Vectra Btudo sobre ar condicionado

253 mensagens
Leandro Carvalho
Member
Member
Nome Completo: Leandro Santos de Carvalho
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Leandro Carvalho » 13 Mar 2019, 23:35

Tenho um Vectra 97 comprei ele com o chicote do ar desligado, alguém tem diagrama elétrico e linha de pressão pra q eu possa ver qual o defeito.
Zap 35988674952

Vlw galera.

Thiagoxpes
Member
Member
Nome Completo: THIAGO ALVES SANTOS OLIVEIRA
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)

por Thiagoxpes » 14 Mar 2019, 11:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Thiagoxpes escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Este carro usam 2, um o maior é para ligar o compressor e manter ligado quando tem gás, seria uma proteção ao sistema e com certeza não liga quando ele estraga. O outro um menor é para acionar a ventoinha no segundo estágio caso a pressão aumentar muito e isto ocorre as vezes até com o motor frio.
Este que falta no seu, deu problema no meu e a ventoinha entrava em alta e não desligava mais e com pouco tempo estragava o relê e quase perdi o meu motor por isto, comprei uns 3 cada um 110,00 e nenhum deu jeito, neste caso mudei o meu sistema e não uso ele mais, para isto quando eu ligo o ar e a temperatura alcança no máximo 89º no painel, entra em ação o segundo estágio.
Se seu carro tiver o segundo estágio funcionando no máximo em 90º e sempre que entrar a temperatura baixar para uns 83º, você não corre risco com o ar, mas se o seu carro é um daqueles que fica ali em torno de 95º, já é arriscado não ter este sensor e pior ainda ter ele correto porque não se consegue mais original.

Checa ai esta temperatura como está no painel e informe aqui como ela é nas rodovias e como é na cidade.

Sds

Bom saber a função de cada um.
Meu carro anda dentro da cidade com trânsito pesado em torno de 100°, sem trânsito e em rodovia não passa de 90° e as vezes até abaixo disso, O segundo estágio arma normal. Andei dando uma pesquisada no forum e vi que o normal dele é isso mesmo, o cebolão arma com 100° mesmo.
Vou correr atrás de outro pressostato e colocar no lugar, será que tem no forum o esquema de ligação dele?
Aproveitando, eu tenho um puta receio da temperatura acima dos 90°, se eu trocar o cebolão por um que arme em 90° teria algum problema?

Não é normal não. O normal do Vectra é nunca passar dos 92 no painel de forma nenhuma, se ele não passou de 100, você ainda não estragou ele, mas está minando ele aos poucos. o Cebolão do seu carro está errado e a temperatura nas rodovias em baixadas não passa de 82. Sugiro pesquisar mais e confirmar se seu carro usa um cebolão duplo ou se usa 2 se usa um duplo o primeiro a fazer é colocar um MTE 763 e aproveitar o embalo e colocar uma termostática nova e pode ser o refil MTE 211-82 e isto não quer dizer que o radiador esteja bom, é uma forma de começar a ajustar ele como deveria ser.
Do jeito que ele está, ao usar o segundo termostático ele ficará ligado direto no segundo estágio e com certeza vai queimar os relês em pouco tempo e poderá fundir o motor por falta de funcionamento das ventoinhas. Eu até imagino que esta peça foi arrancada ai porque ficava ligado direto as duas ventoinhas na alta.

Então o cebolão que é original dele não é pra ele? Porque o MTE 763 é para o Astra, o original GM para o Vectra é 100/95.

Ju_Bueno
Moderador
Moderador
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 14 Mar 2019, 11:30

Amigo, esquece qualquer recomendação de cebolão que vc tenha visto em catálogos, balcão de auto peças, roda de boteco e até concessionária... Segue a dica do Almeidão que todos que usaram o que ele diz ficaram totalmente satisfeitos com o resultado. Tem uns tópicos gigantescos no fórum tratando de arrefecimento onde vc pode ler muitos relatos...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Thiagoxpes
Member
Member

por Thiagoxpes » 14 Mar 2019, 11:52

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Amigo, esquece qualquer recomendação de cebolão que vc tenha visto em catálogos, balcão de auto peças, roda de boteco e até concessionária... Segue a dica do Almeidão que todos que usaram o que ele diz ficaram totalmente satisfeitos com o resultado. Tem uns tópicos gigantescos no fórum tratando de arrefecimento onde vc pode ler muitos relatos...

Desculpe amigo, mas eu quero entender a situação e não apenas sair trocando.
Dá certo usar o cebolão "mais frio"? Dá sim! Mas então porque ele vem de fábrica com um "mais quente"? Não sei, e pra não ficar na ignorância prefiro perguntar para entender.

Ju_Bueno
Moderador
Moderador
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por Ju_Bueno » 14 Mar 2019, 12:28

Excelente esse teu posicionamento! (Me desculpe se eu pareci meio grosseiro no meu comentário - não era minha intensão)

Pra vc ter uma ideia, foram virando os anos e a própria GM ia mudando o cebolão usado na linha de montagem - podemos entender isso como melhoria. No entanto, os primeiros usados continuam constando como originais nas tabelas, junto com os mais novos. Mas a temperatura ideal para o motor continua sendo a mesma.

Um exemplo: o Vectra A usa um cebolão simples (MTE 741) + um outro - MTE 767 (3 pólos) para ar condicionado e segundo estágio; já o B usa um único cebolão duplo (3 pólos). Pelo menos o primeiro ano do Vectra B também usavam 2 (simples + duplo), posteriormente sendo mudado para só 1. E depois, eliminado o cebolão e substituído pelo sensor na termostática.

Por causa dessas mudanças + peças similares de outras marcas os catálogos não são mais totalmente confiáveis. Pior ainda os balconistas que, em muitos casos, nem sabem a função da peça a ser vendida.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

chirola
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por chirola » 14 Mar 2019, 13:13

cara as veses as montadoras tem que montar o carro para que ele funcione em cualquer parte do mundo o vectra e um projeto europeo (alemao), alemanha e fria praca o cebolao ariginal na neve mesmo sendo de 100g nao vai pasar de 90 graus sao coisas que as veces e dificil entender o sensor de temperatura externa na altura do parachoque nao era para ver se faz calor la fora era para ter ideia da temperatura porque abaixo dos 5 graus o hielo nao descongela da pista e mais tem um alerta paraiso que vc nunca vai ver, obrasil e quente tem zonas nas que no inverno nao baija de 27 graus entao nao e nesesario que o motor levante muita temperatura para se manter em temp de trabalho o astra montado no brasil saia de fabrica com o cebolao certo para o clima brasileiro, mais o que o ju diz esta mais doque certo.
a 110g o motor desliga automaticamente para evitar danos maiores vc acha que 10 graus e uma margem segura? a 100 graus ta na veira do desastre amigao.
pode botar fe na galera do forum (moderadores , consultores) eles teveram vectra a mais tempo do que nois e compartem os problemas tanto de propietarios asim como defeitos cronicos de fabricaçao, e nunca vao dar informaçoes erradas o que posam perjudicar o funcionamento o durabilidade do seu carro.
valeu,
cara meu portugues ta uma mer@#$@!#@#

Thiagoxpes
Member
Member

por Thiagoxpes » 14 Mar 2019, 16:49

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Excelente esse teu posicionamento! (Me desculpe se eu pareci meio grosseiro no meu comentário - não era minha intensão)

Pra vc ter uma ideia, foram virando os anos e a própria GM ia mudando o cebolão usado na linha de montagem - podemos entender isso como melhoria. No entanto, os primeiros usados continuam constando como originais nas tabelas, junto com os mais novos. Mas a temperatura ideal para o motor continua sendo a mesma.

Um exemplo: o Vectra A usa um cebolão simples (MTE 741) + um outro - MTE 767 (3 pólos) para ar condicionado e segundo estágio; já o B usa um único cebolão duplo (3 pólos). Pelo menos o primeiro ano do Vectra B também usavam 2 (simples + duplo), posteriormente sendo mudado para só 1. E depois, eliminado o cebolão e substituído pelo sensor na termostática.

Por causa dessas mudanças + peças similares de outras marcas os catálogos não são mais totalmente confiáveis. Pior ainda os balconistas que, em muitos casos, nem sabem a função da peça a ser vendida.

Exato! Houveram mudanças, agora porque o Vectra saiu com o cebolão 100/95 por tantos anos e o Astra não? Se houvesse alguma coisa errada não iriam tentar acertar mesmo que vários tenham ido para as ruas?
Esses questionamentos são bem pertinentes pois eu acredito que se a montadora colocou isso e vendeu por tantos anos então tem algum motivo.
Como exemplo, posso citar até pessoas que tiram de alguns tipos de radiadores os famosos macarrões, alegando que atrapalham o fluxo de água, e realmente atrapalha e por isso mesmo eles estão lá para diminuir a velocidade do fluido e aumentar a troca térmica.
Por isso eu questiono, quero entender com argumentos lógicos o porque devo trocar uma peça original por outra de outro modelo.

chirola
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por chirola » 14 Mar 2019, 19:59

Então o cebolão que é original dele não é pra ele? Porque o MTE 763 é para o Astra, o original GM para o Vectra é 100/95.
tava dando uma olhada e entao 95 100 o seu e um cebolao duplo se a ventoinha arma a 100 graus vc tem um detalhe que foi pasado por alto a 100 e o segundo estagio o primeiro deveria armar a 95 o meu carro arma a 93 com o cebolao original da fabrica ainda depois de 21 anos.
agora se seu carro em rodovia anda a 90 graus o sistena de refrigeraçao tem algo errado semana pasada chegue de viagem forom so na volta 1800km e garanto para vc que a temperatura nao chegava nem perto dos 90 ficava entre 80 e 82 com ar o sem ar ligado iso rodando a 120\130 por mais de 5 horas sem para
e na cidade transito parado cuase ronda entre 88 e 92, se o cebolao esta armando os 2 estagios na temperatura certa vc deve ter algo errado como radiador entupido coisa que nao e muito rara o a termostatica esta dando umas trancadas o nao abre totalmente valeu

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida

por Almeidão » 15 Mar 2019, 10:17

Há muito tempo um aqui com a temperatura normal nas rodovias ficava em 82 e na cidade 100. Este mesmo afirmava que um mecânico disse que era normal porque o Vectra tinha que ser quente e bla, bla, bla.
Eu fiz a seguinte pergunta pra ele:
Se na rodovia seu carro anda em 82 variando a 85. Porque na cidade tem que ser 100? o que a cidade lhe oferece de garantia que ali 100 é normal? Assim acabou a conversa e ele trocou o Cebolão pelo MTE 760 que também serve tanto como o 763 e o carro nunca mais passou de 90 no painel. Detalhe se o seu carro está com 90º nas rodovias, esta pergunta não serve para você. Não antes de trocar o radiador porque o meu nçao passa dos 82, é até aceitável 85, embora no meu não.

Respondendo esta pergunta "Porque vendo que estava errado GM não trocou?" Meu amigo, tendo em vista que o seu carro está sendo minado pela temperatura inadequada e prejudicando o motor dele a longo prazo, com certeza NUNCA teriam este RECALL que muitas vezes nem tem quando o problema é de imediato. Você tem indea de quanto seria este RECAll? Não, com certeza você não mora no Brasil para comentar isto, ou não acompanha alguns RECALLS e o que relutam para não fazer e muito menos alarmar sobre isto porque o dinheiro para eles as vezes vale mais que uma vida.

Existem realmente uns malucos que acham que aumentando a temperatura do carro lhe dará mais economia ou até mesmo mais potencia e eles se guiam como parâmetro pela temperatura que tem no painel, esquecendo que ali ela marcar uma temperatura de alívio e quando está marcando 80, na verdade no motor já passou de 100 faz tempo.

Bem, está ai a dica grátis e cabe aos prejudicados seguirem e aumentar a vida útil do motor e outras peças perto dele, ou se esconder seguindo a dica dos mecânico que insiste em informar que é normal ela chegar em 100º no painel sem que saiba que nas rodovias ela está 82º. Este espaço de 100º é muito grande dos 90 que é o correto como máximo para todos os carros, aliás este 90 está sempre no meio da maioria dos mostradores e é o limite máximo para todos.

Sds
Imagem

chirola
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por chirola » 15 Mar 2019, 13:15

concordo amigao eu consegui consertar a temperatura do meu carro lendo as informaçoes do forum na viagem a brasil agora em fevreiro com 42 graus de calor o carro com ar ligado nunca paso de 92 em situaçao alguma nem mesmo com o transito parado por longo trecho, no meu caso o culpado nao era o cebolao que para falar verdade nao tenho ideia cual tem no lugar, o problema foi concertado depois da troca do radiador que estaba entupido e corroido, como diz vc em outro topico nao perdi tempo em limpeza troque logo por um brasado e o carro melhoro 100 porcento.
encuanto aos recal tem barios exemplos o mid plug amarelo queimaba por causa do calor das lampadas do mesmo foi solucionado so no modelo 98 com o mid de plug cinza que tem 4 janelinhas para ventilaçao e mesmo asim fico dois anos no mercado.
Imagem
tirei a foto semana pasada cuando troke o meu cb
e sem falar o vasamento na tampa dos 16v que nunca foi resolvido, os kadete que estouraban o vidro traseiro do nada o miolo da chave que da suas trancadas, a antena eletrica substituida em 2000 migrando para o parabrisas, os twiter descola o parte do plug do falante, a luz de freio central que reseca e desmancha pelo calor das luses, poderia ser sarado com uma pequena ventilaçao na peça e a gente esta falando de um carro que na epoca era de alta gama.
imagina se a gm faz um recall de tudos os items que podem apresentar defito de projeto

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Mar 2019, 14:08

Sem duvida este é um carro que foi TOP e sonho de quase todos os Brasileiros, porém cheio de probleminhas que não aparecia na Europa pela temperatura. Aqui é 40 graus na sombra direto no verão e bate 45 e mesmo usando LED o meu TID ferrou no sol e graças ao João do Vale que sabe mexer nisto, ajustou pra mim. Com certeza que muitos outros problemas ele ainda tem e eu já acertei muitos no meu carro que incansavelmente ainda busco para acertar porque eles não acertam mesmo. O próprio cambio de varão mesmo é uma porcaria e depois mudado para cabos de aço como um evolução imensa. Ou seja um super carro que tinha e ainda tem uns defeitos e nós que gostamos deles vamos acertando e outros que tem por pouca opção, as vezes vão destruindo mais.

Sobre o Cebolão do seu carro Chirola, tenho quase certeza que é o MTE 763 protetor amarelo ou pode ser um whaler correspondente ao 763, porem como não sei o numero que seria para esta marca um compatível com o 763 ou 760 da MTE eu não a indico, mas é uma ótima marca. Não só conhecer por conhecer, testar também, é assim que prefiro indicar, depois de testado no meu carro e aqui onde a temperatura alcança 45 no verão, é ótimo para isto.

Sobre os radiadores, os chineses estão fabricando uns de tubos, e se vê claro nas fotos no ML, basta contar as galerias de agua que sendo tubo são vinte e acredito que são duplos, mas visualmente 20 e o do Vectra que é o mais caro e correto são paletas e se conta acho que 36. Podem conferir abaixo no link do primeiro que é tubo. Não caiam na besteira de comprar um deste.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 5-c-ar-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... matico-_JM
Imagem

Douglass
Member
Member
Nome Completo: Douglas Rodrigues
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por Douglass » 18 Mar 2019, 20:40

Boa tarde, comprei um vectra 2000 a uma semana é quando o ar condicionado dele fica muito tempo ligado o difusor de ar fica todo molhado, alguém pode me informar o que seria esse problema? Desde já agradeço

Rodrigo Vieira
Member
Member
Nome Completo: R_V
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

por Rodrigo Vieira » 06 Mai 2019, 15:41

Boa tarde pessoal alguém poderia me da uma força. Meu vectra é um CD 2.2 16V 2002 troquei a válvula termostática dele e coloquei a mesma original e troquei também os sensores de temperatura do motor e do painel.Coloquei o sensor de temperatura do motor MTE 4051 e tirei o original que estava no carro mas também não funcionava o primeiro estágio.Os fusíveis e relés estão OK porém o carro só arma o 2º estágio aos 104º Graus ae abaixa para 90º .O primeiro estágio não arma de forma alguma ao tirar o chicote do sensor de temperatura a ventoinha já arma direto no 2º estágio.Ouvi falar sobre a resistência do eletroventilador mas olhando o chicote no meu ele parece não ter essa resistência.Alguém poderia me ajudar?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 06 Mai 2019, 17:29

Rodrigo Vieira escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde pessoal alguém poderia me da uma força. Meu vectra é um CD 2.2 16V 2002 troquei a válvula termostática dele e coloquei a mesma original e troquei também os sensores de temperatura do motor e do painel.Coloquei o sensor de temperatura do motor MTE 4051 e tirei o original que estava no carro mas também não funcionava o primeiro estágio.Os fusíveis e relés estão OK porém o carro só arma o 2º estágio aos 104º Graus ae abaixa para 90º .O primeiro estágio não arma de forma alguma ao tirar o chicote do sensor de temperatura a ventoinha já arma direto no 2º estágio.Ouvi falar sobre a resistência do eletroventilador mas olhando o chicote no meu ele parece não ter essa resistência.Alguém poderia me ajudar?

Pra começar resistência não existe, então menos um problema pra voce. Ou até existe mas o fio nçao vai para lugar nenhum, na verdade são dois fios para cada ventoinha e os carros que tem 3 fios na ventoinha interna ele para na tomada porque dali pra frente são vão dois.

Só existe problemas ali quando:
1 - não tem sinal negativo vindo do sensor para o relê 1 do primeiro estágio.
2 - o Relê 1 está estragado.
3 - Fusível queimado.

A RESPOSTA PODE SER:
1 - fio cortado no meio do caminho (bem ai iria funcionar somente uma ventoinha a de dentro)
2 - primeiro relê da esquerda, você diz que está bom. Como você testou? Você fez um jump no alojamento do relê pra ver se funciona sem ele? Se funcionar o problema está dali pra trás.
3 - Fusivel queimado é algo raro.

Quando funciona o segundo estágio funcionam as duas ventoinhas ou somente a principal de dentro?

Relê estragado as vezes bate, mas não funciona. Testar o relê, é preciso ligar uma lampada de seta ou de placa e armar ele pra ver se a lampada acende, só ouvir o tic, tac não dá para achar que ele esteja bom.

Primeiro relê da esquerda do carro, ok? este é o relê do primeiro estágio

Detalhe, segundo estágio tem que armar em 92 no máximo e desarmar em 85, isto quer dizer que tem mais problemas por ai.
Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Danniel Pizatto
Estado: Distrito Federal
Fabricação/Modelo: 2004/2004

por danrmp » 06 Mai 2019, 21:54

O sinal para armar vem da ECU, você já verificou a continuidade do pino 23 do módulo de injeção para o relé?

São utilizados 3 relés para fazer a lógica de acionamento. Pelo seu relato, ou é um dos relés simples ou o reversível, responsável por fazer a interligação dos motores em série na baixa velocidade.
Vectra CD 2.2 2004 AT - Garagem

Omega GLS 4.1 1996
Omega CD 3.0 1994 AT

Rodrigo Vieira
Member
Member

por Rodrigo Vieira » 06 Mai 2019, 22:04

O 2º estágio aciona direto acima de 100ºgraus e somente a ventoinha do motor, já a do ar não dá nem sinal mesmo ligado o ar condicionado.
Fusível não tem queimado nem no cofre nem no porta fusíveis interno isso é certeza.
Relé testando os do cofre eu inverti eles de posição o 1º relé verde 03 447 012 da esquerda com o 3º relé verde 03 447 012 da esquerda também e o carro continuou o mesmo acionando somente a 2º estágio.Entre estes dois verdes existe um marron 90 491 314 troquei ele por outro e o carro continuou da mesma forma.Fusível os 2 de 30 e o de 20 estão ok e após eles existe outro relé verde 03 447 012.Então a sequencia da esquerda para direita da caixa de relés seria ( 01 Relé Verde 02 Relé Marron 03 Relé Verde 2 Fusíveis de 30 Amp 01 de 20 Amp e 01 relé Verde que seria o ultimo da direita.O ar condicionado liga normalmente só não gela muito porque esta com pouco gás se o problema fosse o gás ele iria desarmar através do pressostato e não iria gelar mesmo gelando pouco o compressor liga normalmente.O sensor temperatura do meu era original plug cinza Bosch troquei pelo MTE 4051 e o carro continua da mesma forma ao desligar a chave ele também desliga direto a ventoinha se ela estiver armada achei estranho isso.Tá ae o mistério valeu almeidão pela força e continuamos a saga ...

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por danrmp » 06 Mai 2019, 22:08

Então grande chance de ser o motor da ventoinha frontal que está com circuito aberto. Tente energizar ela diretamente para ver se aciona.

Omega GLS 4.1 1996
Omega CD 3.0 1994 AT

Rodrigo Vieira
Member
Member

por Rodrigo Vieira » 06 Mai 2019, 22:22

Vou tentar energizar a ventoinha do ar condicionado direto mas independente disso o 1º estágio da ventoinha do motor não deveria ligar?O 1º estágio das duas ventoinhas são independentes ou não?
Editado pela última vez por Rodrigo Vieira em 06 Mai 2019, 22:59, em um total de 2 vezes.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por danrmp » 06 Mai 2019, 22:49

Não. O 1º estágio é feito ligando os dois motores em série. Assim cada um recebe aproximadamente 6V. Se um queimar, o circuito abre e o outro não recebe corrente.

A segunda velocidade é obtida ligando os dois motores em paralelo. Cada um recebe 12V e pode trabalhar independente do outro.

Omega GLS 4.1 1996
Omega CD 3.0 1994 AT

Rodrigo Vieira
Member
Member

por Rodrigo Vieira » 06 Mai 2019, 23:11

Se o 1º estágio em série recebe 6V para acionar cada ventoinha a do motor e do ar e o motor aciona normalmente o 2º estágio e a do ar não aciona nem o 1º e nem o 2ª estágio creio que vc esteja certo amigo muito provável o defeito esteja na ventoinha do ar condicionado que estando com o circuito aberto não deixa ligar o 1º estágio da ventoinha do motor.Achei um vídeo interessante sobre o circuito.
https://www.youtube.com/watch?v=J2GSFiQSdFM
Vou fazer um teste direto no chicote da ventoinha do ar ligando direto da bateria 12V se não ligar o 2º estágio vamos descobrir o B.O.

253 mensagens