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Vectra AFuncionalidade do pino de octanagem - Vectra A

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luizhbh
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Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por luizhbh » 17 Dez 2015, 02:34

Adalberto.jr escreveu:Turma, hj rodando com o carro a uma rotação constante d 2500 rpm a injeção acendeu e assim permaneceu por 30 seg, pois apagou após parar o carro e o comportamento mudou um pouco, se apresentando com menos potência e com menos grilos. Logo pensei no pino de octanas.
Será q a injeção leva um certo tempo para mudar o mapa, pois o carro vêm d fábrica com o pino selecionado em 95 e assim permaneceu por 20 anos?
O carro ainda grila mas não é sempre e com menor intensidade!

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Ela ta SEM o pino ou tá virado pro 91?? Se estiver virado pro 91, nao vai e nem pode dar erro. Agora sem o pino eu confesso que nunca tive coragem de andar... mas acho que nao dá erro tambem nao, pois o pino é na verdade uma capa plastica para um jumper que fecha um contato ou deixa ele aberto. Sem o pino ele está com o contato aberto...

Outra.. eu lia no clube antigo que a mudança do pino de octanas era imediata, mas de fato a injeção precisava de um tempo pra se adaptar aos novos parametros. Mas os 20 anos de vida do carro nao querem dizer 20 anos de mapeamentos acumulados... a ECU tem os parametros armazenados e através da leitura dos sensores vai utilizando-os e armazenando uns poucos. Os mais recentes apagam os mais antigos.

Se nao tiver scanner fácil de acessar, faz o teste de jumpear os pinos da ECU pra dar as piscadas e ver o código do erro.

Adalberto.jr escreveu:Luizhbh, roubaram a tampa original pois encomendei uma de fibra revestida d couro, mas o sensor não foi violado!
Quanto a junta eu coloquei da sabo, q segundo pesquisas é top!
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Agora como assim ROUBARAM sua tampa do sensor?? Que mundo é esse?? De qualquer jeito com essa daí a suspeita começa a aumentar pro lado do sensor de ar... ainda mais com essa luz de injeção que acendeu...

Sim, a junta Sabó é das boas mesmo. Inclusive eu coloquei no meu. Mas é que tem uma galera que usa umas juntas de aço da S10 ou do Astra.. nao sei bem ao certo. Parece que aguentam melhor o tranco...
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Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 17 Dez 2015, 12:16

Luizhbh, o pino se encontra plugado em 91, pois o erro se apresentou da mesma maneira como se estivesse com a sonda ruim, pois antes de sair d casa, usei limpa contato da wurth em todos os conectores como sempre faço uma vez por mês, inclusive da sonda. Pois após ocorrido até o momento, não acendeu mais a injeção e pra ser sincero, o carro está mais equilibrado agora. Os grilos ainda ocorre, mas com menor intensidade! Luizhbh pretendo passar o scanner o quanto antes principalmente pra analisar o funcionamento d medidor d ar, e logo relatarei o veredito! Quanto ao furto da tampa é foda mesmo, mas esse fato ocorreu esses dias na oficina d funilaria até então era lacrada, pois a pendenga dos grilos faz tempo que rola, mas não deixa de ser suspeito.

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Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Lucky Tiger » 17 Dez 2015, 14:38

Olá, o mapa muda assim que o pino é trocado (deve ser mudado com a ignição desligada).Se desejar pode passar o carro no scanner para verificar se existe algum erro armazenado, também pode resetar a central para ver se ocorre alguma mudança, mas recomendo realizar um diagnóstico do erro se este foi armazenado.

Para resetar basta desconectar a bateria do veículo por alguns segundos, alguns retiram somente o cabo negativo da bateria.

Boa sorte! (ps: verifique a lambda, ela informa a central como anda a mistura.Dificilmente pode ser ela mas com o scanner em mãos não custa verificar)
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Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por luizhbh » 17 Dez 2015, 17:21

Adalberto.jr escreveu:Luizhbh, o pino se encontra plugado em 91, pois o erro se apresentou da mesma maneira como se estivesse com a sonda ruim, pois antes de sair d casa, usei limpa contato da wurth em todos os conectores como sempre faço uma vez por mês, inclusive da sonda. Pois após ocorrido até o momento, não acendeu mais a injeção e pra ser sincero, o carro está mais equilibrado agora. Os grilos ainda ocorre, mas com menor intensidade! Luizhbh pretendo passar o scanner o quanto antes principalmente pra analisar o funcionamento d medidor d ar, e logo relatarei o veredito! Quanto ao furto da tampa é foda mesmo, mas esse fato ocorreu esses dias na oficina d funilaria até então era lacrada, pois a pendenga dos grilos faz tempo que rola, mas não deixa de ser suspeito.

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Fala mesmo o resultado do scanner! ! Eu agora to numa curiosidade MONSTRUOSA pra saber o que se passa com seu carro! !Heheheh! !
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Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 18 Dez 2015, 18:28

Boa noite turma!!
Galera, hj passeio o scanner pra analisar o erro ocorrido, e realmente foi a sonda, logo após inventar d passar limpa contato nela, mas tudo bem com ela agora! Quanto a avaliação do sensor de ar, apresentou os parâmetros padrão ok! Pois o mecânico receitou utilizar 10% d etanol no tanque, q os grilos se mudariam do motor rsrs
Acredito que terei de andar de boa, pra previnir a detonação! Pois tenho receio dos problemas q esse álcool hidratado poderia causar!


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Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por luizhbh » 19 Dez 2015, 02:37

Deixa eu ver se entendi uma coisa... voce passou o limpa contato NO PLUG da sonda né?? Não tirou ela do lugar e aplicou na ponta dela não, né??

Agora,se o seu sensor de ar tá ok, sinto muito mas voce tá MESMO com problema mecanico.. e por mecanico eu quero dizer cabeçote ou pistão. SE um dia lá na frente voce mexer nessas partes de novo voce vai poder notar que alguma medida por lá não tá adequada...

Voce sabe que essa grilação, se constante e permanente, FERRA com o motor né?? Pode até num caso extremo furar a cabeça dos pistoes... entao pense aí no que vale a pena.. hehehehe! ! Um pouco de etanol no tanque de vez em quando, uma mexida no motor, talvez com outro mecanico. Não sei se o seu é ruim ou bom, mas essa "raça" é cabeça dura que dói ! ! Voce falou que ele já arranjou três cabeçotes, e o problema nao acabou... entao, me perdoe, mas tem algo errado nisso...

Pra ter idéia, eu tenho aqui um mecanico que é de minha total confiança, e que trabalha numa oficina de um amigo de infancia... essa oficina só mexe com carro TOP... sempre que vou lá tem porsches, BMWs, corvettes e mustangs e os carros nacionais tambem... mas o UNICO dos mecanicos lá dentro que bota a mao no meu carro é esse carinha. Há um tempo atrás eu tive problemas com o tensor da correia do 16v e levei lá pra trocar. A oficina é muito bem equipada !

E como gosto de acompanhar o trabalho de perto, percebi que na hora de acertar o ponto, a polia de admissao estava ficando quase um dente pra frente. Não sei explicar o motivo disso, já que ele usa a ferramenta adequada pra travar os comandos, só que na hora que vai puxar a correia, ela move o comando de admissao e ele fica um pouco pra frente.
Aí deixei... passou um tempo fui lá mexer com a bomba de água.. aí toquei no assunto de novo. O cara ficou me botando medo, dizendo que tinha risco da valvula bater na cabeça do pistao...

Mais um tempo depois deu o pau no cabeçote e troquei pelo semi novo que falei aqui... NAO É QUE O MECANICO NOVAMENTE deixou o comando fora do ponto, sob a alegação de risco de bater válvula??

Meu saco encheu, pois tenho um Vectra CD 2.2 16V que SUA pra passar de 160Km/H, ao passo que o CD 2.0 8v belisca os 200km/h facinho, nas mesmas condições ! ! O 16v está o contrario do esperado.. quando chega em altas rotações ele "desmaia"... hahahaha! !

Aí só tô esperando essa época de fim de ano passar pra eu levar em outra oficina aqui na cidade que é CARA PRA CACETE, mas é ainda MELHOR em termos de equipamentos, o cara tem analisador de gases, osciloscópio e toda aquela parafernalha da Bosch. Vou levar lá pra ver se ele analisa o carro e me fala o que tem de errado nesse alinhamento do comando...


RESUMINDO... tenho um mecanico muito bom tambem, mas ele está travado na ideia dele, e que sei que está errada, entao vou atras de outro que seja bom tambem pra tentar solucionar o problema.
olha o meu post aqui..

viewtopic.php?f=39&t=9601
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Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 19 Dez 2015, 11:57

Luizhbh, quanto a sonda, foi apenas no plug! Agora o bloco e o virabrequim foram retificados e trocados as bielas, casquilhos, pistões e anéis da metal leve. Acredito q no motor não há problemas, mas todos falam do cabeçote principalmente depois do mecânico de ontem, realizar um teste com o carro e o achou muito forte pro motor q têm, suspeitando assim da taxa de compressão.
O quê seria menos prejudicial no caso, vela d 2 graus mais fria ou pequeno percentual d etanol no tanque? Tô pensando em testar uma dessas sugestões dos mecânicos....
Seu consumo aumentou muito com álcool misturado a gasolina? Nenhum problema como na bomba surgiu após o uso da mesma? Minha coragem em colocar etanol no tanque está despertando rsrs

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Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por luizhbh » 19 Dez 2015, 14:36

Hehehe! ! Da vela eu nao sei pois nunca usei desse artificio. O que eu leio e pesquiso é que a vela mais fria pode aumentar a carbonizaçao da camara, mas num carro com especificação normal, que não grila. Como o seu está grilando, quer dizer que tá tendo pontos mais quentes que o normal dentro da camara, entao uma vela mais fria TALVEZ funcione bem.

Quanto ao etanol, eu usei por um bocado de tempo da seguinte maneira... toda vez que eu COMPLETAVA o tanque e somente nessas vezes, eu mandava botar 5 litros de etanol, ou seja deixava a mistura no tanque com pouco menos de 10% de etanol adicionado. Aí rodava rodava e o grilo praticamente ia embora e o consumo dava uma piorada, é dificl dizer quanto, pois em BH tem morro demais, como eu nao tenho uma "rota constante", tem semana que rodo mais em partes planas da cidade, semana que rodo mais nos morros e semana misturada, nao deu pra aferir precisamente a queda no consumo, eu sei que desceu um pouco sim, só sei quanto, talvez uns 10 a 15%....

Usei desse artificio por muito tempo... nao tive problemas... mas é o tal negocio: NEM SEMPRE eu enchia o tanque, e nesses abastecimentos intermediários eu nao colocava etanol.
Se voce ficar muito neurado por causa da bomba acho que dá pra adaptar alguma dos GMs mais novos, Flex.

Mas vou insistir, se voce quiser RESOLVER seu problema de uma VEZ, vai no cabeçote, ainda mais com essa nova informação. Sabe o que fazer pra tirar essa duvida de uma vez sem furar sua conta bancária?? Leva em qualquer oficina razoavel, e pede pro pessoal medir a compressao dos cilindros. Anota os valores e escreve aqui.

É um procedimento FACÍLIMO de fazer no motor 8V, é só tirar as velas, espetar o medidor e girar o motor. Se o carro estiver frio, é coisa que nao leva meia hora ! Dá pra fazer na propria garagem de casa se for o caso !
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Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 19 Dez 2015, 15:25

Luizhbh, têm diferença em abastecer ou colocar apenas 10 litros d gasolina com 1 d etanol, pois frisaste q só adicionava etanol abastecendo? Penso em testar com 11 litros de combustivel!
Editado pela última vez por Adalberto.jr em 19 Dez 2015, 16:07, em um total de 2 vezes.

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Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 19 Dez 2015, 15:58

Blz luizhbh, farei o teste d compressão e logo postarei os resultados!
Agora um detalhe q recordei é q logo após o erro da sonda, o carro se comportou melhor, sem grilos. Mas logo voltou! Penso também em testar uma sonda bosch, mesmo com o scanner indicando a normalidade do sensor!

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Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por luizhbh » 20 Dez 2015, 02:33

Adalberto.jr escreveu:Luizhbh, têm diferença em abastecer ou colocar apenas 10 litros d gasolina com 1 d etanol, pois frisaste q só adicionava etanol abastecendo? Penso em testar com 11 litros de combustivel!



EM tese voce estaria mantendo a relação dos 10%...mas eu acho meio arriscado. Eu fazia com o tanque cheio, pra nao arriscar tanto. mandava botar os 5 litros de etanol primeiro e depois mandava encher de gasolina.. pra agitar... hehehe! ! NAO SEI SE TEM FUNDAMENTO CIENTIFICO esse agito.. mas me dava conforto psicologico! Hahahahah! !

Enfim... como eu disse antes, eu preferia fazer isso quando ia completar o tanque, justamente porque sabia que depois eu ia colocar mais gasolina normal, e diluiria mais ainda o etanol la dentro. Voce pode até ir testando com menos, pois lembrei aqui que mudaram o percentual de etanol anidro na gaolina ... bota uns 2 ou 3 litros e enche o tanque de gasolina pra começar... se nao sentir muita diferença, bota mais uns 3 litros e acaba de completar.. se ainda assim continuar a grilada... sinto mas seu problema nao tem solução provisória ! hehehe !
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Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Lucky Tiger » 20 Dez 2015, 11:50

Olá, você pode tentar dar uma volta com a lambda desconectada (provavelmente irá entrar no modo de emergência da ECU), mas como o modo "seguro" adota valores diferentes pode surgir alguma diferença.Acredito que vale a pena o teste.

Lembrando que só desconectar o plug já basta, e não esqueça de reconectar depois.Irá armazenar erro na central, pode resetar depois se desejar.
Sugeri esse teste pois você citou que após o erro da sonda houve uma melhora.

Boa sorte!
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Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 20 Dez 2015, 19:33

Lucky, testarei sua sugestão! Logo postarei o resultado, abs!!

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Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por rodrigo.dos-santos » 22 Dez 2015, 16:21

Brother, boa tarde

Tenho um Vectra A Cd 94 que estava com o mesmo problema q o seu e no meu carro era o sensor de Detonação.
Qdo ele falha a ECU adota os maiores pontos de ignição, pois ele não consegue corrigir a pre detonação atrasando o ponto do carro.

Depois q vc falou que ele deu uma melhorada e vontou a grilar é batata q está com pau no sensor de Detonação.
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Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por luizhbh » 22 Dez 2015, 17:55

Acho interessante como nunca vi um sensor de detonação no motor do Vectra A 8 valvulas, pra mim o pino de octanagem era o responsável por esse trabalho, de maneira "não variável".. onde fica esse sensor no seu carro, Rodrigo?
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Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 23 Dez 2015, 09:43

luizhbh escreveu:
rodrigo.dos-santos escreveu:Brother, boa tarde

Tenho um Vectra A Cd 94 que estava com o mesmo problema q o seu e no meu carro era o sensor de Detonação.
Qdo ele falha a ECU adota os maiores pontos de ignição, pois ele não consegue corrigir a pre detonação atrasando o ponto do carro.
Depois q vc falou que ele deu uma melhorada e vontou a grilar é batata q está com pau no sensor de Detonação.


Acho interessante como nunca vi um sensor de detonação no motor do Vectra A 8 valvulas, pra mim o pino de octanagem era o responsável por esse trabalho, de maneira "não variável".. onde fica esse sensor no seu carro, Rodrigo?

Rodrigo, lhe confesso que também desconheço esse sensor no vectra A 8v, mas se indicar onde ele fica escondido, lhe agradeceria!

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Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Felipe Vieira » 25 Dez 2015, 23:25

olá galera tenho um Vectra GSI 94 e o conector de octanagem nao vem escrito 91 e 95 do outro lado do conector, vem A e do outro lado B sera q só o meu veio assim, não sei qual corresponde a 91 ou 95 octanas

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Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 27 Dez 2015, 11:54

Bom dia Felipe
Camarada, acredito que o lado A corresponde a 95 octanas e o B em 91!
O carro vêm de fábrica selecionado em 95 ou no lado A, mas pra ser sincero sobre esse pino, não percebi alteração no funcionamento do carro e muito menos na intensidade dos grilos, e observe que tenho esse carro a 15 anos e percebo o mínimo que seja, qualquer anomalia no seu comportamento.
Deve ser um ajuste fino, pois não resolve o problema da detonação!

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Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Felipe Vieira » 28 Dez 2015, 12:15

Obrigado pela resposta valeu

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Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por rodrigo.dos-santos » 13 Jan 2016, 16:58

Adalberto.jr escreveu:
luizhbh escreveu:
rodrigo.dos-santos escreveu:Brother, boa tarde

Tenho um Vectra A Cd 94 que estava com o mesmo problema q o seu e no meu carro era o sensor de Detonação.
Qdo ele falha a ECU adota os maiores pontos de ignição, pois ele não consegue corrigir a pre detonação atrasando o ponto do carro.
Depois q vc falou que ele deu uma melhorada e vontou a grilar é batata q está com pau no sensor de Detonação.


Acho interessante como nunca vi um sensor de detonação no motor do Vectra A 8 valvulas, pra mim o pino de octanagem era o responsável por esse trabalho, de maneira "não variável".. onde fica esse sensor no seu carro, Rodrigo?

Rodrigo, lhe confesso que também desconheço esse sensor no vectra A 8v, mas se indicar onde ele fica escondido, lhe agradeceria!

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Brother, desculpa a demora para responder.
o Sensor de detonação fica na lateral do motor proximo ao motor de partida, porem conversei com um amigo meu que me informou que só os Vectras pré série são assim :6: , de 94 em diante não é obrigatório :15: e em 95 nem tem mais o sensor :61: .
É o mesmo sensor usado no Omega 2.0. Meu Vectra é um CD 1993/1994 que acredito ser pré série tb, pois tem o sensor de detonação. :52:
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