O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra ABomba de combustível ligação direta

9 mensagens   •   Página 1 de 1
João Antonio de Cristo
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 21 Nov 2019, 15:09
Nome Completo: João Antonio de Cristo
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994
Idade: 25

Bomba de combustível ligação direta

por João Antonio de Cristo » 19 Jan 2021, 20:10

Boa noite pessoal, eu adquiri um Vectra gsi, percebi que no primeiro estágio da chave (sem ligar o carro), a bomba de combustível aciona e nunca desliga, um amigo me disse que o vectra só liga a bomba de combustível quando o carro liga, que eu o meu estava assim pois tinha uma ligação direta na bomba,,,,, bom alguém pode me confirmar isso? e se possível me falar o porquê alguém faria isso? (que dai fica mais fácil eu conseguir arrumar e deixar padrão original. Desde já grato.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Bomba de combustível ligação direta

por Almeidão » 20 Jan 2021, 08:17

Tens que confirmar o ano correto do carro. O Vectra teve mudanças de acordo com uns modelos, o meu 97 só liga a bomba assim que liga o carro, uns liga e injeta combustível e desliga e volta a ligar quando liga o carro. Eu desconheço um que liga a chave e a bomba fica ligada, e se alguém fez isto, com certeza estragou algo no carro e para economizar fez esta loucura. Um exemplo, o próprio comutador se não for o do carro pode não ligar a bomba ou pode ligar ela direto ao ligar a chave.
Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Bomba de combustível ligação direta

por danrmp » 20 Jan 2021, 21:29

Vectra A é igual ao Omega, só aciona a bomba de combustível ao receber sinal de rotação. A ECU aterra o terminal de controle do rele para acionar.

No seu caso fizeram um gato alimentando a bomba pela linha 15 (pós-chave).

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Bomba de combustível ligação direta

por chirola » 21 Jan 2021, 12:56

no meu cd 97 mesma coisa so liga bomba com sinal de rotaçao , lembro porque cuando troquei ela para testar tinha que facer o motor girar para que de sinal .
imagino que seja um modo de proteçao e segurança.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Bomba de combustível ligação direta

por Almeidão » 21 Jan 2021, 13:08

chirola escreveu:Fuente del Mensaje no meu cd 97 mesma coisa so liga bomba com sinal de rotaçao , lembro porque cuando troquei ela para testar tinha que facer o motor girar para que de sinal .
imagino que seja um modo de proteçao e segurança.


Sim, segurança em acidentes onde o carro morre e a bomba desliga para evitar incêndio.
Imagem

Avatar do usuário
vinicius.santos
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Nov 2015, 13:39
Nome Completo: Vinicius Barbosa Teixeira Machado dos Santos
Cidade: Aparecida de Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Bomba de combustível ligação direta

por vinicius.santos » 09 Jul 2021, 20:14

O meu 94 CD tinha uma gambiarra dessas com um rele auxiliar.. o "eletricista" fez uma gato dentro da caixa de fusíveis conectando a linha 15 (fio preto, quando gira o comutador) na linha que enviava energia para a bomba, através da ligação do pisca-alertas. Inclusive, quando ligava apenas o pisca, o carro se comportava como se a chave estivesse no primeiro estágio.

Desfiz todo esse rolo e hoje o sistema está como deveria ser, ou seja, acionando a bomba apenas quando há sinal de rotação.

Avatar do usuário
vinicius.santos
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Nov 2015, 13:39
Nome Completo: Vinicius Barbosa Teixeira Machado dos Santos
Cidade: Aparecida de Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Bomba de combustível ligação direta

por vinicius.santos » 10 Jul 2021, 14:44

Só pra ilustrar o que escrevi no post anterior, segue um esquema parecido que fizeram em outro vectra que acabei de comprar... agora tenho que investigar o motivo.. eletricista cortou a fiação na caixa de fusíveis e colocou um relé auxiliar usando a linha 15 (fio preto) pra ativar o relé e ligar a bomba. Imagem

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Bomba de combustível ligação direta

por Almeidão » 10 Jul 2021, 19:38

Infelizmente não saberei lhe dizer daqui o que pode ser, mas vou te dar uma dica, quando você usar um relê sem o alojamento dele procure usar isolante termo contrátil e soldar os fios nos terminais, use um soldador de 70 amperes para garantir o serviço. O termo contrátil se coloca antes no fio e é bom usar dois para relê, coloco eles no fio, faço uma solda bem feita no fio/terminal, espero esfriar, trago o termo contrátil para cima dele até no máximo, uso um isqueiro e faço ele fechar, depois desço o outro e fecho o segundo. Fica um serviço sem chance de dar erro e nunca falharão os contatos.
Imagem

Avatar do usuário
vinicius.santos
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Nov 2015, 13:39
Nome Completo: Vinicius Barbosa Teixeira Machado dos Santos
Cidade: Aparecida de Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Bomba de combustível ligação direta

por vinicius.santos » 10 Jul 2021, 20:48

Almeidão escreveu:Infelizmente não saberei lhe dizer daqui o que pode ser, mas vou te dar uma dica, quando você usar um relê sem o alojamento dele procure usar isolante termo contrátil e soldar os fios nos terminais, use um soldador de 70 amperes para garantir o serviço. O termo contrátil se coloca antes no fio e é bom usar dois para relê, coloco eles no fio, faço uma solda bem feita no fio/terminal, espero esfriar, trago o termo contrátil para cima dele até no máximo, uso um isqueiro e faço ele fechar, depois desço o outro e fecho o segundo. Fica um serviço sem chance de dar erro e nunca falharão os contatos.
Pois é.. na verdade, peguei o carro ontem e já estou descobrindo os pepinos.. agora é trabalhar pra desmontar essa bagunça. Um monte de fios cortados.. decepção e mto trabalho pela frente

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk

9 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 64 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 02:00