O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaDúvida para salvar o motor (retífica ?) [VECTRA A]
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

11 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Sami 94
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mar 2015, 21:17
Nome Completo: Samuel C. G
Cidade: guaratinguetá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Dúvida para salvar o motor (retífica ?) [VECTRA A]

por Sami 94 » 13 Mar 2015, 21:32

Olá pessoal !

Tenho um vectra GLS 95 MT na minha família, 93 mil km, ele esta bem conservado por dentro, lataria ok, mas de mecânica está sofrendo
Ele sempre vazou um pouco de óleo pela junta do carter, o que obrigava completar 0,3 litro antes das troca de óleo.. até ai ok
Outro problema que ele passou foi durante pelo menos uns 5 anos não ter aditivo no sistema, quando foi colocado apareceu vazamento no radiador, foi trocado, e nunca mais teve problema no arrefecimento - OK até agora
O problema foi quando continuaram usando ele, mas não checaram o nível de óleo, e nem fizeram a troca dele.. foi andando até que acendeu a luz de óleo, e mesmo assim andou por mais uma semana com a luz acessa !!

Claro que não fui eu, na verdade eu estava viajando e nem vi que estava fazendo isso com ele

Quando voltei fui correndo fazer a troca de óleo e filtros, incrivelmente o motor aguentou, não esta fazendo nenhum barulho e nem rajando, porem agora ele está baixando muito mais óleo, 1 litro a cada 3 mil km
Vaza bastante pela junta de carter, e quando faz as trocas de marcha sai um pouco, mas pouco mesmo, de fumaça branca

Quero salvar ele, tenho bastante conhecimento teórico de mecânica, faço serviços pequenos eu mesmo no carros aqui de casa, nunca abri motor, mas creio que tenho capacidade

Queria uma opinião sobre a minha teoria:

Se a luz acendeu, é porque tinha pouca pressão de óleo, logo o óleo não chegou na parte de cima do motor, logo a parte que mais sofreu foi o cabeçote

Minha ideia original era tirar o cabeçote fora e trocar os retentores de válvula, e trocar o jogo completo de retentores e juntas do motor

Será que procede ? será que só isso resolve ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Dúvida para salvar o motor (retífica ?) [VECTRA A]

por Almeidão » 14 Mar 2015, 12:50

Não sei se procederá o que irás fazer, mas o cabeçote não é tão simples assim, não é só troca de retentor que por sinal se fizer isto ficará pior. Tudo indica que ele está consumindo ali nos retentores sim, mas somente uma retífica pode dar jeito que é retificar as sedes, se preciso trocar as guias e ainda caso necessário trocar algumas válvulas caso tenham algumas queimadas.

O que voce deve exigir, é não jatear e nem planar o cabeçote. Acredito que dará certo.

Ainda sobre os retentores que devem ser sabó ou original, se consegue trocar eles todos sem tirar o cabeçote, mas como eu disse fica pior do que esta, os velhos sem ser mexido retem mais que os novos. Isto sem mexer, já retificado é outra história. Juntas também sabó ou original
Imagem

Avatar do usuário
Sami 94
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mar 2015, 21:17
Nome Completo: Samuel C. G
Cidade: guaratinguetá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvida para salvar o motor (retífica ?) [VECTRA A]

por Sami 94 » 14 Mar 2015, 15:16

Sim sim, quando disse "trocar retentor" na minha cabeça era levar pra uma retífica mesmo, fazer um serviço completo :40:

Quanto as juntas tava pesquisando Sabó mesmo, mas muitos lugares só acha Taranto, dizem que a qualidade é a mesma... procede ?

Avatar do usuário
Sami 94
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mar 2015, 21:17
Nome Completo: Samuel C. G
Cidade: guaratinguetá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvida para salvar o motor (retífica ?) [VECTRA A]

por Sami 94 » 15 Mar 2015, 13:07

Aaaa e mais uma dúvida, tenho que trocar a comba de óleo ?

Se eu desmontar o motor e limpar tudo, depois montar e medir a pressão de óleo e der ok, posso deixar a bomba lá ??

Leandro Carreteiro
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 04 Fev 2015, 13:13
Nome Completo: Leandro Moreira
Cidade: rio das ostras
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Dúvida para salvar o motor (retífica ?) [VECTRA A]

por Leandro Carreteiro » 15 Mar 2015, 13:48

Amigo troque as juntas do Carter e a bomba de óleo quanto ao cabeçote de uma geral numa retífica vai ficar 10 se o eixo do virabrequim não estiver fazendo barulho

Abraço

Leandro Carreteiro
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 04 Fev 2015, 13:13
Nome Completo: Leandro Moreira
Cidade: rio das ostras
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Dúvida para salvar o motor (retífica ?) [VECTRA A]

por Leandro Carreteiro » 15 Mar 2015, 13:51

Troque a bomba de óleo não pense 2 vezes, outro conselho rode por 1 semana com óleo h5 da shell ele ter m função detergente ele limpa as galerias mentira as borras de óleo depois vc retira e troque óleo e filtro pelo AC Delco 20 50

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Dúvida para salvar o motor (retífica ?) [VECTRA A]

por Almeidão » 15 Mar 2015, 14:01

A junta do carter não precisa nem trocar, basta limpar ela e colocar silicone negro dos dois lados dela, superblack, loctite ou Siloc o que voe achar melhor e ficará vedado melhor que uma junta nova.

Sobre a junta Taranto, é importada e compraram um monte barata por ai, eu nunca usei e procuro não usar. E ao mesmo tempo não posso opinar sobre ela, óbvio que se eu desmontar e não tiver outra, serei obrigado a usar, caso contrário não.
Imagem

Avatar do usuário
Sami 94
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mar 2015, 21:17
Nome Completo: Samuel C. G
Cidade: guaratinguetá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvida para salvar o motor (retífica ?) [VECTRA A]

por Sami 94 » 15 Mar 2015, 17:48

Almeidão, o problema é que não tenho muito tempo, e o principal... dinheiro :62:

Estava pensando em primeiro de tudo deixar o carro minimamente usável, sem o risco de danificar ele mais por dentro e fazer trocas preventivas em um ritmo mais lento

Tô na duvida se faço uma mega limpeza interna dele, abrindo o carter para não deixar resíduos subir, e dai meço compressão dos cilindros e pressão de óleo, e dai com base do que eu ver dentro dele, medições das pressões e medição de folgas de bronzinas, ovalização de camisa, etc..Tiro todos vazamentos externos de óleo e dai sim meço o quanto ele ta consumindo e só dai penso no que fazer. Ou se de cara já mando fazer o cabeçote e dai vejo o resto

E uma dúvida, achei os valores de 170 a 200 PSi para compressão de cilindros e 3,6 Bar em marcha lenta e 4 Bar em 3000 RPM para pressão de óleo, esses valores estão corretos ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Dúvida para salvar o motor (retífica ?) [VECTRA A]

por Almeidão » 15 Mar 2015, 19:38

Sobre estes resultados eu não saberia lhe informar se é correto ou não, e sempre lembrando que se o cabeçote tiver problemas a pressão diminui também.
Sobre limpar internamente, minha dica é não fazer esta loucura de jogar qualquer produto de limpeza parecido a querosene e funcionar o carro. Isto para mim é verdadeira loucura e sem desmontar nada, a única loucura que eu faria seria tirar todo o óleo, colocar o parafuso no carter, jogar por cima onde se coloca o óleo uns 2 litros de querosene e isto com o carro totalmente frio, deixaria quieto por uma noite e no outro dia, soltaria o parafuso deixando sair tudo e com uma seringa com um tubo na ponta tipo anzol, pescaria o que sobrou. Deixaria quieto mais um dia e desta vez com o bujão do carter aberto. No outro dia, com ele fechado, colocaria uns dois litros de óleo bem barato, porém novo e logo tiraria o parafuso do carter para sair e ainda com a seringa em forma de anzol pescaria o resto. ISTO SERIA O MÁXIMO QUE EU FARIA EM UM MOTOR PARA LIMPAR O CARTER, depois deixaria que um bom óleo lubrificante fizesse o resto do serviço nas trocas posteriores e sempre usando a querida seringa para tirar aqueles 150 a 200 ML que fica no fundo. Isto eu faço sempre
Imagem

Avatar do usuário
Sami 94
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mar 2015, 21:17
Nome Completo: Samuel C. G
Cidade: guaratinguetá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvida para salvar o motor (retífica ?) [VECTRA A]

por Sami 94 » 31 Mar 2015, 19:42

Almeidão, mas se eu colocar o produto de flushing e depois abrir o cárter pra limpar tudo que desceu pra ele, limpar o pescador e tudo mais, dá certo ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Dúvida para salvar o motor (retífica ?) [VECTRA A]

por Almeidão » 02 Abr 2015, 09:05

Sami 94 escreveu:Almeidão, mas se eu colocar o produto de flushing e depois abrir o cárter pra limpar tudo que desceu pra ele, limpar o pescador e tudo mais, dá certo ?


O problema que voce para colocar este produto, terás que funcionar o carro e qualquer coisa misturada ao óleo já risca o eixo + casquilhos. Eu imagino que 30 minutos funcionando com este produto o desgaste destas peças, seria o mesmo que rodar uns 50 mil km com o lubrificante normal. Esta é minha opinião.

Eu jamais funciono meu carro com qualquer outro produto que não seja óleo olu aditivos no carter e se voce fizer como eu comentei voce estará fazendo o serviço mais lento, porém mais correto. Alguns já fizerom isto e até podem informar aqui o resultado. Com certeza ficará limpo, mas ninguem informará sobre os desgastes dos casquilhos.
Imagem

11 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 194 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.