por Sami 94 »
13 Mar 2015, 21:32
Olá pessoal !
Tenho um vectra GLS 95 MT na minha família, 93 mil km, ele esta bem conservado por dentro, lataria ok, mas de mecânica está sofrendo
Ele sempre vazou um pouco de óleo pela junta do carter, o que obrigava completar 0,3 litro antes das troca de óleo.. até ai ok
Outro problema que ele passou foi durante pelo menos uns 5 anos não ter aditivo no sistema, quando foi colocado apareceu vazamento no radiador, foi trocado, e nunca mais teve problema no arrefecimento - OK até agora
O problema foi quando continuaram usando ele, mas não checaram o nível de óleo, e nem fizeram a troca dele.. foi andando até que acendeu a luz de óleo, e mesmo assim andou por mais uma semana com a luz acessa !!
Claro que não fui eu, na verdade eu estava viajando e nem vi que estava fazendo isso com ele
Quando voltei fui correndo fazer a troca de óleo e filtros, incrivelmente o motor aguentou, não esta fazendo nenhum barulho e nem rajando, porem agora ele está baixando muito mais óleo, 1 litro a cada 3 mil km
Vaza bastante pela junta de carter, e quando faz as trocas de marcha sai um pouco, mas pouco mesmo, de fumaça branca
Quero salvar ele, tenho bastante conhecimento teórico de mecânica, faço serviços pequenos eu mesmo no carros aqui de casa, nunca abri motor, mas creio que tenho capacidade
Queria uma opinião sobre a minha teoria:
Se a luz acendeu, é porque tinha pouca pressão de óleo, logo o óleo não chegou na parte de cima do motor, logo a parte que mais sofreu foi o cabeçote
Minha ideia original era tirar o cabeçote fora e trocar os retentores de válvula, e trocar o jogo completo de retentores e juntas do motor
Será que procede ? será que só isso resolve ?