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Vectra ADuvida na Manutenção do GSI

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PadawanVieira
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Duvida na Manutenção do GSI

por PadawanVieira » 05 Abr 2017, 22:22

E ai galera, tudo bem?
Eu sou novo aqui no clube e to querendo entrar pra família GM e em especial a do Vectra!!
Eu tenho um Escort 96 GLi básico que era do meu pai e ficou parado por dois anos e meio e no ano passado tirei ele da imobilidade e comecei a reformar (eu mesmo que faço os serviços de conserto e manutenção dele), mas agora tô querendo trocar de carro e tô com a possibilidade de pegar um Vectra A GSI 94, com cerca de 170 mil km rodados.
Sou apaixonado pelos GMs mais antigos com projetos Opel, em especial os esportivos como o GSI!! Mas eis que me surgiram algumas dúvidas sobre a manutenção dele, visto que o GSI em especial é um carro com uma mecânica mais particular.
Oque ocorre é que tô fazendo faculdade de engenharia mecânica, 4º período, e isso tá comprometendo meu orçamento de curto a médio prazo, então tenho que ser racional e não quero pegar um carro de manutenção impossível para minha atual situação financeira, seja qual for o carro. Baseado nisso tô querendo pegar um carro mais confortável e melhor acabado que tenha a mecânica confiável, robusta e que de pra eu usar para trabalhar e ir pra faculdade durante a semana e aos finais de semana pegar a estrada para Mangaratiba ver minha namorada (160 km ida e volta) mas que não seja impossível de manter seja por valor de peças ou dificuldade de encontrar as mesmas.
Sei que existem opções de carros populares mais novos e que vão me proporcionar aquilo que desejo, como por exemplo o próprio Corsa da GM, mas honestamente nem o Corsa ou qualquer outro carro tem o mesmo apelo que o Vectra, em especial o GSI.
A minha ideia é de eu mesmo fazer as manutenções e consertos que forem necessários só tendo gastos com peças.

Minhas maiores dúvidas são:
- A mecânica, tanto de manutenção preventiva quanto corretiva (em especial a do GSI), realmente é o absurdo que as pessoas falam? Comparado ao Corsa e/ou ao Escort o valor das peças do Vectra são muito mais caras?
- Com a compatibilidade de peças entre os carros da GM que existe no mercado eu tenho facilidade de encontrar peças mais comuns para o GSI?
- O motor do GSI é um bicho de sete cabeças?
- Existe facilidade de se encontrar peças para o motor do GSI? Existe compatibilidade de peças com outros motores da GM?

Agradeço a todos que puderem me ajudar!! Grande abraço

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Duvida na Manutenção do GSI

por Arquiteto » 06 Abr 2017, 10:45

bem vindo ...

tem varios topicos sobre este assunto na seção de mecanica ... o melhor a fazer e dar um lida atenta

aproveitando dicas de como navegar no forum ...

viewforum.php?f=98




diante do que vc comentou eu procuraria um B 8v (predominio uso urbano)

ou 16v (predominio uso na estrada)

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Malagoli
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Duvida na Manutenção do GSI

por Malagoli » 06 Abr 2017, 11:11

PadawanVieira escreveu:Fuente del Mensaje
- A mecânica, tanto de manutenção preventiva quanto corretiva (em especial a do GSI), realmente é o absurdo que as pessoas falam? Comparado ao Corsa e/ou ao Escort o valor das peças do Vectra são muito mais caras?


A mecânica do GSi é na sua maior parte, igual a dos Vectras "A", que por sua vez, também compartilham muitas peças com Monza, Kadett, Corsa, Astra.. e até mesmo alguns componentes dos Vectras mais novos.

Preventiva, no que tange a peças como Amortecedores, Discos e Pastilhas de Freio, Velas, Correias, Válvula Termostática e Bomba dágua, Embreagem, polias no geral, rolamentos.. é tudo muito tranquilo, fácil de achar e na sua maioria, tem os valores próximos das peças de outras gerações e modelos de Vectra... ou até mesmo mais barato.

O problema pode ficar um pouco mais sério no que tange a parte eletrônica, pois itens como o módulo de ignição, sensor MAF, boia de combustível são bem caros e em certas vezes específicos do modelo, além de que não existem peças do paralelo. Porém são peças difíceis de darem problema, ainda mais em carros que tiveram a manutenção realizada corretamente durante os últimos 22 anos, rs

Comparado a Corsa e Escort, obviamente, a manutenção é mais cara sim. Mas não chega a ser "muito mais cara"... especialmente quando se trata de preventivas.


- O motor do GSI é um bicho de sete cabeças?


Só se for tratado em padaria ou na mão de mexânico. Qualquer centro automotivo ou profissional qualificado tem grande facilidade de trabalhar nestes motores, que inclusive, apresentam o mesmo nível de "complexidade" (Se é que isso existe neles, kkk) que os Vectra / Astra / Zafira 16v nacionais.

- Existe facilidade de se encontrar peças para o motor do GSI? Existe compatibilidade de peças com outros motores da GM?


Existe muita compatibilidade sim, mas se tratando das peças 'chave' originais, são caras. A questão aí é pegar um que esteja com o motor em bom estado, e partindo daí, continuar a mantê-lo em ordem... levando por estes princípios, é o tipo de coisa que não terá que se preocupar.


Tenho um Vectra CD 95-96 2.0 8v desde 2013, carro que peguei, inclusive, em época que estava mal das pernas (Formando na faculdade) .. mas já passei por modelos bem mais complicados e caros de se manter, desde Marea's e até mesmo dois Vectra B CD (Um 2.0 16v e um 2.2 16v).. comparado a todos eles, o Vectra A é super simples e fácil de manter, mecânicamente falando.

Desde 2015 eu comecei a trabalhar na montagem de um motor de Vectra GSi para este meu VCD, o que inclui o cabeçote completo e todo o sistema de injeção eletrônica, mas a parte de baixo é dos 16v 'nacionais', não por motivos de complexidade, mas pelo simples fato de me permitir reutilizar muitas peças do meu motor 8v original.


Outro ponto que deve se atentar ao tratar-se de QUALQUER Vectra "A" (1993-1996, GLS, CD e GSi) ... é a questão de acabamento interno. Molduras no geral e Forros das Portas com certeza não estarão em plena ordem em qualquer carro que você procurar, especialmente se comprar o carro pelo preço, buscando os mais baratos. Tenha em mente que nada da interna destes carros é barato, uma restauração de interior pode passar facilmente dos R$ 2.000,00 .. isso só no que envolve molduras de painel e forros de porta.

Se quer um carro que ofereça bom desempenho e conforto de um GM, dessa geração aí.... por um preço camarada, recomendo que dê uma olhada também nos Astra Belga. Se o estilo do carrinho te agradar, eu digo que, em termos gerais, ainda mais se tratando de um carro mais velho e barato, eles são melhores que os Vectra A. Compartilham da mesma mecânica e raízes européias, mas sem os males relacionados ao interior... nos Astra Belga, o interior é muito mais robusto e durável que em qualquer geração dos Vectra que possa encontrar.


Espero que tenha lhe dado uma luz nisso aí... mas continue pesquisando, e não nos deixe de falar pelo que acabou optando heim!

Abraço!

PadawanVieira
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Duvida na Manutenção do GSI

por PadawanVieira » 06 Abr 2017, 23:03

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje bem vindo ...

tem varios topicos sobre este assunto na seção de mecanica ... o melhor a fazer e dar um lida atenta

aproveitando dicas de como navegar no forum ...

viewforum.php?f=98




diante do que vc comentou eu procuraria um B 8v (predominio uso urbano)

ou 16v (predominio uso na estrada)


Então, Arquiteto, eu andei procurando aqui no clube alguns dias e não achei nada sobre a mecânica do motor do GSi, achei sobre os demais motores das outras versões e gerações do Vectra, mas nada sobre a manutenção do C20XE. Mas obrigado pela ajuda e pelas dicas!!

PadawanVieira
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Duvida na Manutenção do GSI

por PadawanVieira » 06 Abr 2017, 23:26

Malagoli escreveu:Fuente del Mensaje
PadawanVieira escreveu:Fuente del Mensaje
- A mecânica, tanto de manutenção preventiva quanto corretiva (em especial a do GSI), realmente é o absurdo que as pessoas falam? Comparado ao Corsa e/ou ao Escort o valor das peças do Vectra são muito mais caras?


A mecânica do GSi é na sua maior parte, igual a dos Vectras "A", que por sua vez, também compartilham muitas peças com Monza, Kadett, Corsa, Astra.. e até mesmo alguns componentes dos Vectras mais novos.

Preventiva, no que tange a peças como Amortecedores, Discos e Pastilhas de Freio, Velas, Correias, Válvula Termostática e Bomba dágua, Embreagem, polias no geral, rolamentos.. é tudo muito tranquilo, fácil de achar e na sua maioria, tem os valores próximos das peças de outras gerações e modelos de Vectra... ou até mesmo mais barato.

O problema pode ficar um pouco mais sério no que tange a parte eletrônica, pois itens como o módulo de ignição, sensor MAF, boia de combustível são bem caros e em certas vezes específicos do modelo, além de que não existem peças do paralelo. Porém são peças difíceis de darem problema, ainda mais em carros que tiveram a manutenção realizada corretamente durante os últimos 22 anos, rs

Comparado a Corsa e Escort, obviamente, a manutenção é mais cara sim. Mas não chega a ser "muito mais cara"... especialmente quando se trata de preventivas.


- O motor do GSI é um bicho de sete cabeças?


Só se for tratado em padaria ou na mão de mexânico. Qualquer centro automotivo ou profissional qualificado tem grande facilidade de trabalhar nestes motores, que inclusive, apresentam o mesmo nível de "complexidade" (Se é que isso existe neles, kkk) que os Vectra / Astra / Zafira 16v nacionais.

- Existe facilidade de se encontrar peças para o motor do GSI? Existe compatibilidade de peças com outros motores da GM?


Existe muita compatibilidade sim, mas se tratando das peças 'chave' originais, são caras. A questão aí é pegar um que esteja com o motor em bom estado, e partindo daí, continuar a mantê-lo em ordem... levando por estes princípios, é o tipo de coisa que não terá que se preocupar.


Tenho um Vectra CD 95-96 2.0 8v desde 2013, carro que peguei, inclusive, em época que estava mal das pernas (Formando na faculdade) .. mas já passei por modelos bem mais complicados e caros de se manter, desde Marea's e até mesmo dois Vectra B CD (Um 2.0 16v e um 2.2 16v).. comparado a todos eles, o Vectra A é super simples e fácil de manter, mecânicamente falando.

Desde 2015 eu comecei a trabalhar na montagem de um motor de Vectra GSi para este meu VCD, o que inclui o cabeçote completo e todo o sistema de injeção eletrônica, mas a parte de baixo é dos 16v 'nacionais', não por motivos de complexidade, mas pelo simples fato de me permitir reutilizar muitas peças do meu motor 8v original.


Outro ponto que deve se atentar ao tratar-se de QUALQUER Vectra "A" (1993-1996, GLS, CD e GSi) ... é a questão de acabamento interno. Molduras no geral e Forros das Portas com certeza não estarão em plena ordem em qualquer carro que você procurar, especialmente se comprar o carro pelo preço, buscando os mais baratos. Tenha em mente que nada da interna destes carros é barato, uma restauração de interior pode passar facilmente dos R$ 2.000,00 .. isso só no que envolve molduras de painel e forros de porta.

Se quer um carro que ofereça bom desempenho e conforto de um GM, dessa geração aí.... por um preço camarada, recomendo que dê uma olhada também nos Astra Belga. Se o estilo do carrinho te agradar, eu digo que, em termos gerais, ainda mais se tratando de um carro mais velho e barato, eles são melhores que os Vectra A. Compartilham da mesma mecânica e raízes européias, mas sem os males relacionados ao interior... nos Astra Belga, o interior é muito mais robusto e durável que em qualquer geração dos Vectra que possa encontrar.


Espero que tenha lhe dado uma luz nisso aí... mas continue pesquisando, e não nos deixe de falar pelo que acabou optando heim!

Abraço!



E ai Malagoli, tudo bem?
Primeiro quero te agradecer pela ajuda e pelas dicas, foi muito esclarecedor e me ajudou muito!!
Eu achava que era uma mecânica muito mais complicada, até pela idade do carro.. fico feliz de saber dessa grande compatibilidade!! hehe Minha ideia é gastar um pouco mais de uma maneira geral, mas num carro que vai me trazer grandes benefícios como o Vectra
Eu realmente gosto dessa geração do Vectra, acho eles muito elegantes, além de todas as outras qualidades que nós já conhecemos, mas é uma ótima opção a que você sitou do Astra, nunca tinha parado para pensar nele, puta estupidez minha, tá ai mais um carro que eu devo levar em consideração

E eu hoje infelizmente não consegui ver o carro que comentei aqui, acabei me atrapalhando e ficou tarde pra ir ver o carro nos seus detalhes hoje, mas amanhã sem falta eu vou ir avaliar o carro e assim que der posto aqui minhas impressões para saber com vocês se é uma boa ou não!!

Mais uma vez obrigado pela ajuda e um grande abraço!!

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Duvida na Manutenção do GSI

por Arquiteto » 07 Abr 2017, 20:20

PadawanVieira escreveu:Fuente del Mensaje
Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje bem vindo ...

tem varios topicos sobre este assunto na seção de mecanica ... o melhor a fazer e dar um lida atenta

diante do que vc comentou eu procuraria um B 8v (predominio uso urbano)

ou 16v (predominio uso na estrada)


Então, Arquiteto, eu andei procurando aqui no clube alguns dias e não achei nada sobre a mecânica do motor do GSi, achei sobre os demais motores das outras versões e gerações do Vectra, mas nada sobre a manutenção do C20XE. Mas obrigado pela ajuda e pelas dicas!!


entao amigo ...

e isto ai pesquise bastante ouça varias opinioes antes de tomar sua decisão

so um detalhe o malagoli e mais conhecido aqui como professor pardal ou maguiver

afinal um cara que com suas proprias mãos instala um cambio manual em um Atm ...

não vai achar manutenção nem de nave espacial dificil

:52:

PadawanVieira
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Duvida na Manutenção do GSI

por PadawanVieira » 10 Abr 2017, 19:14

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje
PadawanVieira escreveu:Fuente del Mensaje
Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje bem vindo ...

tem varios topicos sobre este assunto na seção de mecanica ... o melhor a fazer e dar um lida atenta

diante do que vc comentou eu procuraria um B 8v (predominio uso urbano)

ou 16v (predominio uso na estrada)


Então, Arquiteto, eu andei procurando aqui no clube alguns dias e não achei nada sobre a mecânica do motor do GSi, achei sobre os demais motores das outras versões e gerações do Vectra, mas nada sobre a manutenção do C20XE. Mas obrigado pela ajuda e pelas dicas!!


entao amigo ...

e isto ai pesquise bastante ouça varias opinioes antes de tomar sua decisão

so um detalhe o malagoli e mais conhecido aqui como professor pardal ou maguiver

afinal um cara que com suas proprias mãos instala um cambio manual em um Atm ...

não vai achar manutenção nem de nave espacial dificil

:52:



Obrigado Arquiteto! Vou procurar fazer bom uso das informações da galera e procurar ajudar sempre que for possível!!

E valeu a dica hahaha

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Duvida na Manutenção do GSI

por PadawanVieira » 10 Abr 2017, 22:47

Então galera, eu fui olhar o GSi que estão vendendo aqui na minha cidade, fui no sábado de manhã, mas meu final de semana foi beeeem movimentado e acabou não dando tempo de postar aqui as impressões e avaliação do carro, não com os detalhes que eu quero passar...

Se trata de um Vectra GSi branco, com teto solar, 1994, com 210 mil quilômetros rodados como pude verificar, e não 170 mil como foi anunciado. O carro está a 8 anos com o atual dono, sendo ele o segundo proprietário.
Pude dar uma boa olhada no carro e bati bastante papo com o dono. Já começo dizendo que vendo o carro pessoalmente o estado de conservação me decepcionou um pouco, isso em comparação com as fotos que o dono me enviou!! O carro vem ficando parado já a algum tempo (4 anos segundo ele me informou) e o dono não possui garagem, então ele sempre ficou ao ar livre, sendo ligado algumas vezes para não deixar ele "totalmente" parado e em más condições, só que por experiência com o Escort do meu pai sei que isso não da certo.
Vamos as impressões ao avaliar o caro, vou colocar os detalhes em tópicos e subtópicos com os detalhes para tentar facilitar e não tornar demasiada extensa e cansativa a leitura. Vamos lá então..

Externamente:
Um pouco decepcionante mas acredito que com pouco investimento da pra deixar o carro muito melhor de aparência.
- A pintura está lascada, fosca e amarelada devido a ação do tempo.
- Algumas partes como lanternas, faróis e setas não são originais, apresentando diferença de coloração e de conservação entre si. A grade dianteira também aparenta não ser a original e as luzes de neblina estão desalinhadas com o para-choque dianteiro.
- A tampa da mala está levemente desalinhada com o para-lama esquerdo (o que denuncia uma colisão na traseira, imagino), mas isso é coisa simples de se resolver com um bom profissional de lanternagem. O para-choque traseiro está desencaixado em um de seus pontos de fixação com a carroceira, sendo assim se apresenta meio caído.
- Os adesivos de logo "GSi" apresentam ser de péssima qualidade, o que indica que esse carro já foi pintado, e o da porta do motorista está faltando. Faltam também as duas saias laterais.
- O para-brisas apresenta uma trinca e precisa ser trocado.
- O restante da estrutura se apresenta integra e sem podres, o que evidencia a ótima qualidade de construção do carro.

Internamente:
O acabamento se apresenta ainda em boa qualidade geral, mesmo com o tempo de uso a maioria das peças do painel, como botões e difusores estão bem conservados, exceto pelo difusor do lado do carona que apresenta uma aleta quebrada. O estofado dos bancos também estavam bem conservados, sendo que o teto se apresentou meio amarelado em alguns pontos, oque acredito ser por conta do tempo parado (ou posso levar em conta a possibilidade de ter entrado água?).
- A forração das portas também está bem conservada, descolando-se um pouco nas partes onde apresentam vincos, mas nada exagerado (já vi em outros lugares que isso é comum).
- A aba lateral esquerda do banco do motorista está rasgada (também é outra coisa muito comum em carros com uma maior quilometragem devido ao atrito do entrar e sair do motorista).
- O aplique de plástico rente ao para-brisas está rachado, assim como a forração das colunas de sustentação do para-brisas se apresentam em péssimo estado além de mal encaixadas.
- A forração da "persiana" (não sei como chama) do vidro do teto solar está descolada e fica solta quando não está guardada.
- E o volante ao contrário do que eu pensava é de borracha e está meio gasto.

Mecanicamente:
A mecânica do carro, no que diz respeito as partes mecânicas e da parte de injeção, apresenta de uma maneira geral boa conservação e funcionamento, o que denuncia mais uma vez a sua ótima qualidade de construção, precisando assim de uma boa e extensa revisão, principalmente de motor e suspensão. Mas tiveram alguns detalhes tais como o funcionamento (ou melhor, o não funcionamento) do ar condicionado, ventilação e travamento automático das portas que podem ser difíceis e caros, imagino eu. No mais o carro apesar de apresentar alguns problemas (que vou citar a seguir) me deu um gostinho do prazer que é dirigir um carro de tamanha qualidade!!
- O motor apresentou um bom estado de conservação e funcionamento, não apresentou nenhum barulho estranho proveniente de desgaste ou defeito, mas apresentou um escorrimento de óleo que acredito ser da junta da tampa de válvulas, ou retentores de comando.
- A carcaça de ar da admissão onde fica o logo S.F.I. está quebrada encima e com essa carcaça quebrada acaba sendo criada uma entrada de ar falsa para o motor, o que fez com que leitura da MAF (me corrijam se eu estiver errado, mas o sensor MAF fica na mangueira entre o filtro de ar e caixa de ar, correto?) enviasse uma leitura errada para a central, gerando uma mistura pobre, fazendo o carro ratear um pouco quando frio, depois de quente o motor funcionou "normalmente".
- A embreagem apresentou funcionamento bastante duro e com desacoplamento "alto", o que foi explicado pelo proprietário como sendo por conta do parafuso que regula sua altura ter caído e na emergência ele improvisou para não ficar na rua e acabou não consertando corretamente e posteriormente regulando a mesma.
- Na parte da suspensão o carro apresentou bastante conforto, macies e firmeza ao rodar, bem como eu esperava, só achei meio baixa a suspensão, raspando em alguns quebramolas mais protuberantes por se assim dizer. O defeito que pude constatar e que foi mencionado antes pelo dono era um barulho e trepidação quando se passa em ruas de paralelepípedo, o que parece ser um desgaste em alguma coifa, ou bucha da suspensão.
- A luz do ABS não se apaga.
- E como mencionado anteriormente, sistemas como o ar condicionado, ventilação, alarme e travamento elétrico das portas não funcionam, sendo justificado pelo dono como um problema causado por um parafuso colocado por ele para fixar a parte plástica de acabamento próximo a soleira da porta do motorista, resultando na soltura de uma faísca (provavelmente a ruptura e fechamento de curto entre os fios que passavam embaixo dessa capa plástica, resultando na queima de alguns com ponentes elétricos, como relé por exemplo) e na posterior parada dos equipamentos citados anteriormente. Dei uma verificada nos fusíveis da ventilação e afins e não identifiquei nenhum que se encontrasse queimado, o que é mais preocupante. E ainda segundo o atual dono desde que ele pegou o carro que a ventilação só funciona no terceiro nível de intensidade.
- E uma dúvida: a ventoinha do Vectra A é composta de um único motor?

A meu ver o carro está bem surrado, devido a falta de conhecimento e interesse do seu proprietário, o que resultou em uma série de problemas que precisam ser solucionados. Podem ser coisas simples, como uma manutenção preventiva e até mesmo a troca de alguns componentes simples, mas por outro lado podem ser uma tremenda dor de cabeça, principalmente a parte de ar condicionado, ventilação e alarme do carro. O dono disse aceitar abaixar o preço, ele ta pedindo cerca de 10 mil reais, o que eu acredito que o carro realmente vale, maaaas em condições de conservação e funcionamento melhores que essa, não impecáveis, mas um tanto melhores. Então oque eu acho é que existe muita coisa que precisa ser feita no carro devido a má conservação resultante dos últimos anos e que pra pagar o que ele tá pedindo é um risco muito grande que eu vou assumir. Espero conseguir fazer ele baixar bem esse preço, porque o que eu realmente gosto, além de possuir um bichão desse, é o prazer de poder reformar e trazer o mesmo a uma boa forma de novo e isso é uma coisa que o dono atual também quer ver.

Mas então galera, o que vocês acham? Será que os problemas são fáceis de resolver? ou é melhor eu parti para outro? quero a ajuda de vocês, porque não tenho muitos conhecimentos sobre essa parte de elétrica do Vectra A, tanto de valores quanto da facilidade de achar peças que pra mim é oque mais pega pra resolver.
Conto com a ajuda de vocês e desde já agradeço a quem puder ajudar!!

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Duvida na Manutenção do GSI

por Ju_Bueno » 11 Abr 2017, 08:18

Se fosse EU, na minha atual $ituação e experiência com carro que foi mal cuidado querendo obter um GSi, caía fora desse.
Mas penso assim: se vc tiver a grana pra comprar o carro e investir novamente o valor dele pra todas as manutenções que ele está necessitando, também tempo e disposição que serão exigidos, pode ser que a aventura valha a pena.

Sobre a ventoinha, é só um motor mesmo, mas funciona em duas velocidades.

E quanto à embreagem, até onde eu sei ela é hidráulica e não tem regulagem do pedal...
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11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

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Duvida na Manutenção do GSI

por Malagoli » 11 Abr 2017, 08:41

Minha opinião .... procura outro!

Só de ler ali que o carro está "parado a cerca de 4 anos e no tempo, pois o dono não tem garagem", já é o suficiente pra mim descartar esta opção. O cara não ter onde colocar um GSi, já mostra claramente que não tem condições de manter o modelo como se deve.

Na questão de peças, só de lanternas originais, parachoque dianteiro, grade, milhas, possivelmente moldura de placa e saias laterais, SE encontrar as peças, por causa da raridade, pode colocar aí R$ 3.500,00 em peças sem nem ao menos considerar pintura ou lanternagem de nada....

Revisão na parte elétrica, se considerar trocar sensores de ABS e das Pastilhas, só aí vão mais de R$800,00 em sensores sem ao mínimo encostar na bomba de ABS ou Fluido. Ar Condicionado, facilmente R$ 1200,00 uma geral em válvulas, compressor, evaporador e gás. Mangueira da mufla SFi, se achar, em torno dos R$ 250,00 uma usada em bom estado .. qual tem que estar, pois entrada falsa de ar deixa o C20XE fraco e beberrão. Embreagem nesse estado, pode colocar em torno de R$ 1.000,00 em peças de qualidade e mão de obra pra substituição... o correto é ser leve como uma pena, quando usando componentes de qualidade e em bom estado.

Em fim, ao meu ver.... o cara está tentando vender um carro que já deveria ser sucata por R$ 10 mil. "Ai, ai" ....

Nessa faixa de preço, de 10 a 12 mil... dá pra achar uma variedade de Vectra A em muito melhor estado, ainda mais considerando GLS e CD na conta. Só pra comparação, o meu próprio VCD me custou 12 mil, em 2013.... qual somente necessitou de troca de óleo e revisão no ar condicionado pra rodar bem durante mais de um ano, e depois disso só foram acontecendo as revisões e manutenções periódicas... isso por que os donos anteriores não foram deixando acumular problemas no carro, o que facilitou muito a minha vida com ele.

Ahh... outra coisa... nessa faixa de 12 a 13 mil você já começa a encontrar muito Vectra B e Astra nacional (Carros aí de 1997 a 2001) em muito bom estado... recomendo dar uma olhada se puder arcar com isso.

Abraço!

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Duvida na Manutenção do GSI

por PadawanVieira » 11 Abr 2017, 09:24

É, Malagoli, tô vendo que o negócio vai ficar feio mesmo, depois de ver isso vou partir pra um GLS ou CD em bom estado ou algo como o Astra nacional que também gosto bastante.. o Vectra B não me cativa tanto porque qui na minha área pedem muito alto num em boas condições kkkkk fica mais impraticável pra mim.

Mais uma vez obrigado pelas dicas e pela ajuda!

PadawanVieira
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Duvida na Manutenção do GSI

por PadawanVieira » 11 Abr 2017, 09:33

Então, Ju_Bueno, o que acontece é que eu disponho da grana que ele tá pedindo, mas não mais do que isso, sei que vou precisar investir mais uma boa quantia, imagino que pelo menos mais uns cinco mil e isso pra ficar com a consciência tranquila quanto a parte mecânica pra rodar com o carro.
Eu começaria fazendo um teste de compressão pra verificar a vitalidade do motor.. estando tudo OK eu iria atrás do ponto onde está escorrendo óleo para então sanar o problema e então faria um flush no sistema de lubrificação do motor e uma limpeza do pescador de óleo. E em seguida faria as manutenções preventivas comuns, que são troca de velas, cabos, filtro de ar, filtro de óleo, troca de todo o fluido de arrefecimento, troca de correia dentada e esticador. Faria a troca do filtro de gasolina, e apesar de muita gente dizer que não é necessário, mandaria fazer uma limpeza e verificação na equalização nos bicos e descarbonização dá tbi dele. Então feito isso partiria para a parte de suspensão e frenagem do carro, que imagino ser menos extensa no que tange a troca de peças por novas, isso me baseando pelo que andei no carro.
Mas uma coisa que tenho quase certeza que vai custar uma boa grana, ainda mais me baseando no que o Malagoli disse é o sistema de ventilação e ar condicionado, e acredito que isso que vai ser o maior entrave, porque a maioria das operações acima eu sei fazer (exceto a troca de correia desse carro, mas já fiz nos APs, imagino que seja um pouco mais complexo, mas dando uma boa estudada sobre consigo fazer) o que me economiza uma boa grana com mão de obra, mas aparte de elétrica e refrigeração é uma coisa meio obscura pra mim, então teria que mandar fazer..
Mas baseado no que você e o Malagoli disseram eu descartei esse GSi, vai vir muito dor de cabeça e gastos por aí.
Mas obrigado pela ajuda!

fcmarques01
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Vectra GSI

por fcmarques01 » 22 Abr 2017, 23:07

Olá pessoal,

Estou querendo adquirir um Vectra GSI, e gostaria de recomendações, bem como indicação de algum para eu comprar. Obrigado.

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Ju_Bueno
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Duvida na Manutenção do GSI

por Ju_Bueno » 24 Abr 2017, 11:07

Fernando, trouxe sua postagem pra este tópico que é exatamente o que vc procura. Só ler as postagens acima :88:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

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