Compadres, tenho um Vectra A, 8 válvulas, parado há uns oito meses com a bateria desligada, com o óleo relativamente pouco rodado desde sua última troca, uns 1000 km apesar de estar há MUITO tempo dentro do motor(talvez no final de 2012). O motor está com uns 147 mil km(TALVEZ originais, já que comprei usado em 2007) mas sempre funcionou redondo, sem ruídos esquisitos, vazamentos, ou queima de óleo anormal. Já fui e voltei com ele sem sustos de BH até Camboriú ! !
Hoje resolvi dar uma ligadinha nele. Quando ele foi esquentando, percebi uma fumacinha vinda da região da vareta de óleo. Desliguei e fui ver o que poderia ser. Quando puxei a vareta, meu coração até trocou o passo! ! Tava aquela cor amarronzada típica de quando mistura água com óleo ! ! Aí tirei a tampa do óleo em cima, e tava aquele treco estranho também!
Eu to na dúvida que é a seguinte... é possível que a junta do cabeçote tenha estourado por inatividade?? Tipo corrosão da água sem aditivo mas que estava com aspecto límpido?
OU isso também acontece pelo fato do óleo estar envelhecido e com essa ligada do motor, deu uma espumada básica? Digo isso porque ANTES de ligar o motor eu dei uma verificada na vareta e o aspecto do óleo me pareceu normal. Tanto que liguei sem preocupações...
Aguardo opiniões....