O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSensor de Temperatura do arrefecimento

167 mensagens
Avatar do usuário
Alex.fabiane
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Dez 2014, 13:27
Nome Completo: Alex Fabiane de Sousa
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Sensor de Temperatura do arrefecimento

por Alex.fabiane » 16 Mar 2015, 10:55

Boa Tarde amigos,

Alguém poderia me ajudar meu carro a temperatura normal dele é de 90º, tanto com ar ligado ou não, na cidade, pois ainda não tive a oportunidade de coloca-lo na estrada, mas mês que vem estarei de férias e ele vai para a estrada, então gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer para a ventoinha armar antes de 90º ou seja a 85º por exemplo, sempre vejo vcs falarem em Sensor MTE e coisa e tal, será que tem algum que eu possa colocar para ele não andar tão quente?

Obrigado gente.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Sensor de Temperatura Vectra 99

por Almeidão » 16 Mar 2015, 11:39

90 é o normal do seu carro que usa o sensor da eco para acionar as ventoinhas, o sensor MTE 4051 acredito que arma um pouquinho mais cêdo, mas não nos 85 que seria muito baixo e voce conseguiria baixar somente adaptando para cebolão e confesso que sendo como está não seria necessário, mas vale apenas comprar este sensor que comentei, ele não é caro e com certeza o seu já está acredito bem usado e um novo sem dúvida que é melhor. O meu eu uso original importado fabricado pela Bosch, porem meu carro aram por cebolão e este sensor para o meu carro faz somente uma função, enquanto no seu faz duas. Bem, o motivo de usar original é que eu ganhei ele, sempre usei MTE ehehheh

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Alex.fabiane
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Dez 2014, 13:27
Nome Completo: Alex Fabiane de Sousa
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Sensor de Temperatura Vectra 99

por Alex.fabiane » 16 Mar 2015, 13:03

Obrigado Almeidão, sempre ajudando, o sensor q coloquei é novo, mas vou comprar um original MTE.
Mais uma vez, Obrigado

Avatar do usuário
Alex.fabiane
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Dez 2014, 13:27
Nome Completo: Alex Fabiane de Sousa
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Sensor de Temperatura Vectra 99

por Alex.fabiane » 31 Mar 2015, 18:13

Bem o sensor que estava no meu carro era o MTE 4053, troquei pelo 4051 e a temperatura ficou normal, mas mesmo assim eu acho q ele esquenta demais.

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Sensor de Temperatura Vectra 99

por Mantenedor » 31 Mar 2015, 19:45

Alex.Fabiane , você notou se a ventoinha armou mais cedo com o 4051 em relação ao 4053?

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Alex.fabiane
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Dez 2014, 13:27
Nome Completo: Alex Fabiane de Sousa
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Sensor de Temperatura Vectra 99

por Alex.fabiane » 01 Abr 2015, 16:33

Um pouco antes, mas ela fica mais tempo ligada e a temperatura fica abaixo de 90º......

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Sensor de Temperatura Vectra 99

por Mantenedor » 02 Abr 2015, 08:36

Sabe me dizer quanto aproximadamente? Te pergunto por que o meu motor em tempos quentes frita batatas ali dentro!

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Alex.fabiane
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Dez 2014, 13:27
Nome Completo: Alex Fabiane de Sousa
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Sensor de Temperatura Vectra 99

por Alex.fabiane » 24 Abr 2015, 15:03

O meu também, mesmo no tempo frio ele fica nos 90º e não baixa, eu gostaria que ele ficasse abaixo dos 90, tipo 85, mas o Almeidão falou q tem fazer tipo uma ligação de uma cebolão, complicado......

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Sensor de Temperatura Vectra 99

por Rafael Mogli » 24 Abr 2015, 15:40

Aqui coloquei o mte 4051.
Bom minha temperatura aqui no nordeste n chega a 90 fica sempre em 88 mesmo no gnv
Quando chega a 90 eh parado no sinal e logo depois baixa chegando em 85 e subindo a 88 e fica assim variando. Com carro em movimento aparenta chegar em uns 82 83

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Sensor de Temperatura Vectra 99

por Almeidão » 24 Abr 2015, 17:12

Alex.fabiane escreveu:O meu também, mesmo no tempo frio ele fica nos 90º e não baixa, eu gostaria que ele ficasse abaixo dos 90, tipo 85, mas o Almeidão falou q tem fazer tipo uma ligação de uma cebolão, complicado......


Eu jamais disse que é complicado, ao contrário É MUITO COMPLICADO kakkakkak, mas eu sou teimoso se coloco algo na cabeça, meu amigo não meço esforço, tanto que mudei todo o mesu sistema apesar que se voce tiver em dia com o que o carro tem, ficará igual ao meu akakkak.

Na minha opinão, não posso dizer com certeza porque nem tem outras influencias como termostática diferente e nunca sabemos como está o sistema, e nem sei p que foi feito antes, MAS ESTE SENSOR, deve ser trocado periodicamente, ele é muito frágil e com certeza pode alterar com o tempo de uso. É uma peça barata e se eu tivesse um carro com este sensor eu não deixaria ele passar de 2 anos sem trocar de forma nenhuma, igualmente o cebolão eu a cada 2 anos troco o meu.

MTE 4051, aqui na minha cidade custa 21,00, sendo que tem uma churrascaria aqui que se voce for lá com este valor só toma duas originais e terá algo de troco e mais nada.

Bom fim de semana, e mesmo assim vou nesta churrascaria amanhã kakkakak
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Sensor de Temperatura Vectra 99

por Mantenedor » 25 Abr 2015, 07:34

Lendo estas mensagens me fez lembrar que eu comprei um MTE 4053 também e devido as correrias acabei esquecendo de troca lo , como foi indicação do amigo almeidão , vou trocar ainda hoje.
Imagem
Imagem

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Alex.fabiane
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Dez 2014, 13:27
Nome Completo: Alex Fabiane de Sousa
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

sensor de temperatura

por Alex.fabiane » 07 Jun 2015, 16:17

Boa tarde, o meu sensor de temperatura queimou e eu comprei o MTE 4052, que segundo a tabela de aplicação da MTE Thomsom esse sensor é para Silverado, Omega, Suprema, Utilitários em geral e Pick ups, então pergunto será q o sensor sendo destinado a carros maiores ele tem melhor desempenho no meu carro? Pergunto isso, pois a temperatura fica abaixo de 90 graus, bem diferente do MTE 4051 q é o indicado para o meu carro, pois com esse a temperatura ficava no 90.

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: sensor de temperatura

por Mantenedor » 07 Jun 2015, 18:12

Você pode informar quanto abaixo exatamente você está tendo de temperatura com este sensor?

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Alex.fabiane
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Dez 2014, 13:27
Nome Completo: Alex Fabiane de Sousa
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: sensor de temperatura

por Alex.fabiane » 07 Jun 2015, 19:00

85 graus, como eu gostaria q fosse....

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por Almeidão » 07 Jun 2015, 20:31

Voce precisa conferir se este sensor está fazendo ventoinha funcionar e também desarmar, verifique isto. Caso esteja funcionando certo não vejo motivo para trocar, mas se a ventoinha armar e ficar armada sempre, ai sim é problema e não servirá para o seu carro. A questão de ser de carro maior, não importa a temperatura interna do motor são as mesmas e tendo uma temperatura ai perto dos 85 é o ideal para o Vectra já que na pista ela é menor que isto, sem contar que o sensor sempre marca menos que o correto.
Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: sensor de temperatura

por corsa turbo » 08 Jun 2015, 12:02

Boa tarde.
O sensor de temperatura é apenas um parametro de leitura do sistema de injeção, se seu carro está trabalhando mais frio, quer dizer que este sensor não tem as mesmas caracteristicas (resistencia) do original.
Isto vai ocasionar o funcionamento do eletroventilar, partida do carro, ponto de ignição e tudo correlacionado ao sensor de forma diferenciada ao estudado e tratado pelos calibradores do motor/injeção. Não quer dizer que seu carro trabalhará mais frio e isto será bom pra ele, pode ter situação inversa, como citei, os parametros alterados acima pode ocasionar queima inadequada, alguam dificuldade de partida, ponto de ignição não correto para temperatura do motor...
Obs. imagino eu que entre um sensro e outro o percentual de "erro", seja pouco e voce não sinta esta diferença, mas com certeza existe.
att
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por Almeidão » 08 Jun 2015, 19:03

A temperatura do meu Vectra 97 trabalha no máximo 88º e eu fiz um sistema que na rua fica em 88º liga a ventoinha e cai para 85, não funciona muito tempo, sempre extamente como o big bem. E é assim que é a temperatura ideal do motor, mesmo com o ar ligado ele não passa de 89 por nada se uns vai para 82º também não altera nada, continua perfeito.

Todos os carros nas rodovias trabalham na faixa de nó máximo 82 se é que o sistema está perfeito se esta temperatura tivesse que ser mais alto para o carro ser mais economico ou trabalhar mais correto, na estrada dariam um jeito para a emperatura ser 90 e não é assim que as coisas funcionam e muito pelo contrário é neste momento que ele é mais econômico. O que não pode de forma nehuma é a ventoinha trabalhar direto, não que isto ocasionará estrago no motor, mas nela própria por forçar muito o sistema elétrico. Temperatura no painel mostrando 85, é porque a agua está com 90. Considerando que este sensor ainda comanda a temperatura da agua da central, assim que atinge 50 graus na agua não inffluencia mais nada no ponto ou ajustes em manter o carro mais acelerado e/ou carbonização em escesso.
Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: sensor de temperatura

por corsa turbo » 09 Jun 2015, 05:46

Desculpa discordar de voce, mas para cada grau de temperatura existe um ponto de igniçao e um tempo de injeção sim.
O fato de em estrada a temperatura cair é devido as N variaveis mecanicas, maior flux de ar, a valvula termostatica é mecanica e não veda totalmente e por ai vai... se fosse melhor 82 graus ou menos a engenharia não faria o motor andar "quente" na cidade para "poupar" eletroventilador.. se estudaram X graus para o carro estabilizar é sim porque naquela temperatura o motor tem melhor aproveitamento/"desempenho".
A economia se da pelo fato de velocidade (RPM) constante,, e outras variaveis, jamais se dar ao fato do carro esta trabalhando mais frio.
obs. tenho uma injeção totalmente programavel (fuelbox - estilo motec e demais sistemas top do mundo), na calibração dela é possivel observar como cada grau da temperatura influencia o tempo de injeção, o ponto e tudo mais, não só em partida a frio, não só em fase de aquecimento, e as nossas motronics são tambem assim.
não leve a mal, mas busque informação sobre o que falou "50 graus na agua não inffluencia mais nada no ponto ou ajustes em manter o carro mais acelerado e/ou carbonização em escesso", pois está muito desencontrado com os reias sistemas de injeção.
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: sensor de temperatura

por corsa turbo » 09 Jun 2015, 05:55

Veja 3 configurações basicas da minha injeção programavel.
Imagem
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Alex.fabiane
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Dez 2014, 13:27
Nome Completo: Alex Fabiane de Sousa
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: sensor de temperatura

por Alex.fabiane » 09 Jun 2015, 06:24

Esse sensor 4052, já me decepcionou, ontem eu limpei todo o sistema, radiador fiz uma geral, coloquei 3 lts se aditivo Havoline, coloquei o sensor 4051, o meu carro agora anda a 90 graus pra baixo, hj inclusive ele chegou a 83 andando coisa q nunca aconteceu, eu fiz a limpeza de acordo com o video q vi no YouTube do Ricardo Crispim, agora ta perfeito, mantenedor tente isso.

Tópico Movido

Tópico movido de Manutenção, Mecânica & Elétrica para Vectra B em 19 Jun 2020, 08:59 por Ju_Bueno

167 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 162 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 16:09