O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétrica[VECTRA C] Sistema de arrefecimento
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

57 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Almeidão » 22 Abr 2015, 17:46

eduhzf escreveu:Hum entendi, então até o Havoline chegar posso usar água mesmo? O quê eu ainda não sei fazer é tirar a cebolinha pra "sangrar" a água, mais tipo, eu coloco uma mangueira com fluxo de água no reservatório e abro a cebolinha e deixo o carro funcionando com o ar quente ligado, certo? Outra coisa, acho que descobri todo o causador do problema, alguém, creio eu que algum frentista de posto, ao verificar os níveis de água e partida a frio, inverteu as tampas dos reservatórios, com isso o reservatório de expansão do arrefecimento estava rodando com a tampa do de gasolina, o que obviamente não deu certo pq àquela tampa não suportou a pressão e temperatura, foi onde constantemente ele jogava água pra fora! Daí o antigo dono levou pra algum mecânico ignorante que pra resolver o "problema de super aquecimento" deve ter tirado a válvula termostática! Agora comprei uma tampa nova, original e o reservatório não baixou uma gota mais!


Amigo, eu estava viajando e nem sempre vendo por falta de tempo. Esta cagada do frentista, eu vou te acusar só para voce ficar puto comigo, ficar zangado mesmo. Não é culpa dele, é cupla sua que deixou ele mexer, o póbre coitado só sabe por gasolina e muitas vezes ainda erra e pões alcool, nem calibrar pneus ele não sabe, caso soubesse não calibraria com eles quente kakakkakakkak.

Bem, voce não vai tirar cebolinha ou qualquer outra coisa, voce vai soltar a mangueira do radiador que sai ali perto da caixa de marcha, já que seu carro não tem termostática, solta a mangueira onde sai a agua também e do lado da caixa de marcha com o re3servatório tampádo voce coloca uma mangueira de agua, liga o ar quente e liga o carro e vai acelerando para cirgular a agua e sair a suja. Na saida da agua com muita atenção voce usa a mão para tapar e acelerar e soltar a mão outra vez, pode fazer que ela não esquentará, feito isto desliga o carro. Agora com ele desligado voce coloca agua de um lado do radiador e deixa sair do outro até ficar limpa. Depois deisto, pode montar tudo outra vez. Para voce colocar o aditivo, precisa soltar estas mangueiras, senão não caberão os 3 litros.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Almeidão » 22 Abr 2015, 17:52

Jao Paulo-[07] escreveu:[url][url=http://www.clubedovectra.com.br/]Imagem[/url][/url]

Boa tarde, meu Vectra fica muito quente, oscilando entre 1/2 e 3/4.

É normal?


100% perfeito amigo. Cuida dele assim e saibas que a temperatura não muda com a idade do carro, ou seja se tiver com o sistema perfeito ele ficará sempre assim, não é a idade que fará ele esquentar mais, é o cuidado que fará ele não esquentar.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Thiago Menezes » 04 Mai 2015, 13:53

Almeidão escreveu:
Jao Paulo-[07] escreveu:[url][url=http://www.clubedovectra.com.br/]Imagem[/url][/url]

Boa tarde, meu Vectra fica muito quente, oscilando entre 1/2 e 3/4.

É normal?


100% perfeito amigo. Cuida dele assim e saibas que a temperatura não muda com a idade do carro, ou seja se tiver com o sistema perfeito ele ficará sempre assim, não é a idade que fará ele esquentar mais, é o cuidado que fará ele não esquentar.


Ué, mas perai na foto o ponteiro ta pra lá de Bagdá... :47:

Na foto não está normal não...
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Almeidão » 04 Mai 2015, 16:45

Se sabe que voce tem razão amigo, eu estou considerando que seja igual ao meu que marada da esquerda para direita. Realmente se for ao contrário da direita para esquerda esta está bem alta.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Thiago Menezes » 04 Mai 2015, 17:04

Almeidão escreveu:Se sabe que voce tem razão amigo, eu estou considerando que seja igual ao meu que marada da esquerda para direita. Realmente se for ao contrário da direita para esquerda esta está bem alta.


Não Almeidão no meio são 90º lembra uma vez conversando contigo por MP eu te enviei umas fotos? Acho que não vai lembrar tem muito tempo kkkkkkkkkkkkkkkkk

Ali no meio são 90º, ficar entre 1/4 e a metade é sim o normal, no meu por exemplo quando se aproxima do meio o primeiro estágio arma e a temperatura recua um pouco acima do 1/4.

Na foto passou bastante, não sei o que ouve, pode ser que ele tenha rodado no carro e ter esquentando na temperatura normal de trabalho e ter desligado e logo em seguida batido a chave no painel, porque a venotinha só arma no Vectra C quando o carro está ligado, quando desliga desliga tudo, então se ligar imediatamente o ponteiro as vezes passa um pouco do meio ai o carro liga, a ventoinha arma e a temperatura recua rapidamente.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Almeidão » 04 Mai 2015, 19:31

entendi o que voce está comentando, só que eu fiz a leitura errada, no meu que marca da esquerda para direita, ali onde está marcando o dele, no meu é 1/4.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Thiago Menezes » 04 Mai 2015, 19:41

Almeidão escreveu:entendi o que voce está comentando, só que eu fiz a leitura errada, no meu que marca da esquerda para direita, ali onde está marcando o dele, no meu é 1/4.



Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
maykonsluk
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 16 Mar 2015, 13:50
Nome Completo: Maykon
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Duvida algumas peças para manutenção do arrefecimento

por maykonsluk » 24 Mai 2016, 07:11

Bom dia galera

Nas minhas ferias em junho agora vou fazer eu mesmo uma limpeza no radiador , já esta na hora meu carro esta com 6 anos e ainda esta com fluido original , apesar dele estar bem limpo não tem sinais de sujeira etc , melhor coisa e trocar enquanto esta limpo preventivamente , vou utilizar esse aditivo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... cdelco-_JM o preço esta muito bom , vou trocar também a válvula termostática e o sensor de temperatura , ambos estão funcionando porem por garantia vou substituir , o sensor encontrei original bosch do mesmo modelo por 91 reais .

A válvula termostática é minha duvida , original GM só na concessionaria e está uma fortuna , encontrei na autopeças grande aqui de Curitiba a marca Borgwarner "Borgwar" modelo 418487 , vendedor me falou que é top de linha porem não conheço essa marca , sei que as mte são boa porem aqui não tem o conjunto completo somente o refil, alguém conhece essa marca.

Avatar do usuário
iGuiz-
GL Member
GL Member
Mensagens: 82
Registrado em: 03 Set 2015, 10:56
Nome Completo: Guilherme de Souza Santos
Cidade: Maringá
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Duvida algumas peças para manutenção do arrefecimento

por iGuiz- » 24 Mai 2016, 07:36

O Adg da High Torque tá usando bastante V.T. desta marca agora é disse que é top de linha tbm

Enviado de meu C2004 usando Tapatalk

FFABIOFER
GL Member
GL Member
Mensagens: 112
Registrado em: 08 Abr 2013, 18:24
Nome Completo: FABIO FERNANDO DE AZEVEDO
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Duvida algumas peças para manutenção do arrefecimento

por FFABIOFER » 24 Mai 2016, 10:50

Pode comprar dessa marca , a válvula é a WAHLER a mesma da GM porém sai mais barato que comprar na css.

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
VECTRA CD 2001 2.2 16V MEC e VECTRA CD 1995 2.0 8V MEC.

BREVE FOTOS ATUALIZADAS ...

Avatar do usuário
Rafael Rodrigues
GL Member
GL Member
Mensagens: 98
Registrado em: 17 Jun 2015, 07:26
Nome Completo: Rafael Zerbinatto Rodrigues
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Duvida algumas peças para manutenção do arrefecimento

por Rafael Rodrigues » 24 Mai 2016, 11:26

Aproveitando que vai substituir a válvula já troque a correia dentada esticador e dê uma conferida na bomba dágua.

Avatar do usuário
maykonsluk
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 16 Mar 2015, 13:50
Nome Completo: Maykon
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Duvida algumas peças para manutenção do arrefecimento

por maykonsluk » 24 Mai 2016, 12:17

Sim essa troca esta na próxima manutenção porem nao tenho segurança pra fazer em casa vou pagar pra um mecânico , a ultima troca da correia bomba dagua esticadores etc foi feita com 51 mil km agora ela esta com 86mil vou deixar no máximo ate 95 e efetuar a troca, como estou rodando pouco com o carro uma media de 600km por mês vai levar um bom tempo ainda.

Avatar do usuário
Rafael Rodrigues
GL Member
GL Member
Mensagens: 98
Registrado em: 17 Jun 2015, 07:26
Nome Completo: Rafael Zerbinatto Rodrigues
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Duvida algumas peças para manutenção do arrefecimento

por Rafael Rodrigues » 24 Mai 2016, 12:51

maykonsluk escreveu:Fuente del Mensaje Sim essa troca esta na próxima manutenção porem nao tenho segurança pra fazer em casa vou pagar pra um mecânico , a ultima troca da correia bomba dagua esticadores etc foi feita com 51 mil km agora ela esta com 86mil vou deixar no máximo ate 95 e efetuar a troca, como estou rodando pouco com o carro uma media de 600km por mês vai levar um bom tempo ainda.

Mas para trocar a válvula termostática você tem que remover a correia dentada.

Imagem

Essa é uma foto de quando eu troquei a minha.

Avatar do usuário
maykonsluk
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 16 Mar 2015, 13:50
Nome Completo: Maykon
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Duvida algumas peças para manutenção do arrefecimento

por maykonsluk » 25 Mai 2016, 16:33

Rafael Rodrigues escreveu:Fuente del Mensaje
maykonsluk escreveu:Fuente del Mensaje Sim essa troca esta na próxima manutenção porem nao tenho segurança pra fazer em casa vou pagar pra um mecânico , a ultima troca da correia bomba dagua esticadores etc foi feita com 51 mil km agora ela esta com 86mil vou deixar no máximo ate 95 e efetuar a troca, como estou rodando pouco com o carro uma media de 600km por mês vai levar um bom tempo ainda.

Mas para trocar a válvula termostática você tem que remover a correia dentada.

Imagem

Essa é uma foto de quando eu troquei a minha.


Não precisa tirar a correia o acesso é bem tranquilo no meu , o acesso fica pela frente igual dos astras, pelo que vi do seu vectra é muito parecido com o mecanismo dos , celtas e corsa fica a trás da dentada;

janduir10
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 19 Ago 2014, 14:36
Nome Completo: Janduir Medeiros de Morais
Cidade: SBCampo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Duvida algumas peças para manutenção do arrefecimento

por janduir10 » 26 Mai 2016, 14:58

Esse motor da foto é o Familia 1 (que vai de 1.0 a 1.8) e precisa remover a correia mesmo. O Vectra utiliza o Familia 2 que vai do 1.6 ao 2.4 (até onde sei) e não precisa remover a correia... a válvula termostática tenho usado a da Mte Thonson e tem funcionado muito bem...

Avatar do usuário
Rafael Rodrigues
GL Member
GL Member
Mensagens: 98
Registrado em: 17 Jun 2015, 07:26
Nome Completo: Rafael Zerbinatto Rodrigues
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Duvida algumas peças para manutenção do arrefecimento

por Rafael Rodrigues » 26 Mai 2016, 21:59

Desculpe amigos, falei besteira, não é necessário tirar a correia não. Desculpe a minha falha. Na ocasião eu removi a correia pois estava vazando na junta do cabeçote com a carcaça da válvula.

Silvio Besteti
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Ago 2016, 10:46
Nome Completo: Silvio César dos santos besteti
Cidade: Mogi guaçu
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2009/2010

SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO VECTRA 2009 ELITE

por Silvio Besteti » 02 Set 2016, 16:49

BOA TARDE!!
RECENTEMENTE TROQUEI MEU VECTRA 1998 GLS 2.2 POR UM VECTRA 2009 ELITE, A DÚVIDA É: O MODELO ANTIGO DEPOIS DE DESLIGADO A VENTOINHA CONTINUAVA LIGADA POR UM CERTO TEMPO, AGORA, COM ESSE MODELO NOVO A VENTOINHA NÃO FICA LIGADA E NORMAL OU TEM ALGUM PROBLEMA, SOU NOVO NO SITE DESCULPE ALGUMAS FALHAS E COMO COLOCO AS FOTOS DO VECTRA NA MINHA PAGINA.
DESDE JÁ MUITO OBRIGADO.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO VECTRA 2009 ELITE

por Ju_Bueno » 02 Set 2016, 16:57

Bem-vindo Silvio!

No link a seguir há instruções quanto a alguns recursos, como postar fotos e fazer pesquisa:

viewforum.php?f=98

A questao de arrefecimento é bastante debatida aqui. Na seção manutenção vc encontrará um tópico que contem o índice de assuntos. Ali vc encontrar a informação que precisa!

No que precisar, estamos á disposição!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
frbv02
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Out 2015, 16:04
Nome Completo: Felipe ribeiro
Cidade: rio preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por frbv02 » 15 Jul 2017, 07:43

Almeidao.. qual a proporção que vc coloca no carro de aditivo + água desmineralizada? no manual fala em 35 a 50% de aditivo .. o resto de água (potável) porem vou colocar desmineralizada.. Pelo que vi vc usa o Havoline long life orgânico..
Me explica uma coisa.. qual a diferença do aditivo concentrado do aditivo"normal"? abraços

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Ju_Bueno » 16 Jul 2017, 08:09

Felipe, a água desmineralizada só convém ser usada qdo o motor está todo desmontado - se for esse o seu caso, blz! Com o motor montado, mesmo que vc tire todas as mangueiras ainda fica água no bloco, em quase metade do radiador e acredito que no sistema de ar quente também. Daí, se vc pôr a desmineralizada ela se mistura com o que sobrou da água comum e perde suas propriedades. Se vc usar um bom aditivo, pode usar água de torneira mesmo - melhor ainda se tiver de poço como o Almeidão usa. A que nunca deve ser usada é a mineral.

O Vectra usa cerca de 7,alguma coisa de litros de água. Assim, se colocar 3 litros de aditivo concentrado estará próximo dos 50% recomendados. Bom aditivo que o pessoal recomenda no fórum é Havoline, Bardhal ou AC Delco - todos do tipo orgânico. Pode até ter mais que são bons, mas o pessoal daqui usa mais esses três mesmo.

O normal ou pronto pra uso é diluído em água - geralmente 50%, o que novamente só deve ser usado após o motor ter sido remontado sem ter nada de água dentro. O concentrado não é diluído e é ele que deve ser usado para a troca do líquido, seja após uma manutenção no sistema ou mesmo só para troca/limpeza.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

57 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 205 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.