O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaCAMBIO F 23 (como trocar ou completar o óleo) fotos
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

23 mensagens
  • 1
  • 2
Ronie Barbosa
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 15 Fev 2015, 14:38
Nome Completo: Ronie Barbosa
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

CAMBIO F 23 (como trocar ou completar o óleo) fotos

por Ronie Barbosa » 28 Mar 2015, 18:31

Olá pessoal troquei o óleo do motor do meu carro , tentei achar onde se coloca óleo no cambio f 23 e não encontrei nem o carter e nem o bujão da caixa , alguém tem conhecimento técnico desse cambio f 23 .
Editado pela última vez por Ronie Barbosa em 07 Mai 2015, 20:55, em um total de 2 vezes.
EX -VECTRA EXPRESSION 2,2 MPFI 8V MEC 2002/2002
ATUAL -VECTRA ELEGANCE 2.0 MPFI 8V MEC FLEX 2011/2011

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: CAMBIO F 23

por corsa turbo » 28 Mar 2015, 19:46

Boa noite.
Drenar eu não sei se existe tal bujão, mas para colocar oleo (drenar com maquina de sucção) existem parafusos alen (se não me engano 11mm). de uma olhada q vai ver.
se eu consegui posto foto para vc.
Neste exemplo ai, esta peça mais clara é um bujão de absatecimento.
http://i1036.photobucket.com/albums/a44 ... G_0479.jpg
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Reginaldo Oliveira
GLS member
GLS member
Mensagens: 659
Registrado em: 16 Abr 2013, 17:06
Nome Completo: Reginaldo de Oliveira Lopes
Cidade: Americo Brasiliense
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: CAMBIO F 23

por Reginaldo Oliveira » 29 Mar 2015, 13:09

Ronie Barbosa escreveu:Olá pessoal troquei o óleo do motor do meu carro , tentei achar onde se coloca óleo no cambio f 23 e não encontrei nem o carter e nem o bujão da caixa , alguém tem conhecimento técnico desse cambio f 23 .


Amigo eu coloquei o militec no meu cambio ,vc tem que erguer ele no elevador pois o bujão fica por baixo ,depois de erguido vc vai ver a travesa que segura o cochin do cambio e fica bem emcima perto do suporte ,é um parafuso alen
Como arroz e ovo frito só pra ter o vectra bonito
Imagem

Ronie Barbosa
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 15 Fev 2015, 14:38
Nome Completo: Ronie Barbosa
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: CAMBIO F 23

por Ronie Barbosa » 05 Mai 2015, 16:24

Olá reginaldo o que eu não consegui achar foi o bujão de esgotamento do óleo , o de colocar óleo é de fácil visualização , de qual vc está se referindo ? Lembrando que estamos falando do cambio F23 certo .
EX -VECTRA EXPRESSION 2,2 MPFI 8V MEC 2002/2002
ATUAL -VECTRA ELEGANCE 2.0 MPFI 8V MEC FLEX 2011/2011

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: CAMBIO F 23

por Almeidão » 05 Mai 2015, 19:22

Não existe amigo, por ser um cambio que não necessita troca, não tem bujão para escoar este é o motivo que não se deve colocar qualquer óleo ali, porque para tirar dá uma boa dor de cabeça. Eu tirei o meu soltando a tampa embaixo, acho que 10 parafusos chave 13mm, usei a mesma junta ao remontar porem usando loctite preto nos dois lados dela. Bem minha junta é original e original é de metal. Ao colocar óleo deve se usar o óleo original, 1,8 litros, no caso de completar, deve ser colocado com o carro no nível até começar vazar no bujão lateral que fica por dentro perto da saida da homocinética direita. Pode ser colocado também bo parafuso de suspiro da caixa por cima, mas com o bujão aberto e assim que vasar está completada.
Imagem

Ronie Barbosa
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 15 Fev 2015, 14:38
Nome Completo: Ronie Barbosa
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: CAMBIO F 23

por Ronie Barbosa » 05 Mai 2015, 19:58

Almeidão tudo bem , esse cambio que vc disse ter feito essa manutenção seria um F23 ? No caso esse cambio F23 é aquele que tem a ré fica ao lado da 4 marcha , o seu é desse ? vc disse que tem um bujão por dentro , vc quis dizer que para ve-lo tem que retirar o semi-eixo , ou eu entendi errado ? Analisando o meu cambio que é um f23 percebi que ele não tem carter na parte de baixo , o carter parece que é do lado esquerdo , é isso ou eu estou errado ?
EX -VECTRA EXPRESSION 2,2 MPFI 8V MEC 2002/2002
ATUAL -VECTRA ELEGANCE 2.0 MPFI 8V MEC FLEX 2011/2011

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: CAMBIO F 23

por Almeidão » 07 Mai 2015, 07:29

Ronie Barbosa escreveu:Almeidão tudo bem , esse cambio que vc disse ter feito essa manutenção seria um F23 ? No caso esse cambio F23 é aquele que tem a ré fica ao lado da 4 marcha , o seu é desse ? vc disse que tem um bujão por dentro , vc quis dizer que para ve-lo tem que retirar o semi-eixo , ou eu entendi errado ? Analisando o meu cambio que é um f23 percebi que ele não tem carter na parte de baixo , o carter parece que é do lado esquerdo , é isso ou eu estou errado ?


O meu não é o F23, mas todos eles não tem saida de óleo, só entrada e para tirar o óleo do meu só soltando a tampa dele embaixo e assim se faz com todos. O bujão que fida na direita da caixa, disse por dentro considerando que o lado esquerdo seria o de fora, alisai o semi eixo para roda direita e do lado dele tem o bujão para colocar o óleo. Como eu disse, não tem bujão para tirar o óleo, somente colocar. Olha embaixo da caixa que deve ter uma tampa com vários parafusos, fica bem na direção das saidas dos semis eixos, esta é a tampa que eu comento.
Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: CAMBIO F 23

por corsa turbo » 07 Mai 2015, 15:19

O cambio F23 não tem "carter" não.
retirar óleo só com sugador.
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Ronie Barbosa
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 15 Fev 2015, 14:38
Nome Completo: Ronie Barbosa
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: CAMBIO F 23

por Ronie Barbosa » 07 Mai 2015, 20:34

Bom pessoal consegui trocar o óleo do meu cambio F23 , graças a um amigo meu do forum monzeiros(Rafaelo ) , vou postar aqui para ajudar outras pessoas ok .
Bom ele me passou fotos do manual de reparações do vectra com relação a troca ou se preferir, apenas completar ,o óleo do cambio F23 , só lembrando que esse cambio usa óleo sintético 75W85 ok ,segui abaixo procedimentos do manual de reparações do vectra .

Nessa imagem de baixo tem a localização do parafuso onde se verifica o nível de óleo com o carro nivelado (o nível do óleo tem estar na borda inferior do furo do parafuso , ou seja quando começar a sair óleo por ele é porque está no nível correto ) , esse parafuso alem esta na parte de traz do cambio perto da parede corta fogo ok .
Imagem


Agora uma foto para visualizar melhor a localização desse parafuso que é bem escondido ,fica na parte de traz do cambio , para chegar até ele é preciso retirar o peito de aço .(é esse bem na borda inferior da foto ).
Imagem


Agora nessa imagem nós podemos ver o parafuso de abastecimento do cambio , é de fácil visualização ,bem em cima do cambio .
Imagem


Agora quem quiser retirar todo o óleo velho do cambio tem retirar esse carter lateral , segui imagem abaixo .
Imagem
Bom pessoal agora é mãos a obra .
EX -VECTRA EXPRESSION 2,2 MPFI 8V MEC 2002/2002
ATUAL -VECTRA ELEGANCE 2.0 MPFI 8V MEC FLEX 2011/2011

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: CAMBIO F 23 (como trocar ou completar o óleo) fotos

por Almeidão » 08 Mai 2015, 09:26

Está bem explicado. Mas como voce tirou o óleo? Este bujão fica para baixo? Outra coisa, todos os cambios chevrolet hoje usa óleo sintético e mesmo os antigos ao trocar o óleo e comprar original jé vem sintético e este foi o meu caso, aliás ótimo óleo fabricado pela Castrol e super caro também,. Antes de trocar o meu, fiz uma pesquisa se poderia usar na caixa do meu carro que é 97 e a resposta foi esta. Só mudou o óleo, as caixas seguem iguais internamente e o sintético segundo a informção que me passarom é bem superior ao outro que não era ruim. Qual óleo voce usou?

Sobre o óleo original. Sábia decisão foi a minha porque senti diferença na hora ao fazer as mudanças de marchas. O duro foi ter corage de gastar na época quase R$ 200,00 em 2 litros.
Imagem

Ronie Barbosa
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 15 Fev 2015, 14:38
Nome Completo: Ronie Barbosa
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: CAMBIO F 23 (como trocar ou completar o óleo) fotos

por Ronie Barbosa » 08 Mai 2015, 14:36

Almeidão escreveu:Está bem explicado. Mas como voce tirou o óleo? Este bujão fica para baixo? Outra coisa, todos os cambios chevrolet hoje usa óleo sintético e mesmo os antigos ao trocar o óleo e comprar original jé vem sintético e este foi o meu caso, aliás ótimo óleo fabricado pela Castrol e super caro também,. Antes de trocar o meu, fiz uma pesquisa se poderia usar na caixa do meu carro que é 97 e a resposta foi esta. Só mudou o óleo, as caixas seguem iguais internamente e o sintético segundo a informção que me passarom é bem superior ao outro que não era ruim. Qual óleo voce usou?

Sobre o óleo original. Sábia decisão foi a minha porque senti diferença na hora ao fazer as mudanças de marchas. O duro foi ter corage de gastar na época quase R$ 200,00 em 2 litros.


Olá Almeidão vou responder suas perguntas ok .
-Para tirar o óleo eu fiz o seguinte : soltei o parafuso de cima (de abastecimento ) , e o de baixo (que é para ver o nível) , esse parafuso de ver o nivel não fica no fundo do carter , ele fica na parte de traz do cambio , virado para parede corta fogo , então já desceu bastante óleo , aí eu levantei a frente do carro coloquei um cavalete de apoio de cada lado , com essa manobra desdeu muito óleo , quando parou , eu peguei uma seringa de 60ml que eu tenho , essa
seringa tem uma mangueirinha bem fina na ponta , eu usei ela para retirar o resto do óleo que ainda estava lá dentro , coloquei todo esse óleo em uma garrafa pet de 2 litros e ela ficou quase cheia , por isso eu sei que tirei mais ou menos 95% do óleo .
Quem quiser pode retirar o carter lateral que tem no lado esquerdo do cambio , aí consegue esgotar 100% do óleo ok. segui imagem abaixo .
Imagem



E eu ia quase esquecendo Ameidão o óleo que eu coloquei foi esse aí da foto , já lí em algum lugar que quem fabrica é a castrou , ele indicado no manual do vectra : ÓLEO DE CAMBIO SINTÉTICO 75W85 AC DELCO , segui imagem abaixo .

Imagem
Imagem

Finalizando com um tiro de misericórdia : preço de cada litro desse óleo R$115,00 , tive que colocar dois . :62:
Editado pela última vez por Ronie Barbosa em 10 Mai 2015, 16:09, em um total de 1 vez.
EX -VECTRA EXPRESSION 2,2 MPFI 8V MEC 2002/2002
ATUAL -VECTRA ELEGANCE 2.0 MPFI 8V MEC FLEX 2011/2011

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: CAMBIO F 23 (como trocar ou completar o óleo) fotos

por Almeidão » 10 Mai 2015, 12:11

hahhahahah, bem caro mesmo, mas vale cada gota dele. Fizeste a coisa certa, este é o óleo correto e eu uso o mesmo e foi eu quem escreveu que é a Castrol que fabrica e mesmo deles é caro. Sobre a seringa, ela é uma velha companheira minha desde a época dos carburadores.

Valeu
Imagem

ediomar
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 179
Registrado em: 06 Jan 2014, 19:58
Nome Completo: ediomar diego souza
Cidade: ituporanga
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: CAMBIO F 23 (como trocar ou completar o óleo) fotos

por ediomar » 13 Mai 2015, 17:33

Em breve vou trocar a embreagem completa do meu Vectra e ele usa o cambio f23,no manual fala da não necessidade de troca desse óleo,mas vou trocar afinal ele está lá à 12 anos já,será que 2 liros são suficientes para troca total ?vou pedir pra quando o mecânico baixar o cambio já escoar e trocar fora mesmo,fica mais fácil e aproveita a mão de obra.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: CAMBIO F 23 (como trocar ou completar o óleo) fotos

por Almeidão » 14 Mai 2015, 07:24

ediomar escreveu:Em breve vou trocar a embreagem completa do meu Vectra e ele usa o cambio f23,no manual fala da não necessidade de troca desse óleo,mas vou trocar afinal ele está lá à 12 anos já,será que 2 liros são suficientes para troca total ?vou pedir pra quando o mecânico baixar o cambio já escoar e trocar fora mesmo,fica mais fácil e aproveita a mão de obra.


Serão 2 litros, ou melhor 1,8 litros. Mas o mecanico não tirará a caixa fora para trocar embreagem ele somente afastará ela do lugar.
Imagem

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

CAMBIO F 23 (como trocar ou completar o óleo) fotos

por AdrianoS » 28 Dez 2017, 21:58

Ronie Barbosa escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal troquei o óleo do motor do meu carro , tentei achar onde se coloca óleo no cambio f 23 e não encontrei nem o carter e nem o bujão da caixa , alguém tem conhecimento técnico desse cambio f 23 .



Boa noite,

por acaso não seria o bujão (usa chave Allen 8 para remover), que fica logo abaixo da homocinética esquerda (lado do motorista), o bujão de escoamento do óleo da caixa F23 do Vectra?
Atentando que ao que tudo indica, o F23 possui 3 bujões, um para escoamento, outro de nível, e outro para abastecimento.

Imagem do bujão de escoamento, que fica logo abaixo da entrada de encaixe no câmbio da homocinética esquerda:
Imagem

Imagem do bujão de nível, reparem que é do mesmo tipo do bujão de escoamento:
Imagem

Imagem com o bujão de abastecimento de óleo do câmbio, está a direita do "F23" timbrado na carcaça, desde que o de nível esteja aberto, assim como o amigo já mencionou anteriormente, reparem que é no mesmo formato dos dois citados anteriormente:
Imagem

Abraços.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

André Bezerra Gonçalves
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Abr 2018, 20:37
Nome Completo: André Bezerra Gonçalves
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 52

CAMBIO F 23 (como trocar ou completar o óleo) fotos

por André Bezerra Gonçalves » 28 Mai 2018, 19:05

Realmente tem esse bujão abaixo hemocinetica,só é difícil o acesso é visualizar o bujão, realmente é uma chave Allen 8mm só tem que cortar para entrar ,pois o agregado deixa pouco espaço

angelo-jr
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Set 2018, 18:16
Nome Completo: Ângelo Junior
Cidade: Florianópolis
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

CAMBIO F 23 (como trocar ou completar o óleo) fotos

por angelo-jr » 09 Jun 2019, 22:50

Ronie Barbosa escreveu:Fuente del Mensaje Bom pessoal consegui trocar o óleo do meu cambio F23 , graças a um amigo meu do forum monzeiros(Rafaelo ) , vou postar aqui para ajudar outras pessoas ok .
Bom ele me passou fotos do manual de reparações do vectra com relação a troca ou se preferir, apenas completar ,o óleo do cambio F23 , só lembrando que esse cambio usa óleo sintético 75W85 ok ,segui abaixo procedimentos do manual de reparações do vectra .

Nessa imagem de baixo tem a localização do parafuso onde se verifica o nível de óleo com o carro nivelado (o nível do óleo tem estar na borda inferior do furo do parafuso , ou seja quando começar a sair óleo por ele é porque está no nível correto ) , esse parafuso alem esta na parte de traz do cambio perto da parede corta fogo ok .
Imagem


Agora uma foto para visualizar melhor a localização desse parafuso que é bem escondido ,fica na parte de traz do cambio , para chegar até ele é preciso retirar o peito de aço .(é esse bem na borda inferior da foto ).
Imagem


Agora nessa imagem nós podemos ver o parafuso de abastecimento do cambio , é de fácil visualização ,bem em cima do cambio .
Imagem


Agora quem quiser retirar todo o óleo velho do cambio tem retirar esse carter lateral , segui imagem abaixo .
Imagem
Bom pessoal agora é mãos a obra .



Olá amigo, não há nenhuma junta nessa cobertura do cambio? Pergunto pois olhei no Peça Chevrolet e não constava nada do tipo, pretendo substituir totalmente esse fluido e não quero ficar com o carro parado por uma peça "inesperada"

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

CAMBIO F 23 (como trocar ou completar o óleo) fotos

por chirola » 10 Jun 2019, 12:43

a tampa lateral tem junta sim

angelo-jr
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Set 2018, 18:16
Nome Completo: Ângelo Junior
Cidade: Florianópolis
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

CAMBIO F 23 (como trocar ou completar o óleo) fotos

por angelo-jr » 11 Jun 2019, 14:02

chirola escreveu:Fuente del Mensaje a tampa lateral tem junta sim

Você sabe o código dela? Ou sabe como ela é, para eu procurar?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

CAMBIO F 23 (como trocar ou completar o óleo) fotos

por Almeidão » 11 Jun 2019, 15:45

Algumas peças quase nçao se usa mais junta, mas caso esta tampa tenha original ela deve ser de metal com trilhas de borrachas, basta lavar ela bem com querosene, secar bem colocar silicone da Loctite Preto ou Super black dos dois lados da junta e montar a tampa. Ou se a tampa der espaço para colocar e a junta se danificar ao sair, use o silicone que comentei acima e prenda a tampa no local. Sugiro montar a tampa e esperar umas 4 horas para depois colocar o óleo, embora no meu F18 que a tampa é embaixo eu coloquei de imediato e até hoje não vazou.

Detalhe, use o óleo original, não é barato mais vale cada centavo do preço dele, no meu carro devo usar 1.8 litros e sempre coloco uns 100 ML menos, se o seu for 2 litros, use 1.8 que ficará bem com esta quantidade.

Eu estou vendo que mesmo soltando a tampa ainda deve ficar muito óleo dentro, sugiro uma seringa com mangueiras longas para tirar tudo, bem isto estou vendo nas fotos, confesso que nunca vi uma caixa destas ao vivo para analisar

Será esta a tampa?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 120612-_JM

Sds
Imagem

23 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 163 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.