por Almeidão »
16 Mar 2015, 12:11
Ricardo, eu sou um cara bem viajado, sempre faço questão de informar que não sou rico, mas tenho um emprego que me facilita isto e paga as viagens que faço, aliás já tenho passagem comprada para uma feira em Orlando e começa dia 11/04. Saio de São Paulo dia 8 e volto dia 18.
Depois falarei do problema que eu entendo sobre o alcool, mas vamos seguir ainda com as viagens. É sabido que Estados Unidos é cheio de mêdo porque as leis lá funcionam e é a favor do consumidor em tudo. Lá já existem carros a alcool e eles fazem questão de misturar 10% de gasolina, porque sabem que o alcool não lubrifica como deve ser lubrificados a bomba e principalmente os bicos do carro e isto está bem grande nos postos, tipo: O RISCO É SEU. No entando aqui no Brasil como o consumidor nunca teve direito eles simplesmente fabricam, fazem a propaganda e deixa arder, como por exemplo o Flex que não tem a taxa ideal para gasolina e ao mesmo tempo não tem a taxa ideal para o alcool e com isto o consumidor é quem paga o pato e é sabido que PROCON já não mete mêdo em ninguem, principalmente um país cheio de corrupto como o nosso. Aliás, se hoje temos um carro que podemos escolher o combustivel a usar, então a gasolina era para ser pura e o consumidor que deveria misturar ou não a gosto de cada um, mas como o governo paga 25 centavos por litro, eles fazem esta mistura por pura ganancia, e esta ganancia não se vê em um país com corrupção quase zero, isto porque sobra dinheiro já que ninguem rouba. Um resumo geral, o flex já não tem a mesma durabilidade de um motor comum, mas lá isto é avisado, aqui não.
Agora vamos a explicação sobre o que ferra no motor. Um carro a gasolina, se voce ligar ele por 2 minutos e soltar o catalizador, ele já está com no minio 30 ml de agua, só que esta agua se ele manter ligado por mais uns 20 minutos ela secará com o calor, já o alcool leva mais de hora para secar tudo, este é o motivo que que quem dirije menos de uma hora para chegar no destino programado, terá a descarga comprometida em 50% da durabilidade dela, ou menos. Na verdade não é agua que tem no alcool que proporciona isto, é a temperatura a menos que aumenta a durabilidade da condensação. Os bicos, pecisam de lubrificações, afinal o alcool é seco e os bicos se movimenta em pulsos diretos e com certeza não aguenta o que aguenta um só na gasolina.
Uns dizem favorecer porque não carboniza, pura ignorancia comentar sobre isto, lógico que ao abrir um motor a gasolina em cima do pistão é preto, só que se ele foi aberto é porque estava ruim e se estava ruim estava passando óleo e o óleo carbonizou e muitos usam isto como um áliber a tentar se enganar que o alcool é melhor porque não carboniza. Mas se abrir um que esteja queimando óleo, será igual.
Bem, a Hilux, ranger, onibus e caminhões, são a diesel com alto poder de carbonização e no entanto o motor roda mais que o nosso que é gasolina e que muitos dizem carbonizar.
Antes que voce diga que os problemas do alcool é pouco pelo que eu comentei, então pesquiza ai quanto custa um catalizador novo ou um jogo de bico. Sem contar que aqui na minha cidade se voce banguelar todas as descidas que temos iguais os fusquinhas de pessoal do inerior fazem, ainda assim o alcool fica mais caro que a gasolina.