O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétrica[VECTRA C] Sistema de arrefecimento
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

57 mensagens
Luis_Oliveira
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 23 Mai 2013, 07:21
Nome Completo: Luis Henrique Oliveira
Cidade: Santa Cruz do Rio Pardo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

(Ajuda) [Fotos] Arrefecimento do Elegance 2007

por Luis_Oliveira » 23 Mai 2013, 07:39

E aí galera, tudo bom ?

Como alguns de vocês devem saber, troquei meu GLS 95 por um Elegance 2007 completão !

Bom,vamos lá;
Comprei o carro a uns 2 meses, e dês de então venho dando uma geral no mesmo, pois o antigo dono não cuidava muito da nave..
Troquei toda a suspensão do garoto e também os discos e pastilhas de freio dianteiros, o que me levou 2.100 dilmas !

O que falta agora, basicamente é dar um trato no arrefecimento, e é o que estou fazendo a 2 semanas !
O problema: MEU CARRO NÃO PARA DE SUJAR A ÁGUA !! :15:

O reservatório estava EXTREMAMENTE encardido, porem a água, pasmem, estava limpa (na css trocaram a água enferrujada que estava por água limpa + aditivo numa concentração infinitamente menor do que a recomendada..).

Pois bem, para começar o processo de limpeza, deixei meu carro na oficina de troca de óleo do meu primo, que pediu para um funcionário dele efetuar a limpeza.
Segundo ele,o funcionário rodou um produto de limpeza no sistema, o que soltou a sujeira que estava presa no bloco/radiador, finalmente passando a sujar a água.
Depois disso, o mesmo circulou água limpa até que o sistema parasse de soltar sujeira, deu uma limpada no reservatório e completou o sistema com água de torneira + 1 frasco de rad clean, da Bardhall.

Isso foi na sexta-feira, na terça-feira seguinte fui até uma oficina de confiança, que possui uma maquina da Radiex para limpeza de radiadores, onde foi esgotada a água e adicionado um limpa radiadores da STP, produto cor-de-rosa. Após 20 minutos com o produto circulando no sistema, novamente esgotamos o sistema e circulamos água limpa (usando a máquina). A água, estranhamente saiu CRISTALINA !!

Resolvi então, por segurança, rodar mais uma semana sem colocar o aditivo, para ver se iria continuar sujando a água (não queria correr o risco de perder o aditivo, pois comprei o Long Life da AcDelco, e é bem caro, 7 litros ficaram em 140 dilmas !!)

Pois bem, o mecânico completou meu sistema com água de torneira + 1 garrafa de DETERGENTE NEUTRO !!

4 dias depois retornei a oficina, onde o mecânico adicionou, a esta água com detergente, 1 frasco de 200ml de um limpa radiadores da Radiex, um produto azul !!
Depois de 15 minutos rodando o tal limpa radiadores no sistema, novamente circulamos água limpa com a maquina, a água saiu MUITO suja !!

Por via das dúvidas, completamos novamente o sistema com água de torneira + 1 frasco de detergente neutro (é como o sistema se encontra no momento !), porém já consigo observar que a água está ficando suja novamente, e isto foi na sexta-feira, ou seja, a 2 dias !

Mesmo após toda esta limpeza,meu carro continua sujando a água, e o mais difícil, as mangueiras estão até estralando quando apertamos, de tanta ferrugem que está grudada por dentro !!
Alguém sabe se tem como tirar toda esta sujeira de dentro das mangueiras ?
Ou só trocando mesmo ? :61:

E sobre continuar sujando a água, o que vcs acham que devo fazer ?
Será que vai parar ?

Algumas fotos do trabalho na suspensão, do aditivo da AcDelco e algumas outras:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Um grande abraço a todos, e muito obrigado dês de já a quem puder ajudar com o problema da sujeira no arrefecimento !!

Att,
Luis H Oliveira.
Antes -> Vectra GLS 95
Atual -> Vectra Elegance 2007

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: (Ajuda) [Fotos] Arrefecimento do Elegance 2007

por Arquiteto » 23 Mai 2013, 16:07

estas mangueiras não vão limpar nem com reza brava ...

e acho que ficar forçando esta limpeza com quimica pode ate compromenter

outras partes que entram em contato com a agua ... principalmente os selos

o certo e trocar mesmo ...

Luis_Oliveira
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 23 Mai 2013, 07:21
Nome Completo: Luis Henrique Oliveira
Cidade: Santa Cruz do Rio Pardo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: (Ajuda) [Fotos] Arrefecimento do Elegance 2007

por Luis_Oliveira » 23 Mai 2013, 16:19

Arquiteto escreveu:estas mangueiras não vão limpar nem com reza brava ...

e acho que ficar forçando esta limpeza com quimica pode ate compromenter

outras partes que entram em contato com a agua ... principalmente os selos

o certo e trocar mesmo ...


Aí é que está..
Comprei o carro em concessionaria, então tem a questão da garantia, mas por mais que (informação do procon) a garantia não seja apenas de cambio e motor, como dizem, mas sim do veiculo como um todo, será que eu conseguiria que eles me dessem todo o conjunto de mangueiras e canos ? :-?
hahaha

Quanto será que sairia TUDO, todas as mangueiras e todos os canos do arrefecimento ?
Uma bela de uma facada, acredito... hahahaha

Abraços.
Antes -> Vectra GLS 95
Atual -> Vectra Elegance 2007

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: (Ajuda) [Fotos] Arrefecimento do Elegance 2007

por rgapski » 23 Mai 2013, 16:58

Luis,

Como você já usou química para soltar as sujeiras, existe o risco de ter um entupimento em alguma parte.

Recomendo que faça um banho químico no radiador/ar quente e troque as mangueiras, como forma de amenizar o problema.
A troca das mangueiras pode entrar como manutenção preventiva. Eu faço isso em todo carro que compro.

O certo seria dar um banho químico no motor também, mas isso elevaria demais os gastos, e dado o ano do seu carro, até desnecessário (ao meu ver).

As mangueiras não custam tão caro assim. Troquei todas do meu carro. Não lembro o valor, mas não era nada exorbitante.
Meu radiador e ar quente tomaram banho químico, que também custou bem baratinho. (acho que não chegou a R$ 100).

Não troquei o vaso expansor do meu, apenas lavei com um produto tira-ferrugem que vende no supermercado (não lembro o nome). Ficou muito bom, embora um pouco amarelado por conta da idade.
Pode experimentar fazer isso no seu também.

Outra coisa: não coloque água da torneira no teu carro. Ela acelera a oxidação.
Compre água destilada própria para radiadores.

Depois de tratar tudo, rode alguns dias com a água destilada e depois veja se não suja.
Se ela permanecer limpa, acrescente o aditivo na proporção certa.
No meu carro funcionou bem.

Espero contribuir para uma solução do teu problema.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

MarceloOliveira

Re: (Ajuda) [Fotos] Arrefecimento do Elegance 2007

por MarceloOliveira » 23 Mai 2013, 17:06

Acompanhando o tópico vou aproveitar e perguntar.

Comprei água desmineralizada e aditivo para fazer o arrefecimento no meu outro carro, vi que o Luiz comprou 7 litros de aditivos, pergunto : normalmente você não coloca um terço ou metade da quantidade de aditivo equivalente a quantidade de água ?

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: (Ajuda) [Fotos] Arrefecimento do Elegance 2007

por rgapski » 23 Mai 2013, 17:10

MarceloOliveira escreveu:Acompanhando o tópico vou aproveitar e perguntar.

Comprei água desmineralizada e aditivo para fazer o arrefecimento no meu outro carro, vi que o Luiz comprou 7 litros de aditivos, pergunto : normalmente você não coloca um terço ou metade da quantidade de aditivo equivalente a quantidade de água ?


Marcelo,

Tudo depende!
Tem aditivo que é concentrado e tem aditivo que já esta pronto para ser colocado.

No caso do nosso amigo Luis, o dele já vem diluído, pronto para uso, portanto, a quantidade esta correta.
Eu, particularmente, já prefiro o diluído, pois as chaces de errar são menores.

Abs
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Luis_Oliveira
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 23 Mai 2013, 07:21
Nome Completo: Luis Henrique Oliveira
Cidade: Santa Cruz do Rio Pardo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: (Ajuda) [Fotos] Arrefecimento do Elegance 2007

por Luis_Oliveira » 23 Mai 2013, 17:47

rgapski escreveu:Luis,

Como você já usou química para soltar as sujeiras, existe o risco de ter um entupimento em alguma parte.

Recomendo que faça um banho químico no radiador/ar quente e troque as mangueiras, como forma de amenizar o problema.
A troca das mangueiras pode entrar como manutenção preventiva. Eu faço isso em todo carro que compro.

O certo seria dar um banho químico no motor também, mas isso elevaria demais os gastos, e dado o ano do seu carro, até desnecessário (ao meu ver).

As mangueiras não custam tão caro assim. Troquei todas do meu carro. Não lembro o valor, mas não era nada exorbitante.
Meu radiador e ar quente tomaram banho químico, que também custou bem baratinho. (acho que não chegou a R$ 100).

Não troquei o vaso expansor do meu, apenas lavei com um produto tira-ferrugem que vende no supermercado (não lembro o nome). Ficou muito bom, embora um pouco amarelado por conta da idade.
Pode experimentar fazer isso no seu também.

Outra coisa: não coloque água da torneira no teu carro. Ela acelera a oxidação.
Compre água destilada própria para radiadores.

Depois de tratar tudo, rode alguns dias com a água destilada e depois veja se não suja.
Se ela permanecer limpa, acrescente o aditivo na proporção certa.
No meu carro funcionou bem.

Espero contribuir para uma solução do teu problema.

Abs!


Bom, amanhã de manhã vou novamente esgotar a água suja que está no sistema..
Será que eu completo só com água deionizada então ?

E quanto as mangueiras, alguém sabe +ou- o preço do conjunto completo de mangueiras e canos do Vectra C ?

Abraços.
Antes -> Vectra GLS 95
Atual -> Vectra Elegance 2007

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: (Ajuda) [Fotos] Arrefecimento do Elegance 2007

por Arquiteto » 23 Mai 2013, 17:51

usa o ja diluido pronto pra uso e bem melhor pra ter controle ...caso precise completar ...

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: (Ajuda) [Fotos] Arrefecimento do Elegance 2007

por Ricardo Crispim » 23 Mai 2013, 19:55

Luis, enquanto você não trocar as mangueiras, utilize apenas água mesmo...

Eu sofro para comprar carro por causa disso, nunca compro um carro usado se ao invés do fluido arrefecedor, tiver apenas água.
Enferrujada ou límpida, não compro o carro.
Até hoje não consigo entender a "economia" que se faz em não utilizar um aditivo de arrefecimento decente (são poucos), afinal, se o sistema de arrefecimento estiver em ordem, eles duram no mínimo 2 anos no sistema...
Sistema de arrefecimento precário sobrecarrega o lubrificante
Lubrificante tabajara sobrecarrega o sistema de arrefecimento.

Forte abraço!!!!!!!!

Luis_Oliveira
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 23 Mai 2013, 07:21
Nome Completo: Luis Henrique Oliveira
Cidade: Santa Cruz do Rio Pardo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: (Ajuda) [Fotos] Arrefecimento do Elegance 2007

por Luis_Oliveira » 23 Mai 2013, 20:19

Ricardo Crispim escreveu:Luis, enquanto você não trocar as mangueiras, utilize apenas água mesmo...

Eu sofro para comprar carro por causa disso, nunca compro um carro usado se ao invés do fluido arrefecedor, tiver apenas água.
Enferrujada ou límpida, não compro o carro.
Até hoje não consigo entender a "economia" que se faz em não utilizar um aditivo de arrefecimento decente (são poucos), afinal, se o sistema de arrefecimento estiver em ordem, eles duram no mínimo 2 anos no sistema...
Sistema de arrefecimento precário sobrecarrega o lubrificante
Lubrificante tabajara sobrecarrega o sistema de arrefecimento.

Forte abraço!!!!!!!!


Pois é, também sou chato quanto a isso, tanto que comprei o aditivo original, e pretendo trocar o mesmo todo ano !!
Mas antes quero livrar o sistema de TODA a ferrugem, pois também quero trocar o reservatório por um novo, e não quero correr o risco do novo sujar também !

Será que trocando as mangueiras, me livro da ferrugem e para de sujar a água ? :s
Antes -> Vectra GLS 95
Atual -> Vectra Elegance 2007

Luis_Oliveira
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 23 Mai 2013, 07:21
Nome Completo: Luis Henrique Oliveira
Cidade: Santa Cruz do Rio Pardo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: (Ajuda) [Fotos] Arrefecimento do Elegance 2007

por Luis_Oliveira » 24 Mai 2013, 09:26

Bom galera, liguei na css !
Como a ótima (pfff) concessionária que é, a Ouricar está sem sistema, então não conseguiram ver as mangueiras e canos do arrefecimento pra mim..

O gerente ficou de me ligar, vou ver se faço tudo pela faraós garantia !

Não quero nem UM grãozinho de ferrugem no meu arrefecimento !

Vou colocar um reservatório novo, e quero ele rosinha igual 0km ! Hahaha

Quando tiver novidades posto aqui !

Abraços galera.
Antes -> Vectra GLS 95
Atual -> Vectra Elegance 2007

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: (Ajuda) [Fotos] Arrefecimento do Elegance 2007

por Almeidão » 07 Jun 2013, 08:24

Bem pessoal, eu nunca acreditei em limpeza de radiador e limpar o sistema as vezes suja o radiador. Mas já não tem como voltar atrás no que foi feito e realmente como foi informado, a sujeira ou seja crostas que estão nas mangueiras não saem mesmo, ali só há como prevenir, porem remediar jamais.

Sobre o Aditivo, existem várias formas de usar e eu não uso outro que seja o Havoline Long Life, compro 3 litros e completo com agua de poço e este aditivo é para 5 anos e eu troco a cada 2 anos, tentei vários antes e só me ferrei. Sou chato, imagina um cara chato. Bem para ter um carro 97/8 e em perfeito estado, só sendo chato mesmo e por isto tenho filmado a quantidade de saída de água no radiador novo quando coloquei e todas as vezes que troco o líquido do sistema, faço o mesmo teste de vazão com a mesma mangueira de agua e a mesma pressão e vem se mantendo já há mais de 6 anos e igualmente a temperatura. E apesar de todo cuidado, após a colocação do liquido e se eu precisar mexer eu nunca jogo ele fora, tiro ele e volto a repor e se precisar completar, completo com agua pois 3 litros deste Havoline Long Life é mais que suficiente, eu diria que 2 destes que informei faz o serviço, então ao colocar 3 posso completar com agua se necessário for. Desde que completar seja algo pequeno não passando de 1 litro de agua.

Lembrando que não comecei de nada usado, todas as peças forom trocadas como: Radiador, mangueiras, bomba, reservatório e termostática.
Imagem

eduhzf
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 22 Mar 2015, 12:14
Nome Completo: EDUARDO HENRIQUE ZIMMERMANN FURTADO
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por eduhzf » 06 Abr 2015, 20:27

Galera,

É o seguinte: Há cerca de 3 semanas peguei um Vectra Elegance AT 2006, o carro havia sido "revisado" há pouco tempo segundo as notas fiscais de manutenção e aquisição de peças, mais no último final de semana me causou uma surpresa enorme: O reservatório de expansão começou a ferver e jogar água pra fora e começou a vazar muita água/fluído (havia completado quando peguei o carro), na parte de baixo no lado esquerdo. Vazou tanto que simplesmente secou de tudo, completei com água até chegar em casa, cerca de 5KM e hoje levei a oficina de um amigo que constatou que o carro está sem a válvula termostática. O que até faz algum sentido, uma vez que eu reparei que o ponteiro da temperatura quase não saia do lugar e ventoinha não armava. Reparei após o ocorrido que a água novamente baixou muito. Ele me orientou o seguinte, o primeiro passo é limpar todo o sistema pois está muito sujo para em seguida analisar e verificar quaisquer vazamentos e depois instalar uma válvula nova.

Minhas dúvidas então são as seguintes:

Como efetuar essa limpeza de uma forma menos descomplicada, há algo que eu mesmo possa fazer ou só levando em um profissional?

Imagem
Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Almeidão » 07 Abr 2015, 07:27

É uma pena olhar um carro deste com agua barrenta, nem penso no meu 97 assim.
Bem, primeiro de tudo é saber sobre a temperatura do seu carro, eu imaginao que não esteja boa, caso contrário ninguem iria tirar esta termostática. O normal dele é na rua no máximo 90 e nas rodovias bem mais baixo que isto, sobre a termostática, voce deve colocar uma MTE 211-82, somente o refil. Vem um anel de borracha junto e não se deve passar nada nele, aliás qualquer junta de borracha não se deve usar nada, talvez um pouco de graxa.

Antes te limpar o sistema e colocar o aditivo apropriado, porque não pode ser qualquer um, compre primeiro uma tampa do reservatório, procure comprar original, é possivel que a sua tenha estragado a válvula e por este motivo jogando agua pra fora. Pra mim o melhor aditivo é o Havoline Long Life.

Como limpar, tem um video que eu fiz, está por ai e é bem fácil, mas saiba que ele não desentope e nem tira ferrugem, a limpeza consiste em trocar a agua que está dentro do sistema e colocar uma agua nova e se voce usar este aditivo que eu indinco, ela permanecerá limpa por 5 anos. Esta troca de agua deve ser feita sem atermostática, então voce já deve comprar uma para montar la em seguida a limpeza.
Imagem

andrejacia
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 07 Fev 2015, 14:26
Nome Completo: André Luís Jacia
Cidade: Ourinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: [VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por andrejacia » 07 Abr 2015, 08:14

Cara, a água até dá pra trocar de boa em casa, mas como tá muito muito zuado, seria melhor mesmo levar em um profissional.... Mandar o radiador pra um lugar que só meche com isso, dá uma geral nele, mecânico ver bomba d'água, etc.... Quando tá nesse estado o negócio é trocar tudo... Eu trocaria... O reservatório dá trabalho, mas da pra limpar em casa msm rsrs. Ahh e nada de água da torneira rsrs. Puro cloro
Solidários seremos união. Separados uns dos outros seremos ponto de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos. Bezerra de Menezes

Imagem

2009 - 2.0 - 8V - Um dia turbo... rs

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: [VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Mantenedor » 09 Abr 2015, 06:52

Olha só amigo , se apenas trocar a água retirar o reservatório de expansão lavalo por dentro retirar a carcaça da válvula e limpar o interno dela onde vai o refil examinar as mangueiras no tato e no olhar se possui crostas nas paredes e se estão ressecadas . Soltar as mangueiras de entrada e saída do radiador para esgotar toda a água UFA ! De boa eu faria em casa! Eu fiz no meu deu trabalho pois eu troquei o radiador , mas economizei uma grana e acabei conhecendo mais o meu carro.
Como você comprou a pouco tempo , vale todo empenho e dedicação , se tem um pouco de conhecimento e intimidade vale a pena fazer em casa !
Agora se você não senti a segurança em fazer , o mecânico de sua confiança com certeza é a solução ideal para fazer um ckeck up geral no arrefecimento , tirar a febre alta do motor , ele vai agradecer.

Boa sorte se precisar de algo é só gritar !!!


Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

eduhzf
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 22 Mar 2015, 12:14
Nome Completo: EDUARDO HENRIQUE ZIMMERMANN FURTADO
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: [VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por eduhzf » 09 Abr 2015, 13:11

Obrigado pelas dicas pessoal, até tenho uma certa afinidade e um pouco de conhecimento para fazer a limpeza, vou tentar no final de semana. Queria saber qual produto me indicam para fazer a limpeza, Rad Clean? Aditivo seria só o Havoline mesmo? Na minha cidade não encontro ele, só na internet. Outra coisa, vou comprar um reservatório novo, no meu caso seria um de 2 saídas mesmo e sem sensor, certo? Já que meu carro não possui indicador de nível do aditivo...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Almeidão » 10 Abr 2015, 13:32

eduhzf escreveu:Obrigado pelas dicas pessoal, até tenho uma certa afinidade e um pouco de conhecimento para fazer a limpeza, vou tentar no final de semana. Queria saber qual produto me indicam para fazer a limpeza, Rad Clean? Aditivo seria só o Havoline mesmo? Na minha cidade não encontro ele, só na internet. Outra coisa, vou comprar um reservatório novo, no meu caso seria um de 2 saídas mesmo e sem sensor, certo? Já que meu carro não possui indicador de nível do aditivo...


A limpeza voce pode fazer com agua pura, empurrar uma limpa e sair a suja. O Rad Cleam não resolverá muito se o radiador tiver oxidado, mas depois dele limpo voce pode usar um vidro por 7 dias, e depois refazer o trabalho de colocar agua limpa para dentro e tirar o rad cleam para fora, não esquecer de quando ligar o carro com a mangueira de agua entrando nele, ligar também o aquecedor para assim limpar lo também e sem termostática que deve ser colocada somente quando acabar todo o serviço e for colocar o aditivo junto. Sobre o Aditivo, eu compraria e esperaria o da internet, este aditivo é sensaconal, tanto que eu não tenho a minima idéia de como são os outros de tanto que testei e não dava certo. Meu medo é voce cair nas mão de um Radiex da vida
Imagem

eduhzf
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 22 Mar 2015, 12:14
Nome Completo: EDUARDO HENRIQUE ZIMMERMANN FURTADO
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: [VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por eduhzf » 10 Abr 2015, 22:51

Hum entendi, então até o Havoline chegar posso usar água mesmo? O quê eu ainda não sei fazer é tirar a cebolinha pra "sangrar" a água, mais tipo, eu coloco uma mangueira com fluxo de água no reservatório e abro a cebolinha e deixo o carro funcionando com o ar quente ligado, certo? Outra coisa, acho que descobri todo o causador do problema, alguém, creio eu que algum frentista de posto, ao verificar os níveis de água e partida a frio, inverteu as tampas dos reservatórios, com isso o reservatório de expansão do arrefecimento estava rodando com a tampa do de gasolina, o que obviamente não deu certo pq àquela tampa não suportou a pressão e temperatura, foi onde constantemente ele jogava água pra fora! Daí o antigo dono levou pra algum mecânico ignorante que pra resolver o "problema de super aquecimento" deve ter tirado a válvula termostática! Agora comprei uma tampa nova, original e o reservatório não baixou uma gota mais!

Jao Paulo-[07]
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Abr 2015, 07:03
Nome Completo: João Paulo Moreira Ramos
Cidade: Anápolis
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: [VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Jao Paulo-[07] » 22 Abr 2015, 16:17

[url][url=http://www.clubedovectra.com.br/]Imagem[/url][/url]

Boa tarde, meu Vectra fica muito quente, oscilando entre 1/2 e 3/4.

É normal?

57 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: leco1980 e 270 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.