O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMistério Ventoinha (Arrefecimento)
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

100 mensagens
Turassi
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Abr 2015, 09:36
Nome Completo: Allan Cesar Turassi
Cidade: São Francisco do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Turassi » 11 Mai 2015, 08:31

Fala galera, tudo bem?

Estou com um grande problema no meu carro, e já levei em alguns mecânicos e ninguém sabe me dizer o que pode ser.

Seguinte, desde que comprei o carro, era só eu virar a chave que a ventoinha já ligava, mesmo o carro estando para 02, 03 dias... e a temperatura do painel, nunca mexeu, o ponteiro vivia colado. Levei no mecânico e ele verificou que meu carro estava sem o cebolão e sem a válvula termostática...colocamos as duas peças e agora o seguinte, eu viro a chave a ventoinha não liga, deixo o motor funcionando um pouco e a ventoinha já é ativada e não desliga mais, a temperatura no painel subiu um pouco, fica no último pontinho azul! Alguma coisa está errado gente.. o que pode ser?

Alguém tem uma sugestão?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Alcir Andreoni » 11 Mai 2015, 08:51

Que tal trocar o sensor de temperatura?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 11 Mai 2015, 09:12

primeiro de tudo, ao ligar o carro e ventoinha ligar já tem algo errado, se o carro tiver sensor ou ebolão um dos dois está estragado. Sendo o seu que não tinha cebolão, certamente estava ligada direto e isto é errado porque o carro trabalha muito tempo frio antes de esquentar.

Para resolver o problema, voce precisará achar alguem que entenda o sistema e antes de tudo usar um Cebolão correto para o seu carro pode ser MTE 760 ou MTE 763, os dois tem duas velocidades e se não for usar o ar a segunda velocidade não entra. Neste caso elas entrrão em funcionamento assim que a temperatura chegar perto dos 90 e se o radiador estiver normal elas irão desligar ao chegar perto de 82 a 83º. Lembrando sempre que as duas funcionam juntas, nunca uma funciona e outra fica parada e se entrar a segunda velocidade entra nas duas também. Pra mim o eletricista que fez o serviço fez errado.

Se voce quiser passar isto para um eletricista e explicar como funciona, seria assim:
Seu carro tem 3 relês na frente da bateria, bem estou considerando que ele tenha o ano que voce informa.
O primeiro relê da esquerda, aciona o primeiro estágio, e ele é acionado mesmo com a chave desligada.
O do meio, arma assim que ligar a chave para poder levar energia para o segundo estágio
o terceiro, ultimo da direita, assim que estiver o primeiro armado pela temperatura e tiver com a chave ligada se ele armar, arma o segundo estágio.
O que armam eles:
Cebolão leve um sinal negativo para o relê da esquerda e as ventoinhas armam.
Segundo estágio:
O mesmo cebolão que tem duas saidas negativas, a do segundo estágio se mesmo o primeiro estando ligado não baixar a temperatura e a mesta atingir o grau dele, ele leva um fio negativo para o terceiro relê, o ultimo da direita e arma o segundo estágio.

PRA SER SINCERO, ACHO O SISTEMA MUIIIIITO FÁCIL, infelizmente nem todos sabem fazer.

considere esquerda e direita do carro e não como voce vê olhando para eles
Imagem

Turassi
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Abr 2015, 09:36
Nome Completo: Allan Cesar Turassi
Cidade: São Francisco do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Turassi » 11 Mai 2015, 10:36

Só pra confirmar, ano do meu carro é 96/97.

Uma dúvida, quando eu desconecto o sensor de temperatura, o que fica responsável em enviar o sinal pro painel, é normal a luz da injeção acender ou isso não deveria acontecer?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 11 Mai 2015, 12:14

Turassi escreveu:Só pra confirmar, ano do meu carro é 96/97.

Uma dúvida, quando eu desconecto o sensor de temperatura, o que fica responsável em enviar o sinal pro painel, é normal a luz da injeção acender ou isso não deveria acontecer?


Não, o sensor de temperatura do painel não acende ao ser desconectado, mas o sensor de temperatura da agua que manda sinal para central se for desconectado a lua acende. Este sensor tem o conector quadrado e fica em cima e as vezes do lado da saida da agua do motor para o radiador.
Imagem

Turassi
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Abr 2015, 09:36
Nome Completo: Allan Cesar Turassi
Cidade: São Francisco do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Turassi » 11 Mai 2015, 12:37

Então Almeidão, eu desconectei esse, o mecânico tinha falado que era do mostrador do painel, meu Deus, tô bem eu de mecânico...mas enfim..e esse sensor do mostrador do painel, onde fica?

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por ArnaldoRj » 11 Mai 2015, 16:03

Gostaria de pegar um gancho nesse tópico e fazer uma pergunta para o Almeidão. Hoje fiz a troca do meu compressor e o sistema está ainda sem gás. Depois de tudo montado, eu acionei o AC( já com óleo) só para verificar se estava tudo certo na polia, e notei que o segundo estágio não armou (motor já quente) somente o 1º. Isso se deu pelo fato do sistema ainda está sem gás? GLS 97/97. Notei também que quando o primeiro estágio acionou a ventoinha de fora acionou também.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 11 Mai 2015, 19:03

Turassi escreveu:Então Almeidão, eu desconectei esse, o mecânico tinha falado que era do mostrador do painel, meu Deus, tô bem eu de mecânico...mas enfim..e esse sensor do mostrador do painel, onde fica?


O sensor de temperatura do painel fica do lado deste, no meu carro que é 97 este que voce tirou fica por cima e voce olhando ali nele, o sensor do painel fica na esquerda já de lado.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 11 Mai 2015, 19:09

ArnaldoRj escreveu:Gostaria de pegar um gancho nesse tópico e fazer uma pergunta para o Almeidão. Hoje fiz a troca do meu compressor e o sistema está ainda sem gás. Depois de tudo montado, eu acionei o AC( já com óleo) só para verificar se estava tudo certo na polia, e notei que o segundo estágio não armou (motor já quente) somente o 1º. Isso se deu pelo fato do sistema ainda está sem gás? GLS 97/97. Notei também que quando o primeiro estágio acionou a ventoinha de fora acionou também.


Arnaldo, uma perguntinha simples. Voce tem certeza que o compressor ligou? Se isto aconteceu, tem algo errado no seu carro porque ele não liga se tiver sem gás e isto é uma proteção para o compressor porque ao rodar sem gás ele estragaria. Outra coisa que voce diz. Quanto acionou a ventoinha de fora ligou também a de dentro. Bem Se elas não ligarom assim que voce ligou o ar, ótimo, assim o compressor não ligou e está protegido porque ao ligar o ar as duas ventoinhas ligam automaticamete na rotação baixa atravéz do relê do ar condicionado.

Pergunta para ti.
Voce colocou compressor novo? Tirou todo o óleo que estava nele e colocou o óleo e quantidade certa? Ou ele é usado? mesmo usado voce colocou óleo novo nele?
Imagem

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por ArnaldoRj » 11 Mai 2015, 23:09

Meu compressor estava com um pequeno vazamento e eu coloquei numa retífica de compressores para consertá-lo e fiquei rodando com um outro, mas sem colocá-lo para funcionar, só para rodar mesmo, pois rodo todo dia com o carro. Quando o meu ficou pronto eu mesmo fiz a troca novamente. Dentro dele havia óleo, não cheguei deixá-lo funcionando, pois sabia que a quantidade de óleo dentro dele era insuficiente para deixar ligado por um período mais longo.
Já montado(sem gás), esperei o motor esquentar até armar a ventoinha(armou as duas e a de dentro na baixa), então apertei o botão para ver se o compressor iria acionar e acionou. Lembro que já havia lido em algum outro tópico que sem gás o compressor não deveria armar, mas o meu armou com certeza, pois deu para ouvir o estalo da embreagem. Mas o que eu queria observar mesmo era a ventoinha na alta, coisa que não aconteceu.
Semana que vem, vou na oficina onde está sendo feito o trabalho no Ar cond. para terminar o serviço e lá o mecânico vai tirar o óleo existente e por óleo novo na medida certa. Eu só pus o compressor no lugar e para não perder muito tempo na oficina e resolvi testar a ventoinha, mas sem comprometer o compressor. Não ficou 5 segundos ligado. Só que no meu entendimento era para ter armado.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por ArnaldoRj » 11 Mai 2015, 23:30

Coloquei o compressor na retífica de compressores a pedido da pessoa que mexe no meu Ar cond., pois esse tipo de serviço ele não faz. Ele falou que na retífica eles iriam desmontá-lo e vedá-lo novamente. Se isso não adiantar terei que comprar um novo. Tomara que dê jeito.
Gostaria de saber também, para quê servem aqueles sensores enroscados na tubulação do AC que passa perto da base do radiador, na parte interna. Lembro ter lido num tópico no Monzeiros.com(tive um GL 96), que eram para proteção do sistema. Um desliga o compressor em caso de entupimento, outro desarma pela falta de gás, é isso mesmo?
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 12 Mai 2015, 07:36

ArnaldoRj escreveu:Coloquei o compressor na retífica de compressores a pedido da pessoa que mexe no meu Ar cond., pois esse tipo de serviço ele não faz. Ele falou que na retífica eles iriam desmontá-lo e vedá-lo novamente. Se isso não adiantar terei que comprar um novo. Tomara que dê jeito.
Gostaria de saber também, para quê servem aqueles sensores enroscados na tubulação do AC que passa perto da base do radiador, na parte interna. Lembro ter lido num tópico no Monzeiros.com(tive um GL 96), que eram para proteção do sistema. Um desliga o compressor em caso de entupimento, outro desarma pela falta de gás, é isso mesmo?


Não é bem isto, o maior que fica mais para o lado do compressor é o pressostato, ele não deixa o compressor armar se não tiver ar no sistema. Bem isto se ele tiver perfeito, porque se ele estragar não arma nem se tiver ar. O outro menor é um sensor do segundo estágio da ventoinha, este sensor faz o segundo estágio entrar mesmo se a temperatura do motor não tiver alta, bastando o ar aumentar a pressão e ele entra para baixar. Muitas vezes voce deixa o carro no sol e ao ligar o carro o painel mostra nada de temperatura e mesmo assim ao ligar o ar o segundo estagio entra, é ele quem faz este serviço. Só lembrando que no seu carro o sensor maior tem 4 terminais, mas são usados somente 2.

Eu tive vários problemas com este sensor pequeno, na verdade depois que o original estragou eu nunca mais consegui um bom, e cada um custa 100zinho e cheguei a comprar uns 3 e desisti porque os 3 eram e são ruins. O que para mim não é bom? Bem, o meu depois de trocado praticamente ao chegar na cidade o segundo estagio já entrava e isto é péssimo porque com poucos dias já colou uns relês e perdi as ventoinhas. Eu fiz uma mudança no meu carro para eliminar este sensor menor e ficou muito bom.

Estes 2 sensores podem ser trocado sem problema e sem perca de ar no sistema.
Imagem

Turassi
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Abr 2015, 09:36
Nome Completo: Allan Cesar Turassi
Cidade: São Francisco do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Turassi » 12 Mai 2015, 07:54

Aproveitando, então Almeidão, o meu carro também vezes liga o ar, vezes não..quando ele não liga, tenho que desligar a chave e ligar novamente...a luz no painel acende tudo, mas o compressor não aciona...será que tem algo relacionado a ventoinha? Sobre o sensor, encontrei o correto, deve estar estragado ou é no próprio painel, pois bati em cima do painel e o ponteiro da temperatura se mexeu!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 12 Mai 2015, 13:02

Turassi escreveu:Aproveitando, então Almeidão, o meu carro também vezes liga o ar, vezes não..quando ele não liga, tenho que desligar a chave e ligar novamente...a luz no painel acende tudo, mas o compressor não aciona...será que tem algo relacionado a ventoinha? Sobre o sensor, encontrei o correto, deve estar estragado ou é no próprio painel, pois bati em cima do painel e o ponteiro da temperatura se mexeu!


Sobre o ar, é mais complexo que este sensor ai. Pode ser muita coisa como o pressostato, falta de gás, alguns fusíveis ou tomadas com contato encantado, relês. Encantado é quando uma tomada fica muito tempo ligada e em um determinado momento cria uma capa invisível e não deixa passar energia. Para isto é bom desconectar tudo do seu carro, colocar WD40 e recolocar, incluo tudo mesmo fusíveis de dentro do carro e relês, frente e atrás da bateria, tomada que fica atrás da bateria parece um cachimbo que para chegar no fusível precisa ser tirada, deve ter uma embaixo da bateria também e a principal que nunca ninguem mexe é uma atrás do reservatório de agua esta está na entrada de um tubo retangular preto que leva fios para o outro lado do carro. Aliás esta me deu nos nervos e por isto não tive férias no ano passado, são 15 dias que temos no fim do ano e eu levei exatamente 15 dias para descobrir meu problema e era ela. Interessante que ao tirar ela e não foi fácil porque nunca ninguem mexeu, os contatos estavam todos limpos, tão limpos que achei que nem era ela o problema. Bem, era.

Resumindo tudo, antes de qualquer busca e trocas de peças, primeiro a limpeza, assim não sairá gastando a toa.

Sds
Imagem

Turassi
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Abr 2015, 09:36
Nome Completo: Allan Cesar Turassi
Cidade: São Francisco do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Turassi » 12 Mai 2015, 17:46

Atualização da história galera...

Foi trocado os sensor que vai para o módulo e também o sensor do painel, todos os reles e aparentemente está tudo normal! A questão do painel era o ponteiro mesmo que estava com problema...

Não tem jeito, as duas ventoinhas do motor e do ar não desligam, virou a chave e as duas já se acionam...ninguém sabe o que é...meu Deus, não sei mais que fazer...o que me resta é ver o módulo...mas será que pode ser gente...

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por ArnaldoRj » 12 Mai 2015, 18:44

Não vou sofrer antes da hora. Vou esperar montar tudo e ver. Obrigado pela orientação, depois posto o resultado.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 12 Mai 2015, 20:15

Turassi escreveu:Atualização da história galera...

Foi trocado os sensor que vai para o módulo e também o sensor do painel, todos os reles e aparentemente está tudo normal! A questão do painel era o ponteiro mesmo que estava com problema...

Não tem jeito, as duas ventoinhas do motor e do ar não desligam, virou a chave e as duas já se acionam...ninguém sabe o que é...meu Deus, não sei mais que fazer...o que me resta é ver o módulo...mas será que pode ser gente...


Amigo, isto não é modulo é um problema elétrico e pode ser o cebolão estragado também, porque ao estragar ela ligará direto. Primeiro teste a fazer é desligar o cebolão tirar o conector e ligar o carro pra ver o que acontece. Como eu disse a ventoinha liga recebendo sinal negativo e este sinal vem do cebolão. Desconecta ele, sei que não é fácil, mas será o início da resolução do problema. Outra coisa a checar são os relês da frente da bateria, ali tem 3, o do meio tem 5 terminal, checa isto também por favor.
Imagem

Turassi
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Abr 2015, 09:36
Nome Completo: Allan Cesar Turassi
Cidade: São Francisco do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Turassi » 13 Mai 2015, 07:51

Atualizando...agora a ventoinha do arrefecimento está ok, em partes! Ligo o carro e ela não liga...o ponteiro sai da área azul e ela já é acionada e não desliga mais...

A do ar condicionado...só desligando ela ali na frente..se não toda hora que ligo o carro ou viro a chave..ela já é acionada..Essa do ar condicionado, o que poderia ser?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 13 Mai 2015, 08:01

Turassi escreveu:Atualizando...agora a ventoinha do arrefecimento está ok, em partes! Ligo o carro e ela não liga...o ponteiro sai da área azul e ela já é acionada e não desliga mais...

A do ar condicionado...só desligando ela ali na frente..se não toda hora que ligo o carro ou viro a chave..ela já é acionada..Essa do ar condicionado, o que poderia ser?


Desligaste o conector do cebolão como comentei? Tiraste o relê do meio para saber se tem 5 terminais?

Não espere pelo Chapolin colorado amigo.
Imagem

Turassi
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Abr 2015, 09:36
Nome Completo: Allan Cesar Turassi
Cidade: São Francisco do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Turassi » 13 Mai 2015, 09:50

Almeidão,

Desconectei o cebolão, e ao desconectar, as duas ventoinhas pararam...a questão do relê, não verifiquei ainda.

100 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 148 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.