O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaÓleo câmbio manual
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

49 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Oleo cambio manual.

por chirola » 08 Jan 2021, 20:44

wesley justino escreveu:Fuente del Mensaje Ola !! boa noite a todos amigos!! sou wesley justino sou nv no canal e recem adquiri um vectra 97 GLS 2.0 MPFI 8V, minha duvida é ...
No manual do carro diz para a troca de oleo transmissão é o SAE 80 RTL para transm. helicoidal acoloração vermelha - ACdelco nº 93257390
Porem não achei esse oleo , e em alguns videos no you tube vi que colocam o ACdelco 75w85 , gostaria da ajuda dos amigos na questão dessa troca de oleo , obrigado a todos que puderem ajudar. :)

pode ser cualquer oleo para caixa sae 80 no meu carro troquei e coloque oleo da lubrax sae 80 a um ano nao tem que ser obrigatoriamente da acdelco

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo câmbio manual

por Almeidão » 09 Jan 2021, 17:14

A GM mudou o óleo e pede a usar o sintético deles que é fabricado pela castrou, eu uso ele, paguei uma fortuna porque não tinha como completar original mineral com original sintético. Se você for comprar original será o sintético é o que eu uso, na época não achei o isafluido 556 da Ipiranga, aliás procurei em 4 postos aqui e vi que nem tudo tem no Posto Ipiranga. Este Isa fluido 556 era o mineral que a GM usava.
Numero AC Delco 94728699
Imagem

Tuliormaia
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 19 Out 2017, 20:55
Nome Completo: Marco Tulio Reis maia
Cidade: Itabirito
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Óleo câmbio manual

por Tuliormaia » 06 Fev 2022, 07:33

Pessoal depois de muito pesquisa vi que não consigo essa informação de qual oleo usar cambio vectra 99, pois o isa fluido 556 no próprio site da Ipiranga se recomenda pra veículos até 1996, já tinha até comprado oleo, então optei por 75w85, só de ser 100% sintético já me agradou demais!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo câmbio manual

por Almeidão » 07 Fev 2022, 09:01

Tuliormaia escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal depois de muito pesquisa vi que não consigo essa informação de qual oleo usar cambio vectra 99, pois o isa fluido 556 no próprio site da Ipiranga se recomenda pra veículos até 1996, já tinha até comprado oleo, então optei por 75w85, só de ser 100% sintético já me agradou demais!


Eu tive um problema parecido tempos atrás com a troca de um retentor do semi eixo, perdeu um pouco de óleo e para completar tentei este isa fluido 556 crente que seria fácil, afinal a propaganda era clara, "No Posto Ipiranga Tem", parece que aqui no meu estado esqueceram de ativar este posto e alinhar ele com a propaganda e não achei em lugar nenhum. Ai foi que fiz a melhor opção em comprar 2 litreos na GM e com muito apelo consegui um desconto bom na época e coloquei o sintético deles e realmente snti diferença nas trocas depois de aquecido. Dias depois fui procurar na internet e acabei achando que aquele óleo que eu comprei era fabricado pela Castrol e encontrei ele, porém com preço mais caro que a GM porque eu tinha que pagar o frete.

Qual marca você comprou por favor?
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Óleo câmbio manual

por luizhbh » 05 Mai 2022, 13:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Tuliormaia escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal depois de muito pesquisa vi que não consigo essa informação de qual oleo usar cambio vectra 99, pois o isa fluido 556 no próprio site da Ipiranga se recomenda pra veículos até 1996, já tinha até comprado oleo, então optei por 75w85, só de ser 100% sintético já me agradou demais!


Eu tive um problema parecido tempos atrás com a troca de um retentor do semi eixo, perdeu um pouco de óleo e para completar tentei este isa fluido 556 crente que seria fácil, afinal a propaganda era clara, "No Posto Ipiranga Tem", parece que aqui no meu estado esqueceram de ativar este posto e alinhar ele com a propaganda e não achei em lugar nenhum. Ai foi que fiz a melhor opção em comprar 2 litreos na GM e com muito apelo consegui um desconto bom na época e coloquei o sintético deles e realmente snti diferença nas trocas depois de aquecido. Dias depois fui procurar na internet e acabei achando que aquele óleo que eu comprei era fabricado pela Castrol e encontrei ele, porém com preço mais caro que a GM porque eu tinha que pagar o frete.

Qual marca você comprou por favor?


O Isafluido 556 normalmente não é vendido em postos. Por isso voce nao achou. Eles vendem em lojas de peças, e principalmente nas lojas especializadas em linha GM.

E aproveitando o embalo, a galera NÃO deve colocar qualquer óleo de cambio nas caixas manuais GM pelo menos até 96. A questão não é apenas de viscosidade, mas de aditivação adequada. Pelo que sei e já passei por problemas serios com isso em caixa de Monza e Vectra A, os aneis sinconizadores são feitos de um material que reage com algum componente nos oleos de caixa comum, alterando o PH do mesmo, que passa a corroer esses aneis e até mesmo as engrenagens. No caso do Monza que tive, ele sofreu corrosao na engranagem da segunda marcha que simplesmente QUEBROU comigo um dia quando estava subindo uma rua. E do Vectra A, o oleo que estava na caixa simplesmente FERVEU e espirrou por aquela respiro na tampa do trambulador, depois de uma tocada mais "forte" na estrada por algumas dezenas de Kms, e espirrou oleo no disco de freio!
Nesse dia eu nao morri, porque nao era a hora! Precisei dar uma freiada brusca e o freio falhou por estar besuntado de oleo, e o oleo era errado, conforme fui descobrir depois! Era um amarelado, totalmente fora da especificação!
Nas palavras do mecanico, era um oleo da lubrax pra cambio que usava em santana e outros carros.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo câmbio manual

por Almeidão » 05 Mai 2022, 14:11

Todas as vezes que voce mexe na caixa, ou troca um retentor diferencial o mecanico vem com aquela bomba manual com óleo de caixa, A marca do óleo é ÓLEO DE CAIXA, e dá umas volta na manivela e completa o cambio. Por este motivo as trocas de marchas ficam muito ruim, o sintético o carro frio já é macio e 10 minutos depois de ligado fica super macio.
Resolvi uma vez dar uma geral, soltar a tampa da caixa e trocar o óleo e não tinha mais o original mineral e o meu era original e ai foi a saga atrás do Isafluido e não achando aqui na cidade e depois de relutar um pouco e conversando com o chefe da mecanica GM da cidade que é meu amigo e ele disse para usar o sintético original sem medo. comprei 2 litros, quase 200 contos o meu carro usa 1,8 litro. Foi a melhor decisão que tive, até hoje o cambio ficou perfeito e bem macío e se for preciso comprarei o mesmo.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Óleo câmbio manual

por luizhbh » 06 Mai 2022, 19:39

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Todas as vezes que voce mexe na caixa, ou troca um retentor diferencial o mecanico vem com aquela bomba manual com óleo de caixa, A marca do óleo é ÓLEO DE CAIXA, e dá umas volta na manivela e completa o cambio. Por este motivo as trocas de marchas ficam muito ruim, o sintético o carro frio já é macio e 10 minutos depois de ligado fica super macio.
Resolvi uma vez dar uma geral, soltar a tampa da caixa e trocar o óleo e não tinha mais o original mineral e o meu era original e ai foi a saga atrás do Isafluido e não achando aqui na cidade e depois de relutar um pouco e conversando com o chefe da mecanica GM da cidade que é meu amigo e ele disse para usar o sintético original sem medo. comprei 2 litros, quase 200 contos o meu carro usa 1,8 litro. Foi a melhor decisão que tive, até hoje o cambio ficou perfeito e bem macío e se for preciso comprarei o mesmo.


Como eu sou louco, eu uma vez quase arrumei briga numa loja de óleos aqui de BH chamada JAIR OLEOS. Depois que consertei aquela confusao do Vectra A com oleo errado, levei na oficina e os caras fizeram o reparo. Mas achei melhor rodar uns 100 KM e trocar todo o oleo de novo, já que eles nao abriram a caixa toda pra lavar tudo por dentro. Eis que quando cheguei nessa loja, o funcionario já veio com essa bomba manual com restos de sei lá qual tipo de oleo.

Aí pedi pra ele esgotar tudo tirando a tampinha do carter da caixa e colocar só o Isafluido bombeando primeiro até sair puro no caninho. O cara não queria fazer isso não! hahahah! ! Mesmo comigo dizendo que pagaria a quantidade que iria jogar fora pra limpar a bomba!

De acordo com ele nao faria diferença o residuo e etc... o clima foi piorando até que o gerente apareceu e perguntou o que tava acontecendo.. quando expliquei, ele chamou outro funcionario e mandou fazer o serviço.... o mais "bacana" é que saiu bem uns 700 ml de oleo diferente do adequado. A caixa do vectra leva 2 litros!

Ou seja... o pilantra, filho de boa mãe que vive de alimentar prazeres alheios em troca de dinheiro, queria me empurrar um oleo sei lá de qual tipo pra dentro do cambio do vectra que já tem a chatura de usar um oleo diferente e mais caro e o "quase nada" dele na verdade era mais de um terço do volume total da caixa!

Fiquem espertos com esse tipo de situação, caso aconteça com voces!
Editado pela última vez por luizhbh em 09 Mai 2022, 15:40, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo câmbio manual

por chirola » 07 Mai 2022, 12:52

aquela de posto mesmo que tem um balde com a bomba manual deus me libre o cliente fala oleo 80 o cara pega o balde e la vai aquela misturinha de cualquer oleo pra dentro kkakakaka.
a bomba manual da duas voltas para tras enche a bomba duas voltas pra frente injeta o oleo cada siclo injeta meio litro de oleo mais o que fica na mangueira .
a maquina para troca de oleo de caixa automatica tambem , vai saber o que tem de resto de oleo dentro da maquina ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo câmbio manual

por Almeidão » 07 Mai 2022, 21:57

A minha caixa 1,8 litros e funciona bem sem estragar com 1.5, o bujão tem um imã que segura algumas fagulhas mas não segura tudo. No meu caso que fiz adaptação para tirar o óleo, colocar em um reservatório especial e descer para lubrificar o trambulador, percebi o quanto este óleo suja, isto porque o tubo metalico que entra no trambulador eu fiz com a parte lisa de um parafuso de 1/4 e furei o centro dele com uma broca de 2mm e desce por gravidade. Na primeira semana entupio este tubinho onde o óleo tirado desce, foi ai que coloquei um filtro e o problema acabou. Por este motivo eu acho que a troca correta do óleo seria abrindo embaixo e foi isto que fiz, cheguei com o carro quente, apesar que não gosto de tirar parafuso com motor aquecido, mas a caixa tive que fazer isto e deixar escorrer tipo umas 4 horas.
Mas sobre o entupimento do tubinho ele já era o sintético limpo, nem quero pensar como estava antes e me recuso a pensar como é uma caixa com este óleo pra lá de Deus me livre que está dentro desta maquina de manivela.
Imagem

49 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 177 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.