Vectra Btudo sobre ar condicionado

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Leandro Carvalho
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tudo sobre ar condicionado

por Leandro Carvalho » 13 Mar 2019, 23:35

Tenho um Vectra 97 comprei ele com o chicote do ar desligado, alguém tem diagrama elétrico e linha de pressão pra q eu possa ver qual o defeito.
Zap 35988674952

Vlw galera.

Thiagoxpes
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por Thiagoxpes » 14 Mar 2019, 11:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Thiagoxpes escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Este carro usam 2, um o maior é para ligar o compressor e manter ligado quando tem gás, seria uma proteção ao sistema e com certeza não liga quando ele estraga. O outro um menor é para acionar a ventoinha no segundo estágio caso a pressão aumentar muito e isto ocorre as vezes até com o motor frio.
Este que falta no seu, deu problema no meu e a ventoinha entrava em alta e não desligava mais e com pouco tempo estragava o relê e quase perdi o meu motor por isto, comprei uns 3 cada um 110,00 e nenhum deu jeito, neste caso mudei o meu sistema e não uso ele mais, para isto quando eu ligo o ar e a temperatura alcança no máximo 89º no painel, entra em ação o segundo estágio.
Se seu carro tiver o segundo estágio funcionando no máximo em 90º e sempre que entrar a temperatura baixar para uns 83º, você não corre risco com o ar, mas se o seu carro é um daqueles que fica ali em torno de 95º, já é arriscado não ter este sensor e pior ainda ter ele correto porque não se consegue mais original.

Checa ai esta temperatura como está no painel e informe aqui como ela é nas rodovias e como é na cidade.

Sds


Bom saber a função de cada um.
Meu carro anda dentro da cidade com trânsito pesado em torno de 100°, sem trânsito e em rodovia não passa de 90° e as vezes até abaixo disso, O segundo estágio arma normal. Andei dando uma pesquisada no forum e vi que o normal dele é isso mesmo, o cebolão arma com 100° mesmo.
Vou correr atrás de outro pressostato e colocar no lugar, será que tem no forum o esquema de ligação dele?
Aproveitando, eu tenho um puta receio da temperatura acima dos 90°, se eu trocar o cebolão por um que arme em 90° teria algum problema?


Não é normal não. O normal do Vectra é nunca passar dos 92 no painel de forma nenhuma, se ele não passou de 100, você ainda não estragou ele, mas está minando ele aos poucos. o Cebolão do seu carro está errado e a temperatura nas rodovias em baixadas não passa de 82. Sugiro pesquisar mais e confirmar se seu carro usa um cebolão duplo ou se usa 2 se usa um duplo o primeiro a fazer é colocar um MTE 763 e aproveitar o embalo e colocar uma termostática nova e pode ser o refil MTE 211-82 e isto não quer dizer que o radiador esteja bom, é uma forma de começar a ajustar ele como deveria ser.
Do jeito que ele está, ao usar o segundo termostático ele ficará ligado direto no segundo estágio e com certeza vai queimar os relês em pouco tempo e poderá fundir o motor por falta de funcionamento das ventoinhas. Eu até imagino que esta peça foi arrancada ai porque ficava ligado direto as duas ventoinhas na alta.


Então o cebolão que é original dele não é pra ele? Porque o MTE 763 é para o Astra, o original GM para o Vectra é 100/95.

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Ju_Bueno
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por Ju_Bueno » 14 Mar 2019, 11:30

Amigo, esquece qualquer recomendação de cebolão que vc tenha visto em catálogos, balcão de auto peças, roda de boteco e até concessionária... Segue a dica do Almeidão que todos que usaram o que ele diz ficaram totalmente satisfeitos com o resultado. Tem uns tópicos gigantescos no fórum tratando de arrefecimento onde vc pode ler muitos relatos...
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Thiagoxpes
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por Thiagoxpes » 14 Mar 2019, 11:52

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Amigo, esquece qualquer recomendação de cebolão que vc tenha visto em catálogos, balcão de auto peças, roda de boteco e até concessionária... Segue a dica do Almeidão que todos que usaram o que ele diz ficaram totalmente satisfeitos com o resultado. Tem uns tópicos gigantescos no fórum tratando de arrefecimento onde vc pode ler muitos relatos...


Desculpe amigo, mas eu quero entender a situação e não apenas sair trocando.
Dá certo usar o cebolão "mais frio"? Dá sim! Mas então porque ele vem de fábrica com um "mais quente"? Não sei, e pra não ficar na ignorância prefiro perguntar para entender.

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por Ju_Bueno » 14 Mar 2019, 12:28

Excelente esse teu posicionamento! (Me desculpe se eu pareci meio grosseiro no meu comentário - não era minha intensão)

Pra vc ter uma ideia, foram virando os anos e a própria GM ia mudando o cebolão usado na linha de montagem - podemos entender isso como melhoria. No entanto, os primeiros usados continuam constando como originais nas tabelas, junto com os mais novos. Mas a temperatura ideal para o motor continua sendo a mesma.

Um exemplo: o Vectra A usa um cebolão simples (MTE 741) + um outro - MTE 767 (3 pólos) para ar condicionado e segundo estágio; já o B usa um único cebolão duplo (3 pólos). Pelo menos o primeiro ano do Vectra B também usavam 2 (simples + duplo), posteriormente sendo mudado para só 1. E depois, eliminado o cebolão e substituído pelo sensor na termostática.

Por causa dessas mudanças + peças similares de outras marcas os catálogos não são mais totalmente confiáveis. Pior ainda os balconistas que, em muitos casos, nem sabem a função da peça a ser vendida.
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por chirola » 14 Mar 2019, 13:13

cara as veses as montadoras tem que montar o carro para que ele funcione em cualquer parte do mundo o vectra e um projeto europeo (alemao), alemanha e fria praca o cebolao ariginal na neve mesmo sendo de 100g nao vai pasar de 90 graus sao coisas que as veces e dificil entender o sensor de temperatura externa na altura do parachoque nao era para ver se faz calor la fora era para ter ideia da temperatura porque abaixo dos 5 graus o hielo nao descongela da pista e mais tem um alerta paraiso que vc nunca vai ver, obrasil e quente tem zonas nas que no inverno nao baija de 27 graus entao nao e nesesario que o motor levante muita temperatura para se manter em temp de trabalho o astra montado no brasil saia de fabrica com o cebolao certo para o clima brasileiro, mais o que o ju diz esta mais doque certo.
a 110g o motor desliga automaticamente para evitar danos maiores vc acha que 10 graus e uma margem segura? a 100 graus ta na veira do desastre amigao.
pode botar fe na galera do forum (moderadores , consultores) eles teveram vectra a mais tempo do que nois e compartem os problemas tanto de propietarios asim como defeitos cronicos de fabricaçao, e nunca vao dar informaçoes erradas o que posam perjudicar o funcionamento o durabilidade do seu carro.
valeu,
cara meu portugues ta uma mer@#$@!#@#

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por Thiagoxpes » 14 Mar 2019, 16:49

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Excelente esse teu posicionamento! (Me desculpe se eu pareci meio grosseiro no meu comentário - não era minha intensão)

Pra vc ter uma ideia, foram virando os anos e a própria GM ia mudando o cebolão usado na linha de montagem - podemos entender isso como melhoria. No entanto, os primeiros usados continuam constando como originais nas tabelas, junto com os mais novos. Mas a temperatura ideal para o motor continua sendo a mesma.

Um exemplo: o Vectra A usa um cebolão simples (MTE 741) + um outro - MTE 767 (3 pólos) para ar condicionado e segundo estágio; já o B usa um único cebolão duplo (3 pólos). Pelo menos o primeiro ano do Vectra B também usavam 2 (simples + duplo), posteriormente sendo mudado para só 1. E depois, eliminado o cebolão e substituído pelo sensor na termostática.

Por causa dessas mudanças + peças similares de outras marcas os catálogos não são mais totalmente confiáveis. Pior ainda os balconistas que, em muitos casos, nem sabem a função da peça a ser vendida.


Exato! Houveram mudanças, agora porque o Vectra saiu com o cebolão 100/95 por tantos anos e o Astra não? Se houvesse alguma coisa errada não iriam tentar acertar mesmo que vários tenham ido para as ruas?
Esses questionamentos são bem pertinentes pois eu acredito que se a montadora colocou isso e vendeu por tantos anos então tem algum motivo.
Como exemplo, posso citar até pessoas que tiram de alguns tipos de radiadores os famosos macarrões, alegando que atrapalham o fluxo de água, e realmente atrapalha e por isso mesmo eles estão lá para diminuir a velocidade do fluido e aumentar a troca térmica.
Por isso eu questiono, quero entender com argumentos lógicos o porque devo trocar uma peça original por outra de outro modelo.

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por chirola » 14 Mar 2019, 19:59

Então o cebolão que é original dele não é pra ele? Porque o MTE 763 é para o Astra, o original GM para o Vectra é 100/95.
tava dando uma olhada e entao 95 100 o seu e um cebolao duplo se a ventoinha arma a 100 graus vc tem um detalhe que foi pasado por alto a 100 e o segundo estagio o primeiro deveria armar a 95 o meu carro arma a 93 com o cebolao original da fabrica ainda depois de 21 anos.
agora se seu carro em rodovia anda a 90 graus o sistena de refrigeraçao tem algo errado semana pasada chegue de viagem forom so na volta 1800km e garanto para vc que a temperatura nao chegava nem perto dos 90 ficava entre 80 e 82 com ar o sem ar ligado iso rodando a 120\130 por mais de 5 horas sem para
e na cidade transito parado cuase ronda entre 88 e 92, se o cebolao esta armando os 2 estagios na temperatura certa vc deve ter algo errado como radiador entupido coisa que nao e muito rara o a termostatica esta dando umas trancadas o nao abre totalmente valeu

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por Almeidão » 15 Mar 2019, 10:17

Há muito tempo um aqui com a temperatura normal nas rodovias ficava em 82 e na cidade 100. Este mesmo afirmava que um mecânico disse que era normal porque o Vectra tinha que ser quente e bla, bla, bla.
Eu fiz a seguinte pergunta pra ele:
Se na rodovia seu carro anda em 82 variando a 85. Porque na cidade tem que ser 100? o que a cidade lhe oferece de garantia que ali 100 é normal? Assim acabou a conversa e ele trocou o Cebolão pelo MTE 760 que também serve tanto como o 763 e o carro nunca mais passou de 90 no painel. Detalhe se o seu carro está com 90º nas rodovias, esta pergunta não serve para você. Não antes de trocar o radiador porque o meu nçao passa dos 82, é até aceitável 85, embora no meu não.

Respondendo esta pergunta "Porque vendo que estava errado GM não trocou?" Meu amigo, tendo em vista que o seu carro está sendo minado pela temperatura inadequada e prejudicando o motor dele a longo prazo, com certeza NUNCA teriam este RECALL que muitas vezes nem tem quando o problema é de imediato. Você tem indea de quanto seria este RECAll? Não, com certeza você não mora no Brasil para comentar isto, ou não acompanha alguns RECALLS e o que relutam para não fazer e muito menos alarmar sobre isto porque o dinheiro para eles as vezes vale mais que uma vida.

Existem realmente uns malucos que acham que aumentando a temperatura do carro lhe dará mais economia ou até mesmo mais potencia e eles se guiam como parâmetro pela temperatura que tem no painel, esquecendo que ali ela marcar uma temperatura de alívio e quando está marcando 80, na verdade no motor já passou de 100 faz tempo.

Bem, está ai a dica grátis e cabe aos prejudicados seguirem e aumentar a vida útil do motor e outras peças perto dele, ou se esconder seguindo a dica dos mecânico que insiste em informar que é normal ela chegar em 100º no painel sem que saiba que nas rodovias ela está 82º. Este espaço de 100º é muito grande dos 90 que é o correto como máximo para todos os carros, aliás este 90 está sempre no meio da maioria dos mostradores e é o limite máximo para todos.

Sds
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por chirola » 15 Mar 2019, 13:15

concordo amigao eu consegui consertar a temperatura do meu carro lendo as informaçoes do forum na viagem a brasil agora em fevreiro com 42 graus de calor o carro com ar ligado nunca paso de 92 em situaçao alguma nem mesmo com o transito parado por longo trecho, no meu caso o culpado nao era o cebolao que para falar verdade nao tenho ideia cual tem no lugar, o problema foi concertado depois da troca do radiador que estaba entupido e corroido, como diz vc em outro topico nao perdi tempo em limpeza troque logo por um brasado e o carro melhoro 100 porcento.
encuanto aos recal tem barios exemplos o mid plug amarelo queimaba por causa do calor das lampadas do mesmo foi solucionado so no modelo 98 com o mid de plug cinza que tem 4 janelinhas para ventilaçao e mesmo asim fico dois anos no mercado.
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tirei a foto semana pasada cuando troke o meu cb
e sem falar o vasamento na tampa dos 16v que nunca foi resolvido, os kadete que estouraban o vidro traseiro do nada o miolo da chave que da suas trancadas, a antena eletrica substituida em 2000 migrando para o parabrisas, os twiter descola o parte do plug do falante, a luz de freio central que reseca e desmancha pelo calor das luses, poderia ser sarado com uma pequena ventilaçao na peça e a gente esta falando de um carro que na epoca era de alta gama.
imagina se a gm faz um recall de tudos os items que podem apresentar defito de projeto

Almeidão
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por Almeidão » 15 Mar 2019, 14:08

Sem duvida este é um carro que foi TOP e sonho de quase todos os Brasileiros, porém cheio de probleminhas que não aparecia na Europa pela temperatura. Aqui é 40 graus na sombra direto no verão e bate 45 e mesmo usando LED o meu TID ferrou no sol e graças ao João do Vale que sabe mexer nisto, ajustou pra mim. Com certeza que muitos outros problemas ele ainda tem e eu já acertei muitos no meu carro que incansavelmente ainda busco para acertar porque eles não acertam mesmo. O próprio cambio de varão mesmo é uma porcaria e depois mudado para cabos de aço como um evolução imensa. Ou seja um super carro que tinha e ainda tem uns defeitos e nós que gostamos deles vamos acertando e outros que tem por pouca opção, as vezes vão destruindo mais.

Sobre o Cebolão do seu carro Chirola, tenho quase certeza que é o MTE 763 protetor amarelo ou pode ser um whaler correspondente ao 763, porem como não sei o numero que seria para esta marca um compatível com o 763 ou 760 da MTE eu não a indico, mas é uma ótima marca. Não só conhecer por conhecer, testar também, é assim que prefiro indicar, depois de testado no meu carro e aqui onde a temperatura alcança 45 no verão, é ótimo para isto.

Sobre os radiadores, os chineses estão fabricando uns de tubos, e se vê claro nas fotos no ML, basta contar as galerias de agua que sendo tubo são vinte e acredito que são duplos, mas visualmente 20 e o do Vectra que é o mais caro e correto são paletas e se conta acho que 36. Podem conferir abaixo no link do primeiro que é tubo. Não caiam na besteira de comprar um deste.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 5-c-ar-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... matico-_JM
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por Douglass » 18 Mar 2019, 20:40

Boa tarde, comprei um vectra 2000 a uma semana é quando o ar condicionado dele fica muito tempo ligado o difusor de ar fica todo molhado, alguém pode me informar o que seria esse problema? Desde já agradeço

Rodrigo Vieira
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por Rodrigo Vieira » 06 Mai 2019, 15:41

Boa tarde pessoal alguém poderia me da uma força. Meu vectra é um CD 2.2 16V 2002 troquei a válvula termostática dele e coloquei a mesma original e troquei também os sensores de temperatura do motor e do painel.Coloquei o sensor de temperatura do motor MTE 4051 e tirei o original que estava no carro mas também não funcionava o primeiro estágio.Os fusíveis e relés estão OK porém o carro só arma o 2º estágio aos 104º Graus ae abaixa para 90º .O primeiro estágio não arma de forma alguma ao tirar o chicote do sensor de temperatura a ventoinha já arma direto no 2º estágio.Ouvi falar sobre a resistência do eletroventilador mas olhando o chicote no meu ele parece não ter essa resistência.Alguém poderia me ajudar?

Almeidão
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por Almeidão » 06 Mai 2019, 17:29

Rodrigo Vieira escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde pessoal alguém poderia me da uma força. Meu vectra é um CD 2.2 16V 2002 troquei a válvula termostática dele e coloquei a mesma original e troquei também os sensores de temperatura do motor e do painel.Coloquei o sensor de temperatura do motor MTE 4051 e tirei o original que estava no carro mas também não funcionava o primeiro estágio.Os fusíveis e relés estão OK porém o carro só arma o 2º estágio aos 104º Graus ae abaixa para 90º .O primeiro estágio não arma de forma alguma ao tirar o chicote do sensor de temperatura a ventoinha já arma direto no 2º estágio.Ouvi falar sobre a resistência do eletroventilador mas olhando o chicote no meu ele parece não ter essa resistência.Alguém poderia me ajudar?


Pra começar resistência não existe, então menos um problema pra voce. Ou até existe mas o fio nçao vai para lugar nenhum, na verdade são dois fios para cada ventoinha e os carros que tem 3 fios na ventoinha interna ele para na tomada porque dali pra frente são vão dois.

Só existe problemas ali quando:
1 - não tem sinal negativo vindo do sensor para o relê 1 do primeiro estágio.
2 - o Relê 1 está estragado.
3 - Fusível queimado.

A RESPOSTA PODE SER:
1 - fio cortado no meio do caminho (bem ai iria funcionar somente uma ventoinha a de dentro)
2 - primeiro relê da esquerda, você diz que está bom. Como você testou? Você fez um jump no alojamento do relê pra ver se funciona sem ele? Se funcionar o problema está dali pra trás.
3 - Fusivel queimado é algo raro.

Quando funciona o segundo estágio funcionam as duas ventoinhas ou somente a principal de dentro?

Relê estragado as vezes bate, mas não funciona. Testar o relê, é preciso ligar uma lampada de seta ou de placa e armar ele pra ver se a lampada acende, só ouvir o tic, tac não dá para achar que ele esteja bom.

Primeiro relê da esquerda do carro, ok? este é o relê do primeiro estágio

Detalhe, segundo estágio tem que armar em 92 no máximo e desarmar em 85, isto quer dizer que tem mais problemas por ai.
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danrmp
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por danrmp » 06 Mai 2019, 21:54

O sinal para armar vem da ECU, você já verificou a continuidade do pino 23 do módulo de injeção para o relé?

São utilizados 3 relés para fazer a lógica de acionamento. Pelo seu relato, ou é um dos relés simples ou o reversível, responsável por fazer a interligação dos motores em série na baixa velocidade.
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por Rodrigo Vieira » 06 Mai 2019, 22:04

O 2º estágio aciona direto acima de 100ºgraus e somente a ventoinha do motor, já a do ar não dá nem sinal mesmo ligado o ar condicionado.
Fusível não tem queimado nem no cofre nem no porta fusíveis interno isso é certeza.
Relé testando os do cofre eu inverti eles de posição o 1º relé verde 03 447 012 da esquerda com o 3º relé verde 03 447 012 da esquerda também e o carro continuou o mesmo acionando somente a 2º estágio.Entre estes dois verdes existe um marron 90 491 314 troquei ele por outro e o carro continuou da mesma forma.Fusível os 2 de 30 e o de 20 estão ok e após eles existe outro relé verde 03 447 012.Então a sequencia da esquerda para direita da caixa de relés seria ( 01 Relé Verde 02 Relé Marron 03 Relé Verde 2 Fusíveis de 30 Amp 01 de 20 Amp e 01 relé Verde que seria o ultimo da direita.O ar condicionado liga normalmente só não gela muito porque esta com pouco gás se o problema fosse o gás ele iria desarmar através do pressostato e não iria gelar mesmo gelando pouco o compressor liga normalmente.O sensor temperatura do meu era original plug cinza Bosch troquei pelo MTE 4051 e o carro continua da mesma forma ao desligar a chave ele também desliga direto a ventoinha se ela estiver armada achei estranho isso.Tá ae o mistério valeu almeidão pela força e continuamos a saga ...

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por danrmp » 06 Mai 2019, 22:08

Então grande chance de ser o motor da ventoinha frontal que está com circuito aberto. Tente energizar ela diretamente para ver se aciona.
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por Rodrigo Vieira » 06 Mai 2019, 22:22

Vou tentar energizar a ventoinha do ar condicionado direto mas independente disso o 1º estágio da ventoinha do motor não deveria ligar?O 1º estágio das duas ventoinhas são independentes ou não?
Editado pela última vez por Rodrigo Vieira em 06 Mai 2019, 22:59, em um total de 2 vezes.

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por danrmp » 06 Mai 2019, 22:49

Não. O 1º estágio é feito ligando os dois motores em série. Assim cada um recebe aproximadamente 6V. Se um queimar, o circuito abre e o outro não recebe corrente.

A segunda velocidade é obtida ligando os dois motores em paralelo. Cada um recebe 12V e pode trabalhar independente do outro.
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Rodrigo Vieira
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por Rodrigo Vieira » 06 Mai 2019, 23:11

Se o 1º estágio em série recebe 6V para acionar cada ventoinha a do motor e do ar e o motor aciona normalmente o 2º estágio e a do ar não aciona nem o 1º e nem o 2ª estágio creio que vc esteja certo amigo muito provável o defeito esteja na ventoinha do ar condicionado que estando com o circuito aberto não deixa ligar o 1º estágio da ventoinha do motor.Achei um vídeo interessante sobre o circuito.
https://www.youtube.com/watch?v=J2GSFiQSdFM
Vou fazer um teste direto no chicote da ventoinha do ar ligando direto da bateria 12V se não ligar o 2º estágio vamos descobrir o B.O.

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