O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra AMotor não pega / dificuldade na partida

57 mensagens
pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor não pega / dificuldade na partida

por pranloose » 22 Mar 2018, 10:51

Pessoal, comprei um Sensor de Rotação da MTE-Thomson, a pergunta que faço a vocês é: este sensor é bom ou melhor trocar pelo Bosch? Pois tenho receio do carro não aceitar legal este da MTE. Alguem sabe informar se o carro pode reclamar não sendo Bosch? rs

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor não pega / dificuldade na partida

por Almeidão » 22 Mar 2018, 13:35

pranloose escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, comprei um Sensor de Rotação da MTE-Thomson, a pergunta que faço a vocês é: este sensor é bom ou melhor trocar pelo Bosch? Pois tenho receio do carro não aceitar legal este da MTE. Alguem sabe informar se o carro pode reclamar não sendo Bosch? rs


Este sensor é algo bem comum, acho que MTE seja bom, embora se você tiver como trocar por um Bosch, eu neste caso prefiro o Bosch. Muito cuidado ao colocar ele, o parafuso que o prende não pode arrochar não, é só encostar para não ferir a peça por dentro.
Imagem

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor não pega / dificuldade na partida

por pranloose » 22 Mar 2018, 14:16

A legal...perguntei isso, pois li em algum forum por ai que algumas peças o vectra é meio "enjoado". Este serviço Almeidão, não irei fazer, vou pedir para um mecanico e avisa-lo sobre apertar pouco. Colocar esse Sensor não tenho coragem de fazer, rs. Uns dizem que tem tirar coletor, passar por trás de correia...Então, neste não me arrisco. Valeu

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor não pega / dificuldade na partida

por Almeidão » 23 Mar 2018, 09:23

Sim, é um serviço enjoado, precisa passar ela na frente do motor por dentro e dando volta na proteção da correia dentada para evitar o excesso de calor. Sim, umas peças o Vectra é enjoado tipo Lambda se não for Bosch costuma dar um trabalho da nado, interessante que pra mim a Lambda MTE não é ruim, apesar que eu uso Bosch.
Sobre o parafuso do sensor, ele entra em um local que é plastico se forçar muito ele empurra o sensor pra dentro além do que poderia ir, ai ele pega a ponta na roda fônica e o carro não funciona, se puder pedir ao mecânico a usar trava rosca, bem pouco no parafuso e encostar ele com a mão dando o máximo de aperto com ela, ficaria perfeito.
Imagem

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor não pega / dificuldade na partida

por pranloose » 27 Mar 2018, 21:54

Boa noite. Só para dar um retorno, troquei tanto rele da bomba(Marca DNI) e o sensor de rotação(consegui trocar meu MTE pelo Bosch). Ja faz 4 dias e toda vez que liguei o carro, ele pegou. Tomare que realmente funcionou. Mais para a frente vou trocar a bomba de combustivel por preventiva, pois eu não sei quanto tempo ela tem no carro.
Valeu

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor não pega / dificuldade na partida

por Almeidão » 28 Mar 2018, 07:58

Com certeza o problema foi resolvido. Sobre troca a bomba, eu já comentei por ai que acho que uma boma desta sendo trocada a cada 5 anos se o carro funcionar direto, é lucro, e evitará quebrar e ficar a pé em um local péssimo e qualquer local longe da sua casa é péssimo. Comigo já estragou duas e não queimaram, ela simplesmente folgou o eixo com muito tempo de uso e o rotor parou de girar, ou seja a bomba funcionava o eixo girava, mas o rotor preso na ponta dele não e este é o defeito por usar muito tempo, desgaste natural. Bem as duas que estragaram comigo eu troquei na estrada mesmo porque eu sempre tenho uma de reserva no carro.

Ótima ideia esta sua de trocar a bomba, e a boa também é Bosch.
Imagem

Genkisama
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 07 Set 2016, 14:47
Nome Completo: anderson santos santana
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Motor não pega / dificuldade na partida

por Genkisama » 28 Mar 2018, 11:45

felipeelger escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite. Meu vectra A esta com seguinte sintoma:
Normalmente depois de quente quando viro a chave a luz da injeção nem ascende e entao ele n pega, virando varias vezes a chave e desligando acaba ascendendo a luz da injeção normalmente, dou partida e pega na hora, e apaga a luz normalmente.
Alguem ja teve o mesmo problema?

Aqui, no vectra B, era a bomba que tava ruim. só fui descobrir isso após ela parar de vez. troquei-a por uma nova e agora o carro pega de primeira. OBS: o carro só pegava na 2° e 3° tentativas e piorava quando quente.

Genkisama
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 07 Set 2016, 14:47
Nome Completo: anderson santos santana
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Motor não pega / dificuldade na partida

por Genkisama » 28 Mar 2018, 11:49

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Com certeza o problema foi resolvido. Sobre troca a bomba, eu já comentei por ai que acho que uma boma desta sendo trocada a cada 5 anos se o carro funcionar direto, é lucro, e evitará quebrar e ficar a pé em um local péssimo e qualquer local longe da sua casa é péssimo. Comigo já estragou duas e não queimaram, ela simplesmente folgou o eixo com muito tempo de uso e o rotor parou de girar, ou seja a bomba funcionava o eixo girava, mas o rotor preso na ponta dele não e este é o defeito por usar muito tempo, desgaste natural. Bem as duas que estragaram comigo eu troquei na estrada mesmo porque eu sempre tenho uma de reserva no carro.

Ótima ideia esta sua de trocar a bomba, e a boa também é Bosch.

Excelente dica, almeidão, vou fazer o mesmo. A proposito, qual ferramenta tu usa para tirar as mangueira super chatas, porque aquela abraçadeira.......

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor não pega / dificuldade na partida

por pranloose » 28 Mar 2018, 12:31

Obrigado Ai...A respeito de pegar, o meu sempre pegou de primeira, mesmo com os problemas antes de não pegar...Solucionei rele e sensor, e pega sempre de primeira...Meu carro nunca falhou quando ele pega. Só vou mais para frente trocar a bomba por preventiva. Pois é Almeidão, tive 2 kadetts e os dois deu problema na bomba em lugares ruins...rs.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor não pega / dificuldade na partida

por Almeidão » 28 Mar 2018, 13:43

Genkisama, o sei já é um Vectra B, se usa a bomba original ainda ela é uma grandona e usa as mangueiras de borracha. Estas abraçadeiras não saem, só cortando mesmo se for ainda original, melhor opção é usar uma bomba pequena do carro mais novo e usar as mangueiras corrugadas plásticas, são muito boas porem se tirar fora tem que trocar outra vez, elas não vedam mais depois que tirar e as vezes é ruim de colocar, mas com calma e colocando a ponta da mangueira em água fervendo ela vai se ajustando para entrar, nada de colocar fogo para ela amolecer, ai é loucura. Esta mangueira depois que tiver no local, pode usar uma abraçadeira simples e apertar com chave e nem apertar muito porque ela sem abraçadeira já aguenta. Depois regular a bomba para ficar no fundo, isto é feito na colocação do copo onde ela está, assim eu fiz no meu e não uso outra mangueira a não ser esta. Bomba, é a bosch

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... rugada-_JM
Imagem

Genkisama
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 07 Set 2016, 14:47
Nome Completo: anderson santos santana
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Motor não pega / dificuldade na partida

por Genkisama » 29 Mar 2018, 10:14

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Genkisama, o sei já é um Vectra B, se usa a bomba original ainda ela é uma grandona e usa as mangueiras de borracha. Estas abraçadeiras não saem, só cortando mesmo se for ainda original, melhor opção é usar uma bomba pequena do carro mais novo e usar as mangueiras corrugadas plásticas, são muito boas porem se tirar fora tem que trocar outra vez, elas não vedam mais depois que tirar e as vezes é ruim de colocar, mas com calma e colocando a ponta da mangueira em água fervendo ela vai se ajustando para entrar, nada de colocar fogo para ela amolecer, ai é loucura. Esta mangueira depois que tiver no local, pode usar uma abraçadeira simples e apertar com chave e nem apertar muito porque ela sem abraçadeira já aguenta. Depois regular a bomba para ficar no fundo, isto é feito na colocação do copo onde ela está, assim eu fiz no meu e não uso outra mangueira a não ser esta. Bomba, é a bosch

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... rugada-_JM

Obrigado, Almeidão.

Walbergms
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 23 Dez 2015, 08:25
Nome Completo: Walber Silva
Cidade: Itabira
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor não pega / dificuldade na partida

por Walbergms » 29 Jan 2019, 06:09

Walbergms escreveu:Pessoal, bom dia.
Preciso de ajuda.

Meu carro está com dificuldade de pegar de manhã, ou quando fica muito tempo parado. Tenho que dar na chave umas quatro vezes, e insistir pra pegar.
Fora a carniça de gasolina que fica na garagem...

Já olhei aterramento dos sensores, tensão 5 volts dos sensores, bomba, pressão, vazamento de combustível, bobina, velas, cabos, rotor e tampa...

Medi a resistência e tensão do sensor de temperatura da água com o carro frio, e estão de acordo com o datasheet do sensor.

Já aconteceu algo parecido com algum de vocês???



Abraços


Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Bom dia pessoal

Complementando o tópico...
Troquei o sensor de rotação do motor por um original GM(BOSCH). O defeito permanece.

Ontem removi o borbulhador (Acho que é isso mesmo, fica antes da entrada de combustível pro motor, lá no cofre, uma peça redonda com dois niples) vi que não saiu combustível nenhum. Até onde eu sei, o sistema fica pressurizado mesmo depois de desligado. (Me corrijam se eu estiver errado). Vou atacar a bomba hoje...

Também troquei a central da injeção, sem sucesso.



A saga continua, sugestões são bem vindas.


Best Regards

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Motor não pega / dificuldade na partida

por danrmp » 29 Jan 2019, 07:51

Faça o seguinte teste: ligue a bomba manualmente (fornecendo 12V diretamente ou pelo rele) antes de ligar a chave por alguns segundos, em seguida tente a partida.

Se pegar de cara, aí vc vê se a linha está ficando vazia ou se está faltando comando para ligar a bomba.

Walbergms
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 23 Dez 2015, 08:25
Nome Completo: Walber Silva
Cidade: Itabira
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor não pega / dificuldade na partida

por Walbergms » 29 Jan 2019, 08:04

danrmp escreveu:Faça o seguinte teste: ligue a bomba manualmente (fornecendo 12V diretamente ou pelo rele) antes de ligar a chave por alguns segundos, em seguida tente a partida.

Se pegar de cara, aí vc vê se a linha está ficando vazia ou se está faltando comando para ligar a bomba.
Boa chefe.

Vou fazer isso antes de desmontar (que é bem trabalhoso)

Aproveitar que o acabamento do pé do carona já está tudo desmontado e faço a treta ali perto do relé duplo.

Posto aqui assim que eu mexer.


Best Regrards

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk

lucasbighi23
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 13 Dez 2018, 12:43
Nome Completo: Lucas Marques Bighi
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995
Idade: 28

Motor não pega / dificuldade na partida

por lucasbighi23 » 31 Jan 2019, 09:55

Acompanhando

Walbergms
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 23 Dez 2015, 08:25
Nome Completo: Walber Silva
Cidade: Itabira
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor não pega / dificuldade na partida

por Walbergms » 15 Fev 2019, 18:18

Fala galera.

Depois de um tempo testando, Agora posso postar.
Montei um circuito eletrônico pra pressurizar a linha de gasolina toda vez que eu viro o primeiro estágio da chave. A bomba funciona por até sete segundos antes da partida.

Não sei por que cargas d'água, minha bomba não retém a pressão.

Eu comprei o refil de vazão maior, indicado no tópico de peças que servem no nosso Vectra. Acredito que ele não tenha válvula de retenção. (Suposição)

Não tem nenhum vazamento pro lado de dentro do tanque.

Agora é virar a chave e pegar.
Só alegria.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor não pega / dificuldade na partida

por chirola » 16 Fev 2019, 20:13

Walbergms escreveu:Fuente del Mensaje Fala galera.

Depois de um tempo testando, Agora posso postar.
Montei um circuito eletrônico pra pressurizar a linha de gasolina toda vez que eu viro o primeiro estágio da chave. A bomba funciona por até sete segundos antes da partida.

Não sei por que cargas d'água, minha bomba não retém a pressão.

Eu comprei o refil de vazão maior, indicado no tópico de peças que servem no nosso Vectra. Acredito que ele não tenha válvula de retenção. (Suposição)

Não tem nenhum vazamento pro lado de dentro do tanque.

Agora é virar a chave e pegar.
Só alegria.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk

a bomba nao retem a preçao, tudo carro e asim pode ate reter por um tempo curto mais nao e anormal ela nao reter a preçao
, entre 5 a 7 segundos e o tempo que demora o meu caro em desligar as luses de abs e controle de traçao entao como tenho costume de esperar desligar as luses antes de dar partida nao tenho problema

ColliBitter
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Jun 2019, 20:05
Nome Completo: Valdecir Colli Bittencourt
Cidade: Tio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 55

Motor não pega / dificuldade na partida

por ColliBitter » 18 Jun 2019, 20:16

Boa Noite Amigos, estou um Grande problema com meu Vectra 1997, tinha dado uma pane eletrica, mais foi trocado tudo... so que agora quando eu vou ligar o carro, o Motor de arranque dar a partida mais não esta dando centelha no motor, ja fiz de tudo, já mandei ate ver o Modulo, o rapaz me cobrou 250,00 reais mais não funcionou, alguém tem alguma ideia de que pode ser esse defeito, como resolver esse tipo de defeito, não vai centelha para o Motor ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor não pega / dificuldade na partida

por Almeidão » 19 Jun 2019, 09:50

ColliBitter escreveu:Fuente del Mensaje Boa Noite Amigos, estou um Grande problema com meu Vectra 1997, tinha dado uma pane eletrica, mais foi trocado tudo... so que agora quando eu vou ligar o carro, o Motor de arranque dar a partida mais não esta dando centelha no motor, ja fiz de tudo, já mandei ate ver o Modulo, o rapaz me cobrou 250,00 reais mais não funcionou, alguém tem alguma ideia de que pode ser esse defeito, como resolver esse tipo de defeito, não vai centelha para o Motor ?


A centelha vem da bobina pra vela e antes disto ela é liberada pelo sensor de rotação. Se tudo isto está normal, pode ser um problema elétrico como fusível queimado, comutador ou fios cortados.
Imagem

santiliano
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Set 2020, 10:15
Nome Completo: Gabriel Santiliano
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 29

Carro difícil pra pegar (2.0 8v 97)

por santiliano » 25 Mar 2021, 16:17

Olá pessoal! Novamente venho aqui pedir a ajuda de vocês.

Sempre que ligo o carro com o motor frio, ele pega com dificuldade e as vezes só pega na segunda tentativa.
Mas depois de ligado, o carro funciona perfeitamente, mesmo se eu desligar ele e ligar de novo na hora.
Ele não falha nada e o desempenho está normal. Mas se deixo parado por algumas horas e tento ligar, já ocorre novamente.

Nesse vídeo aqui, o carro pega de primeira mas com dificuldade, joga o giro lá em cima e depois vai abaixando devagar:
https://www.youtube.com/watch?v=o_uj1i6CXT8

Esse aqui foi em outro dia, que só pegou na segunda tentativa:
https://www.youtube.com/watch?v=QWsRXN5qRb0

Antes do problema, a única coisa que fiz foi trocar a abraçadeira da mangueira de combustível que vai na flauta.
A mangueira estava bem esmagada pela abraçadeira, e parecia estar muito perto de rasgar.
Já tive vazamento nessa região da mangueira por estar folgado, portanto resolvi acertar de uma forma melhor.
Comprei uma abraçadeira nova, cortei a ponta da mangueira que estava esmagada, e apertei novamente.
Ficou bem fixo, mas depois que fiz isso reparei o problema na hora de ligar o carro, não sei se tem relação.
Isso foi feito já tem pelo menos 2 meses, já verifiquei se tinha vazamento ali não tem, está realmente muito bem preso.

Também já limpei o TBI com CAR80 e usei um frasco de STP Ultra, mas continuou do mesmo jeito.

Mais recentemente descobri que a mangueira do respiro de óleo, que sai da tampa de válvulas e entra na admissão de ar, estava rompida na região da abraçadeira:

Imagem

Isso devia estar assim a um bom tempo, pois estava rasgado por baixo, difícil de perceber.
Foi um saco encontrar essa mangueira pra vender a pronta entrega, mas consegui e já acertei a mais ou menos um mês.

Mesmo assim continuou o problema na hora de ligar, e já acabaram minhas ideias, por isso peço ajuda de vocês.


*Tentei achar um tópico já aberto, mas não vi nenhum em que este problema se encaixasse. Tem um sobre problema ao ligar o carro, mas os relatos são referentes a problemas mais graves que impedem o funcionamento do mesmo. Se tiver, peço desculpas e podem mover o tópico. Obrigado!

57 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 101 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 09:15