O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétrica[Vectra C] Abri a tampa da borboleta com a mão, faz mal?
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

13 mensagens   •   Página 1 de 1
stock200
Member
Member
Mensagens: 43
Registrado em: 23 Dez 2014, 23:18
Nome Completo: Mauricio Jean Freisleben
Cidade: Canoinhas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

[Vectra C] Abri a tampa da borboleta com a mão, faz mal?

por stock200 » 04 Fev 2015, 21:47

Pessoal hoje fui "tentar" limpar a borboleta, desconectei a saida de ar e fui limpando com um pano mesmo somente por fora... junto com um poquinho de wd só pra dar uma amolecida na sujeira, pois bem, até que me surgiu a idéia de meter a mãozona lá e abrir a borboleta com a mão... porém não limpei lá dentro, nem nada, somente abri pra "ver o que tinha lá dentro" ... agora me digam, isso faz mal? causa algum dano a borboleta?.. o carro está funcionando normal. me disseram para reprogramar a borboleta, como faz isso? obrigado

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: [Vectra C] Abri a tampa da borboleta com a mão, faz mal?

por larussosan » 04 Fev 2015, 22:30

stock200 escreveu:Pessoal hoje fui "tentar" limpar a borboleta, desconectei a saida de ar e fui limpando com um pano mesmo somente por fora... junto com um poquinho de wd só pra dar uma amolecida na sujeira, pois bem, até que me surgiu a idéia de meter a mãozona lá e abrir a borboleta com a mão... porém não limpei lá dentro, nem nada, somente abri pra "ver o que tinha lá dentro" ... agora me digam, isso faz mal? causa algum dano a borboleta?.. o carro está funcionando normal. me disseram para reprogramar a borboleta, como faz isso? obrigado

Olá amigo.... Temos vários posts sobre sobre limpeza da TBI, basta usar a barra de pesquisas utilizando palavras chave....
Te adianto q para uma limpeza eficaz do componente será necessário retirar ela do carro...
ABS...
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

stock200
Member
Member
Mensagens: 43
Registrado em: 23 Dez 2014, 23:18
Nome Completo: Mauricio Jean Freisleben
Cidade: Canoinhas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: [Vectra C] Abri a tampa da borboleta com a mão, faz mal?

por stock200 » 04 Fev 2015, 23:29

Então amigo, eu não quero fazer limpeza, até tentei procurar nos topicos de limpeza para ver se alguém ja tinha comentado algo porém não encontrei, o que eu gostaria de saber é se realmente abrir a borboleta com a mão tem perigo de desregular ela?

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: [Vectra C] Abri a tampa da borboleta com a mão, faz mal?

por larussosan » 05 Fev 2015, 07:02

stock200 escreveu:Então amigo, eu não quero fazer limpeza, até tentei procurar nos topicos de limpeza para ver se alguém ja tinha comentado algo porém não encontrei, o que eu gostaria de saber é se realmente abrir a borboleta com a mão tem perigo de desregular ela?


Olá amigo!!

Uma simples pesquisa achei alguns tópicos: :9:

Re: Limpeza TBI 2.0 8v
viewtopic.php?f=46&t=1259&p=101761&hilit=limpeza+tbi#p101761

Re: Minha máquina...Vectra Collection (Esta é minha garagem)
viewtopic.php?f=70&t=4295&hilit=limpeza+tbi&start=180

Agora se você não quer tirar para limpar então não force a borboleta com a mão, e sim com o próprio acelerador para abri-lá. Para regulagem é preciso soltar os parafusos, no caso de acelerador a cabo. Acelerador eletrônico é feita a regulagem pela ECU.

Abs!!

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [Vectra C] Abri a tampa da borboleta com a mão, faz mal?

por Thiago Menezes » 05 Fev 2015, 08:23

É uma questão de lógica, os carros mais antigos tem acelerador a cabo que por ventura fazem abertura da borboleta pelo cabo, agora o acelerador eletrônico não tem como, só acelerando para abrir ela, se você ficar forçando para abrir manualmente não será um procedimento adequado entende?

Se for limpar ela não adianta jogar wd40, passar pano nada disso vai resolver, tem que tirar ela fora e usar car80.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: [Vectra C] Abri a tampa da borboleta com a mão, faz mal?

por mdemarquinho » 05 Fev 2015, 09:13

Para que você consiga fazer isso você precisará de ajuda de uma pessoa para que fique dentro do carro acelerando o mesmo, só assim para carros com acelerador eletronico abrir a borboleta, lembrando que para limpar não é preciso desmontar nada na borboleta.

1- Retire o cano da TBI (do filtro a corpo borboleta)
2- Peça para uma pessoa ficar dentro do carro, nesse momento ela irá ligar o carro e ficar acelerando para a borboleta abrir de acordo com as aceleradas;
3- Com um descarbonizante, produto próprio para limpeza da borboleta, vá borrifando apenas, sem usar quaquer tipo de pano, estopa ou flanela. A sujeira que sair com o descarbonizante o motor irá queimar no coletor de admissão, por isso tem que ser feito com o carro ligado;
4- Vá borrifando na borboleta e ao redor no corpo até que esteja completamente limpo. Feito isso só montar.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [Vectra C] Abri a tampa da borboleta com a mão, faz mal?

por Thiago Menezes » 05 Fev 2015, 11:42

mdemarquinho escreveu:
... lembrando que para limpar não é preciso desmontar nada na borboleta..


Marquinho aqui vou ter que Discordar de você amigo....Para fazer 100% da limpeza precisa desmontar sim e outra situação é a junta da TBI tem modelo de Vectra que precisa trocar essa junta.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: [Vectra C] Abri a tampa da borboleta com a mão, faz mal?

por larussosan » 05 Fev 2015, 12:24

mdemarquinho escreveu:Para que você consiga fazer isso você precisará de ajuda de uma pessoa para que fique dentro do carro acelerando o mesmo, só assim para carros com acelerador eletrônico abrir a borboleta, lembrando que para limpar não é preciso desmontar nada na borboleta.

1- Retire o cano da TBI (do filtro a corpo borboleta)
2- Peça para uma pessoa ficar dentro do carro, nesse momento ela irá ligar o carro e ficar acelerando para a borboleta abrir de acordo com as aceleradas;
3- Com um descarbonizante, produto próprio para limpeza da borboleta, vá borrifando apenas, sem usar quaquer tipo de pano, estopa ou flanela. A sujeira que sair com o descarbonizante o motor irá queimar no coletor de admissão, por isso tem que ser feito com o carro ligado;
4- Vá borrifando na borboleta e ao redor no corpo até que esteja completamente limpo. Feito isso só montar.


Olá Marquinho tudo bem!!

Ai que você se engana meu amigo. Exatamente como o Thiago falou anteriormente, para uma limpeza eficaz da TBI se faz necessário fazer a limpeza com ela na mão.

É completamente impossível fazer uma limpeza 100% sem remover a peça do carro. Pode esquecer....

O corpo de borboleta se divide em duas partes, com a borboleta dividindo ela. Agora te pergunto, como vc vai limpar a parte de dentro e as bordas da borboleta sem retirar ela??

O Car80 é um excelente descarbornizante, porém por si só não faz milagres... :76:

Com ela na mão e com a ajuda de Car80 ou fluido de freio mais Gasolina, tem que borrifar e esfregar bastante com uma estopa para sair toda sujeira impregnada. Fica bastante sujeira também na borda da borboleta....

Desta maneira como vc mencionou, assim como no video do ADG, o máximo que vc consegue fazer é dar uma tapiada por fora, é como jogar lixo em baixo do tapete, não vai limpar coisa nenhuma...

Abs!!

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: [Vectra C] Abri a tampa da borboleta com a mão, faz mal?

por mdemarquinho » 05 Fev 2015, 12:29

Thiago Menezes escreveu:
mdemarquinho escreveu:
... lembrando que para limpar não é preciso desmontar nada na borboleta..


Marquinho aqui vou ter que Discordar de você amigo....Para fazer 100% da limpeza precisa desmontar sim e outra situação é a junta da TBI tem modelo de Vectra que precisa trocar essa junta.


Para o motor de 140cv te falo que não precisa, o mecanico que meche no meu carro já me passou essa dica e tem um vídeo no canal youttube do DG que ensina como fazer a limpeza sem desmontar, a limpeza pode ser feita no local. Mas vou ter outras opiniões sobre o assunto.

Inclusive um detalhe que eu deixei de comentar, após a limpeza é importante desligar o veículo, virar a chave na posição a que liga o painel e deixar uns 2 minutos, no caso dos motores de 140cv a injeção é auto programável, ela efetuas os ajustes após a limpeza se auto regulando.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [Vectra C] Abri a tampa da borboleta com a mão, faz mal?

por Thiago Menezes » 05 Fev 2015, 12:44

mdemarquinho escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
mdemarquinho escreveu:
... lembrando que para limpar não é preciso desmontar nada na borboleta..


Marquinho aqui vou ter que Discordar de você amigo....Para fazer 100% da limpeza precisa desmontar sim e outra situação é a junta da TBI tem modelo de Vectra que precisa trocar essa junta.


Para o motor de 140cv te falo que não precisa, o mecanico que meche no meu carro já me passou essa dica e tem um vídeo no canal youttube do DG que ensina como fazer a limpeza sem desmontar, a limpeza pode ser feita no local. Mas vou ter outras opiniões sobre o assunto.

Inclusive um detalhe que eu deixei de comentar, após a limpeza é importante desligar o veículo, virar a chave na posição a que liga o painel e deixar uns 2 minutos, no caso dos motores de 140cv a injeção é auto programável, ela efetuas os ajustes após a limpeza se auto regulando.


Por isso que eu disse ''tem modelo de Vectra que precisa trocar a junta'' não especifiquei um modelo. A limpeza nem foi um assunto abordado pelo dono do tópico, mas como já estamos comentando eu trouxe a informação no caso de uma futura pesquisa de um membro novo.

Sobre o ''aprendizado'' da borboleta o do meu carro também é, porém tem que deixar frisado como eu disse acima tem modelo que não faz a autoprogramação precisando de um scanner.

Sobre a limpeza o Daniel já disse tudo acima :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: [Vectra C] Abri a tampa da borboleta com a mão, faz mal?

por mdemarquinho » 05 Fev 2015, 12:57

Thiago Menezes escreveu:
mdemarquinho escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
mdemarquinho escreveu:
... lembrando que para limpar não é preciso desmontar nada na borboleta..


Marquinho aqui vou ter que Discordar de você amigo....Para fazer 100% da limpeza precisa desmontar sim e outra situação é a junta da TBI tem modelo de Vectra que precisa trocar essa junta.


Para o motor de 140cv te falo que não precisa, o mecanico que meche no meu carro já me passou essa dica e tem um vídeo no canal youttube do DG que ensina como fazer a limpeza sem desmontar, a limpeza pode ser feita no local. Mas vou ter outras opiniões sobre o assunto.

Inclusive um detalhe que eu deixei de comentar, após a limpeza é importante desligar o veículo, virar a chave na posição a que liga o painel e deixar uns 2 minutos, no caso dos motores de 140cv a injeção é auto programável, ela efetuas os ajustes após a limpeza se auto regulando.


Por isso que eu disse ''tem modelo de Vectra que precisa trocar a junta'' não especifiquei um modelo. A limpeza nem foi um assunto abordado pelo dono do tópico, mas como já estamos comentando eu trouxe a informação no caso de uma futura pesquisa de um membro novo.

Sobre o ''aprendizado'' da borboleta o do meu carro também é, porém tem que deixar frisado como eu disse acima tem modelo que não faz a autoprogramação precisando de um scanner.

Sobre a limpeza o Daniel já disse tudo acima :88:


Tranquilo, não comentei do modelo pois o vectra dele é um GT 2010 140cv.

stock200
Member
Member
Mensagens: 43
Registrado em: 23 Dez 2014, 23:18
Nome Completo: Mauricio Jean Freisleben
Cidade: Canoinhas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: [Vectra C] Abri a tampa da borboleta com a mão, faz mal?

por stock200 » 05 Fev 2015, 16:42

Ta ok pessoal obrigado, efetuei a limpeza como o adg mostrou naquele video e realmente limpou, tendo em vista que ela nao estava tao suja... obrigado a todos

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: [Vectra C] Abri a tampa da borboleta com a mão, faz mal?

por larussosan » 05 Fev 2015, 18:15

stock200 escreveu:Ta ok pessoal obrigado, efetuei a limpeza como o adg mostrou naquele video e realmente limpou, tendo em vista que ela nao estava tao suja... obrigado a todos


Não amigo, vc não fez uma limpeza, pode acreditar, apenas deu uma tapiada na sua TBI...

Como dizem por ai... "limpou somente onde o Padre passa".... :76:

Abs!!

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

13 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 171 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.