O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaVectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

15 mensagens   •   Página 1 de 1
jkleiser
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Jun 2013, 14:03
Nome Completo: jairo kleiser
Cidade: cubatão
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Vectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos

por jkleiser » 08 Jun 2013, 14:28

Na verdade postei este tópico só a nível de conhecimento aos leigos como eu em mecânica.

Meu vectra 2.2 16v estava batendo os tuchos com o motor frio, levava de 10 a 15 minutos para parar a barulheira, após o motor aquecer o barulho sumia.

Levei o carro em duas oficinas mecânicas diferentes e o diagnostico foi o mesmo, trocar bomba de olho ou pior ter que abrir o motor para mexer nos tuchos.

Não satisfeito levei a uma terceira oficina mecânica, la o mecânico chefe me perguntou. Você anda de maneira muito conservadora com esse carro? Respondi que sim, que eu troco de marchas antes de 2000 giros do motor e que raramente passo dos 90 Kh, Ai ele me respondeu, vou trocar o olho e filtro do seu carro, depois você entra na Anchieta ou Imigrantes, passa as marchas algo entorno de 3000 giros e tenta atingir 140 kh ou 160 Kh. Fiz exatamente o que ele me pediu, proto o problema foi resolvido, agora ligo o carro pela manhã com motor frio e não faz nenhum barulhinho, frio ou quente motor fico 100%.

Gastei R$ 85,00 com o serviço

MarceloOliveira

Re: Vectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos

por MarceloOliveira » 08 Jun 2013, 16:02

jkleiser, bem vindo ao clube.

Interessante o ocorrido. As vezes queremos preservar o carro mas parece que de vez em quando dar uma esticada faz bem ao motor :-)

:88:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos

por Arquiteto » 08 Jun 2013, 18:15

é mais ou menos por ai por que se diz que estrada faz bem ao carro ...

dlpm
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 432
Registrado em: 19 Abr 2013, 11:23
Nome Completo: Denilson Levi Pereira Milla
Cidade: guarapuava
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Vectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos

por dlpm » 09 Jun 2013, 13:04

eu prefiro um carro com 80.000 km feitos na estrada do que um com 30.000 km feitos na cidade.

:38:
Denilson - CD2000+teto - CD2000 (Highlander) - GT 2010
Imagem[/url]

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Vectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos

por Ricardo Crispim » 10 Jun 2013, 14:12

dlpm escreveu:eu prefiro um carro com 80.000 km feitos na estrada do que um com 30.000 km feitos na cidade.

:38:


X 2!!

Forte abraço!!!!!!!!!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Vectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos

por rgapski » 10 Jun 2013, 16:17

jkleiser escreveu:Na verdade postei este tópico só a nível de conhecimento aos leigos como eu em mecânica.

Meu vectra 2.2 16v estava batendo os tuchos com o motor frio, levava de 10 a 15 minutos para parar a barulheira, após o motor aquecer o barulho sumia.

Levei o carro em duas oficinas mecânicas diferentes e o diagnostico foi o mesmo, trocar bomba de olho ou pior ter que abrir o motor para mexer nos tuchos.

Não satisfeito levei a uma terceira oficina mecânica, la o mecânico chefe me perguntou. Você anda de maneira muito conservadora com esse carro? Respondi que sim, que eu troco de marchas antes de 2000 giros do motor e que raramente passo dos 90 Kh, Ai ele me respondeu, vou trocar o olho e filtro do seu carro, depois você entra na Anchieta ou Imigrantes, passa as marchas algo entorno de 3000 giros e tenta atingir 140 kh ou 160 Kh. Fiz exatamente o que ele me pediu, proto o problema foi resolvido, agora ligo o carro pela manhã com motor frio e não faz nenhum barulhinho, frio ou quente motor fico 100%.

Gastei R$ 85,00 com o serviço


jkleiser,

Obrigado por dividir sua experiencia conosco!
São atitudes assim que fazem deste fórum um verdadeiro Clube!

Sobre esse "defeito", o que noto no meu carro é que o rendimento, ruido, vibração, etc, melhora quando dirijo entre 2.500 ~ 3.500 rpm!

Quando comprei o carro estava adaptador a andar em um Classic 1.0 c/ ar.
Logo, assim que peguei "a nave", sentia um excesso de torque a acabava trocando marchas com rotações abaixo de 2mil rpm.
Nos primeiros dias cheguei a fazer 5km/l em percurso urbano. Fiquei até com medo do carro! kkkkkk

Depois que passei a movimentar a agulha do contagiros, o carro tem se portado muito melhor.
Hoje troco as marchas sempre acima de 2.500 rpm. Se tiver uma subida, levo até os 3, 3,5k rpm.
Faço entre 9 e 10km/l dentro da cidade.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

oliveiramao
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 337
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:21
Nome Completo: Marco Aurélio de Oliviera
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos

por oliveiramao » 10 Jun 2013, 17:03

Boa jkleiser, uma experiência dessa tem que compartilhar com o clube, parabéns, muitas vezes pensamos e trocar as marchas em rotação baixa para economizar, mas os resultados a longo prazo, não compensa.... :47:
Imagem

Avatar do usuário
Alexandre Betini
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 06 Mai 2013, 17:55
Nome Completo: Alexandre Wesley Brum Betini
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos

por Alexandre Betini » 10 Jun 2013, 18:07

Obrigado por dividir este conhecimento com a gente, eu já tinha ouvido falar em algo parecido, e eu tenho o hábito de trocar marchas sempre abaixo dos 2mil giros, e realmente o carro fica mais desconfortável pra andar, em certos momentos chega até a soluçar, ou seja, ele quer andar, mas eu não deixo, acho que estou tentando zelar por ele, mas de modo errado, acho que o melhor pra ele é realmente andar entre 2500 e 3500. Vou me adaptar a isso. :47:

Avatar do usuário
rodrigoadmrj
GL Member
GL Member
Mensagens: 71
Registrado em: 02 Mai 2013, 16:23
Nome Completo: Rodrigo Pinheiro
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Vectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos

por rodrigoadmrj » 12 Jun 2013, 18:50

jkleiser, meu amigo. Ele trocou o Óleo pelo mesmo que você usava antes? Pode nos dizer qual é?
Abração!

williansapz
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 239
Registrado em: 07 Mai 2013, 18:02
Nome Completo: willians zanirato
Cidade: SANTO ANDRE
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos

por williansapz » 12 Jun 2013, 19:46

Eu levo 3 km :99: para chegar no meu trabalho,e estava andando de boa :37: quase desfilando trocando as marchas no maximo em 2000 giros ai de manha ligava o vectrao ficava batendo tucho :61: , sumia depois de uns minutos :115:
Agora estou acelerando um pouco mais,e trocando acima dos 2000 giros
parou o barulho dos tuchos :88:
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos

por Almeidão » 14 Jun 2013, 14:26

Bem, isto vale para o pessoal que adora usar sintético porque tem um nome bonito. Se usar o óleo certo você não precisa elevar o giro para passar as marchas, mas nem por isto podemos andar em 50 km na quinta marcha ok. Dar umas esticadas as vezes é ótimo para limpar as vias internas, ou seja o colesterol do carro.

80 km na estada são 80 mil km com o motor girando e sendo computado. pouquíssimas manobras, poucas vezes usando primeira até terceira, sendo quase quinta direto. Sistema de freio quase não usa, amortecedores só nas curvas para sofrer alguma coisa. Se o sistema estiver perfeito, ele sempre estará bem fresco e isto ajuda no poder de lubrificação.

30 mil km nas ruas são vários km parado e o motor girando e não será computado, ou seja 10 minutos no transito para andar 3 Km, na estrada já teria andando uns 15. Sem duvida nenhuma mr. dlpm que eu também prefiro um carro com este 80 mil hehehhehhe. É o meu
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Vectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos

por rgapski » 14 Jun 2013, 21:24

Almeidão escreveu:Bem, isto vale para o pessoal que adora usar sintético porque tem um nome bonito. Se usar o óleo certo você não precisa elevar o giro para passar as marchas, mas nem por isto podemos andar em 50 km na quinta marcha ok. Dar umas esticadas as vezes é ótimo para limpar as vias internas, ou seja o colesterol do carro.

80 km na estada são 80 mil km com o motor girando e sendo computado. pouquíssimas manobras, poucas vezes usando primeira até terceira, sendo quase quinta direto. Sistema de freio quase não usa, amortecedores só nas curvas para sofrer alguma coisa. Se o sistema estiver perfeito, ele sempre estará bem fresco e isto ajuda no poder de lubrificação.

30 mil km nas ruas são vários km parado e o motor girando e não será computado, ou seja 10 minutos no transito para andar 3 Km, na estrada já teria andando uns 15. Sem duvida nenhuma mr. dlpm que eu também prefiro um carro com este 80 mil hehehhehhe. É o meu


Almeidão,

Lendo sua mensagem lembrei daquelas caminhonetes D20 que, além do hodometro, tinham um contador de horas de funcionamento do motor.
Lembro que o manual mandava trocar o óleo com "x" horas ou "x" quilometros, o que vencesse primeiro.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

jkleiser
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Jun 2013, 14:03
Nome Completo: jairo kleiser
Cidade: cubatão
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos

por jkleiser » 17 Jun 2013, 19:18

rodrigoadmrj escreveu:jkleiser, meu amigo. Ele trocou o Óleo pelo mesmo que você usava antes? Pode nos dizer qual é?
Abração!


O oleo continuou o mesmo 20w 50 sou colocou óleo novo, trocou o filtro e eu sentei o pé na estrada

Maiconferreira
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Set 2017, 20:12
Nome Completo: Maicon Ferreira Leite
Cidade: Maringá
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Vectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos

por Maiconferreira » 07 Set 2017, 20:31

Bom pessoal aproveitando que vcs tem bastante experiência em andar abaixo do 2000 rpm ,andando dessa forma vc ouviam algum barulho no cambio tipo de engrenagem e passando dos 2500 rpm ele some isso é normal ou será que provavelmente é algum desgaste no cambio ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra 2.2 16V Diagnostico precipitado dos mecânicos

por Almeidão » 08 Set 2017, 12:33

Maiconferreira escreveu:Fuente del Mensaje Bom pessoal aproveitando que vcs tem bastante experiência em andar abaixo do 2000 rpm ,andando dessa forma vc ouviam algum barulho no cambio tipo de engrenagem e passando dos 2500 rpm ele some isso é normal ou será que provavelmente é algum desgaste no cambio ?


As caixas de câmbios sendo com motor transversal fica muito próximo aos nossos ouvidos, é bem óbvio que ouviremos sempre um pouco de engrenagem girando e diminui ao andar ou pisar na embreagem, porem em marcha lenta e ponto morto é bem provável que ouviremos um chacoalhar qualquer, afinal engrenagem da caixa está girando junto com o motor. Qualquer outro ruido fora destas informações, pode ser óleo errado ou até um problema no diferencial, porem neste caso ele iria roncar na alta. Um detalhe, marcha forçada faz o diferencial zunir, tente ai nas rodovias acelerar o carro em 5º estando 50 km por hora. Na hora ele irá emitir um zunido estranho e isto faz com que ele dure menos tempo sua vida útil. Sem contar que quando buscamos ruídos, sempre achamos, mesmo quando seja algo quase normal.

Voltando no óleo de caixa, o correto e único bom, infelizmente é o original que hoje é sintético. Lembro a todos que ao pedir um mecânico para trocar sem saber, ele irá colocar qualquer óleo 90 que tiver na frente e isto não é bom para a caixa, dificultando até para trocar as marchas.
Imagem

15 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 376 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.