O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaResistência de cabo de velas
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

17 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Resistência de cabo de velas

por Renato_RJ » 26 Abr 2015, 09:23

Galera, queria saber como faço pra saber qual é a resistência dos cabos de vela do vectra, vi em um video que ela vem estampada no próprio cabo, mas quando fui olhar no meu carro, achei dois números, um ou é 6 ou é 9, não tem nenhum risco pra definir, e o outro número, é diferente em cada cabo, sendo que o menor é 20 e o maior é 35...
Queria saber isso para testar o cabo, pois meu carro ta muito beberrão... Mes passado fez uma média de 5.8/1 na cidade com gasolina e sem pisar... Velas e sonda nova... Cabo estou na dúvida...
Se puderem me ajudar, eu agradeço...


EDIT:
Medi os cabos de vela, o primeiro cilindro tem um cabo de 60cm, o segundo tem um cabo de 54cm, o terceiro, o cabo mede 49, e o quarto mede 40cm... Segundo uma norma o normal é entre 0.06kohm e 0.1kohmn por cm... Lembrando que essas medidas são do motor 2.2 8v, acho que da diferença para o motor 16v...
Editado pela última vez por Renato_RJ em 03 Mai 2015, 22:38, em um total de 2 vezes.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Resistência de cabo de velas

por Almeidão » 27 Abr 2015, 07:38

Renato_RJ escreveu:Galera, queria saber como faço pra saber qual é a resistência dos cabos de vela do vectra, vi em um video que ela vem estampada no próprio cabo, mas quando fui olhar no meu carro, achei dois números, um ou é 6 ou é 9, não tem nenhum risco pra definir, e o outro número, é diferente em cada cabo, sendo que o menor é 20 e o maior é 35...
Queria saber isso para testar o cabo, pois meu carro ta muito beberrão... Mes passado fez uma média de 5.8/1 na cidade com gasolina e sem pisar... Velas e sonda nova... Cabo estou na dúvida...
Se puderem me ajudar, eu agradeço...


Meu amigo, eu sou bem fraco nesta parte, eletrônica não é muito meu forte porque as vezes te informam algo e o problema pode ser outro. Mas se seu carro está funcionando perfeito, não tem falha, não embola em saidas, não masca em retomadas, tem a rotação perfeita e quando voce dá aquela pisadinha de leve ele já responde. DIFICILMENTE O PROBLEMA SEJA CABO OU VELAS.

Muitas vezes quando o carro funciona perfeito e mesmo assim com o consumo alto, devemos dar uma geral limpando a TBI, tampa da válvula e toda parte onde passa o suspiro, desde o motor até a TBI e limpar lógico todos os sensores que ali tem.

Mesmo assim, devemos levar em conta que um cabeçote funciona bem uns 80 a 100 mil km e depois começa passar um pouquinho de óleo onde a diferença alcança meio litro em 5 mil KM, as sedes das vávulas já não fecham por completo e isto faz o carro beber porque a gasolina ficará infectada e a injeção compensará enviando sinal que precisa um pouco mais.

Lembrando também que ele não é esta maravilha de economia que muitos falam, e eu nunca acreditei e nem acredito nos computadores de bordo e também não posso acreditar em encher tanque, gastar e voltar a encher. Lógico que se consegue uma média, mas uma média não é o real. De qualquer forma se ele tiver com estes numeros que voce informa e voce não alterou o tamanho dos pneus, está sim consumindo muito
Imagem

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Resistência de cabo de velas

por Renato_RJ » 29 Abr 2015, 06:21

Então Almeida, o problema é que estou achando ele meio manco, aqui na minha casa tem um fiesta 1.6. meu pai não pisa, anda de boa tb, e em uma viagem que fizemos, ele foi no fiesta e eu no vectra... Em certos momentos, eu sentia ele se distanciando de mim facil demais, tinha que pisar bem pra acompanhar, e com falei, tenho certeza que ele não estava com o pé em baixo...
Tirei as medidas de resistencia dos cabos, vi que segundo uma norma, o valor normal é entre 6 Kohm e 10 Kohm por metro de cabo... Os valores obitidos por mim foram: 4.26, 3.81, 3.21, 2.76, agora só falta medir os cabos pra fazer os calculos...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Resistência de cabo de velas

por Almeidão » 29 Abr 2015, 09:53

Renato_RJ escreveu:Então Almeida, o problema é que estou achando ele meio manco, aqui na minha casa tem um fiesta 1.6. meu pai não pisa, anda de boa tb, e em uma viagem que fizemos, ele foi no fiesta e eu no vectra... Em certos momentos, eu sentia ele se distanciando de mim facil demais, tinha que pisar bem pra acompanhar, e com falei, tenho certeza que ele não estava com o pé em baixo...
Tirei as medidas de resistencia dos cabos, vi que segundo uma norma, o valor normal é entre 6 Kohm e 10 Kohm por metro de cabo... Os valores obitidos por mim foram: 4.26, 3.81, 3.21, 2.76, agora só falta medir os cabos pra fazer os calculos...


Bem, ele fraco é outra história. Ok, se voce colocar cabos novos e velas novas mudará muito, mas como eu disse se o carro arranca bem, não masca nada na saida, ao trocar cabos e velas não vai alterar o consumo. Quando eu falo mascar na saida o teste é simples, vai sem segunda até o caro quase parar e pisa forte, se ele responder é porque velas e cabos estão bons, se ele murchar já é indicios de problemas. Outro teste viável, em uma subida forte em segunda com ele quase parando voce pisa e mesmo ele respondendo não pode bater pino, se bater o problema pode ser sonda lambda. Outra coisa que influencia muito no consumo e funcionamento é o sensosr de temperatuda da agua, este plug que fica em cima da termostática.

Carro fraco, pode ser o ponto atrasado, e isto é fácil de acertar se o mecanico for bom, o dificil é achar este bom mecanico. Normalmente ele estando atrasado, voce sai com o carro e mal ele movimenta e voce coloca uma segunda e pisa fundo, ele demora reagir e reage com um ronco forte.

Já começo a acreditar que o problema do seu carro seja o ponto um dente atrasado, porque ele estando atrasado além de fraco, ele bebe pra caramba, porque 20% da gasolina injetada será disperdiçada.

Bem, o meu para andar com um fiesta, eu não preciso passar a quinta kakakkak
Imagem

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Resistência de cabo de velas

por Renato_RJ » 29 Abr 2015, 12:33

kkkkkkkkkkkkkk... Então, o problema, é que a disgrama do fiesta tava me deixando pra trás... kkkk... Vou fazer esses testes que vc me falou... Depois da explicação de mascar, kkk, eu acho q ele ta mascando s... Quando eu piso, ele da uma ligeira muchada e começa a subir a rotação... O estranho foi que depois q desconectei os cabos de vela e coloquei no lugar, senti ele diferente... Ao pegar a estrada, sem brincadeira e nem exageiro, levei um verdadeiro susto quando olhei pro ponteiro e estava a 140... Normalmente acima de 120 já se sentia o carro dando uma forçada, nesse dia se eu ñ olho pro ponteiro ia direto...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Resistência de cabo de velas

por Almeidão » 30 Abr 2015, 08:31

Renato_RJ escreveu:kkkkkkkkkkkkkk... Então, o problema, é que a disgrama do fiesta tava me deixando pra trás... kkkk... Vou fazer esses testes que vc me falou... Depois da explicação de mascar, kkk, eu acho q ele ta mascando s... Quando eu piso, ele da uma ligeira muchada e começa a subir a rotação... O estranho foi que depois q desconectei os cabos de vela e coloquei no lugar, senti ele diferente... Ao pegar a estrada, sem brincadeira e nem exageiro, levei um verdadeiro susto quando olhei pro ponteiro e estava a 140... Normalmente acima de 120 já se sentia o carro dando uma forçada, nesse dia se eu ñ olho pro ponteiro ia direto...


Existe um problema nos cabos de velas, muitas vezes temos a impressão que ele encaixou e na verdade não, o segredo é ir com calma e sentir na mão quando ele encaixa, é tipo um plug e se voce olhar a porca na ponta da vela verás que ela tem o aspecto de um plug e se tiver mal encaixada o carro funciona mal. Outra coisa que devem fazer antes de colocar a vela e apertar esta porca bem, e usar algo para prensar para evitar que fique fouxo e saia do lugar, eu uso o alicate na parte que corta fio e dou uma prensada ali e já não soltará mais.

Bem, se voce pisa e ele não responde de imediato é porque os cabos já cameçarom a ter problema. Eu fico brincando com o meu para checar os cabos e uso a experiencia mesmo, não tenho medidores, aliás nem caberia no porta malas e é o lugar que guardo centenas de coisas. A brincadeira é simples, precisa ser um local totalmente silencioso, deixo ele aquecer e dou pisadinhas de leve no acelerador, se o cabo já tiver começando a falhar, com certeza ali eu descubro.

Bem, vou lhe dar uma dica de velas, estas eu uso há mais de 12 anos e posso dizer que ainda não vi nada igual Bosch, 4 eletrodo, WR 78. Existem outras que dá no seu carro, porem tem o corpo fino, aliás estou eu usando estas outras porque encontrei barato aqui na cidade um jogo de estoque. Outra diferença é a chave para tirar elas que é 16mm enquento a WR78 é chave 21.
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Resistência de cabo de velas

por JoãodoValle » 30 Abr 2015, 15:11

Almeidao ainda nesse assunto, o sintoma de cabos ruins é apenas essa falta de resposta imediata na aceleração ou há outro?

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Resistência de cabo de velas

por Renato_RJ » 30 Abr 2015, 23:12

Entendi Almeida, bom, realmente estou começando a achar que o problema era mal contato nos cabos mesmo... Fiz o teste da pisada de 2° e o bixo ta respondendo na hora, coisa que não fazia... Agora é só esperar pra tirar a próxima média pra ver se melhorou tb... Assim que tiver em mãos, posto aqui...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Resistência de cabo de velas

por Almeidão » 02 Mai 2015, 10:42

JoãodoValle escreveu:Almeidao ainda nesse assunto, o sintoma de cabos ruins é apenas essa falta de resposta imediata na aceleração ou há outro?


No funcionamento direto sim, normalmente ele começa com estes problemas somente na baixa ou ao começar a acelerar, na alta já funciona bem, se for deixar com pouco tempo o carro começa a falhar tanto que até achamos ser outra coisa e existe uns casos especiais que eles já começam a falhar sem ter o sintoma inicial de enfraquecido. Lógico que estando o carro com este sintoma, o consumo aumenta muito porque na baixa onde já se consome mais ele trabalha errado. Quando houver um sintoma assim, primeiro de tudo deves tirar as velas e checar o estado dela para ver se não tem crostas e assim diminuir o gap dela ou já comprar um jogo completo.

Muitas vezes a parte de borracha gruda tanto nas velas que ao tirar um cabo ele já pode começar a romper por dentro, a dica é colocar cabos novos, e uma depois tirar todos e recolocar. Muitos pensam que ele grudado na vela não deixa sair fuga de corrente, ok eu concordo, só que não precisa ser tão grudado. Eu por exemplo estou usando velas finas porque achei umas com o preço especial, neste caso a borracha fica folgada, mas confesso que gostei e vou adotar estas velas para uma próxima compra, porque a folga que tem na borracha não interfere em nada no funcionamento e por outro lado para tirar e recolocar fica muito mais fácil até de sentir aquele plug encaixando que eu comentei.
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Resistência de cabo de velas

por JoãodoValle » 02 Mai 2015, 11:09

Perfeito mestre, hoje pra checar tirei os cabos e os parafusos das pontas das velas estavam frouxos até o meio, vou trocar os cabos mais tarde.

Sim estou com sintoma parecido intermitente, aquele teste que falamos da bomba esta tudo bem.

Abraço

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Resistência de cabo de velas

por Renato_RJ » 02 Mai 2015, 12:44

Almeidão, sobre as velas, na próxima troca vou ver se coloco aquela que vc me indicou... A pouco tempo atras, coisa de 4/5 meses foi trocado o kit de vela do meu carro, e foi colocado um kit da NGK, modelo BPR5EY-D, esse modelo é aceitável?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Resistência de cabo de velas

por Almeidão » 04 Mai 2015, 09:52

Renato_RJ escreveu:Almeidão, sobre as velas, na próxima troca vou ver se coloco aquela que vc me indicou... A pouco tempo atras, coisa de 4/5 meses foi trocado o kit de vela do meu carro, e foi colocado um kit da NGK, modelo BPR5EY-D, esse modelo é aceitável?


Sim, é um modelo que funciona bem no Vectra. Quando eu comento sobre a Vela Bosch 4 pontas, não quero dizer que voces terão ganhos absurdos usando elas, ou seja nem se nota o ganho delas que sem duvida pra ser notado precisaria ter ferramentas de carros de competição onde décimos de segundos são eternidades, poem uma coisa todos notarão, duram 4 vezes mais que uma NGK. Aliás eu nem sei quando as minhas ficam ruins, porque eu troco a cada 2 anos e as v ezes a cada ano. A ultima que troquei tinha 2 anos, um amigo meu se recusou de deixar eu jogar fora e colocou no ômega dele e está até hoje. Sinceramente, eu aninda não vi uma vela desta estragar, e nem vejo diferença quando coloco uma nova por tempo de uso.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Resistência de cabo de velas

por Renato_RJ » 05 Mai 2015, 06:11

Entendi Almeidão... Bom, na próxima troca pensarei em colocar um kit deste... Muito obrigado pela ajuda brother!

Avatar do usuário
Zandonaide
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Set 2015, 18:08
Nome Completo: zandonaide rangel gomes
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Resistência de cabo de velas

por Zandonaide » 09 Set 2015, 15:18

Boa tarde, Renato! Resolveu o problema do carro?

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Resistência de cabo de velas

por RicardoGLS » 09 Set 2015, 16:11

Renato_RJ escreveu:Almeidão, sobre as velas, na próxima troca vou ver se coloco aquela que vc me indicou... A pouco tempo atras, coisa de 4/5 meses foi trocado o kit de vela do meu carro, e foi colocado um kit da NGK, modelo BPR5EY-D, esse modelo é aceitável?


Qual a diferença da vela BPR7EY, é melhor que a BPR5EY?
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Resistência de cabo de velas

por Renato_RJ » 13 Set 2015, 07:58

Zandonaide escreveu:Boa tarde, Renato! Resolveu o problema do carro?


Bom dia brother! Então, ontem abasteci o carro e tirei uma média de 6,5/1, pra mim, "continua beberrão" lembrando que isso na gasola... Mas fui trocar a minha válvula termostática e descobri que na verdade estava sem... Vamos ver se o consumo urbano melhora, pois falam que sem ela o carro bebe mais...

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Resistência de cabo de velas

por Renato_RJ » 13 Set 2015, 08:08

RicardoGLS escreveu:
Renato_RJ escreveu:Almeidão, sobre as velas, na próxima troca vou ver se coloco aquela que vc me indicou... A pouco tempo atras, coisa de 4/5 meses foi trocado o kit de vela do meu carro, e foi colocado um kit da NGK, modelo BPR5EY-D, esse modelo é aceitável?


Qual a diferença da vela BPR7EY, é melhor que a BPR5EY?



EDIT:
Brohter, acredito que a diferença esteja apenas na resistencia da vela, mas não tenho certeza, vamos esperar os mais experientes opinarem...

17 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 113 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.