O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra AMangueiras do ar quente - Vectra A

16 mensagens   •   Página 1 de 1
jandrei
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 223
Registrado em: 26 Jun 2013, 11:29
Nome Completo: jandrei christ
Cidade: dois irmaos
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mangueiras do ar quente - Vectra A

por jandrei » 12 Dez 2013, 20:38

e ai galera,vou por um sistema d valvulas p/interromper a circulaçao da agua pelo interior do carro,p/ isso gostaria d saber de voces c alguem sabe qual a mangueira de entrada e saida do radiador do ar quente,
dizem q deve ser na de entrada,mas interrompendo simplesmente o circuito ja deva bastar,mas ai parece q nao c deve simplesmente interromper e sim desviar p/q a agua continue a circular normalmente...
aos mexanicos e entusiastas de plantao q queiram colaborar nesse projeto sintam c a vontade em opinar.valeu.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Mangueiras do ar quente

por Arquiteto » 12 Dez 2013, 22:00

acho que o certo e isolar a entrada e a saida ... vc deve ver elas na parede corta fogo dentro do cofre ...

Avatar do usuário
vectradojoao95
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 175
Registrado em: 16 Jul 2013, 10:49
Nome Completo: joao evangelista da cruz
Cidade: nova serrana
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mangueiras do ar quente

por vectradojoao95 » 13 Dez 2013, 10:41

fizemos isto no carro do meu irmao agente so tiramos as manquieras e ligamos uma na outra assim a agua circula normalmente e so comprar um conector e ligar uma na outra voce vai gastar tambem duas abraçadeiras vou ver se tiro fotos e lhe mostro o dele e um vectra 95 gls

jandrei
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 223
Registrado em: 26 Jun 2013, 11:29
Nome Completo: jandrei christ
Cidade: dois irmaos
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mangueiras do ar quente - Vectra A

por jandrei » 13 Dez 2013, 11:29

mas ai eliminou o sistema?quero poder abrir e fechar dependendo da situaçao...
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 11 Mar 2017, 09:41, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Mangueiras do ar quente

por Arquiteto » 13 Dez 2013, 12:19

con certeza elimina o sistema ...

jandrei vc pode fazer adaptar o radiador de AC de outro carro ...

tenho um material que posso e mandar em seu email ...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Mangueiras do ar quente

por Almeidão » 13 Dez 2013, 14:52

Entendo que voce quer cortar uma mangueira para colocar uma válvula e interromper a agua no local certo ok? e logo abrir para funcionar e aquecer o interior do veículo.

Bem, a mangueira de entrada é a mangueira correta a ser cortada e a de entrada vem da bomba, a de retorno entra no tubo atrás do motor. Se voce cortar a de entrada e colocar uma boa válvula, assim que ela estiver desligada, o radiador embaixo do painel estará frio e não esquentará tanto aquele local. Caso contrário, se voce cortar a saida, ele ainda continuarpa aquecido.

Interessante saber que no Vectra B, a mangueira que vem da bomba que empurra agua para dentro do radiador de agua quente, esta que sai de trás do alternador está pelo menos aqui na concessionária como mangueira de saida, mas na verdade ela é de entrada. Ou seja tudo que vai para o tubo atrás do motor será sugado pela bomba e tudo que está pendurado na bomba, será empurrado para os radiadores ou ar quente ou radiador de controle de temperatura do veículo que é o radiador principal.

Nos Vectras B tem alguns com duas saidas de agua atrás do alternador, um vai para o ar quente e a outra retorna para o tubo. Para isto tem dois tipos de valvulas as de duas vias para o carro com duas saidas e a de 3 vias para os carros de uma saida. As de 3 vias, quando aberta a agua circula pelo radiador de ar quente e quando fechada a agua será desviada para o tubo de retorno que fica atrás do motor.

Verifique no seu Vectra A como é a saida para o ar quente e assim voce saberá qual valvula comprar. Se postar fotos fica melhor ainda para lhe informar.

Devo lembrar que fiz isto no meu Vectra B e estas vávulas no paralelo são todas umas porcarias, e não sei sobre as originais, mas desmontei uma e não gostei do que vi dentro.

Cheguei até projetar e fazer uma e estou usando no meu carro desde 2009, funciona 100% e não me pergunte como fiz esta válvula porque ainda é segredo. Só posso informar que ela abre uma polegada 100% e fecha uma polegada 100%, ao contrário das que tentei instalar que nunca fecham totalmente.
Imagem

jandrei
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 223
Registrado em: 26 Jun 2013, 11:29
Nome Completo: jandrei christ
Cidade: dois irmaos
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mangueiras do ar quente

por jandrei » 13 Dez 2013, 17:14

muio obrigado Almeidao,realmente essa porcaria parece nao fecar direito,a de 3 vias,a de duas ta perfeita,nao passa nem ar,
como vou fazer em casa tenho q tira um bom tempo e vai ter q ser esse final d e semana,tenho q retirar o protetor de carter q é bem grande c nao m engano é d vec.B pois por cima nao consigo nem ver as mangueiras...
mas essa d q aquele cano plastico atraz do motor é o retorno ja e d grande valia...
o q pretendo fazer...acho q na entrada vou por a valvula d 3 vias e na saida a de duas,no retorno de d 3vias vou por uma mangueira q vai p/ um "T" antes de d 2vias,com elas desligadas tudo circula normal e com elas fechadas c dará o desvio.valeu p/enquanto.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mangueiras do ar quente - Vectra A

por Almeidão » 13 Dez 2013, 19:34

Começou falar a minha lingua meu meu amigo. Sim este T antes de uma de duas vias funciona perfeito. Pode esquecer esta de colocar duas, voce vai colocar a toa. No meu eu pensei nisto também e fiz para eliminar o aquecimento que fazia embaixo do painel. Assim que coloquei a primeira e deixei a segunda para outro dia, eu deixei ali no lado do carona aberto e eu tinha acesso aos tubos de chegada e saida, coloquei a mão ali e nem sinal de esquentar eles que são aluminio e esquenta pra caramba, ficava e ainda fica totalmente frio. Isto significa que se voce colocar uma só valvula na entrada dará conta do recado e um T antes dela ficará perfeita e pode ficar tranquilo que ao abrir ela e mesmo tendo um T desviando, o sistema ainda funcionará perfeito.
Nos testes que eu fiz, resolvi prolongar um tempo maior de teste e mantive aberto por uns 30 dias até fazer uma viagem de 400KM, cheguei no destino e lá estava totalmente frio.

Sds
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 11 Mar 2017, 09:42, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

jandrei
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 223
Registrado em: 26 Jun 2013, 11:29
Nome Completo: jandrei christ
Cidade: dois irmaos
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mangueiras do ar quente

por jandrei » 13 Dez 2013, 20:20

é exatamente por esse motivo q quero fazer e raciocinando assim é verdade,nao tem como a agua vir de dentro do radiador sem entrar outra,é como uma lagoa junto de um rio,a agua estando nivelada a correnteza nao vai puxar a agua da lagoa p/ fora...
mas nao seriam 2 Ts,um antes da valvula e outro na outa mangueira p/ acoplamento.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mangueiras do ar quente - Vectra A

por Almeidão » 14 Dez 2013, 08:46

Sobre os Ts, vai depender do que voce tem livre no tubo de retorno, muitas vezes tem algumas entradas ali que podem estar usando tampão, neste caso só tirar o tampão e entrar com a mangueira, caso não tenha nenhum disponível, ai sim precisarás de 2 Ts. Existem tubos também com mais entradas que outros, existe com 2 , 3 ou 4. Vai depender de qual seja o seu.

Na verdade entendi que voce queria por duas válvulas hahahha.

Sds
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 11 Mar 2017, 09:42, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

Avatar do usuário
Denardin
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 24 Abr 2013, 09:46
Nome Completo: Airton de Nardin
Cidade: Xanxerê
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mangueiras do ar quente

por Denardin » 14 Dez 2013, 22:33

Jandrei, no meu coloquei uma válvula de ar quente do chevette e funciona perfeitamente, não existe a necessidade de por um "T" para continuar a circulação, basta você abrir ela de vez em quando ou deixar ela semi aberta, depende do clima.
Interrompendo a mangueira de entrada já é o suficiente para não aquecer seu pé no acelerador,pois a água quente sempre vai para cima no sistema, pode ter certeza que vai funcionar já tenho instalado a mais de um ano e estou contente com o resultado. Não precisa se preocupar com a falta de circulação no sistema porque pra isso tem o aditivo que deve ser sempre de boa qualidade.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mangueiras do ar quente - Vectra A

por Almeidão » 15 Dez 2013, 13:01

O problema de ter o retorno, não é exatamente para este fim. Na verdade é para não forçar esta mangueira e assim protegendo á para que ela não se solte. O meu, ele já tem o retorno porque já tem os dois tubos saindo da termostática e como uso aditivo de boa procedencia, eu nem ligo o ar quente nem para fazer a circulação de vez em quando, ou seja no ano passado eu só liguei umas 4 vezes no inverno e minha válvula fecha 100%, nada de deixar algo passando ali e isto é o objetivo da válvula, mesmo que algumas não consiga.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 11 Mar 2017, 09:42, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

jandrei
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 223
Registrado em: 26 Jun 2013, 11:29
Nome Completo: jandrei christ
Cidade: dois irmaos
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mangueiras do ar quente

por jandrei » 15 Dez 2013, 20:48

pessoal,obrigadissimo pela colaboraçao,nao pude fazer o serviço esse final dsemana entao vou ficar devendo a voces,
como disse,nao tem como visualizar as mangueiras e nem o tubo de retorno q no meu caso c nao foi alterado o sistema é só d duas vias,vou viajar na quinta entao acho q vou com os "quixutes" esquentando mesmo...pior q meu ar trincou um cano e tambem vai ter q esperar...

jandrei
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 223
Registrado em: 26 Jun 2013, 11:29
Nome Completo: jandrei christ
Cidade: dois irmaos
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mangueiras do ar quente

por jandrei » 20 Dez 2013, 21:09

e ai galera,fiz o esquema da valvula,so nao deu p/ tirar as fotos q foi meio corrido...mas foi um dos melhores up's q fiz...
fiz uma viajem d 600k e nao esquentou nada os pés,xou d bola...uma valvula d 3 vias corsa/vectra,um T, uma valvula d partida a frio,6 braçadeiras,um T p/ mangueira d vacuo,um metro mangueira 6,um pedaço de mangueira p/ o retorno,fio e uma chavezinha q ja tava no console.
a intençao inicial era de por perto da entrada,mas nao caberia nem o T,ai tive q por na saida do motor,ficou muito bom o resultado,assim q der vou tirar umas fotos e postar.no mesmo dia pus bi xenon 4300k nos farois e 6000k nas milhas,confesso q nao ficou muito melhor d q as lampadas night breaker,mas ja deu uma melhorada.
valeu a colaboraçao d todos,obrigado...
do xenon tem uma foto em apresentaçao do carro.

Vectra95
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Dez 2015, 19:18
Nome Completo: Elton dos santos ferreira
Cidade: Gravatai
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mangueiras do ar quente - Vectra A

por Vectra95 » 25 Mai 2021, 01:19

Opa. Se ainda tiver este matéria me mande por email por favor.
Obrigado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mangueiras do ar quente - Vectra A

por Almeidão » 25 Mai 2021, 07:49

Só lembrando que neste tópico eu li rápido e não achei nada comentando sobre o reservatório de Vácuo para ligar a válvula de 3 vias de ar que comanda a válvula que abre e fecha a agua. Não sei muito sobre o Vectra A se ele tem este reservatório, se não tiver você deverá providenciar um, caso contrário se for conectado no vácuo direto no carro, quando a válvula de 3 vias for acionada, ela ficará abrindo e fechando a válvula do ar quente a cada acelerada, retomadas etc. Dependendo do tipo de válvula de ar quente que for usada, dará errado tendo em vista que umas abrem ao ser sugada e outras abrem ao parar se sugar.
E ainda não retiro o que eu falei que estas válvulas paralela eu não usaria no meu carro por nada, e não sei se tem original para vender e mesmo sendo original não tem histórico de durar tanto tempo sem problemas. Comento sobre um carro do dia a dia.
Imagem

16 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 72 visitantes

Bem-vindo: 18 Abr 2024, 02:36