O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaFreio parou de funcionar na estrada e depois voltou.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

14 mensagens   •   Página 1 de 1
DiogoMello
GL Member
GL Member
Mensagens: 77
Registrado em: 31 Jan 2015, 13:37
Nome Completo: Diogo Eugenio de Mello
Cidade: São João de Meriti
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Freio parou de funcionar na estrada e depois voltou.

por DiogoMello » 16 Mar 2015, 16:39

Pessoal, meu Vectra expression 2007, hj me assustou, estava na estrada a 100km/h quando precisei pisar no freio o pedal afundou direto e não pegou, tinha w pisar bem fundo e ele pegava bem pouco, ou bombear o pedal umas 3 vezes pra pegar, e um cheiro de freio queimado absurdo. Cheguei em casa , descansei e fui levar no mecânico e o freio voltou ao normal, chegando lá ele disse q isso é normal acontecer pois a Lona tava quente, e isso acontece mesmo. Como assim? :15: Se então eu viajar por um longo período no calor vou ficar sem freio?! Sai agora fui pra longe e não tive mais problemas no freio.

Avatar do usuário
fbno85
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 14 Fev 2015, 11:13
Nome Completo: Fabiano Rodrigues
Cidade: Campo Largo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Freio parou de funcionar na estrada e depois voltou.

por fbno85 » 16 Mar 2015, 19:12

Troca de mecânico!!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Freio parou de funcionar na estrada e depois voltou.

por Almeidão » 16 Mar 2015, 19:49

fbno85 escreveu:Troca de mecânico!!!!


kakakkakkaak, melhor resposta do dia.

Se a lona está quente é porque tem algo fazendo ela agarrar e ao aquecer fica sem freio, realmente ao trocar de mecanico é possivel que ele cheque isto e checa também as pinças, se o burrinho que é dificil travar está travado, isto quer dizer que a frente está super travada. Mas tem outra opção, ao invez de trocar só de mecanico, peça ao proximo para trocar os reparos que são baratos e fáceis de fazer, fácil para quem entende e lógico rocar óleo também.
Imagem

Felipe DDD
GL Member
GL Member
Mensagens: 66
Registrado em: 02 Fev 2015, 01:01
Nome Completo: Felipe Menendes Quaresma
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Freio parou de funcionar na estrada e depois voltou.

por Felipe DDD » 16 Mar 2015, 21:21

Hashusauhsahushsuhau... genial trocar de mecanico...

PEça para ele rever não so as pinças, mas todo o sistema, por que esquentar ao ponto de perder totalmente o freio vc provavelmente iria sentir o carro preso, e com a pastilha quente o freio não deveria ter ficado borrachudo? pois iria ferver o fluido e aumentar a pressão dentro do sistema... precede isso??

Ao meu ver eu tambem verificaria se existe alguma manguei comprometida ou entrada de ar ou vazamento de oleo no sistema.
V - Vectra CD Auto 1997
X - Focus GLX 1.6 2005
X - Civic LX Auto 2000
X - Kadett SL/E 1.8 EFI 1993
X - Kadett GS 2.0 1990

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Freio parou de funcionar na estrada e depois voltou.

por Almeidão » 17 Mar 2015, 07:56

Felipe DDD escreveu:Hashusauhsahushsuhau... genial trocar de mecanico...

PEça para ele rever não so as pinças, mas todo o sistema, por que esquentar ao ponto de perder totalmente o freio vc provavelmente iria sentir o carro preso, e com a pastilha quente o freio não deveria ter ficado borrachudo? pois iria ferver o fluido e aumentar a pressão dentro do sistema... precede isso??

Ao meu ver eu tambem verificaria se existe alguma manguei comprometida ou entrada de ar ou vazamento de oleo no sistema.


Pela informação dele, ficou exatamente isto, borrachudo. Na verdade a pastilha presa e acho que foi isto ou é isto que esteja acontecendo, o carro não sente tanto, porque ela presa não é totaaaalmente presa é simplesmente um pouco presa. Isto é bem fácil de acertar, um reparo de freio é bem barato, é um anel e um guardapó na pastilha dianteira e como ele informa cheirava queimado, então não é burrinho com lona presa, são as pastilhas mesmo e o mecanico que é muito ruim e não checou isto. Bem, o carro não sente muito, mas se levantar uma roda e girar com as mãos, pode sentir que está pesa ao girar e esquenta a roda pra caramba. Eu tenho mais ou menos um termometro nas mãos e estou sempre checando isto no meu carro, e qualquer aquecimento a mais, já troco o reparo que não tem nem muito tempo que troquei e o ultimo que agarrou comigo eu dirigia normal, freava normal mas a tampinha da roda derreteu kakakka.
Imagem

Felipe DDD
GL Member
GL Member
Mensagens: 66
Registrado em: 02 Fev 2015, 01:01
Nome Completo: Felipe Menendes Quaresma
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Freio parou de funcionar na estrada e depois voltou.

por Felipe DDD » 19 Mar 2015, 07:54

Fala ai Almeidão... estou até emocionado por falar a primeira vez com as maiores estrelas do forum :p...

Mas voltando... ele falou "quando precisei pisar no freio o pedal afundou direto e não pegou," entendi que o pedal tinha ido direto no chão do carro, e quando o freio está borrachudo o pedal vai ficar mais duro de se pisar...
E tambem pensei em falta de pressão no sistema ou vazamento de fluido por causa que ele disse " tinha w pisar bem fundo e ele pegava bem pouco, ou bombear o pedal umas 3 vezes pra pegar, e um cheiro de freio queimado absurdo" se a pastilha esquentar, não vai adiantar bombear, na verdade bombear vai fazer esquentar mais, e o cheiro de queimado eu liguei ao fluido vazando e evaporando quando o disco ou tambor esquentava...

espero que faça algum sentido o que disse :)
V - Vectra CD Auto 1997
X - Focus GLX 1.6 2005
X - Civic LX Auto 2000
X - Kadett SL/E 1.8 EFI 1993
X - Kadett GS 2.0 1990

DiogoMello
GL Member
GL Member
Mensagens: 77
Registrado em: 31 Jan 2015, 13:37
Nome Completo: Diogo Eugenio de Mello
Cidade: São João de Meriti
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Freio parou de funcionar na estrada e depois voltou.

por DiogoMello » 19 Mar 2015, 11:50

Ainda não fui ao mecânico por falta de dinheiro, como aqui nenhuma oficina aceita cartao, infelizmente. Mas graças a Deus o freio AINDA nao deu problema de novo, visto que vou trabalhar com ele todos os dias e ando em media 70km nas principais vias expressas do RJ. Espero que continue bom ate eu receber e levar ao mecânico

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Freio parou de funcionar na estrada e depois voltou.

por Almeidão » 19 Mar 2015, 13:37

Felipe DDD escreveu:Fala ai Almeidão... estou até emocionado por falar a primeira vez com as maiores estrelas do forum :p...

Mas voltando... ele falou "quando precisei pisar no freio o pedal afundou direto e não pegou," entendi que o pedal tinha ido direto no chão do carro, e quando o freio está borrachudo o pedal vai ficar mais duro de se pisar...
E tambem pensei em falta de pressão no sistema ou vazamento de fluido por causa que ele disse " tinha w pisar bem fundo e ele pegava bem pouco, ou bombear o pedal umas 3 vezes pra pegar, e um cheiro de freio queimado absurdo" se a pastilha esquentar, não vai adiantar bombear, na verdade bombear vai fazer esquentar mais, e o cheiro de queimado eu liguei ao fluido vazando e evaporando quando o disco ou tambor esquentava...

espero que faça algum sentido o que disse :)


Não é assim, na verdade quando o freio esquenta demais a parte de óleo que tem na pinça perde o poder de compressão e fica como se fosse agua enquanto quente. Sendo que agua não tem a propriedade do óleo hidráulico que é a não compressão que ele tem, melhor dizendo o óleo hidráulico não comprime, ao pisar no freio o sistema reage de imediato empurarando os embolos ou pistões e assim as pastilhas ou lonas vão ter o atrito necessário para frear, já a agua se voce pisar ela vai comprimir e depois de comprimida empurra os pistões para frear, neste caso o pedal vai até o fundo. DÁ UM SUSTO TREMENDO porque nós automáticamene sabemos onde está o nosso freio, nosso cérebro se adápta logo nisto e de imediato voce dá aquela pisadinha e o pedal vai no fundo, ai o coração pula forte porque pisamos por necessidade e imagina uma carroceria na sua frente e voce vendo ela se aproximando. Este é o motivo que devemos trocar o óleo anualmente, porque esta parte que fica na pinça sofre com as temperaturas que são sempre elevadas e a não manutenção ali, vai enfraquecendo o e transformando ele em agua e logo qualquer aquecimento que seria comum em um outro carro, passa a ser perigoso nos que não faz esta manutenção. Sem contar que se não vazar em lugar nenhum o que fica no reservatório nunca faz nada, afinal é uma reserva e este também adiquire humidade e vai afetando o sistema.

Tem até uns mecanicos mal informado que pença que a pastilha fica mole, pura ignorancia mesmo porque o problema é pura falta de manutenção e elas não ficam mole é o sisema que perde a compressão momentaneamente pelo calor excessivo.
Imagem

Felipe DDD
GL Member
GL Member
Mensagens: 66
Registrado em: 02 Fev 2015, 01:01
Nome Completo: Felipe Menendes Quaresma
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Freio parou de funcionar na estrada e depois voltou.

por Felipe DDD » 20 Mar 2015, 00:43

Poults, valeu mesmo pela informação.. sempre aprender é o importante... :)

e acham que a pastilha fica mole?? hshsuahua serio isso??
V - Vectra CD Auto 1997
X - Focus GLX 1.6 2005
X - Civic LX Auto 2000
X - Kadett SL/E 1.8 EFI 1993
X - Kadett GS 2.0 1990

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Freio parou de funcionar na estrada e depois voltou.

por Almeidão » 20 Mar 2015, 06:53

Felipe DDD escreveu:Poults, valeu mesmo pela informação.. sempre aprender é o importante... :)

e acham que a pastilha fica mole?? hshsuahua serio isso??


Sim, muitos acham que ela esquenta e fica mole tipo uma espuma kakakkakakk
Imagem

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Pinça Travada

por marcusbatera1 » 10 Jan 2016, 10:06

Olhando o caso do amigo aqui, vou também pedir uma ajuda, aconteceu comigo hj comecei a sentir o carro preso, mt preso tipo que com o pé embaixo de 4ª marcha nao passave de 100km/h mt preso e perdendo força, ai reparei logo que havia algo estranho e parei num posto, e minha esposa começou a sentir um cheiro mt forte de queimado, ao parar o carro subiu a fumaça com o cheirão de queimado, ai vi que ra a pinça travada, aqui nesse post, e estranho que ela gastou toda tipo como eu andasse com o pé no freio e nao apenas tivesse travado em uma posição e ter ficado. Como vi aqui o motivo de acontecer isso, é falta de manutenção/troca do fluído/vazamentos? outra coisa tb é que ele tem abs e tipo a luz do abs ficava acesa direta pois os fios foram partidos por um mexanico ao trocar as pastilhas e amortecedor, agora ela so acende quando vira o carro e depois apaga o que pode ter acontecido, derretido o sensor? vou precisar resetar a central do abs que se não me engano acho q tem nos Vec B CD? alguém pode ajudar ai, please!!!!

:47: :40: :7: :99: :111:

Alecosta
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Jul 2016, 11:35
Nome Completo: Alexandre Rodrigues
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Freio parou de funcionar na estrada e depois voltou.

por Alecosta » 11 Jul 2016, 11:54

marcusbatera1 escreveu:Fuente del Mensaje Olhando o caso do amigo aqui, vou também pedir uma ajuda, aconteceu comigo hj comecei a sentir o carro preso, mt preso tipo que com o pé embaixo de 4ª marcha nao passave de 100km/h mt preso e perdendo força, ai reparei logo que havia algo estranho e parei num posto, e minha esposa começou a sentir um cheiro mt forte de queimado, ao parar o carro subiu a fumaça com o cheirão de queimado, ai vi que ra a pinça travada, aqui nesse post, e estranho que ela gastou toda tipo como eu andasse com o pé no freio e nao apenas tivesse travado em uma posição e ter ficado. Como vi aqui o motivo de acontecer isso, é falta de manutenção/troca do fluído/vazamentos? outra coisa tb é que ele tem abs e tipo a luz do abs ficava acesa direta pois os fios foram partidos por um mexanico ao trocar as pastilhas e amortecedor, agora ela so acende quando vira o carro e depois apaga o que pode ter acontecido, derretido o sensor? vou precisar resetar a central do abs que se não me engano acho q tem nos Vec B CD? alguém pode ajudar ai, please!!!!

:47: :40: :7: :99: :111:

Olá Marcus, estou com problema parecido. Como resolveu o problema do freio?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Freio parou de funcionar na estrada e depois voltou.

por Almeidão » 16 Jul 2016, 18:21

Alecosta escreveu:Fuente del Mensaje
marcusbatera1 escreveu:Fuente del Mensaje Olhando o caso do amigo aqui, vou também pedir uma ajuda, aconteceu comigo hj comecei a sentir o carro preso, mt preso tipo que com o pé embaixo de 4ª marcha nao passave de 100km/h mt preso e perdendo força, ai reparei logo que havia algo estranho e parei num posto, e minha esposa começou a sentir um cheiro mt forte de queimado, ao parar o carro subiu a fumaça com o cheirão de queimado, ai vi que ra a pinça travada, aqui nesse post, e estranho que ela gastou toda tipo como eu andasse com o pé no freio e nao apenas tivesse travado em uma posição e ter ficado. Como vi aqui o motivo de acontecer isso, é falta de manutenção/troca do fluído/vazamentos? outra coisa tb é que ele tem abs e tipo a luz do abs ficava acesa direta pois os fios foram partidos por um mexanico ao trocar as pastilhas e amortecedor, agora ela so acende quando vira o carro e depois apaga o que pode ter acontecido, derretido o sensor? vou precisar resetar a central do abs que se não me engano acho q tem nos Vec B CD? alguém pode ajudar ai, please!!!!

:47: :40: :7: :99: :111:

Olá Marcus, estou com problema parecido. Como resolveu o problema do freio?



Este problema de freio travado, só tem uma solução barata que é trocar o reparo, aliás muito barato para correr risco, afinal a pinça dianteira não tem nada mais que um anel de borracha. Se for pinça traseira é mais caro por ter dois pistões, e o freio é meio como amortecedor, se um lado estragar, 5 dias depois estraga o outro.

Tentem conhecer os carros de vocês, tipo estamos com o freio bom, ande em estrada livre por uns km e coloque a mão na roda e sinta o calor dela. Se um dia sentir muio quente com o mesmo percurso, é sinal de problemas. Tem carro que tem uma carlotinha de plastico no centro, tem uns que chega a perder esta carlotinha de tanto que aquece por está ruim, não ainda travando.
Imagem

Alecosta
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Jul 2016, 11:35
Nome Completo: Alexandre Rodrigues
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Freio parou de funcionar na estrada e depois voltou.

por Alecosta » 08 Ago 2016, 07:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Alecosta escreveu:Fuente del Mensaje
marcusbatera1 escreveu:Fuente del Mensaje Olhando o caso do amigo aqui, vou também pedir uma ajuda, aconteceu comigo hj comecei a sentir o carro preso, mt preso tipo que com o pé embaixo de 4ª marcha nao passave de 100km/h mt preso e perdendo força, ai reparei logo que havia algo estranho e parei num posto, e minha esposa começou a sentir um cheiro mt forte de queimado, ao parar o carro subiu a fumaça com o cheirão de queimado, ai vi que ra a pinça travada, aqui nesse post, e estranho que ela gastou toda tipo como eu andasse com o pé no freio e nao apenas tivesse travado em uma posição e ter ficado. Como vi aqui o motivo de acontecer isso, é falta de manutenção/troca do fluído/vazamentos? outra coisa tb é que ele tem abs e tipo a luz do abs ficava acesa direta pois os fios foram partidos por um mexanico ao trocar as pastilhas e amortecedor, agora ela so acende quando vira o carro e depois apaga o que pode ter acontecido, derretido o sensor? vou precisar resetar a central do abs que se não me engano acho q tem nos Vec B CD? alguém pode ajudar ai, please!!!!

:47: :40: :7: :99: :111:

Olá Marcus, estou com problema parecido. Como resolveu o problema do freio?



Este problema de freio travado, só tem uma solução barata que é trocar o reparo, aliás muito barato para correr risco, afinal a pinça dianteira não tem nada mais que um anel de borracha. Se for pinça traseira é mais caro por ter dois pistões, e o freio é meio como amortecedor, se um lado estragar, 5 dias depois estraga o outro.

Tentem conhecer os carros de vocês, tipo estamos com o freio bom, ande em estrada livre por uns km e coloque a mão na roda e sinta o calor dela. Se um dia sentir muio quente com o mesmo percurso, é sinal de problemas. Tem carro que tem uma carlotinha de plastico no centro, tem uns que chega a perder esta carlotinha de tanto que aquece por está ruim, não ainda travando.


Depois de muita dor de cabeça, consegui achar um mecânico bom e que não acusou a troca da pinça para resolver o problema de travamento da mesma. Cuidado com oficinas que apertam o flexivel do fluido de freio com alicate de pressao na sangria do fluido. Isso pode gerar problema futuro. Iria gastar $600 por uma pinça nova, ou $300 para retifica da mesma, mais mão de obra, sem ter o diagnóstico correto por duas oficinas. Na terceira, foi trocado somente o flexível do freio que estava obstruído, teste simples soprando o cabo e verificando dificuldade na passagem do ar, o fluido até passava sob pressão do pedal, mas quando estava aquecido, não retornava, mantendo o freio e pinça travada. Quando esfriava, o freio voltava ao normal. Com $60 mais mão de obra, resolvi este problema. Fique de olho em trocadores de peça sem necessidade.

14 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 182 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.