O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra AProblema com ar condicionado - Vectra A

60 mensagens
todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por todiboa » 24 Mai 2017, 12:13

Pessoal alguém sabe me dizer onde se localizam os reles do ar condicionado do VCD A?

Meu ac parou de funcionar e suspeito de mau contato, poderiam me dizer quais são e onde eles se localizam?

No cofre do motor em a caixa de reles, mas não qual deles é o rele correto.

No aguardo.

evandromat
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 18 Mai 2017, 20:47
Nome Completo: Evandro Rocha Rocha
Cidade: Santana do Araguaia
Estado: Pará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por evandromat » 12 Jun 2017, 18:49

alguem sabe me dizer o tipo de gás que vai no sistema de ar do vectra 1994?
é r12, 22 ou 134a?

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por todiboa » 13 Jun 2017, 07:08

Cara eu tenho VCDA 94 e pelo sistema que vejo ali sem olhar para o manual tenho certeza que é R12, pois se não em engano R22 é para ar condicionado de casa e o R134a é para os sistemas pós 96.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por Ju_Bueno » 13 Jun 2017, 08:00

Pessoal, acabei de fundir aqui neste tópico duas postagens que estavam separadas (estão na pg 2). Vou citá-las aqui:

juninho roque escreveu:Fuente del Mensaje galera, tô remontando um vectra GSI 93/94 e me surgiu uma dúvida: esse carro usa originalmente o sistema de ar condicionado R12. se eu não me engano, nos 94 em diante já mudaram para o modelo R134a, que usa um gás menos nocivo ao meio ambiente e tal... visualmente o que muda é o filtro secador que nos modelos R12 ficam bem visível ali do lado da bateria e os dutos de alumínio. O filtro secador fica do lado da bateria. nos modelos mais novos (R134a) ele não é visível.
Imagem
OBS: ESSE NÃO É O MEU CARRO, SÓ POSTEI ESSA FOTO COMO REFERÊNCIA.


Pois bem: um modelo 94/94 já deve usar o R134a pois ele tem o sistema diferente desse da foto, com o filtro secador à frente do condensandor assim como os 95 e 96. Já fiz manutenção no sistema do meu e é realmente o R 134a.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por todiboa » 13 Jun 2017, 08:56

Ju_bueno, o meu é igual ao a foto e logo o meu é o R12.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por Ju_Bueno » 13 Jun 2017, 11:30

Isso, o seu é um 93/94 né?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por todiboa » 13 Jun 2017, 12:28

Isso Ju_bueno, o meu é 93/94.

Nielssen
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Abr 2016, 08:32
Nome Completo: Nielssen Barbosa Moura
Cidade: Coronel Fabriciano
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra A ar condicionado e ar quente

por Nielssen » 24 Jul 2017, 20:44

Mandei arrumar o ar frio e quente do Vectra gsi 95, e o mecânico arrumou o ar frio e sugeriu que não ligasse o ar quente, pois o mesmo encontrava-se isolado e poderia atrapalhar o ar frio fazendo com que pudesse sair ar quente junto, procede essa suposição? O devo fazer?
O ar frio ficou muito bom, mas gostaria de ter o ar quente funcionando também.
Outra coisa que gostaria de saber se esse Vectra saiu com lugar para colocar o filtro de cabine do ar condicionado, onde fica, ou se posso adaptar um ? Qual seria a melhor opção para adaptar?

jmarques2009
GL Member
GL Member
Mensagens: 107
Registrado em: 11 Dez 2015, 20:10
Nome Completo: João Marques
Cidade: Agudo
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra A ar condicionado e ar quente

por jmarques2009 » 25 Jul 2017, 06:18

As mangueiras com a água quente ficam passando direto pelo radiador do ar quente embaixo do painel mesmo com ele desligado,vai sentir teu pé direito esquentar bastante mesmo.
No meu eu coloquei uma válvula pra fechar a água que vem lá do motor,assim não fica misturado o ar gelado com o quente.
VA saiu sem filtro de cabine,único filtro que tem eh na frente do condensador filtro secador

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por Ju_Bueno » 25 Jul 2017, 08:00


Trouxe a postagem para este tópico de assunto relacionado.
Pois bem, concordo com o Marques acima qdo diz que sentirá um pouco de calor nos pés, mais especificamente no pé direito, no acelerador. O radiador fica bem ali dentro daquele compartimento plástico.

No entanto, se a portinhola do compartimento do radiador (digo a que é acionada por movermos a chave no painel da escala azul p/ vermelha e vice-versa) estiver abrindo e fechando corretamente, vc não sentirá saindo o ar quente pelos difusores do painel. Afirmo isso pois no meu religuei o ar quente e não foi instalada nenhum tipo de válvula.
Outra coisa a se considerar, boa parte dos casos em que o ar quente foi desligado é pq houve vazamento no radiador. Seria bom vc verificar isso antes de ligar as mangueiras.
Deixo aqui o link de como desmontar o console para sacar o radiador: viewtopic.php?f=49&t=13722

O filtro de cabine realmente não existe, mas o Malagoli adaptou um no VCD dele. Só o que o trabalho é no estilo Macgyver kkkk...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por todiboa » 25 Jul 2017, 10:12

Eu tenho um VCDA e meu AC parou de funcionar.

O meu VCDA tem duas ventoinhas originais de fabrica, tanto que tem uma que quando liga faz um barulho horrível, deve ser o rolamento da ventoinha indo para o espaço.
Não sei porque meu AC parou de gelar, como tenho os manômetros vou colocar eles no VCDA no sábado e ver se tem gás. Desconfio que tenho problema no compressor, porque sempre que eu ligava o AC e ele funcionava fazia um barulho muito alto de metal rangendo...

Eu tendo novidades, postarei aqui.

Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por Robson Lott » 25 Jul 2017, 10:14

Concordo com o juliano. Inclusive no meu vectra A eu pus manta asfáltica na parte da caixa de ar q fica próxima ao assoalho. Porém mesmo antes, a percepção de aquecimento na região era mínima.

Pegando o gancho, vcs donos de vectra A já tiveram a experiência de congelamento do evaporador? O meu tá bem frequente isso, diminuindo o fluxo do ar refrigerado, sendo necessário desligar o compressor por uns minutos até q derreta o gelo, o fluxo volte ao normal, e possa religar o compressor.

Pergunto: se eu tiver com pressão e peso de gás corretos pro nosso sistema, o congelamento num deveria ser evitado por um pressostato que, em tese, deveria desligar o compressor?

Abraços,
Robson lott


Sent from my iPhone using Tapatalk
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por todiboa » 25 Jul 2017, 12:35

Sim deveria Robson, existe a possibilidade de seu pressostato estar com defeito e não está desarmando no momento em que a pressão do sistema aumenta. Ouvi dizer que isso é perigoso e pode explodir a encanação do gás.

Veja isso em casa de AC, pois isso não é normal.

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por Adalberto.jr » 29 Ago 2017, 17:11

Robson Lott escreveu:Concordo com o juliano. Inclusive no meu vectra A eu pus manta asfáltica na parte da caixa de ar q fica próxima ao assoalho. Porém mesmo antes, a percepção de aquecimento na região era mínima.

Pegando o gancho, vcs donos de vectra A já tiveram a experiência de congelamento do evaporador? O meu tá bem frequente isso, diminuindo o fluxo do ar refrigerado, sendo necessário desligar o compressor por uns minutos até q derreta o gelo, o fluxo volte ao normal, e possa religar o compressor.

Pergunto: se eu tiver com pressão e peso de gás corretos pro nosso sistema, o congelamento num deveria ser evitado por um pressostato que, em tese, deveria desligar o compressor?

Abraços,
Robson lott


Sent from my iPhone using Tapatalk
Amigo, no meu carro, ocorre exatamente a mesma situação. Meu ar gela muito! E olhe que a temperatura em Fortaleza, é na média de 43 graus na sombra rsrs

Mas sobre o congelamento, sempre que acontece, eu desligo o recirculador de ar e aumento a velocidade do ventilador. Essa situação ocorre principalmente em rodovias, pois só ando com recirculador desligado.

Acredito que a causa da problemática, é o isolamento do ar quente!

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por todiboa » 09 Out 2017, 20:49

Pessoal, boia noite.

Levei meu possante para ver o ac e tava sem gas, o cara fez um serviço que me ficou 980,00 temers e ainda me disse que o compressor dele é o compressor de vectra que usa r134a, porém só trocaram o compressor e não trocaram o resto. Então ele colocou o gás que seria em tese compatível com r12 e não durou 1 mês e vazou o gás novamente.
Ele ta na UTI novamente e o cara da oficina me disse que provavelmente terei que trocar o compressor. Me disse que vai tirar o compressor e trocar os vendante como ultima alternativa e se isso não resolver terei que trocar o bendito.

Diante disso, pergunto:

Tem como eu converter meu ac para r134a sem ter que trocar todo o resto? Depois de muito pesquisar encontrei gente dizendo que a unica coisa que fez foi trocar apenas as válvulas de alta e baixa pressão, colocou um óleo que é compatível com ambos gases e está funcionando sem problemas a muito tempo. Fico na duvida, então venho aqui pedir opiniões porque que sei que isso é bastante polemico e muito controverso.

To afim de arriscar na conversão porca, pois infelizmente neste momento não tenho condições de trocar condensador, filtro secador, tubulações sabendo que já vou ter que comprar um compressor novo.

Alguém aí pode me dizer se isso vai funcionar?

Obrigado.

Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por Robson Lott » 10 Out 2017, 09:56

Adalberto.jr escreveu:
Robson Lott escreveu:Concordo com o juliano. Inclusive no meu vectra A eu pus manta asfáltica na parte da caixa de ar q fica próxima ao assoalho. Porém mesmo antes, a percepção de aquecimento na região era mínima.

Pegando o gancho, vcs donos de vectra A já tiveram a experiência de congelamento do evaporador? O meu tá bem frequente isso, diminuindo o fluxo do ar refrigerado, sendo necessário desligar o compressor por uns minutos até q derreta o gelo, o fluxo volte ao normal, e possa religar o compressor.

Pergunto: se eu tiver com pressão e peso de gás corretos pro nosso sistema, o congelamento num deveria ser evitado por um pressostato que, em tese, deveria desligar o compressor?

Abraços,
Robson lott


Sent from my iPhone using Tapatalk
Amigo, no meu carro, ocorre exatamente a mesma situação. Meu ar gela muito! E olhe que a temperatura em Fortaleza, é na média de 43 graus na sombra rsrs

Mas sobre o congelamento, sempre que acontece, eu desligo o recirculador de ar e aumento a velocidade do ventilador. Essa situação ocorre principalmente em rodovias, pois só ando com recirculador desligado.

Acredito que a causa da problemática, é o isolamento do ar quente!

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Fala Adalberto!

Aqui no sul eh o contrário. Bateu 20oC, os polaco tudo sente calor! Kkkkk
Sobre o congelamento, não acho q seja normal. Nas revistas de época q tenho, ninguém repara congelamento dos ACs de nossos vectra véio... acho q alguma coisa não tá legal. E eh isso que eu queria saber tecnicamente. Pq eh um saco, sentir calor de repente e perceber q o fluxo de ar tá tapado, sendo necessário abrir a reciclagem de ar ou desligar o compressor quando tô em viagens no interior de SP e MG, onde o calor eh relevante...
Abraços!
Robson Lott


Sent from my iPhone using Tapatalk
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

carlao30
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Fev 2016, 18:48
Nome Completo: carlos augusto
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por carlao30 » 26 Mai 2018, 16:37

Amigos alguém saberia me informar como retirar o evaporador da caixa evaporadora sem desmontar o painel,procede a informação que ela teria uma abertura lateral, podendo assim retirar para a troca ou até mesmo limpeza alguém já fez esse procedimento se poder me ajudar desde já agradeço.

umdmelo
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 03 Jan 2016, 10:23
Nome Completo: Ulisses Moreira de Melo
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Adaptação de compressor do ar condicionado ? É possível?

por umdmelo » 10 Jan 2021, 22:50

Pessoal preciso trocar o compressor do ar do.meu vcd95, mas não encontro em lugar nenhum as vezes acho na internet no mercado livre por quase 2000. Alguém sabe se dá pra colocar de outro carro? Com alguma adaptação talvez??

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com ar condicionado - Vectra A

por todiboa » 12 Jan 2021, 17:42

Eu comprei do mercado livre mesmo, mas ainda não instalei.

calvinsantos
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 25 Dez 2023, 19:02
Nome Completo: Calvin Santos
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: Não Disponível
Idade: 34

Problema com ar condicionado - Vectra A

por calvinsantos » 28 Dez 2023, 02:23

Olá amigos, boa noite. Eu acabei de comprar um vectra gsi 93/94 (chegou ontem) e o ar do mesmo não liga. Aperto o botão e não acende, aciona compressor, etc. Li aqui no fórum que pode ser pressostato, estarei averiguando isso ainda hoje. Porém, vi também que o gás do meu seria o r12. A maioria dos compressores que vendem hoje é o r134, pode colocar esse? Devido ao estado de algumas coisas do carro, desconfio que ele tenha falecido. Muito obrigado!!

60 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 80 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 06:51