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Vectra ATroca de óleo e aditivo - Vectra A

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Troca de óleo e aditivo - Vectra A

por rodrigosilva » 12 Mai 2014, 22:52

Gostaria de saber qual o melhor tipo de óleo e aditivo para colocar em um vectra 2.0 1995 que acabei de comprar...

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Re: troca de óleo e aditivo

por Alcir Andreoni » 13 Mai 2014, 07:41

Seja bem-vindo ao Clube!

Acredito que você deve usar um óleo de boa marca, Havoline ou AC Delco, 20W50 SL e colocar um Molikote A2 a cada duas trocas.

Lembre-se de sempre trocar o filtro de óleo quando trocar o óleo.
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Re: troca de óleo e aditivo

por Thiago Menezes » 13 Mai 2014, 07:55

Óleo do motor eu uso Shell Helix, mas tem Mobil, AC Delco etc

Aditivo eu uso Bardalh log lige concentrado, mas tem Havoline, Ac delco etc

Vá na parte superior da página do lado direito e escreva sua dúvida em ''pesquisar...'' vai encontrar as informações que precisa :88:
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Re: troca de óleo e aditivo

por Last_Warrior » 13 Mai 2014, 17:51

A princípio o óleo do motor já tem todos aditivos necessários. Basta colocar de petroleira reconhecida como BR, Shell, Texaco, Ipiranga, Castrol, ELF, ou Ac Delco se preferir, observar as viscosidades recomendadas, e colocar um filtro de marca reconhecida como Tecfil, Fram, Mann, Mahle, Metal leve, entre outros.

Caso queira colocar um aditivo em separado no óleo do motor, esse procedimento não é recomendado pelo fabricante, aí é por sua conta e risco. Veja quanto custa uma "simples" retífica do motor e veja se vale a pena correr o risco.
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Re: troca de óleo e aditivo

por Alcir Andreoni » 20 Mai 2014, 10:47

Last_Warrior escreveu:A princípio o óleo do motor já tem todos aditivos necessários. Basta colocar de petroleira reconhecida como BR, Shell, Texaco, Ipiranga, Castrol, ELF, ou Ac Delco se preferir, observar as viscosidades recomendadas, e colocar um filtro de marca reconhecida como Tecfil, Fram, Mann, Mahle, Metal leve, entre outros.

Caso queira colocar um aditivo em separado no óleo do motor, esse procedimento não é recomendado pelo fabricante, aí é por sua conta e risco. Veja quanto custa uma "simples" retífica do motor e veja se vale a pena correr o risco.

Não ponha medo na cabeça do menino!

Um Molykote A2 não vai causar problema nenhum, visto que não e aditivo do óleo...
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Re: troca de óleo e aditivo

por Ricardo Crispim » 20 Mai 2014, 12:51

Não é só por medo na cabeça do menino, é informar errado mesmo...
Essa idiotice que muita gente repassa que os óleos lubrificantes vêm com aditivação necessária(que aliás o correto deveria ser isso) é informação das distribuidoras de lubrificantes que não podem dizer de forma alguma que é recomendável fazer aditivação suplementar à parte, seria assumir que o óleo produzido por ela não é bom o suficiente...

Eu, como trabalho com isso, recebo a cada dois meses o boletim do monitoramento da qualidade dos lubrificantes vendidos no Brasil

Esse é o mais recente quadro, com amostras analisadas em Março e Abril de 2014.

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As amostras são compradas aleatoriamente e dessa vez foram divididos por estado da seguinte forma:

BA 20
CE 12
ES 13
MA 10
MG 48
MT 10
PA 10
PB 10
PI 16
PR 30
RJ 40
RN 16
RS 20
SC 20
SP 54
Total Brasil 329

Então, observa-se que das amostras coletadas e analisadas no período de março e abril de 2014:
* 35,5% das amostras estavam sem aditivação;
* 33,9% coma viscosidade fora de especificação;
E por aí afora..

Lembrando que são dados da ANP, porém pouco ou nada divulgados...

No mesmo boletim, para ilustrar como a coisa é séria, está lá:

COSAN COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES S.A. MOBIL SUPER 3000 X1 M606/2014 5W40 SN Registro desatualizado: origem do produto desatualizado T2B0673 Fabricação 2/11/2012

Não editei o nome da Mobil aqui porque o problema não é tão grave, gera apenas desconfiança com relação ao básico utilizado..

Ou

*******EDIT**********397/2014 9860 40 Aditivação insuficiente 7419 Fabricação 24/10/2013 (Editei o nome para que quem utilize a marca não fique muito triste...

Então, aditivação suplementar de óleo lubrificante não caracteriza problema nenhum, desde que se utilize o Bardahl, Molicote e Mlilitec..Apenas esses três, pois o resto (já testei todos) não cumprem o que prometem.
Na realidade, esses três mencionados possuem uma aditivação anti desgaste que nenhum lubrificante normal possui...
Nos meus carros por exemplo BR passa bem longe, pois a aditivação dos óleos feitos pela Lubrax atende ás especificações determinadas pela ASTM, porém algumas outras marcas "superam" as especificações...

Quanto aos filtros de ar por exemplo, só existem duas fábricas no mundo que confeccionam o papel elemento filtrante que é utilizado pelas diversas marcas a venda no mercado. Basta verificar quantas dobras existem no filtro original e comprar um equivalente que tenha o mesmo número de dobraduras, pois é aí que as marcas picaretas ganham dinheiro, colocam filtros no mercado que têm menos dobraduras dos que as que trabalham sério..

Uma coisa pode ter certeza Rodrigo, preço de óleo normalmente determina a qualidade dele. Quanto mais caro, melhor...Quanto mais barato, corra dele...

Forte abraço..

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Re: troca de óleo e aditivo

por Alcir Andreoni » 20 Mai 2014, 12:56

Ricardo Crispim escreveu:Nos meus carros por exemplo BR passa bem longe, pois a aditivação dos óleos feitos pela Lubrax atende ás especificações determinadas pela ASTM, porém algumas outras marcas "superam" as especificações...

Aqui eu me perdi!!! :47:
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Re: troca de óleo e aditivo

por Thiago Menezes » 20 Mai 2014, 13:18

Eu nunca usei aditivo em óleo, eu vou lá compro o óleo recomendando no manual (de costume sempre Shell) e coloco e fim de papo. :47:
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Re: troca de óleo e aditivo

por Alcir Andreoni » 20 Mai 2014, 13:27

thiago.onacto escreveu:Eu nunca usei aditivo em óleo, eu vou lá compro o óleo recomendando no manual (de costume sempre Shell) e coloco e fim de papo. :47:

Quem nunca teve carro velho não sabe o que é isso! :52:
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Re: troca de óleo e aditivo

por Thiago Menezes » 20 Mai 2014, 13:30

Meu Corsa 1998 era o que? :65:

Se for assim você nunca se preocupou com isso, só anda de carro novo tiozão :103:
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Re: troca de óleo e aditivo

por Alcir Andreoni » 20 Mai 2014, 13:36

thiago.onacto escreveu:Meu Corsa 1998 era o que? :65:

Se for assim você nunca se preocupou com isso, só anda de carro novo tiozão :103:

Meu primeiro carro novo foi um Astra 1999 em 2004, o resto era só chevette, fiat 147, passat, gol a ar...

Depois que comprei o Astra eu passei a colocar um Molykote A2 a cada duas trocas.

No Vecão, como todos me falaram, motor mais novo e mais justo, somente óleo 5W30 SM (base sintética).

No Cobalt somente 5W30 SN (Sintético)...
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Re: troca de óleo e aditivo

por Thiago Menezes » 20 Mai 2014, 13:42

Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:Meu Corsa 1998 era o que? :65:

Se for assim você nunca se preocupou com isso, só anda de carro novo tiozão :103:

Meu primeiro carro novo foi um Astra 1999 em 2004, o resto era só chevette, fiat 147, passat, gol a ar...

Depois que comprei o Astra eu passei a colocar um Molykote A2 a cada duas trocas.

No Vecão, como todos me falaram, motor mais novo e mais justo, somente óleo 5W30 SM (base sintética).

No Cobalt somente 5W30 SN (Sintético)...


Pois é, no meu carro nem sei que óleo que estava mas era um óleo mais grosso tenho certeza disso, pois o vazamento de óleo tava bem menor quando comprei pingava muito pouco tanto que nem percebi, quando eu coloquei um óleo mais fino aí começou a pingar com maior intensidade.

Quando fui colocar eu queria o 5w30 SN sintético, mas o cara acabou me convencendo a colocar o 5w40 SN Sintético.
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Re: troca de óleo e aditivo

por Alcir Andreoni » 20 Mai 2014, 13:51

thiago.onacto escreveu:Pois é, no meu carro nem sei que óleo que estava mas era um óleo mais grosso tenho certeza disso, pois o vazamento de óleo tava bem menor quando comprei pingava muito pouco tanto que nem percebi, quando eu coloquei um óleo mais fino aí começou a pingar com maior intensidade.

Quando fui colocar eu queria o 5w30 SN sintético, mas o cara acabou me convencendo a colocar o 5w40 SN Sintético.

Lembresse do que o Crispim falou: Óleo mais caro é bom, óleo mais barato não!

Então se você comprou 5W40 de boa marca, fique tranquilo...
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Re: troca de óleo e aditivo

por Ricardo Crispim » 20 Mai 2014, 13:53

Alcir Andreoni escreveu:
Ricardo Crispim escreveu:Nos meus carros por exemplo BR passa bem longe, pois a aditivação dos óleos feitos pela Lubrax atende ás especificações determinadas pela ASTM, porém algumas outras marcas "superam" as especificações...

Aqui eu me perdi!!! :47:


Ô Alcir, desculpe a falha..
Usei a p**& da linguagem técnica..
Quando eu falo atende, é porque aquele óleo atende (ou deveria) àquela especificação descrita na embalagem..
Quando supera, é porque o pacote de aditivos é superior ao que mandam as normas da ASTM.
Livro bom para quem quer se aprofundar:

http://www.astm.org/DIGITAL_LIBRARY/MNL ... /MNL62.htm

ou um mais antigo, porém continua atual e ainda fala de combustíveis:

http://www.astm.org/DIGITAL_LIBRARY/MNL ... /MNL37.htm

Forte abraço!!!!!!!!

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Re: troca de óleo e aditivo

por Thiago Menezes » 20 Mai 2014, 13:55

Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:Pois é, no meu carro nem sei que óleo que estava mas era um óleo mais grosso tenho certeza disso, pois o vazamento de óleo tava bem menor quando comprei pingava muito pouco tanto que nem percebi, quando eu coloquei um óleo mais fino aí começou a pingar com maior intensidade.

Quando fui colocar eu queria o 5w30 SN sintético, mas o cara acabou me convencendo a colocar o 5w40 SN Sintético.

Lembresse do que o Crispim falou: Óleo mais caro é bom, óleo mais barato não!

Então se você comprou 5W40 de boa marca, fique tranquilo...


Sim usei o Shell Helix Ultra 100% Sintético API SN 5w40, gastei uma fortuna na troca não lembra? :47:
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Re: troca de óleo e aditivo

por Alcir Andreoni » 20 Mai 2014, 13:57

Ricardo Crispim escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
Ricardo Crispim escreveu:Nos meus carros por exemplo BR passa bem longe, pois a aditivação dos óleos feitos pela Lubrax atende ás especificações determinadas pela ASTM, porém algumas outras marcas "superam" as especificações...

Aqui eu me perdi!!! :47:


Ô Alcir, desculpe a falha..
Usei a p**& da linguagem técnica..
Quando eu falo atende, é porque aquele óleo atende (ou deveria) àquela especificação descrita na embalagem..
Quando supera, é porque o pacote de aditivos é superior ao que mandam as normas da ASTM.
Livro bom para quem quer se aprofundar:

http://www.astm.org/DIGITAL_LIBRARY/MNL ... /MNL62.htm

ou um mais antigo, porém continua atual e ainda fala de combustíveis:

http://www.astm.org/DIGITAL_LIBRARY/MNL ... /MNL37.htm

Forte abraço!!!!!!!!

Muito bom!

Aprender sobre lubrificantes e combustíveis e ainda treinar o inglês... :88:
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Re: troca de óleo e aditivo

por Ricardo Crispim » 20 Mai 2014, 14:01

Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:Pois é, no meu carro nem sei que óleo que estava mas era um óleo mais grosso tenho certeza disso, pois o vazamento de óleo tava bem menor quando comprei pingava muito pouco tanto que nem percebi, quando eu coloquei um óleo mais fino aí começou a pingar com maior intensidade.

Quando fui colocar eu queria o 5w30 SN sintético, mas o cara acabou me convencendo a colocar o 5w40 SN Sintético.

Lembresse do que o Crispim falou: Óleo mais caro é bom, óleo mais barato não!

Então se você comprou 5W40 de boa marca, fique tranquilo...



Thiago, pingava com motor quente ou frio?
A 3 anos atrás eu não usaria Shell, porque na transição para a Cosan, ele andou sendo fabricado por uma industria bem fundo de quintal...
Hoje ele voltou a ter qualidade, pois é produzido nas instalações da antiga Solutec, na praia da Ribeira, Ilha do Governador-RJ, que pertencia a Exxon Chemical antes de se tornar Exxon Mobil...

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Re: troca de óleo e aditivo

por Thiago Menezes » 20 Mai 2014, 14:03

Eu desanimei quando vi tudo inglês (novidade...) :62:

Tiozão você compra, traduz e me empresta? :40:
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Re: troca de óleo e aditivo

por Thiago Menezes » 20 Mai 2014, 14:04

Ricardo Crispim escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:Pois é, no meu carro nem sei que óleo que estava mas era um óleo mais grosso tenho certeza disso, pois o vazamento de óleo tava bem menor quando comprei pingava muito pouco tanto que nem percebi, quando eu coloquei um óleo mais fino aí começou a pingar com maior intensidade.

Quando fui colocar eu queria o 5w30 SN sintético, mas o cara acabou me convencendo a colocar o 5w40 SN Sintético.

Lembresse do que o Crispim falou: Óleo mais caro é bom, óleo mais barato não!

Então se você comprou 5W40 de boa marca, fique tranquilo...



Thiago, pingava com motor quente ou frio?
A 3 anos atrás eu não usaria Shell, porque na transição para a Cosan, ele andou sendo fabricado por uma industria bem fundo de quintal...
Hoje ele voltou a ter qualidade, pois é produzido nas instalações da antiga Solutec, na praia da Ribeira, Ilha do Governador-RJ, que pertencia a Exxon Chemical antes de se tornar Exxon Mobil...

Forte abraço!!!!!!!!


Pingava frio na garagem!

Então esse meu aí está aprovado mestre Ricardão? :47:
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Re: troca de óleo e aditivo

por Alcir Andreoni » 20 Mai 2014, 14:10

thiago.onacto escreveu:Eu desanimei quando vi tudo inglês (novidade...) :62:

Tiozão você compra, traduz e me empresta? :40:

Pode deixar!!!! :38:
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