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Vectra BQual Oleo utiliza? Vectra B

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Almeidão
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Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 16 Set 2019, 13:45

Sobre a granulometria deles, seria absurdo dizer que são diferentes se são nominados iguais, bem uns ainda acham que a terra é plana. O uso de um óleo mais fino, pode haver mais facilidade de esvaziar os tuchos e ele bater, principalmente quando não se usa o carro todos os dias.
Devemos lembrar que os motores tem suas folgas naturais, e que estas folgas são milagrosamente preenchidas pelo óleo e quando ele o do meu carro foi lançado, não estava ele preparado para um óleo muito fino e por isto pode sim aparecer problemas ou ruídos diferente e estando o motor mais leve não significa que seja mais potente, afinal necessitamos de uma boa vedação nos anéis para um melhor funcionamento.
10.000 km para um óleo é muito, nem sabemos se verdadeiramente nossos filtros devido a tantos cortes de gastos se suportam tanto. Resumo dizendo que para o meu carro eu prefiro o bom e velho mineral com a troca exata com 5.000 km e uso o 20W50, mas sei que o motor dele foi fabricado para isto.
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por chirola » 16 Set 2019, 14:01

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre a granulometria deles, seria absurdo dizer que são diferentes se são nominados iguais, bem uns ainda acham que a terra é plana. O uso de um óleo mais fino, pode haver mais facilidade de esvaziar os tuchos e ele bater, principalmente quando não se usa o carro todos os dias.
Devemos lembrar que os motores tem suas folgas naturais, e que estas folgas são milagrosamente preenchidas pelo óleo e quando ele o do meu carro foi lançado, não estava ele preparado para um óleo muito fino e por isto pode sim aparecer problemas ou ruídos diferente e estando o motor mais leve não significa que seja mais potente, afinal necessitamos de uma boa vedação nos anéis para um melhor funcionamento.
10.000 km para um óleo é muito, nem sabemos se verdadeiramente nossos filtros devido a tantos cortes de gastos se suportam tanto. Resumo dizendo que para o meu carro eu prefiro o bom e velho mineral com a troca exata com 5.000 km e uso o 20W50, mas sei que o motor dele foi fabricado para isto.

concordo almeidao eu coloco 20w50 tambem , no meu carro pelo uso que tem nao deijo chegar aos 5000 troco antes, aqui o clima nao colabora muito eu ando 10KM de ida ao trabalho ,no inverno o carro faz a metade com a agulha da temp no azul (aqui faz 5\7 graus no inverno) o que contamina o oleo e da para ver ate pelo cheiro que ele fica depois dos 3mil KM, no verao nao tem tanto problema, e cuando viajo para o brasil olha o carro e outro acredito que nao foi regulada a injeçao para a gasolina daqui da ate bondade de botar alchool misturado no tanque para ver se melhora jajajajaj

SirChico
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por SirChico » 16 Set 2019, 16:30

"(...) bem uns ainda acham que a terra é plana. (...)" Almeidão

hahaha bem por ai. E tem bastante ainda.

chirola...
aquela figura do termometro ali, bem legal.

Valeu pessoal.

LMesquita
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por LMesquita » 07 Mai 2020, 21:45

Meu caros, vejam só:
Comprei um GLS 2.2 8v ano 2000 há uns meses e fiz a primeira troca de óleo e filtro dele há 1 mês. Quando comprei, carro estava aparentemente muito bom de motor, sem batida nenhuma, nem aquelas de tucho na partida. Na etiqueta do antigo dono constava a viscosidade 20w50, o que faz sentido, visto que o carro está com 160mil km.

A questão é que na troca me ofereceram o óleo VR LUB Multiflex 20w50 API SL, uma marca desconhecida pra mim, mas por ter as mesmas especificações (tanto SAE quanto API) das outras marcas que já usei disponíveis no local, decidi experimentar.

Desde então, percebi que o motor começou a bater tuchos na partida e tem um tec-tec constante que me parece biela ou aquela batida de saia de pistão.

É possível que tudo isso se deva apenas a marca de óleo utilizado? Alguém já teve uma experiência ruim com essa marca de óleo? Estou seriamente tentado a trocar novamente o óleo (após apenas 500km rodados) só pra tirar essa pulga de trás da orelha.

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por chirola » 08 Mai 2020, 01:08

[quote="LMesquita"]
oleo 20w50 faz sentido porque esta especificado no manual , nao sei se o oleo tem algo a ver pode ser que o dono anterior tenha colocado algom aditivo no oleo para disfrasar os barulhos , aditivo do tipo bardhal ou no smoke aquele tipo melado.
tem que ver como foi cuidado o carro antes de vc pegar mais os barulhos que vc fala se dao geralmente em motores que levaram bastante pau
tuchos ate que com 160 mil pode dar um barulinho ao ligar o carro mais batida de saia ou viela seria desgaste prematuro por falta de lubrificacao ou muito pau , batida de saia se da cuando as camisas picam gastadas de forma oval deijando muita folga entre camisa e pistao fica evidente cuando o motor e forcado e nao tanto em marcha lenta , ja viela ela berra e se acelerar berra mais rapido.
abria que avaliar a situacao mais o oleo acredito que nao tenha ese poder , ja coloque oleo nomeu carro que nem sei a marca mais tinha as mesmas especificacoes , e com uns 170 mil km ele nao tem barulho algum e cuando troque os retentores das valvulas conferi pesoalmente e nao tinha folga nos pistoes nem aneis.

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por Almeidão » 08 Mai 2020, 12:49

Podemos considerar que bater tuchos é algo rápido as vezes, portanto se segue o ruido pode não ser tuchos. Este de saia de pistão não é nunca na lenta ou quase nunca como o Chirola informa e tem muitas coisas que sofre desgaste e parece ser motor e não é, exemplo bomba d'água faz um ruido bando em algo quando está ela muito ruim. Biéla é uma batida muito forte, parece que tem uma marreta ali dentro. Ainda sobre os tucho, se parar o carro em um morro e ele ficar forçando querendo descer os tuchos tendem a perder o óleo dentro deles ou nem todos alguns, porem ele vai bater uns minutos e logo volta ao normal.
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por LMesquita » 12 Mai 2020, 15:13

@Chirola e @Almeidão, realmente, ouvindo com mais atenção, o ruído me parece ser só dos tuchos mesmo. Ele praticamente some depois de alguns minutos do motor ligado e também fica inaudível ao subir a rotação.

Ainda assim, achei curioso o fato deles só começarem a bater após a troca de óleo. Esses aditivos pra "engrossar" o óleo e sumir com os barulhos poderiam ajudar a manter os tuchos cheios também?

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por Almeidão » 12 Mai 2020, 19:35

LMesquita escreveu:Fuente del Mensaje @Chirola e @Almeidão, realmente, ouvindo com mais atenção, o ruído me parece ser só dos tuchos mesmo. Ele praticamente some depois de alguns minutos do motor ligado e também fica inaudível ao subir a rotação.

Ainda assim, achei curioso o fato deles só começarem a bater após a troca de óleo. Esses aditivos pra "engrossar" o óleo e sumir com os barulhos poderiam ajudar a manter os tuchos cheios também?


Uma dica se ele tiver batendo realmente, não suba a rotação para ele parar, pode causar um dano maior, melhor é deixar o motor funcionando para o ruído sumir e se nãoi some nunca ai o problema pode ser outro.
Se você usar um aditivo tipo bardahl não seria ruim eu gosto de usar o prolonga ele é bem grosso e pare ser cola, porém uso 250 ml em cada troca de óleo, eu uso 4 litros de óleo e coloco 250 ML do prolonga, não porque o motor esteja ruim é que eu acho que este aditivo é bom. Aliás aceito crítica se é que estou fazendo errado. Uso óleo 20W50 e nunca uso 4,5 de óleo no meu carro.
Outro coisa que faz bater tucho é a bomba de óleo e as vezes alguma sujeira no pescador ou até mesmo uma má vedação no oringue que ele tem ou até mesmo a válvula de retenção do óleo ou a válvula de alívio que fica no cabeçote com problemas, sugiro a você antes de tudo tirar o carte fora e checar esta peça, se seu carro for de dois carte, basta tirar o menor que você terá acesso a ele. Primeiro as Válvulas que comentei e primeiro a de alívio do cabeçote. Mas eu ainda queria ter certeza que o ruído seja tucho, pode ser que não seja e sendo assim estou considerando somente suas informações.

Dá uma olhada neste filme, confesso que não gosto de ver estes de vídeos porque só falam besteira, mas este vou dar um like nele.

Confirma se o ruído é igual o que estava neste carro.

https://www.youtube.com/watch?v=kRwuF5Wrlfc

Isto não quer dizer que a sua seja assim, mas o defeito pode ser este.
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por chirola » 12 Mai 2020, 20:11

cara olha nao sabia iso do cabecote 8v , eles tem um regulador ou bypass no casbecote antigamente ele ficaba na bomba mesmo na maioria dos carros.
eu coloco aditivo na proporcao indicada antigamente o oleo tinha mais cuantidade de fosforo e menos detergentes , com as leis antipoluicao foi disminuida a cuantidade de fosforo que era a protecao para o desgaste e os aditivos tem mais cuantidade de fosforo e mais viscosidade.
iso pelos materiais e folgas utilizadas antigamente hoje os materiais e folgas foram adaptadas para menor friccao e desgaste , so que nosos motores sao de controcao antiga eu nao condeno nao o uso de aditivos.
e sim realmente pode aumentar a pracao de oleo um pouco ja que ao ficar mais viscoso a bomba mesmo com folga normal de uso puxa com mais facilidade cuando o oleo esta frio (e mais groso) que é cuando os tuchos baten , na partida , depois de quente os tuches estao cheios e a bomba so mantem a precao deles. te preparadore que ainda colocan aleo mineral e aditivo para amaciar os motores e so depois colocam oleo sintetico ou semi

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por Almeidão » 13 Mai 2020, 11:02

chirola escreveu:Fuente del Mensaje cara olha nao sabia iso do cabecote 8v , eles tem um regulador ou bypass no casbecote antigamente ele ficaba na bomba mesmo na maioria dos carros.
eu coloco aditivo na proporcao indicada antigamente o oleo tinha mais cuantidade de fosforo e menos detergentes , com as leis antipoluicao foi disminuida a cuantidade de fosforo que era a protecao para o desgaste e os aditivos tem mais cuantidade de fosforo e mais viscosidade.
iso pelos materiais e folgas utilizadas antigamente hoje os materiais e folgas foram adaptadas para menor friccao e desgaste , so que nosos motores sao de controcao antiga eu nao condeno nao o uso de aditivos.
e sim realmente pode aumentar a pracao de oleo um pouco ja que ao ficar mais viscoso a bomba mesmo com folga normal de uso puxa com mais facilidade cuando o oleo esta frio (e mais groso) que é cuando os tuchos baten , na partida , depois de quente os tuches estao cheios e a bomba so mantem a precao deles. te preparadore que ainda colocan aleo mineral e aditivo para amaciar os motores e so depois colocam oleo sintetico ou semi


Sim Chirola o Vectra tem duas válvulas e alguns outros carros também, sendo que uns ali no filtro a válvula fica no próprio filtro e estas ao trocar o filtro já automaticamente estarão trocando ela, aliás já pensei em arrancar a minha e usar o filtro já com a válvula e não me lembro qual carro, mas dá super certo no Vectra. O meu raramente bate, mas bate as vezes sim e se fosse sempre, com certeza trocaria estas válvulas e apesar de nunca ter trocado, a do cabeçote acredito que fica mais fácil tirando a tampa da válvula.
Obrigado sobre o aditivo, seguirei usando os 250 ML que sempre uso em cada troca.
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por chirola » 13 Mai 2020, 13:49

valeu a dica da valvula eu desconhesia , no meu carro tambem nao bate ou cuase nunca.
mais eu coloco aditivo na proporcao indicada no so no vectra em todos os carros que teve seja ele vareta , tucho mecanico ou hidraulico e nunca deu problema algum em galerias filtros ou coisa do tipo logico trocando oleo no tempocerto.
outro detalhe e que no vectra eu coloco aditivo no oleo a cuase 4 anos e em fevreiro tire o carter para manutencao e nao tinha nem borras de oleo nem limalhas de tipo algum,
so ira criar borras aleo muito pasado do tempo.
TMJ

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por Almeidão » 13 Mai 2020, 21:24

chirola escreveu:Fuente del Mensaje valeu a dica da valvula eu desconhesia , no meu carro tambem nao bate ou cuase nunca.
mais eu coloco aditivo na proporcao indicada no so no vectra em todos os carros que teve seja ele vareta , tucho mecanico ou hidraulico e nunca deu problema algum em galerias filtros ou coisa do tipo logico trocando oleo no tempocerto.
outro detalhe e que no vectra eu coloco aditivo no oleo a cuase 4 anos e em fevreiro tire o carter para manutencao e nao tinha nem borras de oleo nem limalhas de tipo algum,
so ira criar borras aleo muito pasado do tempo.
TMJ


Costuma ficar sujeira nos carros de carte duplo, não sei se o único fica e o motivo é simples, o parafuso é pra dentro eo que fica em volta da porca nunca sai por gravidade, no meu caso eu troco o óleo e tiro com uma seringa sempre esta sobra e sai bem grosso este resto que chega a ser entre 100 a 150 ML. Bem, minha seringa tem uma ponta igual a um anzol para poder fazer este trabalho.
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por chirola » 13 Mai 2020, 23:28

[quote="Almeidão

Costuma ficar sujeira nos carros de carte duplo, não sei se o único fica e o motivo é simples, o parafuso é pra dentro eo que fica em volta da porca nunca sai por gravidade, no meu caso eu troco o óleo e tiro com uma seringa sempre esta sobra e sai bem grosso este resto que chega a ser entre 100 a 150 ML. Bem, minha seringa tem uma ponta igual a um anzol para poder fazer este trabalho.[/quote]


cuando tire o carter do meu carro , ele tem carter duplo ou em duas pecas mais a parte de cima e de aluminho e tem a tampa pequena de baijo,que é de lata entao como ele tinha um poco amasado por causa de algum mexanico que acredito que seria bom para colocar o macaco por ser plano, eu pegue e endereite ele, e na parte o bujao eu fiz um trabalho de "Marretinha de ouro" em forma mais de afunilada com uma leve queda acia o bujao e facilita para escoar.

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por Almeidão » 14 Mai 2020, 12:14

É tem algumas coisas nos carros que não entendo, para ser assim este parafuso deveria sair para trás. Bem tem coisa pior que isto que é trocar o filtro de óleo e alguns carros que é no meio do motor na frente e que caga o motor todo ao fazer isto kakakak
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por Luhrer » 02 Jun 2020, 23:47

Chevrolet Vectra CD 2.2 16v AT - 1999

Tanto na tampa do porta-malas quanto no manual do usuário recomenda-se:
15w40 - 20w40 e 20w50

Como eu não tive acesso ao histório anterior de óleo, optei na primeira troca pelo 20w50.
Atualmente com 265 mil km.

Quando estiver próximo dos 270 mil km irei migrar para o 15w40 para testar.
Se não apresentar fumaças, ruídos e etc, manterei o óleo menos viscoso.

Não tenho opniões formadas sobre B12, Molykote, Militec-1 e etc.
Afinal, já usei o Militec-1 e não senti absolutamente nada de diferente no motor.
E já li tantas coisas negativas que confesso que fiquei receoso em estar sendo enganado.

Abraços a todos!
GM/Vectra GLS 2.0 Bege El Greco 96
GM/Omega CD 3.0 AT Bege Shubert 94
GM/Omega CD 4.1 AT Verde West 97
GM/Omega Suprema GLS 4.1 Prata Rodin 96
GM/Omega CD 4.1 Preto Liszt 96

GM/Vectra CD 2.2 16v AT Verde Esquadra 99

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por Almeidão » 03 Jun 2020, 08:55

Eu desconheço este óleo 20W40 para automóvel, ou pelo menos nunca ví. Eu também sou meio cético sobre estes aditivos apesar que pela forma visual que eu vejo no bardahl prolonga, eu propus a usar 250 ML a cada troca, uso o 20W50 coloco 4 litros e coloco 250 ML de Prolonga a cada 5 mil km e como o conteúdo é 500ML eu guardo para a próxima troca e custa aqui 40 pau. Falando sobre o Militec, usei uma vez e igual não vi diferença nenhuma, mas percebi que aqui ganham se muito dinheiro com estes produtos porque na época eu comprei aqui meio litro por algo parecido a 80 reais com frete ML e logo fui ao Estados Unidos e lá custava R$ 10,00. O mesmo acontece com os aditivos estes que se vendem nos postos por 25 a 30 reais, lá custa hoje no Walmart 10 reais, mas precisamente quase USD 2,00. Tem lá muitos da STP entre 1 a 2 dollares por aqui entre R$ 20,00 e R$ 40,00 e mesmo com a cotação super alta de hoje, ainda sim lá é muito mais barato.
Lembro que o marketing sobre estes produtos lá é imenso e mesmo assim não é caro. Se eles fossem tão milagrosos eles seriam caros lá também, assim eu acho.

Realmente tenho esta opinião também sobre os aditivos no óleo o qual eu não tenho como testar porque para isto eu teria que ter um laboratório, afinal um motor que roda 300 mil com um, poderá rodar 150 mil com outro, isto depende onde estejam rodando, quanto rodam sem desligar e quando rodam e como dirigem, sendo opção de noite, dia, chuva, sol, montanha, quebra molas etc.
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por wallacer95 » 28 Jun 2020, 20:18

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Uma dica se ele tiver batendo realmente, não suba a rotação para ele parar, pode causar um dano maior, melhor é deixar o motor funcionando para o ruído sumir e se nãoi some nunca ai o problema pode ser outro.
Se você usar um aditivo tipo bardahl não seria ruim eu gosto de usar o prolonga ele é bem grosso e pare ser cola, porém uso 250 ml em cada troca de óleo, eu uso 4 litros de óleo e coloco 250 ML do prolonga, não porque o motor esteja ruim é que eu acho que este aditivo é bom. Aliás aceito crítica se é que estou fazendo errado. Uso óleo 20W50 e nunca uso 4,5 de óleo no meu carro.
Outro coisa que faz bater tucho é a bomba de óleo e as vezes alguma sujeira no pescador ou até mesmo uma má vedação no oringue que ele tem ou até mesmo a válvula de retenção do óleo ou a válvula de alívio que fica no cabeçote com problemas, sugiro a você antes de tudo tirar o carte fora e checar esta peça, se seu carro for de dois carte, basta tirar o menor que você terá acesso a ele. Primeiro as Válvulas que comentei e primeiro a de alívio do cabeçote. Mas eu ainda queria ter certeza que o ruído seja tucho, pode ser que não seja e sendo assim estou considerando somente suas informações.

Almeidão sabe me dizer se tem essa válvula no cabeçote 16v?

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por Almeidão » 29 Jun 2020, 12:39

Todos os motores tem esta válvula e todos tem a válvula de retenção onde se coloca o filtro. Sendo que alguns carros tem esta válvula no próprio filtro mas não é o caso do Vectra. Não me lembro o modelo do Golf, mas tem um que tem esta válvula e este filtro dá no Vectra.

Achei mais isto hoje e bem abaixo tem a informação destas duas válvulas e o motivo de ter las.

https://omecanico.com.br/diagnostico-de ... otores-vw/
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por wallacer95 » 29 Jun 2020, 14:16

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Todos os motores tem esta válvula e todos tem a válvula de retenção onde se coloca o filtro. Sendo que alguns carros tem esta válvula no próprio filtro mas não é o caso do Vectra. Não me lembro o modelo do Golf, mas tem um que tem esta válvula e este filtro dá no Vectra.

Achei mais isto hoje e bem abaixo tem a informação destas duas válvulas e o motivo de ter las.

https://omecanico.com.br/diagnostico-de ... otores-vw/

Um colega do grupo falou comigo hoje que o meu motor nao tem essa valvula no cabeçote como nos 8v, provavelmente o meu problema seja folga no mancal do comando.

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por Almeidão » 30 Jun 2020, 08:32

wallacer95 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Todos os motores tem esta válvula e todos tem a válvula de retenção onde se coloca o filtro. Sendo que alguns carros tem esta válvula no próprio filtro mas não é o caso do Vectra. Não me lembro o modelo do Golf, mas tem um que tem esta válvula e este filtro dá no Vectra.

Achei mais isto hoje e bem abaixo tem a informação destas duas válvulas e o motivo de ter las.

https://omecanico.com.br/diagnostico-de ... otores-vw/

Um colega do grupo falou comigo hoje que o meu motor nao tem essa valvula no cabeçote como nos 8v, provavelmente o meu problema seja folga no mancal do comando.


Bem, a sugestão que pode ser este o problema, não significa que seria 100% certo isto porque canso de ouvir previsão do tempo onde se diz poooode chover. Mas a pergunta que te faço é: Você leu o link do mecânico? Você entendeu que o carro tem que ter esta válvula? Esta válvula limita a pressão e é quase impossível que seja ela o problema, mas a parte principal do link sobre ela é esta:
"O especialista detalha que, se a válvula reguladora não existisse, no momento em que o motor fosse ligado, a pressão no sistema daria um pico de 8 ou 10 bar, o que poderia causar desde o rompimento da junta de vedação de borracha do filtro até a ruptura do radiador de óleo".
Você ainda acha que seu carro não tem?

A possibilidade de se a válvula de retorno do filtro de óleo é bem maior que esta outra válvula. Seu mecânico disse também que seu carro não tem esta válvula?

Sim, folga no comando pode ser sim, aliás nos comandos já que o 16V tem dois comandos, mas devemos suspeitar de tudo e fazer o mais barato primeiro pra ver se o problema seja sanado. Imaginamos que o problema seja no filtro, bomba de óleo ou tuchos, ai você abre o motor, troca o comando, e o mecânico não é bobo troca a bomba de óleo e tuchos e resolve tudo. Ou seja problema sanado por causa da bomba e tuchos e você pensará que o problema era comando. São apenas suposições.
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