O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Atenção! Necessário efetuar a troca da senha de acesso para continuar usando o fórum!

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem

~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra AProjeto Vectra GL 2.0 94: até onde vale a pena investir?

8 mensagens   •   Página 1 de 1
callmeclaire
Member
Member
Nome Completo: Clara Almeida e Sousa
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Projeto Vectra GL 2.0 94: até onde vale a pena investir?

por callmeclaire » Ontem, 12:21

Olá pessoal, tudo bem?

Entrei no grupo porque gostaria muito da opinião de quem conhece e gosta de Vectra.

Tenho um Vectra GL 2.0 1994 que era do meu sogro. Infelizmente ele faleceu de câncer durante a pandemia e, nos últimos anos de vida, por conta da doença e de todas as dificuldades que enfrentou, o carro acabou ficando parado e sem os cuidados que sempre teve.

Depois que ele faleceu, o carro ficou para a família. Existe um valor sentimental muito grande envolvido, então ninguém teve coragem de vender ou se desfazer dele. Com o tempo, ele acabou ficando sob minha responsabilidade e, agora que estou concluindo minha CNH, comecei a pensar seriamente em recuperá-lo.

Meu coração gostaria de transformar esse Vectra em um projeto. Não apenas pelo carro em si, mas porque sinto que seria uma forma bonita de preservar uma parte da história dele e da família.

Por outro lado, também preciso ser realista. Já levamos o carro para avaliação e a informação que recebemos é que provavelmente será necessária uma retífica do motor. Troquei o óleo há cerca de 6 meses e tentei dar os primeiros passos para colocá-lo de volta em ordem, mas sei que um carro que ficou anos parado pode esconder muitos outros custos.

Por isso gostaria muito da opinião sincera de vocês.

Pensando com a experiência de quem conhece o modelo:

Vale a pena encarar esse projeto?
Além da retífica, quais surpresas costumam aparecer em carros que ficaram muito tempo parados?
Existe alguma forma de avaliar se o investimento tem chances de valer a pena antes de começar a desmontar tudo?
Se estivessem no meu lugar, seguiriam com o projeto pelo valor sentimental ou procurariam outro carro para uso diário?

Sei que muitas vezes o coração fala mais alto, mas estou tentando equilibrar a parte emocional com a parte financeira e técnica. Por isso queria ouvir a visão de quem realmente entende do assunto.

Desde já, muito obrigada a todos que puderem ajudar.

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » Ontem, 13:11

callmeclaire escreveu:Fuente del Mensaje Além da retífica, quais surpresas costumam aparecer em carros que ficaram muito tempo parados?

fala mmeamigo
pelo pouco que se ve na foto é un vectra A com a roda catavento (dificil de achar essa roda ), imagino que seja um modelo 95
carro com historia sempre vale mais do que o valor real do carro e isso faz parte
o que vc pode encontrar para arrumar em un carro parado a anos é a pergunta clave para saber quanto poderia custar a brincadeira
e não tem muita coisa que realmente seja urgente e depende de como estava guardado o carro , vamos separar por partes para não misturar tudo
motor : não sempre o motor tem que passar por retifica so por ficar parado , tem que ver o estadodas camisas para saber si faz falta retificar , tambem não sei quantos kilometros tem o carro mais deve superar os 160 mil tranquilamente pelo ano , resumindo , se as camisas estão boas sem ferrugem uma troca de aneis y uma geral no cabeçote ,se as camisas tem corroção vai retifica completa
a caixa de marchas não estraga por ficar parada
os freios tem que revisar se funcionam e freia as 4 rodas pode ter aluma pinçatrancada mais da para recuperar , freio não é o mais caro do carro
arrefecimento tem que trocar a termostatica dele e so depois de que funcione daria ara ver se tam mais alguma mangueira ou peça para trocar , pode revisar as mangueiras para intentar ver rachaduras ou resecamento mai no geral deveria funcionar sem muita coisa , meu carro é 97 e mantem 90% das mangueirasoriginais de fabrica
fora isso os pneus devem estar quadrados pelo tempo que tem parado se o carro não mexeu do lugar por anos os pneus resecam e se deforma
a pergunta é , quanto vc gosta do carro para arrumar el eu acho que gastaria caso tenha que retificar o motor completo que custa un 9\10 pila mais revisar oiresto do carro uns 15 pila para que fique bom é seguro para rodar
se faz a conta da uns 1000 reais por mes durante um ano , eu sempre fazo a mesma pergunta o que vc compraria que realmente goste mais do que o vectra com 15000 \17000 reais , se não tem nada que custe isso e que vc goste mais ou tenha mais valor para vc o projeto vale a pena
não tenta arrumar tudo junto porque vai fair vc , o carro tem que andar primeiro para ir arrumando a os poucos , por isso os prjetos levam tempo
se atualiza nois com mais informação a gente pode dar uma ajuda mais exata

callmeclaire
Member
Member

por callmeclaire » Ontem, 13:37

chirola escreveu:
callmeclaire escreveu:Fuente del Mensaje Além da retífica, quais surpresas costumam aparecer em carros que ficaram muito tempo parados?

Obrigado pela resposta!

O carro está com 214 mil km e realmente ficou alguns anos com pouco uso e períodos parado. Pelo que entendi, talvez eu precise investigar melhor antes de assumir que a única solução é uma retífica completa.

Achei interessante o que você comentou sobre as camisas e o estado interno do motor. Até agora só tivemos a avaliação de um mecânico, mas não chegamos a abrir o motor para verificar exatamente a condição dele.

Minha preocupação é justamente essa: começar um projeto e acabar descobrindo vários problemas escondidos no caminho. Ao mesmo tempo, também não queria desistir do carro sem entender direito o que ele realmente precisa.

Gostei muito da sua visão de colocar o carro para andar primeiro e depois ir resolvendo o restante aos poucos.

Vou levantar mais informações sobre o estado atual do motor, compressão, funcionamento e também tirar mais fotos do carro para postar aqui. Aí talvez vocês consigam me dar uma direção mais precisa.

Obrigado pela ajuda!

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » Ontem, 13:56

callmeclaire escreveu:Fuente del Mensaje O carro está com 214 mil km e realmente ficou alguns anos com pouco uso e períodos parado. Pelo que entendi, talvez eu precise investigar melhor antes de assumir que a única solução é uma retífica completa.

com essa kilometragem o motor esta a meia vida , deija contar o que aconteceu no meu carro para vc ter uma ideia
na pandemia meu carro fico parado quase um ano e quando fui isar ele deu ruim e meu motor estrago feio so o cabeçote foi recuperado , na epoca um motor usado em bom estado era algo de uns 2000 reais sem o cabeçote e sem os acesorios , fiz a conta rapida kakakaka
o que consigo comprar com 2 pila e mais 1 pila para instalar no carro ? e ainda tem que ser algo que eu goste
continuo com o meu vectra com um motor que comprei usado , no final gastei uns 3600 reais para montar o usado e colocar o carro a rodar de novo
por esse dinheiro não tinha nada legal para comprar e seria umusado em estado duvidoso ou algo seminovo com 200 x para pagar
mais eu faria o carro ligar primeiro para ver em que estado esta
se tem que retificar procura preço antes de se enfiar de cabeça tem retificas que tem serviço de necanica aonde vc deixa o carro la é enttrega com o motor retificado ja instalado o que é melhor do que deixar em uma mecanica que leve para a retifica para depois ele montar , os negicos são assim , quanto mais pessoas metem a mão mais caro fica pq todos vão cobrar alguma coisa akakakakaka e po routro lado a garantia de um motor montado na retifica não e a mesma do que uma deum mecanico de bairro a menos que sea de confianza , se o motor realmente esta ruim procura preço de usado e compara com a retifica , o motos do vectra foi usado ate 2006 , pode procurar preço de motor parcial ja montado com documetação para dar de alta , ou simplesmente retificar e dale x para pagar e fodase
mais não tenta fazer tudo junto de uma vez porque de verdade que não tem como e vai falir kakakaka eu ja tentei e e muito dificil para nois mortais

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » Ontem, 15:15

Sobre o que falta no carro para fazer tipo buchas com certeza e muitas otras coisas que o Chirola comentou. Mas eu faria exatamente isto, tirava o cabeçote dele, limpava os pistões com lixa, produtos de limpeza e deixaria ele brilhando e com eles desmontado e limpo lubrificava as camisas com óleo de motor dava umas boas voltas neles para os pistões se moverem bem, tirava o exesso de óleo e nada mais ali. Leva o cabeçote na retífica e manda fazer se não tiver corrosão nem peça para plainar, só lavage química e fazer o que for preciso além disto. Sim, o cabeçote precisa fazer com esta kilometragem, aliás é bom fazer entre 80 a 100 mil. Monta e começa a andar e só dai pra frente ir acertando ele e acho que vale apenas sim acertar, é um ótimo carro e pra mim a manutenção dele é muito fácil.
Imagem

callmeclaire
Member
Member

por callmeclaire » Ontem, 16:56

[quote="Almeidão"]

Muito obrigada!

O carro está com cerca de 214 mil km e ficou alguns anos parado. Confesso que a possibilidade de não precisar partir imediatamente para uma retífica completa me anima bastante.

Achei interessante sua sugestão de primeiro avaliar o cabeçote e colocar o carro para funcionar antes de sair desmontando tudo ou investindo em uma restauração completa. Meu objetivo neste momento é justamente entender qual seria o mínimo necessário para deixá-lo confiável e seguro para rodar.

Vou levar o carro para uma avaliação com um mecânico de confiança e seguir investigando antes de tomar qualquer decisão. Obrigada por compartilhar sua experiência e pelos esclarecimentos!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » Hoje, 09:05

callmeclaire escreveu:
Almeidão escreveu:
Muito obrigada!

O carro está com cerca de 214 mil km e ficou alguns anos parado. Confesso que a possibilidade de não precisar partir imediatamente para uma retífica completa me anima bastante.

Achei interessante sua sugestão de primeiro avaliar o cabeçote e colocar o carro para funcionar antes de sair desmontando tudo ou investindo em uma restauração completa. Meu objetivo neste momento é justamente entender qual seria o mínimo necessário para deixá-lo confiável e seguro para rodar.

Vou levar o carro para uma avaliação com um mecânico de confiança e seguir investigando antes de tomar qualquer decisão. Obrigada por compartilhar sua experiência e pelos esclarecimentos!

Agora que percebi seu nome e acredito que voce seja uma prima rica minha kakakkakakak.
Sim, os mecanicos para não correr riscos querem fazer tudo, mas eu acho que como proprietário para não correr ristos faria só o cabeçóte. Explico, este motor bem cuidado roda facil 400 mil km aliás o Chirola comentou que 214 estaria meia vida, mas um cabeçote não, um cabeçote com 80 a 100 mil km se não retificar com certeza o carro começará a consumir óleo, consumir gasolina, etc. Voce pode também caso queira trocar os pistões, anéis e bronzinas de bielas, mas não troque somente anéis, porque possa ser que com o tempo os pinos dos pistões faça ruído e este motor os pinos dos pistões são presos nas bielas e sendo assim o desgaste é todo nos pistões. Se o mecânico der esta ideia de trocar os anéis, eu diria que já que vai desmontar trocar os pistões também.

Este motor do video é do meu carro, tem mais ou menos uns 250 mil Km, embora o meu painel mostra mais que 300 porque fiz algumas trocas. Eu troquei os pistões. aneis e as bronzinas das bielas, o cabeçote eu tinha feito um ano atrás por isto só lavei, mostrei parte do serviço porque tem muitos videos mostrando troca de aneis etc. Paguei a retífica pra colocar os pitões nas bielas com máquina propria e paguei para brunir as camisas lá onde eu estava.

Veja o resultado e eu comento que o ruído seria as bronzinas, mas na verdade era um conjunto de ruidos incluindo pinos de pistões etc. Isto que eu fiz fica caro, mas é uma dica se for trocar os anéis, troque os pistões. Ou só a opção que passei fazer o cabeçote e depois usar os produtos certos como óleo mineral que é o que veio dele, aditivo de radiador nunca usar estas porcaria que vendem por ai e que só tem nome e com certeza vás rodar muito com ele assim.

https://www.youtube.com/watch?v=MwlPX_Pdhf4
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por Ju_Bueno » Hoje, 09:15

Eu já tive um GLS 95. Não era um carro muito bem cuidado quando o comprei... digamos que o que me pareceu é que o dono, aliás, usuário anterior apenas o manteve funcionando. Mas eu me empenhei em melhorá-lo. Das manutenções que apliquei, pelo que me lembro não precisei refazer nenhuma. O carro é robusto e, ao passo que as coisas vão sendo consertadas da forma correta, ele dá o retorno esperado no quesito confiabilidade. Meu irmão tem um GLS 94 há uns 19 anos; hoje é o carro de trabalho dele. A aparência já está desgastada, mas ele mantém bem a mecânica, pois, sempre faz deslocamentos para outras cidades e ainda puxando uma carretinha com um peso considerável. Acho que já passou bem dos 200 mil, se já não estiver beirando 300...

Do que o pessoal já comentou, não haverá dificuldades em encontrar um mecânico decente para executar os serviços. Os valores também não são absurdos - motor, transmissão, suspensão... é tudo simples nesse carro. A elétrica também, mas já é mais comum encontrar gambiarras nela.

Os valores começarão a "doer" se partir para uma restauração e precisar de algumas peças de acabamento - as de painel que costumam quebrar nesse carro são caras; lanternas e faróis de boa marca também; para-choques novos, só paralelo de qualidade duvidosa...
JULIANO -
ago/2008 à set/2011: Gol LS 1986
set/2011 à set/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
out/2017 à hoje: Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

8 mensagens   •   Página 1 de 1