O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaAditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

30 mensagens
  • 1
  • 2
lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por lugier » 28 Dez 2014, 04:25

Pessoal uma coisa bem interessante que anda acontecendo, e gerando muita discussão, é a entrada de novos aditivos de arrefecimento no mercado brasileiro, usando a tecnologia a base de polímeros, ou base sintética como também é chamada, voltada para nosso clima.
Tenho vistos enúmeros testes com estes aditivos, lado-a-lado, expondo suas vantagens e desvantagens.

O aditivo sintético é recomendado para nosso clima, sub tropical, e regiões quentes, devido sua facilidade de receber e perder calor. O motor que está protegido com aditivo sintético, ele consegue atingir mais rapidamente sua temperatura de ideal de funcionamento bem como também liberar mais rapidamente o excesso de calor pelo radiador. Este teste foi comprovado através de um ensaio chamado de "Eficiência Térmica", no laboratório de testes da Radiex, onde o aditivo a base de polímero obteve um tempo de equalização térmica menor que o de base orgânica.

Já os ensaios de Ponto de Ebulição, tanto o polímeros e o orgânico, possuem o mesmo comportamento, lembrando que o que mantem a água no sistema de arrefecimento em estado líquido, é o fato de estar sob pressão.

Ambos os aditivos possuem inibidores de corrosão e anti espumante. Neste quesito, os dois cumprem o prometido, dentro das normas brasileiras.

A grande diferença está no ponto de congelamento, onde o aditivo de base orgânica a monoetilenoglicol é recomendado.
A questão é, onde no nosso país Neva?, não é a toa que cada vez mais as montadoras estão reduzindo as proporções dos aditivos orgânicos diluído na água. Antigamente era 50%, hoje encontramos 35% de aditivo ou menos, devido as condições climáticas do nosso país, pois quem realmente faz a troca térmica é a água e não o aditivo.

O manual do nosso vectra recomenda 35% em uso normal e em regiões frias abaixo de -10Cº 50%.

Então, alguém ta pensando migrar?

Algumas dicas:

* Para medir a concentração de aditivo orgânico no sistema usa-se um termo densímetro, já os sintéticos usa-se um caro instrumento chamado refratômetro.

* Para quem está migrando para o sintético, Ambos jamais devem ser misturados, pois irá acontecer uma reação e ocasionará uma "Borra" no sistema de arrefecimento.

* Para proteger ainda mais o sistema, use água desmineralizada, normalmente custa R$5,00 o litro, possuo um recipiente graduado onde sempre coloco 600ml de água desmineralizada e 400ml de aditivo para completar o sistema, mantendo 40% de proporção. Tenho sempre uma garrafa pronta na garagem já na proporção.

* Para quem está limpando o sistema, e deseja colocar na proporção os aditivos, basta verificar o manual do carro, a capacidade máxima de líquido que vai no sistema e fazer os cálculos. No meu, após a lavagem, completei com 100% de água desmineralizada (8 litros), deixando-a sair após enquanto colocava os 3 litros de aditivo (cálculos arrendondados).

* Para os sistemas que estão muito sujos, tenha ciência de encontrar um vazamento após a lavagem.

* Alguns vídeos, recomendadíssimos para quem quer se aprofundar, algumas horas de novela, só sobre aditivos.

Polímeros X Etilenoglicol - Primeira parte do teste em laboratório
https://www.youtube.com/watch?v=UHUakFRRv6U

Polímeros X Etilenoglicol - Segunda parte do teste em laboratório
https://www.youtube.com/watch?v=x-Xcaz5Fyl8

Aditivo x Água Pura Parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=4TQNsWgNF3w

Aditivo x Água Pura Parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=iR6DXtmpVxk
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Alcir Andreoni » 28 Dez 2014, 11:38

Muito boa a aula!

E nois no Tapatalk...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 281
Registrado em: 22 Nov 2013, 23:52
Nome Completo: Renato Gobato
Cidade: Goiatuba
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Marcatto » 28 Dez 2014, 20:57

Na falta de água desmineralizada, estou pretendendo coletar água de chuva. Água de chuva não tem minerais e muito menos cloro.

Vou manter o aditivo orgânico no meu carro, até porque, pelo que eu já li, é muito difícil esgotar 100% o líquido do sistema (não corro o risco de misturar orgânico com sintético).

Aditivo orgânico, estou dando preferência para o Havoline e o Total (ELF). Ambos são os únicos válidos para 05 anos e, ademais, também são homologados pela GM.

[s]
Pacote R6N (quase um GT-X)

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 292
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:20
Nome Completo: denis silva
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por dennis_suzano » 28 Dez 2014, 21:15

E o aditivo ac delco pronto uso ele e 50% aditivo e 50% água?
Contimuo nele? :47:

Avatar do usuário
Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 281
Registrado em: 22 Nov 2013, 23:52
Nome Completo: Renato Gobato
Cidade: Goiatuba
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Marcatto » 28 Dez 2014, 21:27

dennis_suzano escreveu:E o aditivo ac delco pronto uso ele e 50% aditivo e 50% água?
Contimuo nele? :47:


Como eu não vou repor, e sim trocar tudo, eu prefiro comprar o aditivo concentrado.

O aditivo AC Delco é muito caro, e eu desconfio que ele é o mesmo Havoline - não vou pagar o dobro do preço apenas por causa da embalagem AC Delco.

[s]
Pacote R6N (quase um GT-X)

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por lugier » 30 Dez 2014, 15:25

dennis_suzano escreveu:E o aditivo ac delco pronto uso ele e 50% aditivo e 50% água?
Contimuo nele? :47:


Se você pegar o manual do seu vectra verá que pede 50% somente em casos de extremo frio, caso você pretenda ir de carro até os Andes no chile, pode colocar 50%.

Isso é algo que me intriga, o manual diz uma coisa e na concessionária vende outra coisa.
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Arquiteto » 30 Dez 2014, 18:30

ja li 35%

:76:

jwolgran
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Dez 2014, 18:09
Nome Completo: Jean Wolgran
Cidade: Joao Pessoa
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por jwolgran » 30 Dez 2014, 20:00

Pessoal,

Boa noite,

Vou realizar a substituição de todo liquido de arrefecimento do meu vectra elegance 2010. Gostaria de saber quais liquidos arrefecimentos vocês indicam e qual a proporação? Quero colocar o Liquido com característica LONG LIFE.

Abraço.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Thiago Menezes » 30 Dez 2014, 20:07

jwolgran escreveu:Pessoal,

Boa noite,

Vou realizar a substituição de todo liquido de arrefecimento do meu vectra elegance 2010. Gostaria de saber quais liquidos arrefecimentos vocês indicam e qual a proporação? Quero colocar o Liquido com característica LONG LIFE.

Abraço.

Boa noite! Faça uma pesquisa pelo fórum utilizando a barra de pesquisa que você irá encontrar muita informação sobre esse assunto!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 281
Registrado em: 22 Nov 2013, 23:52
Nome Completo: Renato Gobato
Cidade: Goiatuba
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Marcatto » 30 Dez 2014, 22:34

jwolgran escreveu:Pessoal,

Boa noite,

Vou realizar a substituição de todo liquido de arrefecimento do meu vectra elegance 2010. Gostaria de saber quais liquidos arrefecimentos vocês indicam e qual a proporação? Quero colocar o Liquido com característica LONG LIFE.

Abraço.


Eu também vou fazer essa troca em breve. A capacidade do sistema de arrefecimento é de 07 litros. Vou colocar 03 litros do 100% concentrado (um pouco mais de 40% do sistema).

Vou colocar um Long Life com validade de 05 anos. Estou entre esses dois:

Havoline XLC: http://www.podiumlubrificantes.com.br/u ... %20XLC.pdf

Total Glacelf Auto Freeze: http://www.snapbuy.com.br/FT/ar/GLACELF_AUTO_FREEZE.pdf

Estou pesquisando e ambos se encontra na faixa dos R$ 30,00 o litro.

[s]
Pacote R6N (quase um GT-X)

jwolgran
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Dez 2014, 18:09
Nome Completo: Jean Wolgran
Cidade: Joao Pessoa
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por jwolgran » 31 Dez 2014, 13:12

Obrigado Marcatto.

Abraço.

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por lugier » 01 Jan 2015, 22:37

jwolgran escreveu:Pessoal,

Boa noite,

Vou realizar a substituição de todo liquido de arrefecimento do meu vectra elegance 2010. Gostaria de saber quais liquidos arrefecimentos vocês indicam e qual a proporação? Quero colocar o Liquido com característica LONG LIFE.

Abraço.


Conforme eu havia dito no início da página, nosso vectra, nas condições climáticas do nosso país, pede 35% de aditivo e o resto água, de preferência desmineralizada. Eu uso 40% para facilitar.
Por indicação do colega Ricardo Crispin, usei o Aditivo da Bardhal concentrado orgânico, long life, na proporção de 40%. Outro que recomendo também é o Delphi, mais fácil de achar, em torno de R$26,00 o litro, o da Bardhal tive que comprar de fora.
Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Pedro Josino » 03 Jan 2015, 15:48

Por quanto tempo esses aditivos a base de polímeros se mantém eficiente no sistema de arrefecimento?

Apenas por curiosidade no manual do Cruze se recomenda 30% de aditivo e 70% de água. Lembro que no Vectra era entre 35% e 50% de aditivo.

Avatar do usuário
Leonardo Vale
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 467
Registrado em: 25 Jun 2014, 18:11
Nome Completo: Leonardo Vale dos Santos Ferreira
Cidade: Candeias
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Leonardo Vale » 03 Jan 2015, 21:51

Uma dúvida tenho um Vectra Cd 2000 2.2 16 v comprei um Aditivo Radiex a base de Polímeros a dúvida segundo suas instruções ele já é pronto pra uso não preciso adicionar água é isso mesmo no Vectra ?Ao todo no sistema quantos litros são o total que pega??
Técnico em Manutenção Automotiva

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por lugier » 04 Jan 2015, 00:10

Pedro Josino escreveu:Por quanto tempo esses aditivos a base de polímeros se mantém eficiente no sistema de arrefecimento?

Apenas por curiosidade no manual do Cruze se recomenda 30% de aditivo e 70% de água. Lembro que no Vectra era entre 35% e 50% de aditivo.



Segundo a Radiex, o R1922 deles tem durabilidade de 1 ano. Também existe o R1952, com durabilidade de 2 anos, Agora já não saberia lhe dizer se existe um Polímeros Long Life que dure 5 anos, pelo menos eu nunca vi.


Sim, os carros mais novos estão vindo com uma concentração mais baixa, ajustado ao nosso clima quente.
Editado pela última vez por lugier em 04 Jan 2015, 00:38, em um total de 1 vez.
Imagem

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por lugier » 04 Jan 2015, 00:36

Leonardo Vale escreveu:Uma dúvida tenho um Vectra Cd 2000 2.2 16 v comprei um Aditivo Radiex a base de Polímeros a dúvida segundo suas instruções ele já é pronto pra uso não preciso adicionar água é isso mesmo no Vectra ?Ao todo no sistema quantos litros são o total que pega??


Amigo, no vectra 2.4, o que eu saberia lhe dizer, são 7 litros no total, acreditando que isto deve de incluir o evaporador.

Você comprou o pronto uso, é só colocar tudo, já vem diluído, mas Por essas eu prefiro fazer a diluição como manda no manual. Estes prontos são 50% / 50%. e isso é para clima abaixo de zero. Nosso motor esquenta muito e precisa de água para dissipar o calor nesse clima quente, pois é ela quem troca o calor.

Não se esquece de ligar o ar quente do seu carro na hora da limpeza e troca.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Thiago Menezes » 04 Jan 2015, 09:32

Leonardo Vale escreveu:Uma dúvida tenho um Vectra Cd 2000 2.2 16 v comprei um Aditivo Radiex a base de Polímeros a dúvida segundo suas instruções ele já é pronto pra uso não preciso adicionar água é isso mesmo no Vectra ?Ao todo no sistema quantos litros são o total que pega??

Amigo eu recomendo que primeiramente troque esse aditivo, pegue um Bardalh, Delphi, acdelco mas não coloca radiex não, aqui no fórum tem uma lista negra dos aditivos reprovados pelo Inmetro e adivinha quem está nela?

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Thiago Menezes » 04 Jan 2015, 09:34

lugier escreveu:
Leonardo Vale escreveu:Uma dúvida tenho um Vectra Cd 2000 2.2 16 v comprei um Aditivo Radiex a base de Polímeros a dúvida segundo suas instruções ele já é pronto pra uso não preciso adicionar água é isso mesmo no Vectra ?Ao todo no sistema quantos litros são o total que pega??


Amigo, no vectra 2.4, o que eu saberia lhe dizer, são 7 litros no total, acreditando que isto deve de incluir o evaporador.

Você comprou o pronto uso, é só colocar tudo, já vem diluído, mas Por essas eu prefiro fazer a diluição como manda no manual. Estes prontos são 50% / 50%. e isso é para clima abaixo de zero. Nosso motor esquenta muito e precisa de água para dissipar o calor nesse clima quente, pois é ela quem troca o calor.

Não se esquece de ligar o ar quente do seu carro na hora da limpeza e troca.

Corrigindo, são 7,20 litros no total!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Pedro Josino » 04 Jan 2015, 16:10

lugier escreveu:
Pedro Josino escreveu:Por quanto tempo esses aditivos a base de polímeros se mantém eficiente no sistema de arrefecimento?

Apenas por curiosidade no manual do Cruze se recomenda 30% de aditivo e 70% de água. Lembro que no Vectra era entre 35% e 50% de aditivo.



Segundo a Radiex, o R1922 deles tem durabilidade de 1 ano. Também existe o R1952, com durabilidade de 2 anos, Agora já não saberia lhe dizer se existe um Polímeros Long Life que dure 5 anos, pelo menos eu nunca vi.


Sim, os carros mais novos estão vindo com uma concentração mais baixa, ajustado ao nosso clima quente.


Porque eu vi o Diego Velocímetros falando que os aditivos a base de etilenoglicol fazem as mangueiras ressecarem e o reservatório queimar.

Acredito que se isso acontecer é pelo longo período usando o mesmo aditivo, a exemplo dos Long Life. Meu Vectra Expression 2008/2009 ficou até 2013 com o aditivo original, sem ter necessitado completar nada em todo seu tempo conosco e as mangueiras eram como novas e o reservatório amarelou por fora.

Substituindo o aditivo com um ou dois anos como é o caso do polímeros, acredito que isso não deva acontecer.

O aditivo em polímeros é mais eficiente que o em etilenoglicol ou isso se refere apenas a redução da concentração do percentual de aditivo em relação a água?

Avatar do usuário
Leonardo Vale
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 467
Registrado em: 25 Jun 2014, 18:11
Nome Completo: Leonardo Vale dos Santos Ferreira
Cidade: Candeias
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Aditivos de Radiador - Monoetiloglicol e Polímeros

por Leonardo Vale » 04 Jan 2015, 20:10

O Radiex posso acrescentar água em média quanto?Para Vectra 2000 cd 16 v 2.2 não achei outra marca tem algum problema??
Técnico em Manutenção Automotiva

30 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 152 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.