Vectra BSensor de detonação (Knock Sensor)

10 mensagens   •   Página 1 de 1
SirChico
GL Member
GL Member
Nome Completo: Teodoro Borges
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Sensor de detonação (Knock Sensor)

por SirChico » 14 Jan 2019, 13:50

Olá pessoal...

vou abrir esse tópico pois achei pouca informação aqui no Forum sobre esse sensor (código 90448771).

Fiz a leitura com o scanner esse fim de semana (erro 16) e ele acusou problema nesse sensor, como se estivesse desconectado.
Fui lá e desconectei ele de fato e em nada mudou.

Fiz alguns testes preliminares e parece que o sensor em si morreu.
Ainda vou estender os testes essa semana pra ter certeza que não é chicote.

Sintoma: carro quando quente na marcha lenta morre.
Mas já vi/ouvi falar de outros sintomas por ai. Como por exemplo, motor "grilar" (que tenho a impressão que também está acontecendo com o meu).

De qualquer forma...
Alguém já teve problema com ele?
Recomendação de alguma marca específica?

O motor é um 2.0 16v 1997.
Vi que vários outros modelos não tem esse sensor.

Desde já agradeço

chirola
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: manuel rivas

por chirola » 14 Jan 2019, 16:01

no teve problemas com dito sensor mais vi carro com problema e sim um dos sintomas e grilar mesmo o sensor manda sinal e e corregido o ponto de igniçao , se o sensor falha nao tem sinal e o ponto fica fora

SirChico
GL Member
GL Member

por SirChico » 27 Jan 2019, 22:16

Update: o sintoma do carro morrer não era devido ao sensor de detonação, mas sim de problemas elétricos.

Apesar do carro não mais morrer e andar, a injeção ainda acusa erro nesse sensor.

Testei o sensor e ele parece estar operando de forma correta (gerando tensão com determinada vibração/"batido").
Fiz teste de continuidade no chicote do sensor e deu OK.
Agora ficou estranho... mas ainda to achando que deve ser no chicote. Possivelmente uma conexão mal feita ou um fio que não está 100%.

Vou investigar melhor o que está acontecendo e retorno assim que tiver novidades.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Danniel Pizatto
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

por danrmp » 28 Jan 2019, 08:57

Não sei qual as condições que a ECU usa para disparar erro no detonação, mas este sensor usa cabeamento blindado. Veja se na adaptação não utilizaram um cabo comum.
Vectra CD 2.2 2004 AT - Garagem

Omega GLS 4.1 1996
Omega CD 3.0 1994 AT

FelipeVRS
Member
Member
Nome Completo: felipe rigo
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

por FelipeVRS » 08 Fev 2019, 16:10

O meu carro também está grilando, de 1700 a 2000 rpm, se eu forçar uma terceira marcha em subidas, fiz o teste com o curto de auto diagnostico e ele não apontou erro para este sensor, será o combustível ruim? ou o carro de alguém teve este problema e resolveu?

SirChico
GL Member
GL Member

por SirChico » 09 Fev 2019, 11:17

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje O meu carro também está grilando, de 1700 a 2000 rpm, se eu forçar uma terceira marcha em subidas, fiz o teste com o curto de auto diagnostico e ele não apontou erro para este sensor, será o combustível ruim? ou o carro de alguém teve este problema e resolveu?

Até onde eu sei, usar uma marcha inadequada, principalmente em baixa rotação, faz com que o motor "grile", o que não é bom pro motor.
Me parece ser o caso a que você se refere: baixa rotação (1.700 ~ 2.000 rpm), terceira marcha numa subida (bom, não sei o quão inclinada é essa subida, mas...).
Nesse caso, passe uma segunda e vê se o carro vai "grilar".

Retornando ao meu caso... o barulho que estava/estou ouvindo não é o normalmente entitulado "grilo". Eu estava enganado.
Não quer dizer que não exista um barulho, ele existe, só não é esse. É outro... que eu ainda tenho que descobrir de onde vem hehehe.

Depois que resolvi o problema da tensão nos relés (mais detalhes nesse tópico: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=17403)...
O erro no sensor de detonação cessou. Mas apareceram outros dois! :61:

"93 Hall Sensor Voltage Low" e "13 O2 Sensor Open Circuit"
Provavelmente é problema no chicote. Terei que investigar!

Como esse tópico é sobre Sensor de Detonação não irei discutir esses erros aqui.

chirola
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por chirola » 15 Fev 2019, 22:35

SirChico escreveu:Fuente del Mensaje
FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje O meu carro também está grilando, de 1700 a 2000 rpm, se eu forçar uma terceira marcha em subidas, fiz o teste com o curto de auto diagnostico e ele não apontou erro para este sensor, será o combustível ruim? ou o carro de alguém teve este problema e resolveu?

Até onde eu sei, usar uma marcha inadequada, principalmente em baixa rotação, faz com que o motor "grile", o que não é bom pro motor.
Me parece ser o caso a que você se refere: baixa rotação (1.700 ~ 2.000 rpm), terceira marcha numa subida (bom, não sei o quão inclinada é essa subida, mas...).
Nesse caso, passe uma segunda e vê se o carro vai "grilar".

Retornando ao meu caso... o barulho que estava/estou ouvindo não é o normalmente entitulado "grilo". Eu estava enganado.
Não quer dizer que não exista um barulho, ele existe, só não é esse. É outro... que eu ainda tenho que descobrir de onde vem hehehe.

Depois que resolvi o problema da tensão nos relés (mais detalhes nesse tópico: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=17403)...
O erro no sensor de detonação cessou. Mas apareceram outros dois! :61:

"93 Hall Sensor Voltage Low" e "13 O2 Sensor Open Circuit"
Provavelmente é problema no chicote. Terei que investigar!

Como esse tópico é sobre Sensor de Detonação não irei discutir esses erros aqui.

oi chico o que parece acusar e sensor hall (sensor de rotaçao) do vira se ele estever ruim o com pouca voltagem pode estar trabalhando fora de ponto e se nao me engano sensor o2 e a sonda lambda olha as velas para ver se estao queimando legal se puder colocar foto das velas melhor

chirola
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por chirola » 15 Fev 2019, 22:39

realmente 1700 giros e pouco giro para um 16v o torkedele e mais alto faz a mesma subida em segunda a 2500\3000 giros e vai ver a diferença
eu cometia o mesmo erro acostumado com carro 8v que tem mais torke em baija agora tento manter o motor andando a pelomenos 2500 giros e malhoro ate o consumo

SirChico
GL Member
GL Member

por SirChico » 26 Fev 2019, 14:01

Retorno rápido sobre os aqueles outros problemas que apareceram.

"93 Hall Sensor Voltage Low"
danrmp, verifiquei o cabo como você falou. Esse é blindado mesmo.
O problema foi meio estulpido: o conector, que já estava com a trava quebrada, ficou frouxo.
Resolução: comprei um plug novo e refiz as conexões.

"13 O2 Sensor Open Circuit"
Depois de apagar o erro com o scanner algumas vezes (por algum motivo uma vez só não foi o suficiente) parou de aparecer.
Até agora não voltou.

Acabei trocando o plug/conector do sensor combinado Temperatura e pressão, já que estava com a trava quebrada também.

Agora apareceu um erro no sensor de marcha lenta, "voltage high" se não me engano.
Mas acho que esse problema eu já sei o motivo...
Fiz a instalação de um "catch can" bem pequeno, só como teste mesmo. Pra ver se ele "pega" o óleo do respiro do motor.
Como usei algumas mangueiras que já não estavam 100%, pode ser que exista uma pequena entrada de ar depois da borboleta (sistema foi instalado no respiro que tem a válvula PCV, que fica conectada ao coletor de admissão).
Dei uma pesquisada por ai e vi que o erro citado acima pode ser de uma entrada falsa de ar.
Como essa instalação está sendo só pra teste mesmo, não estou muito preocupado com esse erro.
Também não notei diferença nenhuma no comportamento do carro.

Depois que tirar minhas conclusões sobre o "catch can" faço a instalação com mais cuidado.
Provavelmente abrirei um outro tópico no futuro para discutir a instalação que fiz.

Valeu!

p.s.: notei que a tag do itálico não está funcionando...

chirola
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por chirola » 26 Fev 2019, 18:01

SirChico escreveu:Fuente del Mensaje Retorno rápido sobre os aqueles outros problemas que apareceram.

"93 Hall Sensor Voltage Low"
danrmp, verifiquei o cabo como você falou. Esse é blindado mesmo.
O problema foi meio estulpido: o conector, que já estava com a trava quebrada, ficou frouxo.
Resolução: comprei um plug novo e refiz as conexões.

"13 O2 Sensor Open Circuit"
Depois de apagar o erro com o scanner algumas vezes (por algum motivo uma vez só não foi o suficiente) parou de aparecer.
Até agora não voltou.

Acabei trocando o plug/conector do sensor combinado Temperatura e pressão, já que estava com a trava quebrada também.

Agora apareceu um erro no sensor de marcha lenta, "voltage high" se não me engano.
Mas acho que esse problema eu já sei o motivo...
Fiz a instalação de um "catch can" bem pequeno, só como teste mesmo. Pra ver se ele "pega" o óleo do respiro do motor.
Como usei algumas mangueiras que já não estavam 100%, pode ser que exista uma pequena entrada de ar depois da borboleta (sistema foi instalado no respiro que tem a válvula PCV, que fica conectada ao coletor de admissão).
Dei uma pesquisada por ai e vi que o erro citado acima pode ser de uma entrada falsa de ar.
Como essa instalação está sendo só pra teste mesmo, não estou muito preocupado com esse erro.
Também não notei diferença nenhuma no comportamento do carro.

Depois que tirar minhas conclusões sobre o "catch can" faço a instalação com mais cuidado.
Provavelmente abrirei um outro tópico no futuro para discutir a instalação que fiz.

Valeu!

p.s.: notei que a tag do itálico não está funcionando...

realmente os conectores resecam com o tempo e tem gente com pouca paciencia que puxa e acaba estragando as travas, sorte que o problema era simples de resolver

10 mensagens   •   Página 1 de 1