Manutenção, Mecânica & Elétricasensor de temperatura
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

100 mensagens
Alex.fabiane
Member
Member
Nome Completo: Alex Fabiane de Sousa
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

sensor de temperatura

por Alex.fabiane » 07 Jun 2015, 17:17

Boa tarde, o meu sensor de temperatura queimou e eu comprei o MTE 4052, que segundo a tabela de aplicação da MTE Thomsom esse sensor é para Silverado, Omega, Suprema, Utilitários em geral e Pick ups, então pergunto será q o sensor sendo destinado a carros maiores ele tem melhor desempenho no meu carro? Pergunto isso, pois a temperatura fica abaixo de 90 graus, bem diferente do MTE 4051 q é o indicado para o meu carro, pois com esse a temperatura ficava no 90.

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: sensor de temperatura

por Mantenedor » 07 Jun 2015, 19:12

Você pode informar quanto abaixo exatamente você está tendo de temperatura com este sensor?

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Alex.fabiane
Member
Member

por Alex.fabiane » 07 Jun 2015, 20:00

85 graus, como eu gostaria q fosse....

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 07 Jun 2015, 21:31

Voce precisa conferir se este sensor está fazendo ventoinha funcionar e também desarmar, verifique isto. Caso esteja funcionando certo não vejo motivo para trocar, mas se a ventoinha armar e ficar armada sempre, ai sim é problema e não servirá para o seu carro. A questão de ser de carro maior, não importa a temperatura interna do motor são as mesmas e tendo uma temperatura ai perto dos 85 é o ideal para o Vectra já que na pista ela é menor que isto, sem contar que o sensor sempre marca menos que o correto.
Imagem

corsa turbo
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.

por corsa turbo » 08 Jun 2015, 13:02

Boa tarde.
O sensor de temperatura é apenas um parametro de leitura do sistema de injeção, se seu carro está trabalhando mais frio, quer dizer que este sensor não tem as mesmas caracteristicas (resistencia) do original.
Isto vai ocasionar o funcionamento do eletroventilar, partida do carro, ponto de ignição e tudo correlacionado ao sensor de forma diferenciada ao estudado e tratado pelos calibradores do motor/injeção. Não quer dizer que seu carro trabalhará mais frio e isto será bom pra ele, pode ter situação inversa, como citei, os parametros alterados acima pode ocasionar queima inadequada, alguam dificuldade de partida, ponto de ignição não correto para temperatura do motor...
Obs. imagino eu que entre um sensro e outro o percentual de "erro", seja pouco e voce não sinta esta diferença, mas com certeza existe.
att
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Jun 2015, 20:03

A temperatura do meu Vectra 97 trabalha no máximo 88º e eu fiz um sistema que na rua fica em 88º liga a ventoinha e cai para 85, não funciona muito tempo, sempre extamente como o big bem. E é assim que é a temperatura ideal do motor, mesmo com o ar ligado ele não passa de 89 por nada se uns vai para 82º também não altera nada, continua perfeito.

Todos os carros nas rodovias trabalham na faixa de nó máximo 82 se é que o sistema está perfeito se esta temperatura tivesse que ser mais alto para o carro ser mais economico ou trabalhar mais correto, na estrada dariam um jeito para a emperatura ser 90 e não é assim que as coisas funcionam e muito pelo contrário é neste momento que ele é mais econômico. O que não pode de forma nehuma é a ventoinha trabalhar direto, não que isto ocasionará estrago no motor, mas nela própria por forçar muito o sistema elétrico. Temperatura no painel mostrando 85, é porque a agua está com 90. Considerando que este sensor ainda comanda a temperatura da agua da central, assim que atinge 50 graus na agua não inffluencia mais nada no ponto ou ajustes em manter o carro mais acelerado e/ou carbonização em escesso.
Imagem

corsa turbo
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por corsa turbo » 09 Jun 2015, 06:46

Desculpa discordar de voce, mas para cada grau de temperatura existe um ponto de igniçao e um tempo de injeção sim.
O fato de em estrada a temperatura cair é devido as N variaveis mecanicas, maior flux de ar, a valvula termostatica é mecanica e não veda totalmente e por ai vai... se fosse melhor 82 graus ou menos a engenharia não faria o motor andar "quente" na cidade para "poupar" eletroventilador.. se estudaram X graus para o carro estabilizar é sim porque naquela temperatura o motor tem melhor aproveitamento/"desempenho".
A economia se da pelo fato de velocidade (RPM) constante,, e outras variaveis, jamais se dar ao fato do carro esta trabalhando mais frio.
obs. tenho uma injeção totalmente programavel (fuelbox - estilo motec e demais sistemas top do mundo), na calibração dela é possivel observar como cada grau da temperatura influencia o tempo de injeção, o ponto e tudo mais, não só em partida a frio, não só em fase de aquecimento, e as nossas motronics são tambem assim.
não leve a mal, mas busque informação sobre o que falou "50 graus na agua não inffluencia mais nada no ponto ou ajustes em manter o carro mais acelerado e/ou carbonização em escesso", pois está muito desencontrado com os reias sistemas de injeção.
Imagem

Imagem

corsa turbo
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por corsa turbo » 09 Jun 2015, 06:55

Veja 3 configurações basicas da minha injeção programavel.
Imagem
Imagem

Imagem

Alex.fabiane
Member
Member

por Alex.fabiane » 09 Jun 2015, 07:24

Esse sensor 4052, já me decepcionou, ontem eu limpei todo o sistema, radiador fiz uma geral, coloquei 3 lts se aditivo Havoline, coloquei o sensor 4051, o meu carro agora anda a 90 graus pra baixo, hj inclusive ele chegou a 83 andando coisa q nunca aconteceu, eu fiz a limpeza de acordo com o video q vi no YouTube do Ricardo Crispim, agora ta perfeito, mantenedor tente isso.

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 09 Jun 2015, 07:53

Bom dia , não sei se você sabe tem que fazer o teste na estrada e também na cidade com ar ligado e desligado ! Eu fiz estes teste sobre a orientação do Mestre Almeidão , fiz uma geral em tudo até troca do radiador mangueiras , reservatório de expansão , aditivo . Consegui deixar o sistema dentro do aceitável. Já fazem alguns meses é está tudo funcionando normal , com exceção de pequeno vazamento que vou eliminar , quando for traçar o kit de correias e tensores.

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Jun 2015, 10:03

Eu sempre indiquei este 4051, mas ele não é diferente do 4052. Acho que possa ter vindo com defeito.

De qualquer forma o carro tem que trabalhar em 83 graus no máximo esta é a temperatura ideal e quando passar disto ela vai a 90 mas imediatamente trás nos 83 porque o sistema está preparado para isto e os eletros ventiladores conhecido como ventoinhas não rodam direto para manter esta temperatura justamente para não sobrecarregar o sistema e desda forma gerar economia porque elas ligadas direto vai pesar o alternador e exigir mais força do motor, resultado disto consumo de combustível. As ventoinhas forom inventadas para eliminar as hélices antigas que giravam direto não importando se estivessem em rodovias ou não e tem estas hélices até hoje os Opalas, corcel e algumas caminhonetes antigas. Com o tempo, perceberom que se fosse eliminado esta hélice aumentavam a economia de combustivel tirando uma carga do motor e perceberom que poderiam fabricar um motor que suportava uma temperatura maior e esta temperatura é a diferença de 80º a 90º dentro desta temperatura o motor suporta e não muda nada em consumo ou economia. Voltando nas hélices, os motores que tem estas hélices não passa de tal temperatura a qual temos entre 80 e 90.

Para a queima de combustível está nas câmaras mais de 800º, não faz diferença nenhuma 5º no painel, isto se já tiver nele marcando 80º, mas para o motor faz uma diferença imensa rodar sempre em 90º e se 90 fosse a ideal de funcionamento, a ventoinha não iria trazer ela nunca para 83, bem isto com o sistema perfeito e sai de fábrica assim e qualquer carro com qualquer idade sendo bem cuidado fará isto.

Mais uma perguntinha besta. Considerando as Hélices no Opalas e Corcel que não deixava a temperatura oxilar muito eu pergunto. Será porque estes motores duravam tanto tempo? Será porque o Corcel usava motor Renaut?, bem o Opala é Chevrolet, então não é isto.

Temperatura em um carro é igual gente: 36 está normal e 40 está morrendo.
Imagem

corsa turbo
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por corsa turbo » 09 Jun 2015, 15:24

Cada um tem sua opnião, mas eu como leigo no assunto, de carteira assinada são 15 anos na area automobilista, fora alguns periodos de engenharia incluindo termodinamica, mecanica de fluidos e algum bons amigos engenheiros, entre eles calibradores de motor da fiat, que para acertar o tempo de injeção, ignição, temperatura de trabalho do motor ((que cada carro/combustivel possui uma especifica e não é padrão para todos motores ciclo otto), alem de usarem centelhas de sensores para medir pressão de câmara de combustão, pressão de escape, temperaturas de admissão/motor/escape em diversos pontos demoram cerca de 3 anos para definir a que temperatura o motor fará X temp de injeção, X avanço de injeção, X acinamento do eletroventilador no primeiro estagio, X temperatura de abertura da termostacia eletrica... Discordo 100% do que falou.
Mas se me perguntar se na pratica isso vai qurebrar motor, causar danos que trarão desgaste prematuro ou que este motor não irá durar centenas de milhares de KM eu vou falar assim: " Não, o efeito de pouco % de erro do sensor de temperatura da injeção devido a aplicação de um sensor incorreto não trará DANOS ao motor, assim como não trará EFEITOS POSITIVOS."
obs. motores antigos rodavam eternas KM por se tratarem de robustez, de pouca eficiencia volumetrica e pouca potencia extraida, a helice ligada a polia do virabrequim só prejudicava....
Imagem

Imagem

corsa turbo
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por corsa turbo » 09 Jun 2015, 15:39

Para entenderem que cada projeto de motor tem uma temperatura, motores "idênticos" possui temperatura de trabalho diferente.
olhem descrição de cada sensor (cada carro tem um limite, cada carro trabalha em certa temperatura)
http://www.vdo.com.br/generator/www/br/ ... cos_pt.pdf
vejam a temperatura de abertura de cada valvula termostatica
motor AP a alcool vai abrir a termostatica á mais ou menos 95º e vai trabalhar em 83º??
Imagem

http://www.mmcofap.com.br/catalogos/pdf ... aticas.pdf

Falar que motor é igual gente é um pouco amplo de mais, será q tem pessoa que vive bem com 30º e outra com 40º? no carro acontece isso.
Desculpa se fui um pouco sem jeito, mas passei o que conheço, se não tivesse certeza do que estou falando não opnaria.
att
Imagem

Imagem

corsa turbo
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por corsa turbo » 09 Jun 2015, 15:41

Imagem
Imagem

Imagem

Alex.fabiane
Member
Member

por Alex.fabiane » 09 Jun 2015, 20:32

Mantenedor eu fiz os testes todos, qdo eu acabei a limpeza fui rodar, peguei a Pres Dutra próximo a minha cs, estava um pouco congestionada, beleza para o teste, entrei novamente na minha cidade e também estava congestionada, show, o carro funcionou q é uma blz, só tinha um vazamento na mangueira q fica embaixo do radiador e pega atrás do motor, aquela braçadeira de pressão, é um nojo, troquei todas por braçadeiras de regulagem, acabou o vazamento, então fui trabalhar hj e a temperatura na cidade fica entre 83 e 90º, show de bola, Almeidão, obrigado.

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 09 Jun 2015, 20:50

É isto aí Parabéns!

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por Arquiteto » 10 Jun 2015, 00:59

legal o topico e o debate sadio...

to aprendendo barbaride aqui sobre estes sensores e VT

:88:
Garagem:CD 03,Challenge02, Elite11"face lift", Tops full
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?t=20
HOW TO :
viewtopic.php?f=49&t=555
NACIONAL 2017 IMPERDIVEL!!
viewtopic.php?f=82&t=15651

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Jun 2015, 09:38

Eu infelizmente não tive tempo de fazer faculdade, falo outras linguas e não tenho diploma e igualmente não tenho diploma que falo portugues e nem quero ter porque não quero trabalhar no setor de ensino. O que comento é por experiencia própria e sofrimento até perder um motor com problemas de temperatura e todas a máquinas da época acusavam que era normal, logo vi que não era.

Quem tem um carro novo sabe como é a temperatura dele, siga ela como veio o carro e já estará correto, o problema é dai pra frente que na primeira mexida no sistema ele já volta sem aditivo.

As vezes discutimos algo sem expôr o que estamos discutindo e logo tem um pobre coitado que lendo isto que estamos escrevendo e com um grande grau de responsdabilidade vai achar que o carro dele estando em 95º é o correto porque ele nunca viu como era quando novo. Já li vários perguntando sobre o Vectra A, como seria a temperatura ideal dele e ninguem sabe porque já é até mais antigo que o meu.

Tento expôr que este parâmetros técnicos não servem para estas pessoas que somente querem saber como está no painel e eu volto a afirmar, temperatura ideal de painel é aquela que mostra quando o carro está nas rodovias e esta temperatura é 82 a 85 graus. Ao chegar em 90 e não baixar já estará correndo risco. Parametros técnicos são para formula um que usa o máximo de um motor em duas horas de competição e se entrar uma folha no radiador ele tem que parar para tirar por está sempre no máximo, o meu não é para isto, temperatura máxima 88 no painel e já é alta demais por isto não fica nem 2 segundo nela e logo baixa, roda pelo menos 60 km ao dia é 97, é inteiro é economico e não fica para trás de qualquer um. Quem quiser cuidar do que tem, comecem primeiro pela temperatura é a prioridade em um motor, depois vem óleo e outras coisas mais.

Um motor entre o não armar a ventoinha até queimar a junta, leva menos que 5 minutos, então ele trabalha na corda bamba, iguamente nós que nunca sabemos se vamos voltar para casa.
Imagem

fbno85
Member
Member
Nome Completo: Fabiano Rodrigues
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por fbno85 » 10 Jun 2015, 10:02

temperatura de trabalho do vectra pelo menos o 2001 2.2 8v acredito q os 2.0 8v seja a mesma é de 82 a 97ºC
pois a válvula termostática original esta marcada nela essas temperaturas de trabalho fecha com 82ºC temperatura minima e abre totalmente com 97ºC temperatura maxima.
falar que não pode passar dos 83ºC e a maior asneira que já vi, pelo menos no motor do meu é original de fabrica essas são as temperaturas de trabalho do motor.

corsa turbo
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por corsa turbo » 10 Jun 2015, 10:17

Voce falou bem, o motor do vectra de tal ano foi programado para trabalhar em X graus como sai de fábrica e projeto, então nada mais justo que trabalhar peças de reposição com os mesmos parametros da original, seja ela proporção de aditivo, seja ela valvula termostatica ou seja ela o sensor de temperatura, e que passe a mesma informação, seja no painel ou para a central.
Meu carro é 99, na epoca que ele foi lançado eu nem carteira tinha, quanto menos condições de compra-lo, mas se eu tivesse a oportunidade de ter ele 0km poderia ter noção exata de como a temperatura do motor comportava, e faria ele ter o mesmo parametro até hoje, com sensores originais, medições originais e funcionamento como fabrica.
Como voce disse, se foi programado para chegar a X graus (90º), nada mais justo que ele chegue, mas se por opção sua e experiencia sua voce prefira 88º otimo, é uma questão pessoal que voce tem suas razões, eu apenas mostrei informaçõe técnicas para que as pessoas que tenha duvida saibam do que o motor foi projetado, e podem ou não seguir estas informações, assim como podem abraçar a sua experiencia e dica.
No meu carro tenho uma baita de uma turbina a 3cm do radiador esquentando ele, e em rodovias, transito pesado, a 230km/h, esticando todas as marchas até 6500rpm a temperatura nunca passou de 90º, mostrando que ele está em perfeito funcionamento como saiu de fábrica, e para mim, na minha opnião, não vejo necessidade alguma de baixar esta temperatura, até mesmo porque não é o primeiro, nem segundo motor GM familia II que tenho, e são resistentes e aguentam temperatura elevada, tanto para rodar no alcool quanto na gasolina.
Voce falou que temperatura ideial de um motor é 83º (82 a 85º) não sei se voce está falando sobre os motores em geral ciclo otto, se é sobre motores GM familia II ou se é sobre motores de vectra em geral, ou motores de vectra 8v ou do seu motor, mas posso afirmar, cada projeto de motor seja ele gm, honda, ou outra marca tem sua temperatura ideal de funcionamento (o que depende de aproveitamento termico, entropia...), e se voce citou está temperatura ideal espero que tenha fundamentos para isso, não só o parametro original do carro, que muitas das vezes, por questões de consumo, poluição... não trabalha na melhor faixa do motor/projeto, e sim trabalham em zona confortavel.

Não sei se voces já tiveram oportunidade de ter/usar carros ford. Eu já tive alguns, e trabalhei com alguns, na sua grande maioria o mostrador de temperatura do carro marca em questão de minuto a temperatura ideial (ex: 1/2 da escala de medição) e de lá não movimentam nada, seja em estrada, seja com ventoinha armada, com ar ligado, seja outra situação, bem diferente do painel do vectra e outros gms, isto não quer dizer q a temperatura fique fixa, mas sim que existe ali um artificio da montadora para que o motorista não tenha preocupação com a temperatura do motor, e a indicação vermelha, mesmo sendo a 10º da temperatura atual do motor está longe de onde o ponteiro indica normalmente, cirando assim "conforto" ao motorista.
att
Imagem

Imagem

100 mensagens