Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

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Vecao97
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Vecao97 » 09 Out 2018, 10:46

Obrigado pelas respostas,
Almeidão, vou levar em um eletrecista para verificar as ventoinhas.
Ju_Bueno, realmente o radiador é de tubos redondos, e o outro antigo que deu problema e estava errado também era, mas nunca rodei esse carro com o radiador de colmeia brasada que é o nome, pois quando eu peguei ele estava com radiador quebrado e fiz a troca sem andar com ele antes.
(solicitei ao lugar onde comprei o radiador novo para trocar para mim pelo brasado, da marca Visconde)

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 09 Out 2018, 11:59

Eu acredito que instalando o radiador no formato do original já possa haver alguma melhora. Pra vc ter uma ideia, no meu ex-Vectra A por causa de um radiador novo de tubos o motor quase ferveu 2 vezes andando em rodovia, sendo que voltei a usar o original (até chegar o novo brasado) já com 17 anos de uso e com um pequeno furo na caixa e nunca deixou a temperatura ir acima do máximo aceitável...
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 09 Out 2018, 12:53

Esqueça o ar condicionado, ele aciona as ventoinhas por outro meio, e o único proveito disto é que as ventoinhas não tem problemas, esqueça também as resistências, Vectra B não tem resistência nas ventoinhas, ou se tem, está como peso morto. O problema está entre o cebolão e a caixa de relê e pode ser o primeiro relê da esquerda o problema caso não seja o cebolão.
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 09 Out 2018, 14:27

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Se estiver passando compressão para o arrefecimento um dos sintomas é as mangueiras estufarem. Acho que antes de mexer no cabeçote tem coisas que vc precisa acertar ainda:

Precisa ser corrigido o funcionamento das ventoinhas. Em qualquer situação, elas trabalham em paralelo, isto é, sempre juntas e na mesma velocidade. Está errado ligar só uma, ou uma estar numa velocidade e a outra em velocidade diferente.

Certifique-se de que esse radiador tem a colmeia com galerias achatadas e não tubos redondos - veja este tópico que é bem fácil identificar: viewtopic.php?f=44&t=2890&hilit=aluminio+brasado&start=40

realmente as ventoinhas ligam por separado e a diferentes temperaturas sendo primeiro a interna a do ar condicionado liga direto se ligar o ar condicionado.
se ligam juntas acredito que queimo algum dos sensores de temperatura ou ocarro esquentaba e ligarom juntas para disfrasar o problema o vectra cuando tem a manutençao em dia nao tem problema de temperatura olha que no verao fomos de viajem para o brfasil completando 1850 kilometros chegamos a rodar 400 km cerra acima indo de floripa a curitiba a uma velocidade de 130\140 km\h com o ar ligado e a uma temperatura de 30 graus e o ponteiro da temp nao paso de 85º.
aqui na argentina os carros chevrolet tem fama de esquentar pouco e os motores tanto familia 1 e 2 rodar mais 400mil km de fabrica sem retifica mais tudo depende dos cuidados e manutençao que o dono presta ao coitado do carro.
geralmente cuando pasa compreçao para a agua vc pode sintir cheiro de gasolina mau queimada na agua.
confere a ligaçao das ventpinhas se e de sebolao confer as temperaturas que eles arman e desarman. e se for por sensor confere o funcionamento dele e o rango .
encuanto ao radiador, o brasil tem climas quentesna sua maioria do territorio um bom radiador sempre vai ajudar junto com um bom aditivo.

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Vecao97 » 09 Out 2018, 14:41

Entao como informei, o cebolão, sensor de temperatura e sensor do painel são novos, sendo o cebolão o IGUAÇU 463, sensor temperatura da IGUAÇU também, e sensor do painel original GM, e as mangueiras aparentemente não tem pressão não, bom, tem a pressão normal do sistema, mas não ficam inchadas e nem duras. Já encomendei um radiador novo para trocar esse da Visconde modelo brasado. Será feito a troca amanhã.

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 09 Out 2018, 14:59

Chirola, esses GM - Vectra (A, B e C), Zafira e Astra (creio que os demais modelos também) tem o funcionamento por padrão de fábrica as ventoinhas trabalharem sempre juntas, assim como o Almeidão e eu comentamos. Quando trabalha diferente disso, ou foi feita alguma alteração ou está com algum problema, o que possivelmente é o caso do amigo Fernando.
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por jonas caruso » 09 Out 2018, 18:07

Pessoal preciso de uma opinião/ajuda.
O carro tava normal ai do nada notei que ele passou dos 90º no painel.
Estava com o ar condicionado ligado. Quando ligo o ar ele demora pra subir a temperatura pq as duas ventoinhas atuam ao mesmo tempo.
Como subiu eu abri o capô e vi que a ventoinha do radiador estava desligada, estando ligada apenas a do ar condicionado.

O curioso é que ao desligar o carro a ventoinha do radiador voltou a funcionar e ficou ligada ate a temperatura baixar, como de costume.

Liguei o carro e a ventoinha funcionou normal. Andei por uns 20 minutos e então liguei o ar condicionado.
A temperatura reduziu um pouco e após uns 10 minutos notei um som mais forte vindo das ventoinhas como se a do ar estivesse trabalhando forçada.
A temperatura voltou a subir e passou dos 93º. Como ja estava chegando em casa desliguei o ar condicionado, o que fez a ventoinha do ar parar tbm.
O ponteiro subiu mais e eu desliguei antes de dar problemas.
Ao desligar a ventoinha do radiador ligou novamente até o carro esfriar, como de costume.

Alguém tem uma dica, qualquer uma ajuda.
Vá de Vectra!
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Vecao97 » Ontem, 17:05

Boa tarde
Bom resumindo como ficou
Coloquei um radiador brasado visconde e sem usar o ar a temperatura na cidade nem chega aos 87 graus no painel...ventoinha arma a baixa normalmente em 83 graus no painel e caso pego uma rodovia ao chegar em 81-82 ela fica desligada...agora o que eu percebi é que quando desligo o carro a ventoinha fica uns 2-3 minutos ligada na baixa e ai desliga...é normal? Tudo novo nesse carro cebolao Iguaçu 463 do astra 95...sensor painel novo....sensor temperatura novo Iguaçu do plug azul...nunca vi ele armar a alta sem ar ligado e trabalha as duas ventoinhas juntas. Voltei a válvula termostatica que era nova de 82 graus também...

Está perfeito, sobre as ventoinhas funcionarem depois de desligado, varia muito o tempo, se voce tiver estacionando o carro, elas forem acionadas e demorar um pouquinho para estacionar, a temperatura vai baixa, e ao desligar o carro ela estará quase na hora de desligar e poderá funcionar 15 segundos mais e pronto.
Nada melhor que um radiador novo, mantenha ele assim usando Havoline extended life

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por chirola » Hoje, 14:05

Vecao97 escreveu:Fuente del Mensaje e´ normal que as ventoinhas fiquem ligadas ao desligar o carro o tempo varia dependendo da temperatura do motor na hora de desligar

e´ normal que as ventoinhas fiquem ligadas ao desligar o carro o tempo varia dependendo da temperatura do motor na hora de desligar, a tempratura de trabalho do seu carro esta dentro dos parametros originais fico realmente bom, realmente o radiador indicado por ju-bueno e almeidao faz a diferensça

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por chirola » Hoje, 14:13

jonas caruso escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal preciso de uma opinião/ajuda.
O carro tava normal ai do nada notei que ele passou dos 90º no painel.
Estava com o ar condicionado ligado. Quando ligo o ar ele demora pra subir a temperatura pq as duas ventoinhas atuam ao mesmo tempo.
Como subiu eu abri o capô e vi que a ventoinha do radiador estava desligada, estando ligada apenas a do ar condicionado.

O curioso é que ao desligar o carro a ventoinha do radiador voltou a funcionar e ficou ligada ate a temperatura baixar, como de costume.

Liguei o carro e a ventoinha funcionou normal. Andei por uns 20 minutos e então liguei o ar condicionado.
A temperatura reduziu um pouco e após uns 10 minutos notei um som mais forte vindo das ventoinhas como se a do ar estivesse trabalhando forçada.
A temperatura voltou a subir e passou dos 93º. Como ja estava chegando em casa desliguei o ar condicionado, o que fez a ventoinha do ar parar tbm.
O ponteiro subiu mais e eu desliguei antes de dar problemas.
Ao desligar a ventoinha do radiador ligou novamente até o carro esfriar, como de costume.

Alguém tem uma dica, qualquer uma ajuda.

as ventoinhas funcionam nas duas velocidades? confere se elas estao acionando o segundo estagio sem o ar ligado.
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Chirola, esses GM - Vectra (A, B e C), Zafira e Astra (creio que os demais modelos também) tem o funcionamento por padrão de fábrica as ventoinhas trabalharem sempre juntas, assim como o Almeidão e eu comentamos. Quando trabalha diferente disso, ou foi feita alguma alteração ou está com algum problema, o que possivelmente é o caso do amigo Fernando.

peço desculpas errei, realmente trabalham juntas elas sao ligadas em serie uma na outra o que trabalha separado sao as duas velocidades que tem um rele para cada velocidad se uma para de funcionar na alta a outra tambem para, e nao por iso deijariam de funcionar na baija o ao contrario.

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Vecao97 » 31 minutos atrás

Olha
Sem ar ligado na verdade ainda não vi ligar o 2 estágio.. .pois a temperatura oscila entre 82 e 89 graus painel...porem a temperatura do radiador e do motor devem ser diferentes com certeza...ja com ar ligado o 2 estágio entra sim...tanto quando o ar atinge 300 psi ou quando o ponteiro atinge 92 graus ai abaixa pra 85 graus no painel...ai volta para a baixa...e as duas ventoinhas estão funcionando juntas sim com ar ou sem. A válvula dele fui informado que é a original GM...nova porém 82-97 graus mas acho que assim ficou bem temperada a água e o carro não fica Gastão.. .média 7.5 a 8kml com ar variando no pé mas sem andar igual vovô (rsrsrs) e média 12.5 a 13kml na pista a uns 110-120kmh. Na rodovia manteve entre 85 graus a 90 graus quando pisei mais forte 150kmh-160kmh.

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » menos de um minuto atrás

sem o ar ligado nunca entrará o segundo estágio se o sistema tiver perfeito. Sobre a termostática eu prefiro 82/87, a 82/97 é para o carro flex que mesmo se usar 82/87 ainda fica boa. A preferencia por uma 82/87 é devido ao funcionamento muito simples dela que é por pasta expansiva por um pino muito fino e a diferença é a mola que a 87 é mais fraca e sendo assim deixa a válvula com menor poder de estragar com facilidade. Sobre a economia, o carro saindo do azul, ali em 1/4 do painel, ele já está na temperatura correta de funcionamento. Outro problema da válvula muito pesada que seria 97, o carro esquenta muito para começar abrir la e logo recebe um monte de água fria que estava parada, isto com o tempo vai minando o motor, a de valor melhor começa misturar mais cedo e não sofre este choque térmico. Isto é observado ao sair com o carro e o ponteiro vai subindo e logo baixa no minimo. Questão de preferencia, sendo que não se pode usar uma que seria 87/92 no carro gasolina, ai é risco de perder o motor.
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