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Vectra AMotor não pega / dificuldade na partida

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alexxandre costaa
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Carro difícil pra pegar (2.0 8v 97)

por alexxandre costaa » 25 Mar 2021, 17:41

Da uma olhada no regulador de pressão.. Pode ser ele o problema ok

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chirola
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Carro difícil pra pegar (2.0 8v 97)

por chirola » 25 Mar 2021, 21:44

cara o da mangueira que vc arrumo nao esta relacionado foi casualidade , pelo que vejo no video o carro pega na hora que pega o giro cai e se vc nao acelera acaba morrendo .
faz cuanto tempo / kilometros foi trocadas as velas do carro ?

Almeidão
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Carro difícil pra pegar (2.0 8v 97)

por Almeidão » 26 Mar 2021, 08:04

É amigo, você precisa dar uma geral nele e esta limpeza com Car 80 se você não desmontou a TBI, com certeza continua na mesma. Ou seja o Car 80 é bom desmontando tudo, mas ai desmontando tudo Óleo de freio, querosene, gasolina e óleo diesel faz o mesmo serviço. Se você limpou da forma magica que informam que limpa sem desmontar, podes ter certeza que a possibilidade de piorar é grande. Tem vários pontos a serem verificados, mas o essencial agora é o regulador de pressão e o atuador da marcha lenta.
Regulador de pressão, compre um seringa de 30 ML, coloque ela na mangueirinha do regulador de pressão e esta mangueirinha deve ser boa sem fuga de ar, puxe a seringa e solte para ver se ala volta, se nçao voltar o problema é ele, se voltar mostrando que ele esteja bom ai você vai para o atuador de marcha lenta, tire ele fora e limpe ele bem, ele tem uma lamina de aço que se move girando e você pode mover ele com um objeto e limpar bem com querosene ou WD 40 ou óleo de freio etc usando um pincel e depois complete limpando ele com água e monte no local.

Pode ser que ele tenha outro problema, mas primeiro de tudo isto ai, e a relação de problemas que faz isto no carro é muita, pode ser sujeira no filtro, no pre filtro da bomba, na própria bomba, na mangueira que conecta a bomba, sensor de rotação indo pro saco, sensor de temperatura da agua e algo mais que esqueci no momento e é bom saber que todas as tomadas dos sensores tipo tomadas dos bicos as vezes precisam ser retiradas e jogar um WD 40, isto em todas, no sensor map, sensor de posicionador da borboleta, sensor de temperatura, bobinas, ou seja onde tiver tomadas no motor.

Veja como testar o regulador de pressão;

https://www.youtube.com/watch?v=K1v_fwA ... e=youtu.be
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chirola
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Carro difícil pra pegar (2.0 8v 97)

por chirola » 26 Mar 2021, 15:02

continuo a lista kkakakakak
bico sujo cabo de vela ruim , peneira da bomba suja ,bobuna cansada etc , ate a bateria no fim da vida util pode dar a falha
atuador de lenta funciona porque o carro sobe o giro e depois de pegar mantem a lenta estavel .
regulador de preçao de gasolina geralmente da exesso e sentiria o cheiro de gasolina saindo pela descarga
sinal de rotaçao tem porque mantem a lenta
tbi sujo, geralmente a lenta fica meio acelerada
eu checaria primeiro as velas pela cor delas pode identificar se o carro esta com problema de alimentaçao ou se falha a igniçao em algum cilindro .
nao mistura a posiçao das velas para saber cual é de cada cilindro , bobina geralmente falha em dois cilindros entao duas velas teriam cor diferente se so uma falha pode ser cabo ou a mesma vela .
asim achei o problema que tinha meu carro a pouco tempo troque os tuchos e depois diso o carro falhaba ate estouro na descarga tinha , consulte o mexanicuzinho que troco os tuchos e ele comento que poderia ser ate valvula queimada ou vedando mal chegando em casa tire as velas e na hora achei ele coloco o ponto da correia pelo pms e tiro a vela doprimeiro cilindro e deve ter caido no chao o eletrodo dela estaba fechado , trocando as velas o carro fico 100%
agora semana santa vou viajar e vou dar uma checada no carro ..... para ver se tem o pendrive que eu gosto esta no carro ou em casa :)
conselho nao sai trocando pças sem antes testar elas asim nao gasta a toa

santiliano
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Carro difícil pra pegar (2.0 8v 97)

por santiliano » 26 Mar 2021, 17:08

Boa tarde! Obrigado a todos.

O problema é apenas na hora de ligar o carro mesmo, depois funciona normal.
A lenta funciona normal, fica estabilizado um pouco abaixo de 1000 rpm.
O desempenho também está bom, não notei diferença de antes do problema começar.
A única diferença é o consumo que aumentou um pouco, da ultima vez que medi estava fazendo em torno de 6km/l.

Dei uma pesquisada em todos os pontos que falaram, o que mais me chamou atenção foi o regulador de pressão.
Como é um teste rápido, resolvi fazer hoje aqui no trabalho mesmo, e já descobri um problema:

Imagem

Este mangueirinha é a que vai do regulador de pressão até a TBI, e está neste estado aí.
Não está prendendo direito, nem deu pra fazer o teste do regulador pois a mangueira não segurava o vácuo.
Agora é mais uma saga pra encontrar essa mangueira.. rs

Já aproveitei e dei uma olhada no atuador de marcha lenta por fora mesmo, e vi essa rachadura.

Imagem

Agora estou com medo de tirar e quebrar de vez, vou tentar ver a questão do regulador primeiro.

Novamente obrigado, assim que conseguir testar volto aqui para atualizar o tópico.

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chirola
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Carro difícil pra pegar (2.0 8v 97)

por chirola » 27 Mar 2021, 00:59

santiliano escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde! Obrigado a todos.

O problema é apenas na hora de ligar o carro mesmo, depois funciona normal.
A lenta funciona normal, fica estabilizado um pouco abaixo de 1000 rpm.
O desempenho também está bom, não notei diferença de antes do problema começar.
A única diferença é o consumo que aumentou um pouco, da ultima vez que medi estava fazendo em torno de 6km/l.

Dei uma pesquisada em todos os pontos que falaram, o que mais me chamou atenção foi o regulador de pressão.
Como é um teste rápido, resolvi fazer hoje aqui no trabalho mesmo, e já descobri um problema:

Imagem

Este mangueirinha é a que vai do regulador de pressão até a TBI, e está neste estado aí.
Não está prendendo direito, nem deu pra fazer o teste do regulador pois a mangueira não segurava o vácuo.
Agora é mais uma saga pra encontrar essa mangueira.. rs

Já aproveitei e dei uma olhada no atuador de marcha lenta por fora mesmo, e vi essa rachadura.

Imagem

Agora estou com medo de tirar e quebrar de vez, vou tentar ver a questão do regulador primeiro.

Novamente obrigado, assim que conseguir testar volto aqui para atualizar o tópico.

A mangueira do regulador não presida ser igual VC pode trocar só as pontas de borracha e aproveitar o caminho plastico e colocado só as pontas pode colocar mangueira de esguicho de agua que acha em qualquer autopeças só tem que entrar justa no caminho plastico e no bico da dosadora , o atuador aquele rachado não afeta o funcionamento dele o meu ta rachado também mais a lenta do seu carro é estável então eu descartaria defeito nele .
Troca as mangueirinhas que fale e faz o teste acredito que resolva o problema do regulador

Almeidão
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Carro difícil pra pegar (2.0 8v 97)

por Almeidão » 27 Mar 2021, 13:07

Como o Chirola disse, esta mangueira pode ser até mesmo a mangueira que joga água par o para brisas, pode ser uma transparente etc. Detalhe ela não atrapalha o funcionamento do carro, a unica função desta mangueira é aliviar a bomba em descidas engrenado onde os bicos desligam. Sim, elas precisam está sempre perfeita e deve ser vigiada sempre e uma vez que se tira ela fora já é motivo para trocar la, sem contar que ela frouxa faz com o que o carro já tenha uma entrada de ar falsa. Outra mangueira a ser verificada e inclusive a peça que é a válvula depuradora do canister que no carro 8V entra embaixo da entrada da TBI. Esta válvula deve ser verificada com a boca mesmo puxando pelo lado da saída pra ver se está vedando 100%.
Sobre o atuador de =marcha lenta, está rachado por que apertaram demais, pode tirar sem medo que dará para limpar como eu comentei e ao colocar coloque graxa nos dois lados da junta e coloque ele sem muito aperto usando uma junta nova que parece um 8. Ali tem conserto mas é preciso habilidade com ferro se solda e usando uma tela de inox fina, colocando um pedaço de tela e pressionando o ferro quente onde ela penetrara e fixará com segurança, mas quem não tem esta habilidade o serviço alem de mal feito fica muito feio.

A tela que comento é esta ai do link, recente eu consertei um e ficou bom e lembro que cola ali não resolve

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... gJZFPD_BwE
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santiliano
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Motor não pega / dificuldade na partida

por santiliano » 09 Abr 2021, 16:48

Boa tarde!

Obrigado pela dica da mangueira de agua do para-brisa, realmente encaixa perfeitamente!

Imagem

E pra minha surpresa, a mangueira era pelo visto o que estava causando o problema, só troquei ela e resolveu.
Troquei no inicio da semana, rodei com o carro todos os dias, e não deu mais nenhuma vez a dificuldade pra ligar.
Por mais que não parecesse ter relação, resolveu, vai entender. ¯\_(ツ)_/¯

Também fiz o teste do regulador de pressão, usando a seringa:

https://www.youtube.com/watch?v=ooCL1GmkNQ4

Segundo o vídeo que ensina a fazer o teste, deveria voltar bem rápido e até o final, sem ficar ar dentro.
Até volta rápido, mas fica com um pouco de ar na ponta. O diafragma do regulador deve estar furado mesmo.
Quando der compro um novo, vi que um da Bosch custa em torno de R$130, não achei muito caro.

Só mais uma coisa, descobri outro problema (só futucar que aparece kkkk):

Imagem

Os bicos estão vazando gasolina, queria dica de vocês sobre qual marca de reparo comprar, e se consigo fazer isso em casa de boa.

Novamente obrigado pela ajuda.

Almeidão
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Motor não pega / dificuldade na partida

por Almeidão » 09 Abr 2021, 19:11

santiliano escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde!

Obrigado pela dica da mangueira de agua do para-brisa, realmente encaixa perfeitamente!

Imagem

E pra minha surpresa, a mangueira era pelo visto o que estava causando o problema, só troquei ela e resolveu.
Troquei no inicio da semana, rodei com o carro todos os dias, e não deu mais nenhuma vez a dificuldade pra ligar.
Por mais que não parecesse ter relação, resolveu, vai entender. ¯\_(ツ)_/¯

Também fiz o teste do regulador de pressão, usando a seringa:

https://www.youtube.com/watch?v=ooCL1GmkNQ4

Segundo o vídeo que ensina a fazer o teste, deveria voltar bem rápido e até o final, sem ficar ar dentro.
Até volta rápido, mas fica com um pouco de ar na ponta. O diafragma do regulador deve estar furado mesmo.
Quando der compro um novo, vi que um da Bosch custa em torno de R$130, não achei muito caro.

Só mais uma coisa, descobri outro problema (só futucar que aparece kkkk):

Imagem

Os bicos estão vazando gasolina, queria dica de vocês sobre qual marca de reparo comprar, e se consigo fazer isso em casa de boa.

Novamente obrigado pela ajuda.


O regulador aparentemente está bom, ele não precisa voltar rápido, no meu video a seringa era velha. Estes bicos vazando sim é o problema e grande porem fácil de acertar. O reparo qualquer um é bom, são anéis de silicone, é fácil de fazer mais precisa tirar a flauta fora. Com ela nas mãos você afasta as travas dos bicos para um lado e puxa ele fora. Coloca os anéis de silicone novos nos dois lados, molha o lado que entra na flauta com óleo de freio, empurra ele ali dentro e puxe a trava e confirma se travou corretamente os 4. No coletor de admissão onde entram os bicos com os anéis de silicone eu diria que você poderia usar uns com cotonetes embebido com gasolina ou querosene e limpa ali no início dos orifícios e em seguida pode mentar tudo.
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santiliano
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Motor não pega / dificuldade na partida

por santiliano » 15 Abr 2021, 10:37

Bom dia!

Comprei o reparo pra fazer a troca em casa mesmo, mas no fim decidi levar num mecânico, estava preocupado de pegar fogo esse trem, como estou sem tempo pra mexer queria resolver logo. Como o carro ainda ficou com a economia péssima (5~6 por litro na cidade sem ar), decidi já fazer uma manutenção, pq desde que comprei ele a uns 6 meses atrás não tinha feito.

O cara fez uma limpeza e teste dos bicos, tbi, trocou as velas/cabos (marca NGK) e os reparos dos bicos.
Já aproveitei e troquei os 4 coxins do motor (Axios) e a tampa de válvulas (Original GM).
No fim tomei uma facada que vai doer por um ano.

Ainda não testei a economia, mas o maldito do problema pra ligar voltou. :13: :57: :29:

Vou largar lá de novo o carro pro cara olhar de hoje pra amanhã.
Ele me falou que pode ser o atuador, mas já achei estranho e perdi um pouco da confiança, pq a lenta ta estável.
Vou ver o que ele vai falar amanhã e qualquer coisa levar em outro mecânico.
Infelizmente não to com tempo pra mexer eu mesmo no carro, trabalho e faculdade ta tenso.

Conversando com outro mecânico, ele disse que pode ser um bico gotejando, por isso o carro tem que ficar algumas horas parado pra dar o problema e depois funciona normal. Ele disse que se um bico tiver esse problema, o excesso de combustível que fica acumulado pode causar o problema na hora de ligar o carro. Mas quando questionei o mecânico que fez o serviço sobre isso, e ele disse que limpou e testou os bicos na maquina, e que não deu nenhum problema.

Enfim, vou atualizando aqui quando descobrir algo, na esperança de ajudar alguém futuramente.

Obrigado novamente a todos!

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Motor não pega / dificuldade na partida

por Arquiteto » 24 Abr 2021, 11:55

tem outras possibilidade q talvez vc não tenha tentado para adificuldade de pegar ...

sensor de temperatura da injeção ...

pressão da bomba de gasolina

santiliano
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Motor não pega / dificuldade na partida

por santiliano » 24 Jan 2022, 21:41

Só pra deixar registrado, depois que troquei aquela mangueirinha que vai do regulador de pressão até a TBI, o problema parou completamente.
E não pode ser a de limpador de para brisas, pois quando o carro esquenta, ela fica mole e a pressão faz com que ela dobre e feche.

Acabei trocando por uma mangueira de um material bem mais duro (acho que é nylon), e depois disso o carro nunca mais falhou na partida.

Não sei se foi isso mesmo ou é apenas coincidência, mas realmente a única coisa que fiz foi trocar essa mangueira, e está funcionando perfeitamente tem quase um ano.. rs

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Motor não pega / dificuldade na partida

por Almeidão » 25 Jan 2022, 08:27

Eu pra ser sincero, não acredito que esta mangueira faria o carro ficar ruim de pegar, ficaria ruim se o regulador de pressão tivesse ruim, mas se voce diz que melhorou ao colocar então é o que importa.
Sobre a mangueira de limpar parabrisas, vamos esclarecer, ali se usa uma mangueira plástica preta e nas pontas desta mangueira plástica preta, usam se a mangueira tipo limpador de para brisas. Não se usa uma mangueira inteira neste local nem borracha e nem silicone.
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por chirola » 25 Jan 2022, 14:55

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje ali se usa uma mangueira plástica preta e nas pontas desta mangueira plástica preta,

pela cuantidade de estrelinhas que tem seu usuario eu acredito kakakakakakkaka
brincadeiras aparte é real as pontas sao de borracha e é como um caninho plastico , todas as mangueiras de vacuo que vao no coletor de admicao sao asim um caninho plstico com as pontas ligadas em uma mangueira de borracha so para encaixar e vedar bem

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por Almeidão » 25 Jan 2022, 16:00

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje ali se usa uma mangueira plástica preta e nas pontas desta mangueira plástica preta,

pela cuantidade de estrelinhas que tem seu usuario eu acredito kakakakakakkaka
brincadeiras aparte é real as pontas sao de borracha e é como um caninho plastico , todas as mangueiras de vacuo que vao no coletor de admicao sao asim um caninho plstico com as pontas ligadas em uma mangueira de borracha so para encaixar e vedar bem


kakka, nunca tinha contado as estrelas. Não quer dizer que sendo de borracha inteira daria ruim, mas sendo um cano rigido evita encostar no metal e assim dissipa melhor a temperatura e a durabilidade do tubo.
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por santiliano » 25 Jan 2022, 17:58

O original que estava no carro era assim mesmo, é de plástico no meio e nas pontas de borracha.

Tem até pra vender original pra quem precisar:

https://www.acciolygm.com.br/mangueira- ... 997-a-2004

Olhei lá e o que coloquei no meu foi um tubinho de nylon mesmo, paguei uns 5 reais no pedaço.
Deu certinho, ficou bem vedado e é um material muito resistente.

Com relação a isso ter resolvido o problema, como almeidão disse é estranho e improvável, deve ter sido coincidência.

Meu problema acredito que tinha haver com perda de pressão no sistema de combustível.
Ele ia perdendo a pressão quando ficava parado, e quanto tentava ligar ele não pegava de primeira.

O que lembro te ter feito antes de mexer nesse tubo, foi fuçar no regulador de pressão e apertar as abraçadeiras de todas as mangueiras de combustível que ví, além de trocar cabos de vela, velas e limpeza de bicos, que estava precisando mesmo, mas mesmo assim o problema continuou.

Depois que fiz a troca do tubo pela mangueira de limpador, ficou uns dias sem aparecer o problema.
Depois voltou a ficar ruim de ligar, fui olhar a mangueira e ela tinha derretido.
Fiquei rodando assim uns dias até conseguir achar o tubo de nylon que está no lugar até hoje.

O louco é que depois de trocar este tubo, simplesmente no outro dia já não deu mais problema, e está assim até hoje.
E era um problema que estava acontecendo todos os dias as meses, que se resolveu do nada, o que é ainda mais estranho,
Pelo visto mecânica não é uma ciência exata.. que nem Ti.. hehehe

Mas esse problema serviu pra aprender bastante coisa sobre o carro, obrigado pela ajuda de todos.

Almeidão
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por Almeidão » 26 Jan 2022, 08:34

Dando uma geral ali pra trás, eu posso dizer que um bico gotejando não afeta muito ao ligar o carro, eu digo um, mas 2 ou 3 bicos já afeta muito portanto meio dificil mesmo de ser bicos mas deves ficar atento pra ver se parou mesmo. Eu não percebi se voce trocou o sensor de rotação eu diria que poderia ser ele o problema, as vezes ele começa assim esporádico, para, volta e vai até zerar e não pegar mais, outra opção seria entrada de ar no sistema de alimentação, sujeira no pre filtro e filtro ou até mesmo problema na valvula de retorno da bomba.

Ficar atento em especial com o sensor de retoção, eu já vi casos de colocar a mão nele em cima e balançar um pouco e o carro não ligar mais e mexer de novo e voltar a funcionar e assim ir até ficar a pé. Quando deixamos ele quieto funciona bem, mas quando muito velho e for mexido e é preciso mexer nele ao mexer em correias ou outras coisas ali perto, as vezes dá ruim.
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