O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra ADúvida sobre relé

12 mensagens   •   Página 1 de 1
cristianorg3
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Ago 2021, 06:18
Nome Completo: cristiano madeira coelho
Cidade: rio grande
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Dúvida sobre relé

por cristianorg3 » 22 Ago 2021, 23:27

Olá, comprei um vectra gls 95, e estou arrumando ele, o antigo dono não cuidava de nada, estou a procura do relé do compressor, creio que seja esse pelo esquema que encontrei aqui no clube, mas não acho nas elétrica e nem na internet ele tem 4 pinos mas o de saída é o 87a, que fica mais no meio e não consigo nem colocar um de 5 pois a entrada do pino 87 está bloqueado com um plástico que parece de fabrica. Alguém sabe que relé é esse colocaram um jumper entre os pinos 30 e 87a aí não tenho uma referência pra comprar

Walbergms
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 23 Dez 2015, 08:25
Nome Completo: Walber Silva
Cidade: Itabira
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Dúvida sobre relé

por Walbergms » 23 Ago 2021, 04:02

Bom dia.

Quando eu precisei trocar esse relé, eu removi a caixa de relés e troquei a posição dos pinos, pra acertar com o relé que eu tinha.

Enviado de meu M2003J15SC usando o Tapatalk

cristianorg3
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Ago 2021, 06:18
Nome Completo: cristiano madeira coelho
Cidade: rio grande
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Dúvida sobre relé

por cristianorg3 » 23 Ago 2021, 14:33

então seria só colocar um relé de 5 pinos e usar o 84a, porque ele é contato fechado? quando é que abre?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre relé

por Almeidão » 24 Ago 2021, 15:42

Eu não sei como é este relê do Vectra A, mas sobre o relê de 5 pino ele pode ser usado como um auxiliar de 4 pinos quando o 85 e 86 do 4 pinos seja na mesma posição do de 5 pinos que é em paralelo. A diferença do 5 pinos é que te da opção de levar energia para um lado quando desligado e elergia para outro quando ligado, ou esquecer o contato 87. Quando ele está desligado ele joga energia do 30 para o 87, ao ligar ele joga energia do 30 para 87A, ou caso for necessário um negativo no lugar do 30 ele lógicamente levarará negativo para o 87 e 87A. Se na ligação deste relê não usarem o fio do 87, ele simplesmente será um auxiliar de 4 pinos.

Não sei se isto te ajudará mais vai outra explicaçao para este relê, além de milhares de ideias a fazer com ele.
Outro exemplo para este relê, ligar o carro com os faróis acesos e apagar o farol assim que der a partida e voltar a acender ao voltar a chave para a posição ligado.
Digamos um fusca, no fio de um farol corta o fio conecta uma ponta no 30 e outra no 87. No fio da chave que vai para o arranque, liga um fio dali para o 85 e um fio do 86 para o negativo que seria a lata do carro, agora acende o farol, liga o carro que neste momento de tocar o arranque o farol apara e assim que o carro funcionar ele volta a acender porque a chave volta para a posição de ligado.

como eu disse, não sei se te ajuda, mas voce tendo o carro ai, podes imaginar se te serve ou não. Infelizmnte não estou ai para entender o que seria necessário para o seu carro kakakakakakakaka.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre relé

por chirola » 25 Ago 2021, 02:30

cristianorg3 escreveu:Fuente del Mensaje então seria só colocar um relé de 5 pinos e usar o 84a, porque ele é contato fechado? quando é que abre?

ve se e o do anuncio pelo que parece e um rele comum se nao to enganado e de 30amper(ar analogico) na foto tem o numero de peca
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 7abef03562

Walbergms
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 23 Dez 2015, 08:25
Nome Completo: Walber Silva
Cidade: Itabira
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Dúvida sobre relé

por Walbergms » 25 Ago 2021, 03:57

cristianorg3 escreveu:então seria só colocar um relé de 5 pinos e usar o 84a, porque ele é contato fechado? quando é que abre?
Ele abre quando o carro aquece demais, ou quando a pressão do sistema sobe além do limite do pressostato.

Enviado de meu M2003J15SC usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre relé

por Almeidão » 25 Ago 2021, 08:09

Se for este que o Chirola postou, ele é o mesmo DNI 0102 e custa uns 10 a 15 reais nas lojas de peças. Acontece que original vem um numero e isto espanta um pouco, mas é este que comento um auxiliar comum. Lembrando que a maioria dos relês nos carros aqui são da marca DNI, marca muito confiável.
Sobre o carro desarmar quando aquece, não é o relê que faz isto, é um cebolão extra que tem os Vectra A e inclusive nos primeiros Vectra B tinha também e em seguida foram eliminados. O meu 97 já não tinha e não tem este cebolão extra.

https://www.magazineluiza.com.br/rele-a ... e/au/otau/
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre relé

por chirola » 25 Ago 2021, 12:25

pois é fale na mensagem que era um rele comum ,
tambem nao é algo complicado é mais pasiencia os pinos 30 e 87 estao ligados direto com uma gambiarra entao sabe cual é cada um , so procurar um rele com a posiçao dos pines compativel como fale acho que é de 30 amper .

Cristiano ,coloca foto do local aonde fica o rele para ver , pela posiçao dele seria mais facil identificar do que se trata

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre relé

por Almeidão » 25 Ago 2021, 12:29

chirola escreveu:Fuente del Mensaje pois é fale na mensagem que era um rele comum ,
tambem nao é algo complicado é mais pasiencia os pinos 30 e 87 estao ligados direto com uma gambiarra entao sabe cual é cada um , so procurar um rele com a posiçao dos pines compativel como fale acho que é de 30 amper .

Cristiano ,coloca foto do local aonde fica o rele para ver , pela posiçao dele seria mais facil identificar do que se trata


Se o original é este que você postou, pode comprar sem medo o DNI 0102, um detalhe o Vectra B usa os relês de ventoinha tipo 0101 com os pinos 85 e 86 em diagonal, porém o sistema é montado de uma formal que aceita tanto o 0102 paralelo como 0101 diagonal apesar que no Vectra B o correto é o 0101. Mas vale lembra que eles foram montado para receber os dois, isto não quer dizer que montando de qualquer forma dará certo. Por curiosidade eu monto os meus sistema onde se pode usar os dois.
Não tenho certeza mais acho que o Vectra A também é assim.

Assim seria a montagem para os dois tipos de relês;

Posição de 30 e 86 Positivo em ponte
posição de 85 Negativo
Posição 87 saida positiva

Se tiver com emenda por baixo, ai fica fácil demais para acertar.

Serve para todos que montam relês auxiliares de 4 pinos, desta forma se consegue receber qualquer relê auxiar de 4 terminais. Não serve para montar os de 5 teminais.
Imagem

cristianorg3
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Ago 2021, 06:18
Nome Completo: cristiano madeira coelho
Cidade: rio grande
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Dúvida sobre relé

por cristianorg3 » 01 Set 2021, 16:43

chirola escreveu:Fuente del Mensaje pois é fale na mensagem que era um rele comum ,
tambem nao é algo complicado é mais pasiencia os pinos 30 e 87 estao ligados direto com uma gambiarra entao sabe cual é cada um , so procurar um rele com a posiçao dos pines compativel como fale acho que é de 30 amper .

Cristiano ,coloca foto do local aonde fica o rele para ver , pela posiçao dele seria mais facil identificar do que se trata



acho que ou arrancar aquele plástico e colocar um de 5 pinos de 30a, deve funcionar, pelo menos deve ficar melhor que uma ligação direta
Imagem
Imagem[/img][/img]

cristianorg3
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Ago 2021, 06:18
Nome Completo: cristiano madeira coelho
Cidade: rio grande
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Dúvida sobre relé

por cristianorg3 » 01 Set 2021, 16:47

Aproveitando, alguém tem alguma foto ou sabe a posição dos fios da resistência do ventilador interno, pois comprei um usado e não achei o plug, já que do carro contaram os fios e arrancaram tudo.Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre relé

por chirola » 01 Set 2021, 17:16

cristianorg3 escreveu:Fuente del Mensaje acho que ou arrancar aquele plástico e colocar um de 5 pinos de 30a, deve funcionar, pelo menos deve ficar melhor que uma ligação direta


sim pode colocar asim como vc falo , outra opçao seria trocar o terminal de lugar , tirar o plstico e colocar o terminal no lugar do plstico e colocar um rele comun
como foi comentado em uma mensagem acima eu faria iso trocaria o terminal de lugar e colocaria um rele de 15 reais .que acha em cualquer lugar caso seja nesesario trocar .

12 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 102 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 10:43