O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra AProblema com temperatura - Vectra A

142 mensagens
Elias Ribeiro
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Mai 2013, 21:35
Nome Completo: Elias Ribeiro
Cidade: Maringá
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com temperatura - Vectra A

por Elias Ribeiro » 15 Mai 2013, 08:51

Bom dia meus amigos e amigas!
Comprei meu Vectra A a menos de 10 dias, fiz uma revisão nele, coloquei 4 sapatinhos novos (pneus), e fui pra praia!!!!
Na volta, subindo a serra, queimou a junta do meu cabeçote, resultado: voltar pra casa de guincho e deixar R$ 600,00 na oficina...
Alguém tem alguma dica para controlar esse aquecimento do vectra? Como fazer uma ótima prevenção para esses casos?
Obrigado!

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Alto Aquecimento

por Ricardo Crispim » 15 Mai 2013, 09:43

Bom dia Elias, primeiramente seja bem vindo ao fórum e parabéns pela compra e meus pesames para quem fez a revisão de seu carro... :15:
daqui a pouco nossos consultores técnicos (Almeidão e Last Warrior) já acessam aqui e te informam os procedimentoss para uma correta manutenção de seu Vectra...

Forte abraço!!!!!!!!!!!!!!

Elias Ribeiro
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Mai 2013, 21:35
Nome Completo: Elias Ribeiro
Cidade: Maringá
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Alto Aquecimento

por Elias Ribeiro » 15 Mai 2013, 10:00

Valeu Ricardo Crispim! Grande abraço!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Alto Aquecimento

por Arquiteto » 15 Mai 2013, 11:06

o que precisa ser verificado>>>

limpeza do sistema

verificar a necessidade de trocar o radiador caso não seja possivel varetar o mesmo

verificar os sensores de temperatura e reles que comandam o acionamento das ventoinhas

usar aditivo

verificar o estado das mangueiras e abraçadeiras

fazer teste de pressurização do sistema e corrigir vazamentos ...

verificar sensor de temperatura do painel ...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Alto Aquecimento

por Almeidão » 16 Mai 2013, 09:07

Prevenção ainda é impossível, porque houve um aquecimento e estourou a junta e por isto tem algo errado. E o pior de tudo que os mecânicos trocam a junta mas não acerta de imediato o que foi a causa da queima da mesma.
Se fosse eu, primeira coisa seria trocar radiador, válvulas termostática e cebolão. Depois de montado com agua pura tentaria pegar uma estrada livre e checar qual seria a temperatura dele nesta condição. Ok, já sei agora vamos pra garage e verificar se a ventuinha está armando e isto com o motor desligado, somente com as informações do cebolão, acertaria a parte elétrica como troca de fusível, relês e limpeza deste local, verificaria se com o ar ligado ela funciona ou não. Bem, funcionou, então vamos ligar o carro e verificar quando ele arma ela etc. Depois disto eu andaria nele uns 15 a 20 dias e sempre verificando se a agua não baixa ou se tem outros vazamentos, tipo tampões do motor e bloco. Estando tudo certo, eu trocaria todas as mangueira por trás do motor que são as mais difíceis, e me conhecendo como sou, eu na verdade trocaria todas e ai jogaria a agua fora em um processo melhor de limpeza do resto que ficou e montava tudo com o aditivo apropriado. Não compre qualquer aditivo, porque uns genéricos além de não fazer nada para ajudar, ainda é pior que agua pura.

Lembrando que eu colocaria um radiador novo, não acredito que ele esteja bom.

Sds
Imagem

Elias Ribeiro
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Mai 2013, 21:35
Nome Completo: Elias Ribeiro
Cidade: Maringá
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Alto Aquecimento

por Elias Ribeiro » 17 Mai 2013, 08:20

Valeu pessoal, vou considerar todos os conselhos, eu peguei ele na oficina e tinha rompido os selos do bloco do motor, estavam todos enferrujados, esse carro ficou 1 ano e meio parado. Graças a Deus não afetou pistões ou valvulas, dos males o menor...
Um abraço e obrigado a todos!!!

Avatar do usuário
tsousacosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 135
Registrado em: 24 Abr 2013, 20:01
Nome Completo: Thiago Sousa da Costa
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Alto Aquecimento

por tsousacosta » 28 Jun 2013, 20:02

Boa noite Elias
Comprei o meu tambem a pouco tempo, e troquei o radiador. antes a temperatura ia a quase 100º e depois da troca nao passa dos 95º.
comprei em uma loja de SP, por R$270,00 (novo) e ate agora é so alegria
nao gosto muito de recondicionar peças pq sempre pode te deixar na mão ne?
qq coisa e so perguntar
abçs
Vectra CD 1995/1996

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Alto Aquecimento

por Last_Warrior » 08 Out 2013, 04:01

O Almeidão falou tudo, trocar radiador, termostática e cebolão, abastecer com água pura e testar o funcionamento das ventoinhas, só então depois de ter certeza que não deu vazamento e que as ventoinhas funcionam perfeito, abastece na proporção recomendada de aditivo e água desmineralizada ou destilada.

Se a ventoinha não funfar direito, conferir relés, chicotes, conectores, até achar o problema.

Sobre aditivos, recomendo AC Delco, Lubrax, Paraflu, Texaco, RV Cool, Valeo Protect, Delphi. Outras marcas por sua conta e risco!
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Alto Aquecimento

por Almeidão » 08 Out 2013, 11:23

Eu acrescento Havoline Long Life, mas independente de qual estejam usando e que não seja qualquer um, quem trocou o radiador e tem uma nova temperatura a frente, basta seguir ela porque se mudar algo, algo de errado aconteceu. Temperatura não muda com o passar do tempo sem que algo aconteceu no sistema ou seja termostática estragada, aditivo adulterado, radiador entupido ou até mesmo uma mangueira furada. A minha segue firme há bem mais de 5 anos, identica ao dia que coloquei o radiador e já troquei de aditivo umas 2 vezes e sempre que troco meço a vazão dele.

Nada vem para melhorar algo em um radiador, ele por si próprio é a melhora estando em perfeito estado. Se uma ventuinha começar armar mais cedo, isto não é sintoma de ajuda divina, é o cebolão mesmo que está indo pro saco.

Só existe uma divergencia em cebolões, as vezes com o ar ligado o cebolão entra em alta rotação logo após ligar o carro em um local muito quente e isto se deve a pressão do gas que está alta e armou ele para baixar esta pressão. O resto que vir diferente do normal é problema e deve ser sanado.
Imagem

Avatar do usuário
Denardin
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 24 Abr 2013, 09:46
Nome Completo: Airton de Nardin
Cidade: Xanxerê
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Alto Aquecimento

por Denardin » 12 Out 2013, 16:40

Bom pessoal, no meu aconteceu de sobreaquecer umas duas vezes, sempre baixou o nível de água, não tive dúvidas comprei um radiador novo e troquei eu mesmo achando que ele estava furado pois não via sinal de vazamento nas mangueiras (manchas coloridas do aditivo). Não resolveu aqueceu de novo então fui no meu mecânico e ele testou a tampa do reservatório com uma bombinha que eu nem sabia que existia, então, não mantinha a pressão, se tivesse ido logo no mecânico não teria gasto R$ 250,00 mais que o necessário. Fica a lição!

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Alto Aquecimento

por serginho_vectra A » 12 Out 2013, 19:55

putz isso aconteceu com o corsa do meu avõ esses dias, agente nunca espera que a culpa seja de uma maldita tampinha...rsrs
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Alto Aquecimento

por Almeidão » 12 Out 2013, 20:43

É amigo, o problema é que esta tampinha tem uma válvula só para liberar a pressão que pode ser ouvida se o carro estiver bem quente e desligado em um local silencioso. Se a valvula estraga a agua sairá para o lado mais fraco que que na maioria das vezes é a tampa, melhor que seja ela.
Mas quem trocou o radiador se ele já tinha um bom tempo de uso, pode ter certeza, não perdeu nada não. O carro sempre agradece umas peças novas.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Denardin
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 24 Abr 2013, 09:46
Nome Completo: Airton de Nardin
Cidade: Xanxerê
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Alto Aquecimento

por Denardin » 13 Out 2013, 17:36

Pois é Almeidão, eu gosto tanto do meu carro que estou sempre mantendo ele como novo, agora já comprei o kit de embreagem AC DElCO e dois amortecedores traseiros Monroe, mês que vem vou trocar tudo junto com o trambulador de marchas que eu mesmo estou recondicionando, pois não achei novo nas autopeças daqui, estou fazendo as buchas no torno de um amigo e vai ficar zerado.
E pra dezembro está previsto dois pneus novos traseiros Goodyear Excellence 195 x 60 x 15 que dão muita segurança na chuva.
Afinal ele já está comigo à 6 anos e nunca me deixou na estrada, viajo com a família para Lajeado - RS, minha cidade de coração, a cada 3 meses, e é sempre assim deu folga no trabalho pego a chave e a família entramos no carro e estrada faça chuva ou sol.
Valeu!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com temperatura - Vectra A

por Almeidão » 14 Out 2013, 11:43

Eu também acho viável acertar este trambulador com um bom torneiro e se o cara for bom, fica melhor que novo. Estes engates onde tem uma bucha plástica e atravessa um pino ligando garfo do tambulador e o trambuladore e que com tempo aparece uma folga grende, eu também tinha mudado no meu, mas não fiz a bucha plástica, ela eu comprei e pedi a fazer um pino de metal com um lado achatado porque se tivesse porca ia pegar na caixa e o outra ponta com parafusos lógico tudo isto depois de ter acertado o furo no garfo em cima da caixa. No lado achatado eu fiz tipo fenda e do outro lado eu coloquei uma porca auto travante. Na época ficou muito bom e não se esquecer que o meu é um Vectra B, porem o sistema é parecido. Hoje eu adaptei no meu o cambio com cabos de aço, coloquei o do Astra e mesmo assim eu mudei ele por inteiro porque achei que precisava mudar para melhorar e não é que melhorou mesmo? kakkakakkakak.

Sou muito parecido a ti, meu carro é meu xodó, tem que estar perfeito em tudo. Eu diria que só perde por um novo por causa do cheiro kakakkakakka
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 23 Mar 2017, 20:42, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Alto Aquecimento

por Ricardo Crispim » 15 Out 2013, 10:23

Last_Warrior escreveu:Sobre aditivos, recomendo AC Delco, Lubrax, Paraflu, Texaco, RV Cool, Valeo Protect, Delphi. Outras marcas por sua conta e risco!


Todos bons aditivos, mas acrescentaria o da havoline e o Bardahl Long Life por terem vida estendida.

Forte abraço!!!!!!!!!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Alto Aquecimento

por Alcir Andreoni » 15 Out 2013, 11:04

Ricardo Crispim escreveu:
Last_Warrior escreveu:Sobre aditivos, recomendo AC Delco, Lubrax, Paraflu, Texaco, RV Cool, Valeo Protect, Delphi. Outras marcas por sua conta e risco!


Todos bons aditivos, mas acrescentaria o da havoline e o Bardahl Long Life por terem vida estendida.

Forte abraço!!!!!!!!!

Esse RV é bom!

Tenho ele no meu e não estou muito confortável!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Problema com temperatura - Vectra A

por Ricardo Crispim » 15 Out 2013, 13:42

Porque não está muito confortável? :9:

Forte abraço!!!!!!!!
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 23 Mar 2017, 20:43, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Problema com temperatura - Vectra A

por Alcir Andreoni » 15 Out 2013, 14:22

Cara o aditivo antes era bem laranja. Como eu troco o aditivo a cada ano resolvi colocar esse no meu carro, mas fico meio na dúvida, porque meu reservatório nunca juntou aquelas gotas por dentro e agora está aparecendo...
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 23 Mar 2017, 20:43, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Alto Aquecimento

por Alcir Andreoni » 19 Out 2013, 18:45

Vou reativar o tópico!

Estava hoje no trânsito de São Paulo, para ser mais exato na Av. Paes de Barros, no bairro da Moóca, andando belo e formoso com meu carrão, quando trânsito parou.

Fomos andando por mais ou menos 200m, calor, trânsito parado, motoristas folgados e de repente, vi fumaça saindo do capô do meu carro, no lado esquerdo. Olhei para o painel e o ponteiro estava na primeira marca do painel.

Encostei o mais rápido que eu pude, abri o capô e vi aquela água e fumaça saindo do vaso de expansão. Nesse momento a ventoinha estava funcionando e a água borbulhando no reservatório.

Abri um pouco a tampa e deixei sair um pouco da pressão. Nesse momento o ponteiro passou do meio, quando decidi desligar o carro.

Deixei sair toda a pressão do reservatório e retirei a tampa. Até então a água no vaso estava acima do nível e eu deixei o carro esfriar. Depois de frio verifiquei o nível da água e ela estava bem baixa, indicando que sistema tinha perdido muito água.

Repus a água, com água de torneira mesmo e procurei um outro lugar para estacionar o carro. Depois de quase uma hora fui conferir o nível da água e estava vazio.

Repus com água mineral e me dirigi a um lugar para efetuar a troca do óleo, filtro e líquido de arrefecimento.

Fiz a troca por máquina...
Imagem

Depois de limpo o sistema coloquei 2,5l de Bardhall Rad Cool Long life...

Imagem

Agora a pergunta que não quer calar.

Por que meu carro ferveu?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Alto Aquecimento

por rgapski » 19 Out 2013, 20:29

Alcir,

O carro só ferve se a água for perdida ou não resfriada.
Temos diversas situações que causam aquecimento excessivo:
1) Radiador com fluxo insuficiente;
2) Valvula termostatica travada (defeito mais comum);
3) Vazamento do liquido de arrefecimento;
4) Travamento da bomba d'agua;
entre outras causas que atrapalham a circulação/resfriamento do liquido.

Como seu carro fumaçou, recomendo que voce verifique se a agua esta misturando com o óleo.
Basta retirar a vareta e a tampa de abastecimento de óleo e verificar se há algum sinal de algo parecido com café com leite.
Em geral, quando ferve a ponto de fumaçar, a junta do cabeçote vai pro espaço e começa a misturar os fluidos.
Para saber se queimou, basta media a compressão dos cilindros, e fazer um teste de pressurização do sistema de arrefecimento.

Verifique isso o quanto antes, pois rodar com oleo contaminado voce acaba com o motor do seu carro.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

142 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 93 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 17:08