O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra A[VECTRA A] Revisão no motor? Quando fazer?

6 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
funari97
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Jun 2020, 08:47
Nome Completo: Diogo Funari Di Lucia
Cidade: Pelotas
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995
Idade: 27

[VECTRA A] Revisão no motor? Quando fazer?

por funari97 » 28 Dez 2020, 09:56

Bom dia pessoal. Meu Vectra A 1995 está beirando os 250 mil km rodados. Estou com ele há uns 7 meses e de lá pra cá já mexi em muita coisa com manutenção. Fiz a preventiva, claro, como troca de óleo, filtros, aditivo, correia dentada, freios e etc. Além de resolver vários B.Os que aparecem no meio do caminho. Vazamento de óleo, pinça de freio, suspensão dianteira, elétrica, injeção e etc.

Como ele já tem uma quilometragem relativamente alta e devido a esse histórico problemático devido à falta de manutenção do antigo dono, queria pedir ajuda de vocês para me orientarem sobre uma possível revisão no motor, para evitar problemas maiores. Como sou meio leigo no assunto, não sei exatamente quais são todas as ''etapas'' de uma revisão no motor ou como solicitar isso pro mecânico sem que ele já queira me embutir um monte de coisa...

O que vocês recomendam que eu faça? O que é bom revisar e o que é bom deixar quieto?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA A] Revisão no motor? Quando fazer?

por Ju_Bueno » 28 Dez 2020, 15:20

Algo que pode ser feito é abrir o cárter e verificar a existência ou não de algumas folgas, borra... O Almeidão costuma dizer que um cabeçote já pode ser aberto com cerca de 100 mil quilômetros para trocar retentores das válvulas e dar uma geral.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA A] Revisão no motor? Quando fazer?

por chirola » 28 Dez 2020, 19:15

funari97 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal. Meu Vectra A 1995 está beirando os 250 mil km rodados. Estou com ele há uns 7 meses e de lá pra cá já mexi em muita coisa com manutenção. Fiz a preventiva, claro, como troca de óleo, filtros, aditivo, correia dentada, freios e etc. Além de resolver vários B.Os que aparecem no meio do caminho. Vazamento de óleo, pinça de freio, suspensão dianteira, elétrica, injeção e etc.

Como ele já tem uma quilometragem relativamente alta e devido a esse histórico problemático devido à falta de manutenção do antigo dono, queria pedir ajuda de vocês para me orientarem sobre uma possível revisão no motor, para evitar problemas maiores. Como sou meio leigo no assunto, não sei exatamente quais são todas as ''etapas'' de uma revisão no motor ou como solicitar isso pro mecânico sem que ele já queira me embutir um monte de coisa...

O que vocês recomendam que eu faça? O que é bom revisar e o que é bom deixar quieto?


olha na verdade o que vc pode checar para ter uma ideia da vida do motor nao e muita coisa sem abrir ele , tem treis coisas que dao uma ideia geral do estado interno do motor , que sao :
1------preçao de oleo > baixa preçao de oleo pode ser bomba de oleo cansada , ou folga nos mancal do birabrequim.
2----- medir compreçao com manumetro , para comprovar a tençao e desgaste dos aneis os 4 cilindros tem que apresetnar medidas similare ou muito proximas
3----- juego axial do birabrequim , geralmente se perseve cuando vc pisa a embreagem e aumenta o giro e ao pisar disminui ou pisando a embreagem e puxando e eumpujando a polia para ver se tem folga
e o basico para ver a saude do motor

Avatar do usuário
funari97
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Jun 2020, 08:47
Nome Completo: Diogo Funari Di Lucia
Cidade: Pelotas
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995
Idade: 27

[VECTRA A] Revisão no motor? Quando fazer?

por funari97 » 29 Dez 2020, 09:39

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Algo que pode ser feito é abrir o cárter e verificar a existência ou não de algumas folgas, borra... O Almeidão costuma dizer que um cabeçote já pode ser aberto com cerca de 100 mil quilômetros para trocar retentores das válvulas e dar uma geral.


Bom dia. Agora que tu comentou sobre retentores, eu verifiquei que na preventiva foram trocados os retentores de comando e virabrequim. Nessa mesma manutenção ainda foram trocados bomba de água, válvula termostática, filtros de combustível e ar e correia. São esses os retentores aos quais tu te refere?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA A] Revisão no motor? Quando fazer?

por Ju_Bueno » 29 Dez 2020, 14:27

Não. Me referi aos retentores das válvulas que vão dentro do cabeçote. Eles que impedem a passagem de óleo do comando para os cilindros pelas válvulas. Quando não estão mais legais nota-se uma fumacinha de óleo saindo pelo escapamento em algumas situações.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA A] Revisão no motor? Quando fazer?

por chirola » 29 Dez 2020, 21:10

verdade geralmente cuando se da a primeira partida do dia se nota mais , e geralmente com o motor frio , o meu cabecote 16v foi retentores com 150mil km, e ja era evidente aquela fumadinha na primeira partida com motor frio.

6 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 72 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 15:03