai 2022, 07:42

Pode usar! O não recomendado é misturar marcas, ou, pior ainda, misturar orgânico com sintético. Também tive um GLS 95 e quando resolvi dar um trato no arrefecimento usei um orgânico concentrado - no caso, o da Bardhal.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Almeidão » 05 Jul 2022, 08:31

Recente vi um motor aberto e não gostei muito do que vi, as galerias do cabeçote e motor estão 100% laranja como barro, a bomba com dois anos de uso tem oxidação tipo coral e o proprietário usava Paraflu com agua desmineralizada, Cada vez mais me faz eu agarrar no que eu uso e infelizmente me deixar escravo de uma marca a qual uso com agua comum, afinal vi meu motor aberto bem diferente deste outro.
Imagem

30 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 164 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.