O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BQuebra/problemas no diferencial e engrenagens da caixa de marcha

35 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
leonardorcj
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Jun 2015, 20:22
Nome Completo: Leonardo Ribeiro
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Pinhão quebrado - Posso trocar só esta 'engrenagem'?

por leonardorcj » 21 Ago 2015, 11:37

Valeu Almeidão! Obrigado.


Almeidão escreveu:primeiro de tudo dentes escariado indica duas coisas, a principal é diferencial mal regulado provavelmente mais apertado que o normal e a segunda hipótese é o óleo ruim sem chance de saber ao certo o motivo correto ou qual dos dois causou o problema. Eu arriscaria na primeira.

Sobre a especificação do óleo, é o original GM, este do link abaixo. Eu já comprei este óleo aqui na GM há mais de um ano pagando 85 e custava mais de 100 a prazo. Sei que é Castrol porque o litro é tipo Castrol e fiz pesquisa na época e mesmo sendo o Castrol também era caro, ele é sintético e vale apena investir em algo que voce não vai precisar trocar mais.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nal-gm-_JM

Avatar do usuário
leonardorcj
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Jun 2015, 20:22
Nome Completo: Leonardo Ribeiro
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Pinhão quebrado - Posso trocar só esta 'engrenagem'?

por leonardorcj » 26 Ago 2015, 17:45

Almeidão, acabei usando o Isafluido 556, pois, já tinha 4 garrafinhas de 1/2 litro. Você disse no comentário usar somente 1,8, porém, estava olhando no manual que tenho e diz para colocar 2 litros. E agora?

- Aproveitando aqui para tirar outra duvida que surgiu: Notei que no 'bujão' que fica no trambulador, usei esta entrada para colocar o óleo, tem um furo. Na primeira volta que dei no carro vazou óleo por este furo. É normal ter este furo?

Obrigado!

:47:

Almeidão escreveu:Amigo, este isafluido é o antigo óleo para esta caixa, mas eu gastaria um pouquinho a mais e colocaria o original quie é Castrol sintético, fiz isto no meu carro e melhorou muito as trocas de marcha, consequentemente deve ter melhorado muito tudo da caixa. Voce vai comprar 2 litros e usar somente 1,8, este é o total para o seu carro.

Estranho ter quebrado isto sem antes ter dado um sinal de roncado ou coisa assim. Voce não sentia folga ao sair com o carro? Tipo soltar a embreagem e dar um tranco antes do carro ir? Não tinha folga na ré? Isto está parecendo diferencial mal regulado. Outra coisa que faz quebrar seria tranco depois de patinar, tipo começar a deslizar em algo molhado e logo chegar em uma parte seca, ou sair com o carro em um local onde um lado levanta e acelerar forte e ao ter tração levar um pau ali.

Minha opinião, comprar a peça inteira apesar que a coroa está enxutona ainda kakkakakka.

Sds

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Pinhão quebrado - Posso trocar só esta 'engrenagem'?

por Almeidão » 26 Ago 2015, 17:54

leonardorcj escreveu:Almeidão, acabei usando o Isafluido 556, pois, já tinha 4 garrafinhas de 1/2 litro. Você disse no comentário usar somente 1,8, porém, estava olhando no manual que tenho e diz para colocar 2 litros. E agora?

- Aproveitando aqui para tirar outra duvida que surgiu: Notei que no 'bujão' que fica no trambulador, usei esta entrada para colocar o óleo, tem um furo. Na primeira volta que dei no carro vazou óleo por este furo. É normal ter este furo?

Obrigado!

:47:

Almeidão escreveu:Amigo, este isafluido é o antigo óleo para esta caixa, mas eu gastaria um pouquinho a mais e colocaria o original quie é Castrol sintético, fiz isto no meu carro e melhorou muito as trocas de marcha, consequentemente deve ter melhorado muito tudo da caixa. Voce vai comprar 2 litros e usar somente 1,8, este é o total para o seu carro.

Estranho ter quebrado isto sem antes ter dado um sinal de roncado ou coisa assim. Voce não sentia folga ao sair com o carro? Tipo soltar a embreagem e dar um tranco antes do carro ir? Não tinha folga na ré? Isto está parecendo diferencial mal regulado. Outra coisa que faz quebrar seria tranco depois de patinar, tipo começar a deslizar em algo molhado e logo chegar em uma parte seca, ou sair com o carro em um local onde um lado levanta e acelerar forte e ao ter tração levar um pau ali.

Minha opinião, comprar a peça inteira apesar que a coroa está enxutona ainda kakkakakka.

Sds



Alguns carros tem no manual 2 litros, o meu tem 1,85. Se você usar 1,5 já não corre risco de estragar a caixa, ms ao usar estes 2 litros é possivel que saia algo pelo suspiro e é exatamente estes furinhos que tem este parafuso.

O local de colocar pode ser ai onde voce colocou e pode ser também no bujão do lado da saida da homocinética do lado direito, isto para alguns Vectra, no caso o seu é assim, por este bujão voce sabe perfeitamente se está no nível, porque ao abrir ele estando o carro nivelado o óleo em excesso vai sair e fica correto estando rente a entrada do bujão.

O que pode acontecer é ficar minando ali no suspiro até ficar no nivel correto, nada mais.
Imagem

Avatar do usuário
leonardorcj
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Jun 2015, 20:22
Nome Completo: Leonardo Ribeiro
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Pinhão quebrado - Posso trocar só esta 'engrenagem'?

por leonardorcj » 26 Ago 2015, 19:10

Almeidão, meu carro tem até este bujão só lado da saída da homogeneíza, porém pela facilidade usei a parte de cima para colocar o óleo. No caso tinha colocado +/- 1,8 sobrando 200 mL na garrafinha. Já que o furo tem a função de expulsar o excesso vou colocar o restante do óleo que sobrou.

A pergunta é meio idiota mas vou fazer (Rs):
- Este furinho não permite a entrada de sujeira contaminando o óleo da caixa? Observação: Quando desmontei a tampa do cárter para trocar a engrenagem quebrada, o óleo estava bem escuro, vagamente aparentava a cor vermelha do óleo.

Abraços.

Almeidão escreveu:
Alguns carros tem no manual 2 litros, o meu tem 1,85. Se você usar 1,5 já não corre risco de estragar a caixa, ms ao usar estes 2 litros é possivel que saia algo pelo suspiro e é exatamente estes furinhos que tem este parafuso.

O local de colocar pode ser ai onde voce colocou e pode ser também no bujão do lado da saida da homocinética do lado direito, isto para alguns Vectra, no caso o seu é assim, por este bujão voce sabe perfeitamente se está no nível, porque ao abrir ele estando o carro nivelado o óleo em excesso vai sair e fica correto estando rente a entrada do bujão.

O que pode acontecer é ficar minando ali no suspiro até ficar no nivel correto, nada mais.

xiltaik
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Fev 2015, 15:16
Nome Completo: isaias alberto da silva junior
Cidade: olinda
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Pinhão quebrado - Posso trocar só esta 'engrenagem'?

por xiltaik » 28 Set 2015, 16:14

opa galera boa tarde amigo vc pode informar como se tira essa engrenagem da coroa é nessesario soltar todos os parafusos da coroa comsseguir so aquela engrenagem quebrada mais não sei como desmontala

Avatar do usuário
leonardorcj
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Jun 2015, 20:22
Nome Completo: Leonardo Ribeiro
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Pinhão quebrado - Posso trocar só esta 'engrenagem'?

por leonardorcj » 28 Set 2015, 17:58

Amigo, boa noite!

Sim é necessário soltar todos os parafusos para retirar as engrenagens e te digo terá que ter uma 'prensa' para segurar o satélite já que os parafusos são bem apertados, assim também precisará da prensa para segurar a peça quando for apertar os parafusos de volta quando montada.

— Ah um detalhe (rs) é um saco montar as engrenagens de volta (kkk).

Só consegui achar para comprar a engrenagem 'usada', mas estava muito conservadas e outra só aceitaram me vender o conjunto que são quatro engrenagens e por R$ 200,00 pilas. Achei em um desmanche que fica em Belo Horizonte, chamado Mundo dos Rolamentos. No Mercado Livre também achei pra comprar, mas era mais cara.

Boa sorte!

xiltaik escreveu:opa galera boa tarde amigo vc pode informar como se tira essa engrenagem da coroa é nessesario soltar todos os parafusos da coroa comsseguir so aquela engrenagem quebrada mais não sei como desmontala

fessl
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Abr 2014, 18:46
Nome Completo: Jan Fessl Junior
Cidade: Limeira
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pinhão quebrado - Posso trocar só esta 'engrenagem'?

por fessl » 14 Jul 2016, 23:07

Bom dia....

Bom o meu acabou de acontecer isso. Eu também nunca ouvi qualquer barulho, nem andando com os vidros abertos. A 1 mês atrás eu levantei o carro para ver uma outra coisa e com o carro ligado, engatei uma 2 marcha e para a minha surpresa quando cheguei proximo a roda do lado do motorista ouvi um barulho como se estivesse rolamento ruim, vindo do cambio. Achei que era a junta homocinetica. Programei a desmontagem para a troca da junta. Andando com o carro ouvi o estouro da engrenagem (achei que tinha caido tudo no chão, kkk). Bom cheguei em casa e na oportunidade ao desmontar os semi-eixos vi que a junta estava Ok. Abri o cambio por baixo e só os restos mortais do pinhão que estavam na tampa.

Agora para eu fazer a montagem denovo preciso apertar a porca que ajusta a folga dos rolamentos. Minha pergunta é: qual é o torque recomendado para a caixa F18? Eu tenho o manual de manutençao do vectra C e na caixa manual diz que com rolamentos novos é de 150 a 200N. Voce ajustou no "olhometro", já que existe uma marca na porca para colocar a trava dela ou foi pelo torque? Na net nao achei nada especifico, apenas um video do Dr. macete mostrando o ajuste que ele fez: " deixa uma folguinha minima" ...... como você procedeu??

No aguardo.

Avatar do usuário
leonardorcj
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Jun 2015, 20:22
Nome Completo: Leonardo Ribeiro
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Pinhão quebrado - Posso trocar só esta 'engrenagem'?

por leonardorcj » 15 Jul 2016, 06:25

Fessl, bom dia!

Foi no 'olhometro' mesmo. (rs) Meu irmão, que é meu mecânico pra essas horas, que fez a desmontagem e montagem, apenas servi como ajudante (hehe). O mais complicado foi montagem das engrenagens dentro do satélite, juntos gastamos uns 40 minutos (ou mais) (kkk) coisa de física mesmo (kkk). Outra informação que acho importante citar, talvez alguns não saibam, nem nós sabíamos até deparar com o 'problema', foi preciso ter (ou comprar) uma 'chave' para o aperto da rosca, se não me engano, é na peça que serve também como retentor do óleo da caixa, pois, também trocamos as 'borrachas' de vedação desta peça.

Desculpe não sei o nome da peça e nem achei aqui para mostrar em imagem, mas é cilíndrica e dentada, encaixa certinho na peça facilitando a desmontagem e montagem, a mesma é conectada a uma chave de catraca. Entendo muito pouco de mecânica, então se falei algum nome ou termo errado alguém mais experiente corrige ai.

Espero ter ajudado.

Boa sorte e abraço.

=D

fessl escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia....

Bom o meu acabou de acontecer isso. Eu também nunca ouvi qualquer barulho, nem andando com os vidros abertos. A 1 mês atrás eu levantei o carro para ver uma outra coisa e com o carro ligado, engatei uma 2 marcha e para a minha surpresa quando cheguei proximo a roda do lado do motorista ouvi um barulho como se estivesse rolamento ruim, vindo do cambio. Achei que era a junta homocinetica. Programei a desmontagem para a troca da junta. Andando com o carro ouvi o estouro da engrenagem (achei que tinha caido tudo no chão, kkk). Bom cheguei em casa e na oportunidade ao desmontar os semi-eixos vi que a junta estava Ok. Abri o cambio por baixo e só os restos mortais do pinhão que estavam na tampa.

Agora para eu fazer a montagem denovo preciso apertar a porca que ajusta a folga dos rolamentos. Minha pergunta é: qual é o torque recomendado para a caixa F18? Eu tenho o manual de manutençao do vectra C e na caixa manual diz que com rolamentos novos é de 150 a 200N. Voce ajustou no "olhometro", já que existe uma marca na porca para colocar a trava dela ou foi pelo torque? Na net nao achei nada especifico, apenas um video do Dr. macete mostrando o ajuste que ele fez: " deixa uma folguinha minima" ...... como você procedeu??

No aguardo.

fessl
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Abr 2014, 18:46
Nome Completo: Jan Fessl Junior
Cidade: Limeira
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pinhão quebrado - Posso trocar só esta 'engrenagem'?

por fessl » 15 Jul 2016, 09:01

Entendi. Esta peça que você citou é para aperto da porca que faz o ajuste da pressão do rolamento que fica do lado do motorista. Eu já peguei um pedaço de chapa e fabriquei esta "chave". Realmente é preciso porque para tirar tive que improvisar com uma chave de fenda velha e ir batendo nos dentes até girar por completo. Mas agradeço a dica. Estou comprando o conjunto de uma loja do sul do país, porque aqui no interior eles enfiam a faca e querem vender o diferencial completo. Consegui as peças por R$220,00 mais frete. Eu nem reclamo do que aconteceu, afinal, meu vecão já está com 425 mil km, já rodamos muito este país e não abro mão dele. Vale a pena mante-lo.

Obrigado pela pronta atenção.

Abraço!!

Avatar do usuário
leonardorcj
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Jun 2015, 20:22
Nome Completo: Leonardo Ribeiro
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Pinhão quebrado - Posso trocar só esta 'engrenagem'?

por leonardorcj » 15 Jul 2016, 10:17

Caracaaaa 425 mil km? O meu vecão está chegando às 163 mil km e não tenho (arriscado) fazer viagens longas nele. Referente a peça, também usamos uma chave de fenda e martelo para retirá-la, claro marcou a peça e para não danificá-la mais optamos por comprar a 'chave', que digo de passagem é uma mão na roda para montagem e desmontagem da peça. Boa sorte! Abraço.

Júniorstacker
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 15 Mai 2016, 19:51
Nome Completo: jose fernandes pires
Cidade: cubatão
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006
Feliz Aniversário

Pinhão quebrado - Posso trocar só esta 'engrenagem'?

por Júniorstacker » 26 Nov 2016, 15:33

Olá pessoal Boa Tarde! Bom, tenho um Vectra GT 2009/2010 Câmbio Manual F-17, desde que comprei esse carro, notei após uns meses que fiz a compra, que ao engatar a 1º marcha se eu tirar o pé da embreagem um pouco mais rápido ele da um tranco como se tivesse uma folga um intervalo até tracionar a roda, tanto na 1º como da 1º para 2º na ré e na 3º também, só que com menos intensidade, já pesquisei muito levei em oficinas, troquei todos os coxins buchas de bandeja,aperto no agregado fiz a troca do óleo do câmbio e nada, alguém aqui já teve ou tem esse problema? Por Favor preciso de uma luz!!! será que é folga na planetária? Trocas de arruelas da planetária?regulagem no diferencial? alguém pode me ajudar?

Tuiuiu
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Dez 2020, 13:55
Nome Completo: Tulius Marcus Aniceto
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994
Idade: 54

Trocar todo o diferencial ou só as engrenagens satélites

por Tuiuiu » 31 Dez 2020, 14:02

Boa tarde a todos
Recentemente o eixo das engrenagens satélite do meu Vectra gastou. Troquei apenas o eixo é as engrenagens por outras usadas mas em bom estado, porém ficou fazendo um barulho . O mecânico não consegue fazer parar. Será que pode ser calço ou as engrenagens usadas? É melhor trocar todo a Diferencial?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trocar todo o diferencial ou só as engrenagens satélites

por chirola » 31 Dez 2020, 14:55

Tuiuiu escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde a todos
Recentemente o eixo das engrenagens satélite do meu Vectra gastou. Troquei apenas o eixo é as engrenagens por outras usadas mas em bom estado, porém ficou fazendo um barulho . O mecânico não consegue fazer parar. Será que pode ser calço ou as engrenagens usadas? É melhor trocar todo a Diferencial?


oi eu trocaria o diferencial completo , o desgaste e do conjunto planetarias e satelite tambem tem o fator de que as peças gastam em conjunto ficando casadas entre si deve ser ese o barulinho que fica so deijaria a coroa original do cambio se nao tem muita folga ja que esta casada em desgaste com o eixo piloto do cambio . e tem que ajustar(regular) as tulipas e colocar as travas nelas para nao afroujar se nao os semieixos ficam com barulinho tambem.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trocar todo o diferencial ou só as engrenagens satélites

por Almeidão » 11 Fev 2022, 10:06

Uma pergunta que eu sempre tive duvidas e como os caminhões são assim em marcha fracas eu cheguei a pensa que seria normal no meu carro. Mas ainda tenho duvida neste assunto diferencial. Meu carro somente na quinta marcha quando cai a velocidade alem do normal diria que tipo 45 a 50 KM eu ouço um zunido no diferencial ou caixa. Acima de 60 é normal e nçao zune e o correto também não é andar 50 KM por hora em quinta. Mas porque somente esta marcha faz isto? Seria por ser ela mais longa?
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trocar todo o diferencial ou só as engrenagens satélites

por chirola » 11 Fev 2022, 21:45

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mas porque somente esta marcha faz isto? Seria por ser ela mais longa?

Tem um motivo de arquitetura da caiuxa que deixa escutar mais a quinta e não as outras marchas , a quinta fica fora do bloco da caixa as engrenagens ficam do lado de fora da caixa logo atraía da tampa lateral que é feita de lata.
E imagino que dependendo da velocidade as engrenagens flutuam um pouco cuando vá no embalo a baixa velocidade .

35 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 159 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 15:02